quinta-feira, maio 31, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Vinte e Dois

“... SE O DONO DA CASA SOUBESSE A QUE HORA VIRIA O LADRÃO, NÃO PERMITIRIA QUE SUA CASA FOSSE ARROMBADA”. (Lucas 12.39).

A importância da vigilância na família
Os dias em que vivemos são realmente como está escrito: “tempos trabalhosos”.
A luta pela sobrevivência de alguns, a ganância exarcebada pelo ter de outros, a corrida para subir na vida da maioria, tem trazido sérias conseqüências para as famílias.
Quando Jesus fala da ignorância do dono da casa é como se eu estivesse lendo a manchete do jornal de hoje. Com tristeza escrevo que a grande maioria dos pais (homens), está totalmente alheia ao que se passa com a sua família.
Tudo bem que cabe ao homem a responsabilidade de sair para trabalhar fora do lar, com raras exceções, mas levar a vida sem tomar conhecimento do que acontecesse à família é inaceitável.
Existem pais que deixam todas as responsabilidades do lar com a esposa. Se um filho o procura com um problema a colocação mais rápida que ele faz é do tipo:
-- Vá falar com sua mãe. Eu não tenho tempo agora.
É dever dos pais acompanhar a vida dos filhos desde a mais tenra infância, passando pela idade escolar, onde os pais devem priorizar estar nas reuniões para as quais são convidados.
Um pai presente na escola do filho dá ao filho a segurança e a confiança que ele precisa para a formação da sua personalidade.
Se um pai vive ausente no dia-a-dia dos filhos, jamais irá descobrir quais os caminhos que estes estão andando. Se não conhece os professores que estão a cuidar dos filhos como poderá aplicar o antídoto contra o veneno do materialismo, do ocultismo e outros “ismos”, que porventura esteja sendo inoculado na mente da criança e ou adolescente?
Os filhos precisam ser amigos dos pais, tanto meninos quanto meninas, para ter liberdade de compartilhar suas dúvidas, seus conflitos, seus questionamentos.
Na era da informática, não são poucos os pais que ignoram os sites por onde seus filhos navegam, infelizmente! E assim o ladrão(o adversário e seus enviados) encontram brechas para agir na vida dos adolescentes, principalmente.
O mau uso da televisão também é um perigo muito grande para as famílias. Muitos programas e filmes destilam promiscuidade e violência, que, devagarzinho, vai minando a mente dos que os assistem. E muita das vezes, a teoria absorvida acaba se tornando prática de coisas más e perniciosas.
Se o dono da casa soubesse! Disse Jesus.
Não tendo assistência paterna quantos jovens enveredam pelo caminho das drogas pelo simples prazer de estar com amigos que lhes dão atenção. Quantas meninas que não são abraçadas e beijadas pelo pai acabam se entregando ao primeiro homem que as toca, tamanha é a carência da presença masculina em sua vida. Às vezes, ela nunca ouviu o pai dizer que a ama e quando ouve uma voz masculina lhe afirmar assim, não resiste à tentação e quando cai em si já está prejudicada.
Se o pai de família soubesse com quem seus filhos têm relacionamento, talvez pudesse evitar algumas desgraças na família.
Vigilância não significa violentar os filhos com imposições e liderança déspota, absolutamente. É acompanhar com muito amor cada movimento dos filhos, cada reação diferente, cada comportamento estranho. É agir como escreveu o apóstolo Paulo:
“POIS VOCÊS SABEM QUE TRATAMOS CADA UM COMO UM PAI TRATA SEUS FILHOS, EXORTANDO, CONSOLANDO E DANDO TESTEMUNHO...” (1 Tessalonicenses 2.11.12).
Pais queridos exortem seus filhos com amor e bondade! Console-os quando percebem que eles estão tristes por qualquer motivo, nunca subestimando os seus sentimentos. E acima de tudo dêem exemplo de amor a Deus e obediência a sua Palavra.
Fazendo a sua parte Deus certamente fará a dele e o ladrão não logrará êxito na sua família em nome de Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 62.1

quarta-feira, maio 30, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Vinte e Um
“ORAI SEM CESSAR”. (1 Tessalonicenses 5.17).

O oxigênio da vida espiritual
Da mesma maneira que o corpo físico não pode viver sem oxigênio, de acordo com as escrituras, o homem espiritual não pode viver sem oração. Veja que a escritura acima é uma ordem, isto significa dizer da necessidade premente que temos de uma vida de constante oração.
Nesse aspecto, também, está incluída a família.
Como é maravilhoso ver uma família que desde os primeiros tempos de relacionamento do casal (namoro, noivado), praticaram o hábito de orarem juntos.
É lamentável saber que há casais que nunca oram juntos pelo menos uma vez na semana, levando para o altar de Deus as necessidades da família. Jesus disse:
“TAMBÉM LHES DIGO QUE SE DOIS DE VOCÊS CONCORDAREM NA TERRA EM QUALQUER ASSUNTO SOBRE O QUAL PEDIREM ISSO LHES SERÁ FEITO POR MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (Mateus 18.19).
Veja o detalhe: começa com dois. Isto pode ser um casal que orando juntos, em concordância recebe aquilo que pede ao Pai celestial.
Os filhos que nascem em um lar onde a oração é praticada, desde cedo aprendem a orar. Primeiro através do exemplo dos pais, e depois pelo ensino deles aos filhos. É dever dos pais ensinar os filhos a orar.
Quando falamos sobre a oração, não quer dizer somente o ato de dobrar os joelhos e falar com Deus em nome de Jesus, pedindo alguma coisa ou intercedendo por alguém.
Nossa vida deve ser também uma oração contínua de glorificação ao Pai celestial. Oramos com nosso testemunho sim. Se vivermos ajoelhados por muito tempo, mas a nossa vida no lar não reflete o caráter de Cristo, nosso sacrifício não terá valor diante da nossa família.
A Bíblia diz:
“DO MESMO MODO VOCÊS, MAARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIROS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES”. (1 Pedro 3.7).
Está claro que o homem que não dá honra à sua mulher, principalmente no relacionamento íntimo, como é o contexto do texto, terá suas orações interrompidas, não alcançarão o objetivo.
Não será por esta causa que tantas famílias vivem em situações difíceis? Há homens que são conhecidos como pessoas que oram muito, entretanto parece que as orações não são respondidas por Deus.
Desde cedo as crianças devem ser estimuladas a orar. Orar ao acordar, às refeições, ao deitar, pelo menos. Estabelecer como hábito familiar um momento de oração juntos, onde as crianças possam também colocar um pedido diante de Deus.
Tenho eu em minha mente registros de minha mãe de joelhos a falar com Deus!
Eu era tão pequenina ainda, mas aqueles momentos ficaram indeléveis na minha memória, como algo que eu deveria imitar.
Como é proveitoso para a família quando todos podem se reunir para interceder por alguém que está necessitado e depois ver Deus agir trazendo resposta às orações. Como é maravilhoso e encorajador para as crianças quando oram por uma situação de dificuldade familiar e o Senhor traz a solução. Estas atitudes geram fé no coração deles e com certeza os ajudará nos dias futuros.
Oxalá todos os pais e mães sejam exemplo de vida de oração para os filhos, incutindo neles a necessidade de orar sempre em todos os lugares, em qualquer circunstância, sabendo que
“E TUDO O QUE PEDIREM EM ORAÇÃO, SE CREREM, VOCÊS RECEBERÃO”. (Mateus 21.22).
Aniversariantes PARABÉNS! Mateus 22.37

terça-feira, maio 29, 2007

DESAFIO BIBLICO DE MAIO 2007

Significado de nome bíblicos.
Cheque seus conhecimentos.

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Vinte

“... E COM TODOS DA SUA CASA ALEGROU-SE MUITO POR HAVER CRIDO EM DEUS”. (Atos 16.34).

Uma família alegre
Segundo o texto em apreço o carcereiro após receber a salvação juntamente com a sua família, apresentou a primeira característica de quem nasceu no reino de Deus: alegrou-se em Deus por haver crido nele!
Ele até esqueceu-se de que poderia ser punido por estar recebendo em sua casa pessoas que não eram aceitas pelos seus chefes.
É mesmo assim, quando Jesus entra em uma vida, Ele supera todas as outras situações.
Foi assim com Zaqueu. Ele recebeu Jesus em sua casa com alegria!
Alegria é uma partícula do fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Portanto, todos quantos são filhos de Deus e têm o Espírito Santo habitando em sua vida, indiscutivelmente têm alegria.
Essa alegria (gozo) é algo que independe das circunstâncias que atravessamos; ela existe em nós apesar de.
Em um lar onde os componentes da família creram em Jesus como seu Salvador e o têm como Senhor das suas vidas a alegria é constante. As pessoas vivem sempre de bom humor. Aliás, o salvo não tem motivos para viver mal humorado. Mesmo que esteja em dificuldade seja ela de que ordem for, o motivo maior da nossa alegria é ter os nossos nomes escritos nos céus. E como alguém que está registrado no cartório celestial, somos cidadãos do reino de Deus na terra, como está escrito:
“POIS O REINO DE DEUS NÃO É COMIDA NEM BEBIDA, MAS JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO”. (Romanos 14.17).
Uma família onde há cidadãos do reino de Deus só pode ser uma família alegre, bem humorada. A esposa e mãe é uma mulher jubilosa mesmo em seus dias mais críticos; o marido e pai é um homem feliz porque teme ao Senhor(Salmos 128.1), achou uma esposa e encontrou benevolência do Senhor(Provérbios 18.22); os filhos são felizes e abençoados por terem pais piedosos que obedecem a Palavra de Deus, servindo de exemplo para eles, deixando-lhes uma herança que não se adquire com dinheiro. E como está escrito:
“...HÁ ALGUÉM QUE SE SENTE FELIZ? QUE ELE CANTE LOUVORES”. (Tiago 5.13).
Assim sendo, no lar do salvo os louvores se elevam até os céus, exaltando o Deus Santo e Todo-Poderoso! Mas os louvores devem estar nos nossos lábios e não somente nos nossos aparelhos de som de última geração, como está escrito:
“ALTOS LOUVORES ESTEJAM EM SEUS LÁBIOS E UMA ESPADA DE DOIS GUMES EM SUAS MÃOS”. (Salmo 149.6).
Há lares que não se escuta uma canção de louvor a Deus, mas o rádio ou o toca CDs está ligado todo o dia. Deus espera os nossos louvores! Louvores dos seus filhos; louvores daqueles cuja alma está liberta pelo sangue de Jesus; louvores dos que podem cantar com esperança mesmo no deserto mais abrasador!
Sempre temos motivo para louvar e não apenas cantar. Deus habita no meio dos louvores do seu povo. Quando louvamos nossa alma se abre para que em nosso espírito entremos em um clima de adoração! Que fantástico! Toda a família louvando e em seguida em atitude de adoração a Deus pelo que Ele é, e não apenas pelo que Ele faz! Isso realmente agrada a Deus!
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 1.8

segunda-feira, maio 28, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Dezenove

“DEUS OS ABENÇOOU, E LHE DISSE: SEJAM FÉRTEIS E MULTIPLIQUEM-SE!...” (Gênesis 1.28).

A primeira ordem de Deus para a família
A primeira atitude de Deus para o casal que criara foi de abençoá-lo. Após a bênção veio a ordem: “Sejam férteis e multipliquem-se!”. Não foi uma simples sugestão, mas um mandamento.
Esse tem sido um assunto até certo ponto polêmico. Ter filhos ou não tê-los neste tempo, neste contexto de tantas dificuldades?
Todas as respostas estão na Palavra de Deus. O problema é que as pessoas não querem envolver Deus neste assunto, e acabam por entrar em caminhos diferentes da vontade dele para a família.
Já está totalmente explícita a vontade de Deus, no princípio, para o casal: frutificação.
Todos os que se propõem a viver uma vida a dois dentro do casamento devem ter em mente essa vontade de Deus para eles, se colocando diante do Senhor, com humildade, com a intenção de agradá-lo.
Infelizmente muitos casais que se dizem filhos de Deus entram no casamento já com a decisão tomada: não queremos filhos! E eles sequer sabem se Deus os agraciará com filhos! Há casos que depois de fazerem a vontade própria pelo tempo determinado, começam a se preparar para ter filhos e aí descobrem que não poderão. Daí vem toda uma correria louca tentando por todos os meios fecundar. Como será que o Criador vê atitudes como estas?
Nos dias em que vivemos muitos jovens querem o prazer do casamento, mas não querem a responsabilidade com filhos que é o resultado de um relacionamento íntimo conjugal.
Não queremos dizer, portanto, que um casal deve ter filhos de maneira irresponsável, mas que em todas as coisas o Senhor deve ser consultado. Sua vontade deve ser executada na vida dos seus filhos.
Antes mesmo de casar os jovens devem orar sobre esse assunto, falar com o Espírito Santo, colocar todas as coisas com franqueza no altar do Senhor, nunca tomando decisões à revelia Daquele (Jesus) que nos comprou para Deus com o seu precioso sangue.
Se não estiver preparado o melhor é esperar o tempo necessário, para poder entrar no relacionamento dispostos a fazer a vontade de Deus. Deus considera a nossa intenção em obedecê-lo.
Quando Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer”, isso também inclui gerar filhos e criá-los. Dependência total dele em todas as coisas.
Jesus disse:
“E O SERVO QUE SOUBE A VONTADE DO SEU SENHOR E NÃO SE APRONTOU, NEM FEZ CONFORME A SUA VONTADE, SERÁ CASTIGADO COM MUITOS AÇOITES”. (Lucas 12.47).
Não seria por desobedecer à vontade do Senhor com relação a ter filhos que tantas famílias estariam sofrendo? É um perigo o servo impor a sua vontade acima da vontade do seu Senhor.
Procuremos cada dia fazer o que agrada ao Senhor e nos humilhemos debaixo da sua potente mão para que a seu tempo nos exalte. Ainda mesmo que tenhamos errado nas nossas decisões, sempre é tempo de arrependimento, pois a graça nos dá acesso à misericórdia de Deus.
Creio ser tempo de clamarmos pela graça e misericórdia do Senhor para nossas famílias, pois todos nós erramos em alguma coisa.
Entretanto, confiemos na sua bondade e misericórdia, confiemos na intercessão do Espírito Santo em nosso favor e na atuação de Jesus à direita do Pai como nosso Sumo Sacerdote! Isso nos traz confiança de que chegaremos na casa do Pai com nossa família em nome de Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! João 14.1

sexta-feira, maio 25, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Dezoito

“E DIREIS AO PAI DE FAMÍLIA DA CASA: O MESTRE TE DIZ: ONDE ESTÁ O APOSENTO EM QUE HEI DE COMER A PÁSCOA COM OS MEUS DISCÍPULOS?” (Lucas 22.11).

Onde está o aposento para a intimidade com o Mestre?
Quando meditava sobre esse assunto, veio-me à mente a letra de uma antiga canção evangélica, de autoria do saudoso Pastor Emílio Conde. Recordo as vezes que o ouvia cantar, sem acompanhamento, é claro, gesticulando como lhe era peculiar, mas com tal graça que nos enlevava! Dizia assim:

“Se Cristo agora chegasse, como hóspede no teu lar;
É possível, não encontrasse lugar próprio pra descansar;
Será que tu lhe franquearias as portas da tua habitação,
E à mesa também servirias, mostrando-lhe toda atenção.

Certamente te apressarias e a roupa iria trocar;
O teu rádio apagarias para Ele não escutar;
Aquelas mensagens mundanas, novelas mundanas também,
Canções e músicas profanas, que não edificam ninguém.

Com a harpa, e a Bíblia assim farias (ele as colocava no peito)
Antes de compor os cabelos, bem à vista os colocarias
Para que Ele pudesse vê-los;
Mas do seu olhar penetrante, quem se poderá ocultar,
Procura a cada instante, implantar ordem no teu lar.

E se ficar determinasse, dois ou três dias no teu lar
Gostarias que Ele anotasse cada prática familiar;
Uns rindo e outros comendo, esquecidos de graças dar,
Será isto o que estás querendo, que o Mestre veja no teu lar?

O Senhor Jesus tem liberdade em seu lar hoje? Há um aposento onde sua família pode se reunir em ação de graças e adoração a Deus? Que tipo de “altar” está edificado em sua casa? A família se reúne em torno da Palavra de Deus ou em frente do televisor? A sua família tem reserva de oração no céu, para que no dia da adversidade possa dispor do crédito acumulado? Quanto tempo a família tem dado a Deus em vinte e quatro horas do dia?
Amados, estas interrogações são do Amigo para nós neste dia. Convém atentarmos com mais diligência para os princípios da Palavra de Deus para que tenhamos famílias fortes, equilibradas espiritual e emocionalmente, vivendo na verdade, andando na verdade e essa Verdade é Cristo, nosso Senhor!
Aniversariantes PARABÉNS! 1 Timoteo 4.15

quinta-feira, maio 24, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Dezessete
“AMADO, ORO PARA QUE VOCÊ TENHA BOA SAÚDE...” (3 João 2).
A saúde da família
Saúde não é ausência de doenças, absolutamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a definição para saúde é:
“Estado de equilíbrio e completo bem-estar físico, mental e social”.
Na atual conjuntura da situação no mundo é quase impossível alguém viver equilibradamente, ter bem estar completo fisicamente, mentalmente, e também socialmente.
Nesta ótica, não há uma pessoa sequer que tenha saúde.
Sabemos à luz da Palavra de Deus que enquanto o pecado não havia entrado no mundo, doenças também não existiam. A partir da desobediência de Adão e sua mulher a morte passou a todos os homens e a doença encontrou a porta de entrada no corpo, que antes era perfeito, sem dores e sem aflições.
Enquanto vivermos neste corpo que ainda não está redimido, podemos ficar doentes, sim senhor. Por mais santa que seja a nossa vida em Cristo, não nos imuniza dos vírus e bactérias que estão no ar que respiramos.
Todavia, segundo a Palavra de Deus, temos algumas regras para que possamos viver bem e com saúde, pelo menos dentro das nossas limitações de natureza humana.
Deus falou para o seu povo, Israel:
“SE VOCÊS DEREM ATENÇÃO AO SENHOR, O SEU DEUS, E FIZEREM O QUE ELE APROVA, SE DEREM OUVIDOS AOS SEUS MANDAMENTOS E OBEDECEREM A TODOS OS SEUS DECRETOS, NÃO TRAREI SOSBRE VOCÊS NENHUMA DAS DOENÇAS QUE EUE TROUXE SOBRE OS EGIPCIOS, POIS EU SOU O SENHOR QUE OS CURA”. (Êxodo 15.26).
Isto significa dizer que nossa obediência a Deus e a sua Palavra, bem como procurar agradá-lO, fará com que as doenças não nos atinjam.
O sábio Salomão escreveu:
“MEU FILHO, ESCUTE O QUE LHE DIGO; PRESTE ATENÇÃO ÁS MINHAS PALAVRAS. NUNCA AS PERCA DE VISTA; GUARDE-AS NO FUNDO DO CORAÇÃO, POIS SÃO VIDA PARA QUEM AS ENCONTRA E SAÚDE PARA TODO O SEU SER”. (Provérbios 4.20 a 22).
Tudo passa pela obediência e amor à Palavra do Senhor.
A família que procura obedecer aos mandamentos do Senhor, praticando os conceitos do reino da luz, de alguma maneira será preservada das enfermidades, porém, não imune, volto a repetir.
Temos ainda a linda promessa para os que habitam no esconderijo do Altíssimo:
“NENHUM MAL O ATINGIRÁ, DESGRAÇA ALGUMA CHEGARÁ Á SUA TENDA”. (Salmo 91.10).
Entretanto, quantas vezes o Senhor nos permite passar por enfermidades na família para que o seu Nome seja engrandecido! Como iremos conhecer o Jesus que tem poder sobre as enfermidade se não ficarmos enfermos? A experiência em ver a atuação do Senhor como Médico dos médicos é extraordinária! Somente os que a vivenciaram podem descrever. É simplesmente maravilhoso!
A família precisa ter testemunhos da operação de Jesus também na área da saúde.
Às vezes, também, o Senhor nos permite viver um problema de doença na família para que alguém se aproxime do Senhor. O Senhor tem o seu caminho na tormenta como está escrito.
Antigamente quando o atendimento médico era extremamente precário, as famílias que serviam ao Senhor apelavam bem mais para o Senhor que sara. E Ele sempre as socorreu!
Hoje, com tantos recursos humanos em virtude de a ciência se ter multiplicado, quantas vezes só nos lembramos de recorrer a Jesus quando os recursos da terra se esgotam. Mas o Senhor é bom! Ele tem interesse em ser glorificado na nossa família. E como Ele tem curado enfermidades crônicas, incuráveis, aleluia!
Prouvera a Deus que todas as famílias da terra experimentem a ação da mão poderosa de Deus cuidando da sua saúde até que venha Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 62.4

quarta-feira, maio 23, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Dezesseis

“O CASAMENTO DEVE SER HONRADO POR TODOS; O LEITO CONJUGAL, CONSERVADO PURO; POIS DEUS JULGARÁ OS IMORAIS E OS ADÚLTEROS”. (Hebreus 13.4).

O leito conjugal santificado
Dias difíceis sobre a terra! Estamos rodeados de coisas que induzem à imoralidade e à impureza. É triste!
Enquanto isso, Deus exige dos seus filhos que se mantenham em santificação e pureza em todos os sentidos:“...SEDE SANTOS EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER”. (1 Pedro 1.15). Essa santidade exigida inclui também o relacionamento íntimo do casal, a sexualidade. Não tem exceto, portanto.
Quando olhamos para o contexto em que estamos vivendo no mundo, o casamento está em baixa, caiu no descrédito, infelizmente. Os jovens não têm mais aquela idéia sobre casamento como nos dias passados. Há uma vulgarização desse ato. Mas, a Bíblia diz que o casamento deve ser honrado e não desprezado, banalizado.
A pureza no leito conjugal é relevante para o Senhor. Mas para que o relacionamento íntimo do casal seja puro, primeiramente a mente dos dois deve ser pura.
“NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO”. (1 Corintios 2.16).
“TODAS AS COISAS SÃO PURAS PARA OS PUROS”. (Tito 1.15).
A Bíblia diz aos maridos:
“...MARIDOS, COABITAI COM ELA COM ENTENDIMENTO, DANDO HONRA Á MULHER COMO VASO MAIS FRACO”; (1 Pedro 3.7).
Isso nos fala do cuidado que deve ter o marido em relação à sua esposa no ato conjugal, mantendo acima de tudo um sentimento de pureza e respeito para o corpo da sua esposa, que diante de Deus é uma só carne com ele.
As mulheres também são aconselhadas pela Palavra de Deus quanto à pureza:
“...SEREM PRUDENTES E PURAS...” (Tito 2.4).
Muito cuidado com as fantasias pervertidas. Cuidado também com a imoralidade, pois qualquer tipo de impureza é pernicioso e corrompe a mente.
O adultério primeiro que tudo começa na mente, no interior do coração do homem, como disse Jesus:
“PORQUE DO INTERIOR DO CORAÇÃO DOS HOMENS SAEM OS MAUS PENSAMENTOS, OS ADULTÉRIOS...” (Marcos 7.21).
Uma atitude mental em pureza é fundamental no relacionamento conjugal dos filhos de Deus.
Jamais deve acontecer atos de sodomia ou qualquer outro tipo de perversão! Nunca mudar o uso natural que Deus estabeleceu no princípio.
Quem tem o Espírito Santo em sua vida e é sensível a sua voz, não tem necessidade de que alguém lhe diga se isto ou aquilo outro é pecado, pois o Amigo nos faz sentir, e como, o que desagrada ao Senhor, a quem o nosso corpo pertence.
O desejo da mulher é para o seu marido, como falou Deus no princípio ( Genesis 3.16), porém tudo nos moldes da santificação e pureza peculiares a quem faz parte da Noiva do Cordeiro que é pura!
Ajude-nos o Senhor a mantermos uma atitude que lhe agrade também no relacionamento íntimo, e que Ele ao olhar para o casal tenha prazer em tudo quanto eles vivenciam no lar.
Lembrando sempre de que em todos os momentos da nossa vida e em tudo quanto fazemos o Espírito Santo está presente, e Ele é Santo!
Não nos deixemos enganar pelas propostas enganadoras do adversário, pois muitos ao dar ouvidos têm se afastado da simplicidade e da pureza que há em Cristo Jesus.
Vigiemos, pois, meus amados! Maranata!
Aniversariantes PARABÉNS! Deuteronômio 28.12

terça-feira, maio 22, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Quinze


“COMO SARA QUE OBEDECIA A ABRAÃO E O CHAMAVA SENHOR...” (1 Pedro 3.6.).

As santas mulheres do passado
O Espírito Santo inspirou o apóstolo Pedro para escrever o texto que tomamos por base nesta meditação. Ele, o Amigo bem sabe de todas as coisas que aconteceram e que estão para acontecer. Ele é Deus! Ele já sabia que nos últimos tempos as mulheres seriam instigadas a fugirem do padrão que Deus estabeleceu para elas em relação ao marido.
Contudo, para as mulheres que são filhas de Jerusalém, isto é, as cidadãs do reino de Deus, do reino dos céus, a receita continua a mesma do passado. Nada mudou.
Mudaram os conceitos sobre o papel da mulher no mundo moderno; mudou a profissão das mulheres que hoje muitas exercem profissões que antes eram estritamente masculinas; mudou a postura da mulher na sociedade; mudou a indumentária da mulher; mudou as atitudes em público, e tantas outras coisas são diferentes.
Mas a Palavra de Deus não muda, porque o seu Autor não muda, permanece para sempre!
Deste modo, como viviam as santas mulheres do passado (1 Pedro 3.5), que colocavam a sua esperança em Deus, devem de igual modo viver as mulheres do século XXI sujeitas cada uma a seu marido.
Não há exemplo mais forte para a submissão, a obediência e o respeito que a Bíblia diz que as mulheres devem aos maridos do que a mãe Sara. Que santa mulher!
Sara sujeitou-se a ser exposta ao adultério não só uma vez, mas duas vezes, porque seu marido lhe disse para mentir, acerca do relacionamento deles.
Abraão era na verdade seu irmão por parte de pai, e veio a ser seu marido, como ele mesmo falou:
“ALÉM DISSO, NA VERDADE ELA É MINHA IRMÃ POR PARTE DE PAI, MAS NÃO POR PARTE DE MÃE; E VEIO A SER MINHA MULHER”. (Gênesis 20.12).
Quão grande exemplo de submissão! Ela com certeza deve ter sofrido muito. Sara temia a Deus. A Bíblia diz:
“MAS O SENHOR PUNIU O FARAÓ E SUA CORTE COM GRAVES DOENÇAS, POR CAUSA DE SARAI, MULHER DE ABRÃO”. (Gênesis 12.17).
Deus interveio não permitindo o rei tocar naquela que seria o instrumento, para através de seu ventre, se estabelecer na terra o seu povo, povo esse de quem nasceria o seu Filho – Jesus!
Deus honrou a obediência de Sara. Ainda hoje Deus honra as mulheres que são submissas ao seu marido, lhe obedecem e o respeitam.
O homem tem necessidade de ser respeitado pela esposa, tanto quanto a esposa tem necessidade de ser amada pelo marido.
Quando estas coisas não acontecem o prejuízo recai sobre a família, infelizmente. Mulheres dominadoras, insubmissas, desrespeitadoras ao marido, são péssimos exemplos para os filhos.
Há pesquisas que dizem ser uma das causas do homossexualismo a atitude dominadora de uma mulher em relação ao seu marido no lar.
Como da mesma maneira há informações de que meninas entram pelo caminho do lesbianismo, quando têm no lar um pai que não demonstra amor e carinho pela esposa, passando assim uma imagem negativa da figura masculina.
A Bíblia é o Manual do Fabricante. Se está escrito que os maridos devem amar a esposa, as esposas obedecerem com inteligência ao marido e respeitá-lo é assim que tem que ser.
Todas as vezes que desobedecemos a Deus na sua Palavra pagamos uma fatura muito alta! Foi assim desde o principio.
Os que obedecem e procuram agradar a Deus, mesmo com sacrifício, com renúncia, com sofrimento, serão recompensados, porque Deus não é injusto.
Façamos, pois, a nossa parte em obedecer!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 64.4

segunda-feira, maio 21, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo catorze

“MARIDOS, AME CADA UM A SUA MULHER...” (Efésios 5.25).
“...OS MARIDOS DEVEM AMAR CADA UM A SUA MULHER... (Efésios 5.28).
“ PORTANTO, CADA UM DE VOCÊS AME A SUA MULHER... (Efésios 5.33).
“MARIDOS, AME CADA UM A SUA MULHER...” (Colossenses 3.19).

O Amor do marido
A Bíblia Sagrada estabelece as normas para que uma família viva bem e seja cada dia melhor. É só cada cônjuge obedecer aos preceitos das sagradas escrituras, independente do comportamento do outro.
A Palavra de Deus não diz que o marido deve amar a sua mulher “se”... Não importa qual seja a atitude da mulher o marido deve amá-la. Não foi ele quem a escolheu? Quando da escolha não estava preparado para um convivência em amor independentemente do que acontecesse? Afinal, “AME” é um mandamento e mandamento é uma ordem que deve ser cumprida.
O homem deve ter a determinação de amar sua mulher. Amar é verbo. Verbo é ação. O perigo que há é se confundir ação com sentimento. Uma relação a dois dentro do casamento jamais deve ser mantida apenas pelo sentimento. Pode acontecer mesmo de o sentimento acabar por qualquer motivo. Mesmo assim, os cônjuges que amam a Deus e têm como prioridade fazer a sua vontade, mantêm o relacionamento com oração, colocando diante do Senhor a situação, com sinceridade, tendo em vista o desejo de viver uma vida de santidade.
Maridos devem amar sua esposa em obediência à Palavra de Deus, e ponto final.
Amar como Cristo amou a Igreja (sem humilhar, sem jogar os defeitos no rosto, sem desprezar, sem criticar, sendo misericordioso com suas fraquezas, suprindo as suas necessidades de todas as ordens, enfim...).
Amar a esposa como ama o seu próprio corpo( sem promover qualquer tipo de violência, seja ela física, emocional ou psicológica, mas cuidando da melhor maneira possível, tudo fazendo pelo seu bem-estar e segurança).
Amar sua mulher como a si mesmo, porque acima de tudo, ela é tão membro do Corpo de Cristo quanto ele, e qualquer atitude que não seja em amor, o marido estará fazendo sofrer a Cabeça do Corpo – Cristo. Isso é muito sério!
Já imaginou o marido que trata mal a sua esposa? Talvez ele não se lembre de que Jesus disse:
“...QUANDO O FIZESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES”. (Mateus 25.40).
É bom lembrar sempre deste texto e ao invés de agir de maneira a trazer dor, mágoa, sofrimento, agir para dar alegria, encorajamento, fazer atos de bondade!
Amar não se irritando contra as esposas, como está escrito. Somente um homem dominado pelo Espírito de Deus, vivendo em Espírito e andando em Espírito é capaz de obedecer a esta escritura. Não é tão fácil evitar a irritação, mas é uma ordem da Palavra de Deus que deve ser obedecida.
Uma família onde o pai trata a esposa como manda a Palavra de Deus é bem mais abençoada, com toda certeza. Deus se agrada da nossa obediência e honra a nossa obediência.
Que belo exemplo é o marido e pai que ama a Jesus para a sua família! Deixará, sem dúvida alguma um legado para os filhos dos filhos!
Aniversariantes PARABÉNS! Números 6.26

sexta-feira, maio 18, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR - Capítulo Treze

“... SE ALGUÉM NÃO QUISER TRABALHAR, TAMBÉM NÃO COMA”. (2 Tessalonicenses 2.10).

O trabalho na família
Deus é um Deus que trabalha. Jesus disse:
“... MEU PAI CONTINUA TRABALHANDO ATÉ HOJE, E EU TAMBÉM ESTOU TRABALHANDO”. ( João 5.17).
Quando Deus formou o homem, sua imagem e semelhança, está escrito:
“O SENHOR DEUS COLOCOU O HOMEM NO JARDIM DO ÉDEN PARA CUIDAR DELE E CULTIVÁ-LO”. ( Gênesis 2.15).
O maior homem que viveu nesta terra foi o Filho de Deus – Jesus, e ele foi um homem trabalhador. Foi um profissional da madeira, herdou a profissão do seu pai de criação – José. Era carpinteiro. Suas mãos eram calejadas do trabalho com as ferramentas da carpintaria. O serrote, o martelo, a plaina, o formão e outras ferramentas lhes eram familiares. Ele deu duro até chegar a hora de manifestar-se ao mundo para cumprir a missão para a qual fora enviado. Que exemplo!
O trabalho deve ser ensinado na família através do exemplo de um pai trabalhador e uma mãe trabalhadora.
Deus não estimula a preguiça de alguém, pelo contrário, a Bíblia combate tenazmente esse problema.
“OBSERVE A FORMIGA, PREGUIÇOSO, REFLITA NOS CAMINHOS DELA SE SEJA SÁBIO”. (Provérbios 6.6).
Infeliz da jovem que casa com um homem preguiçoso! Ela terá que trabalhar para sustentar a família, fugindo assim do propósito de Deus para o homem que é de ser o provedor do lar.
Entretanto, é bom observar também que há meninas extremamente preguiçosas na casa dos pais. Não ajudam a mãe em nada, sequer lavam suas peças íntimas. Tais moças quando casam se tornam uma péssima dona de casa, deixando de ser como a Bíblia diz que a mulher deve ser “boa dona de casa”.
Muitas entregam a casa aos cuidados da doméstica e nem ao menos supervisiona o trabalho feito. O resultado é um gasto excessivo, muitas vezes, gerando problemas financeiros para a família.
Quando a Bíblia descreve a mulher virtuosa destaca entre tantas qualidades que ela tem o seguinte:
“CUIDA DOS NEGÓCIOS DE SUA CASA E NÃO DÁ LUGAR Á PREGUIÇA”. (Provérbios 31.27).
Os filhos devem ser ensinados desde cedo a executarem pequenas tarefas no lar, para que não venham a desenvolver um espírito preguiçoso.
O perigo é se tornar escravo do trabalho. Fazer do trabalho um “deus”. É também um tipo de idolatria. Não ter tempo para Deus, para os membros da família, para se congregar com os irmãos, para descansar, para um lazer sadio, enfim, é prejudicial para o bem estar de toda a família, como também da própria pessoa.
O trabalho deve ser uma coisa prazerosa e nunca um fardo a ser carregado todo dia.
O excesso de trabalho produz exaustão, stress e traz como conseqüência sérios problemas de saúde. Devemos fazer todas as coisas com moderação. O equilíbrio é qualidade de quem tem o Espírito Santo como seu orientador e guia.
Um lar onde todos dão a sua cooperação no que diz respeito ao trabalho haverá alegria e bom aproveitamento para o bem de todos.
Aniversariantes PARABÉNS! Deuteronômio 1.11

quinta-feira, maio 17, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR - Capítulo Doze


“QUE TODAS ESTAS PALAVRAS QUE HOJE LHE ORDENO ESTEJAM EM SEU CORAÇÃO”. (Deuteronômio 6.6).

Um lar onde a Palavra de Deus é amada
Deus sempre exigiu do seu povo que o amasse acima de todas as coisas. Ninguém pode amar a Deus sem dar prioridade a sua Palavra.
A Palavra de Deus deve estar em nosso coração. Isso significa que ela precisa ser amada e observada com amor e não por imposição.
Somente escondendo-a no nosso coração é que temos condições de evitar o pecado.
“GUARDEI NO CORAÇÃO A TUA PALAVRA PARA NÃO PECAR CONTRA TI”. (Salmo 119.11).
Um novo lar onde a Palavra de Deus é amada e obedecida só pode ser bem-aventurado!
No estabelecimento dos hábitos diários na família, é importante priorizar o tempo para a Palavra.
A importância do devocional em família é muito grande. Como é maravilhoso quando o casal tem um tempo de devoção juntos! Um momento específico onde juntos podem louvar a Deus com alegria e gratidão!
Gratidão por serem seus filhos!
Gratidão por terem a Jesus como Salvador!
Gratidão por terem o Espírito Santo à disposição para lhes ajudar nas fraquezas!
Gratidão pelo cuidado do Pai celestial em relação a todas as necessidades da família!
Gratidão pelos pecados perdoados e pelos nomes escritos nos céus!
Ah! Quanto temos para agradecer cada dia.
Lembro agora a canção que nos diz:
“Conta as bênçãos, dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão, vem dizê-las, todas de uma vez
Hás de ver surpreso o quanto Deus já fez!” .
Que tal ler um capítulo de Provérbios para cada dia do mês? Não é por acaso que este livro tem trinta e um capítulos com lições preciosas e práticas para a nossa vida. Regras de comunicação valiosas estão nele contidas. E por que não falar também sobre as orientações que nele há sobre relacionamentos interpessoais?
Ao estudar no devocional é bom ter um tempo para meditar e buscar do Amigo qual a palavra especifica para a vida da família naquele dia. Tenho certeza de que Ele não se fará de rogado, mas prontamente lhes transmitirá a mensagem de Deus.
Dessa maneira a Palavra irá enchendo o vosso coração e chegará o tempo em que o coração transbordará de boas palavras! Daí, não tem como impedir da boca falar daquilo que o coração está cheio.
Para cada situação a Palavra de Deus tem um conselho, uma orientação, uma admoestação, enfim.
Dando prioridade à Palavra de Deus no lar o inimigo de Deus não encontrará lugar para perturbar a família e prevalecer. Jamais!
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 14.27

quarta-feira, maio 16, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Onze

“...ZAQUEU, DESCE DEPRESSA. QUERO FICAR EM SUA CASA HOJE”. (Lucas 19.5).

Casa ou lar?
Zaqueu queria ver a Jesus. Jesus quis se hospedar com Zaqueu, não somente ser visto por ele.
É bem-aventurada a família onde Jesus tem liberdade em sua casa, no seu lar.
Onde Jesus habita não é simplesmente casa, mas acima de tudo um lar.
Todos quantos amam ao Senhor Jesus O têm em suas vidas, não como hóspede, mas morando verdadeiramente.
“RESPONDEU JESUS: SE ALGUÉM ME AMA, GUARDA A MINHA PALAVRA. MEU PAI O AMARÁ, NÓS VIREMOS A ELE E FAREMOS MORADA NELE”. (João 14.23),
O amor a Jesus e a obediência a sua Palavra torna a nossa vida um céu! Céu é o lugar onde Deus habita. Por conseguinte, onde moramos também se torna lugar onde Deus habita um lar!
É bem diferente se ter uma casa e se ter um lar. Uma casa se compra e se mobília com dinheiro; já um lar os ingredientes que o formam são virtudes que não se pode comprar.
Uma família recém formada onde os cônjuges obedecem a Palavra de Deus, isto sim é um lar.
Em um lar estão presentes: amor, bondade, harmonia, tolerância, misericórdia, trabalho, temperança, enfim, o fruto do Espírito se manifesta nas pequenas coisas diariamente.
Em uma casa podemos ter do bom e do melhor, conforto, e tudo quanto desejamos, porém se Jesus não dominar as vidas que ali vivem, poderá ser um verdadeiro inferno!
No lar onde Deus habita deve haver as mesmas coisas que existem no céu. No céu há adoração a Deus, em nosso lar também; no céu há louvor; em nosso lar também; no céu há paz; em nosso lar também; no céu a vontade de Deus é obedecida; em nosso lar de igual modo. Mesmo passando pelas dificuldades peculiares à vida terrena, ainda assim os que fazem uma família onde Deus habita têm prazer de estarem em casa, no ambiente do lar. Quando precisam estar fora por qualquer motivo não vêem a hora de retornar para o aconchego do lar!
Meu desejo e oração são para que todas as casas dos que professam o Senhor Jesus como seu Senhor sejam verdadeiramente lares onde Ele tenha liberdade total. Que não haja restrições para sua presença.
Será que gostaríamos que Jesus anotasse tudo quanto praticamos dentro da nossa casa?
Nossos hábitos diários alegram o coração de Jesus? A maneira como tratamos os que conosco habitam está obedecendo ao “AMAI-VOS COMO EU VOS AMEI?”
Creio que seria bom repensarmos se o lugar onde vivemos é casa ou lar.
Que Deus nos ajude!
Aniversariantes PARABÉNS! Jó 6.8

terça-feira, maio 15, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Dez

“O HOMEM E SUA MULHER VIVIAM NUS, E NÃO SENTIAM VERGONHA”. (Gênesis 2.15).

O desnudamento no relacionamento a dois.
O casamento é um sonho principalmente para as mulheres. O grande dia da realização sentimental!
Como jovens que temem ao Senhor, os seus corpos estão puros; não se deixaram levar pelas concupiscências da carne. O Espírito Santo os ajudou a se manterem em santidade, para glória de Deus! Não houve escândalo! O alicerce está firme na rocha, na obediência à santa Palavra de Deus.
Somente depois do compromisso firmado perante Deus e as testemunhas é que deve haver desnudamento completo, em todas as áreas.
O relacionamento que começa com desnudamento físico antes do compromisso de unir, é como uma casa construída sobre a areia. Qualquer contratempo poderá derrubar facilmente. Essa uma das razões mais sérias de tantos casamentos quebrados...
Infelizmente ainda existem casais que profanam o seu corpo com imoralidade e escondem dos pais, dos líderes, se enganam a si mesmo pensando que tudo fica bem quando casam. Isso é uma mentira do maligno. As conseqüências virão com toda a certeza.
Quem pratica impureza macula o Corpo de Cristo, a Igreja que é virgem pura! E para tanto deve se arrepender e pedir perdão com sinceridade, não apenas à comunidade onde está inserido, mas e principalmente ao CORPO invisível de Cristo!
Há alguns que dizem: não vou pedir perdão à igreja local, porque há muitos que também têm problemas... Enquanto isso continua a viver encobrindo as suas transgressões, sem que haja prosperidade em sua vida, pois:
“QUEM ESCONDE OS SEUS PECADOS NÃO PROSPERA...” (Provérbios 28.13).
Casamento aos olhos de Deus é até que morte separe. Nunca se esquecer do que está escrito:
“... O SENHOR É TESTEMUNHA ENTRE VOCÊ E A MULHER DA SUA MOCIDADE...” (Malaquias 2.14).
Deus tem interesse em que famílias sejam estabelecidas na terra, mas nos moldes da sua Palavra.
O desnudamento deve acontecer sim, mas em pureza e santidade. E não só o desnudamento carnal, mas o emocional, psicológico, espiritual, enfim. Não deve haver segredos entre o casal.Tudo precisa ser transparente.
Após a lua-de-mel (favor ler Cantares 4 quando os nubentes ainda não viveram a intimidade, e 5 quando já se tornaram uma só carne), fase de explosão de emoções, vem a fase seguinte que a fase das descobertas. Agora cada um irá descobrir no outro características desconhecidas antes. O que fazer? Pedir graça ao Senhor e amar o outro com o amor de Deus que tudo suporta.
O segredo é cada um dos cônjuges querer fazer o outro feliz, sem pensar em si mesmo.
E assim podemos dizer a cada dia que passa: EBENEZER!
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 27.27







segunda-feira, maio 14, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Nove


“...TUDO O QUE NÃO É DE FÉ É PECADO”. (Romanos 14.23).

Quando a Bíblia Sagrada refere a “tudo”, é porque é “tudo” mesmo! Não há exceto. Da mesma maneira que Jesus falou que sem Ele “nada” e é nada mesmo, sem exceção, assim, é a afirmação do apóstolo Paulo escrevendo aos romanos. E isso inclui, com certeza, a vida familiar desde o seu início.
Escrevemos sobre o melhor a fazer quando do namoro. Agora escrevemos sobre algumas considerações importantes a serem observadas durante o noivado, que é o período próximo ao casamento efetivamente.
Se o jovem já tem a certeza de Deus de que deve casar-se com aquele que está mantendo o relacionamento de noivado, deve também tomar conhecimento de alguns detalhes em relação ao seu futuro cônjuge, bem como á sua família.
Você conhece o temperamento daquele (a) com quem se propõe a viver para toda a vida?
Será muito importante pesquisar sobre os temperamentos com suas qualidades e defeitos, peculiares ao ser humano.
Seria ele (a) de temperamento sanguíneo? Ou colérico? Seria do tipo melancólico ou fleumático? Há casos de se rotular alguém como mau, tendo em vista uma atitude, quando apenas esta pessoa está revelando um defeito inerente ao seu temperamento.
Para uma melhor convivência juntos é indispensável saber sobre esse assunto, para que possa entender um ao outro nas suas diferenças. E, levando-se em consideração que opostos se atraem, é possível se estabelecer uma vida a dois entre pessoas de temperamentos antagônicos, e como!
Quantos casamentos desfeitos por incompatibilidade de gênio! Isto nada mais é do que dificuldade em se relacionar com o temperamento do outro, e só será possível tal convivência se o Espírito Santo controlar o temperamento de ambos. Somente com a ajuda do Amigo se pode viver bem com diferenças, amar apesar de e obedecer aos princípios da Santa Palavra de Deus.
Também, é prioridade conhecer sobre os problemas hereditários no que diz respeito à saúde. Hoje quase que em todas as famílias há problemas genéticos de cardiopatias (hipertensão, problemas coronarianos), diabetes, doenças mentais, depressão e outras tantas doenças crônicas e genéticas. É bom estar preparado para fazer prevenção antes de ocorrer a manifestação da enfermidade. Prevenir é melhor do que remediar.
Às vezes desconhecemos estes problemas e depois de casados, quando os descobrimos, chegamos a pensar ou mesmo expressar: se eu soubesse disso não teria casado com você!
Entretanto, quando o Senhor está unindo o casal, Ele mesmo se encarrega de controlar as adversidades que porventura venham a acontecer. Ele é bom e a sua benignidade se estende de geração em geração!
Aniversariantes PARABÉNS ! Número 6.26

sexta-feira, maio 11, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Oito
“TERMINE PRIMEIRO O SEU TRABALHO A CÉU ABERTO; DEIXE PRONTA A SUA LAVOURA. DEPOIS CONSTITUA FAMÍLIA”. (Provérbios 24.27).
A importância da responsabilidade
É maravilhosa a Palavra de Deus! Ela nos ensina de verdade todas as coisas.
Vejam que no texto acima Deus ordena que haja diligência por parte do homem, como também responsabilidade ao constituir uma família.
Não se deve simplesmente dizer: Deus me manda casar e agora Ele vai providenciar todas as coisas que eu preciso. Depois, ficar em casa esperando as coisas caírem do céu. Isso tem muito a ver com pessoas preguiçosas. Ao invés de trabalhar e no suor do seu rosto comer o seu pão, preferem fazer notória uma vida pela fé, dependendo de um e de outro para viver.
Deus nunca aprovou atitude de preguiça. Há muitos que dizem ter uma chamada para a obra de Deus e por essa causa não querem se sujeitar a trabalhar no meio de pessoas que não servem a Deus. Alegam se sentirem mal no ambiente de trabalho. Esquecem os tais de que o homem mais santo que viveu neste mundo foi trabalhador. E teve uma profissão árdua – carpinteiro. E, ademais, como luz nós temos que brilhar mesmo é no meio das trevas.
È um perigo uma jovem casar com um homem preguiçoso. Será bem melhor ficar solteira, a ter que sustentar um homem ao seu lado, só pelo simples fato de não ficar sozinha. Nada de pressa. Esperar em Deus é o melhor. Deus não nos dará perturbação para a nossa vida em uma relação a dois.
Primeiro deve haver um planejamento financeiro. O moço deve oferecer algum tipo de segurança à jovem com quem tenciona passar o resto dos seus dias na terra. E o resultado do trabalho traz felicidade.
“POIS COMERÁS DO TRABALHO DAS TUAS MÃOS, FELIZ SERÁS, E TUDO TE IRÁ BEM”. (Salmo 128.2).
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalípse 22.12

quinta-feira, maio 10, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Sete


Alicerçando a família na Palavra
“NÃO SE TORNEM MOTIVO DE TROPEÇO, NEM PARA JUDEUS, NEM PARA GREGOS, NEM PARA A IGREJA DE DEUS”. (1 Corintios 10.32).
Tanto no período do namoro quanto no período do noivado, os jovens que temem ao Senhor, pautam o seu relacionamento nos princípios da Santa Palavra de Deus.
E como está escrito no texto acima, nada deve dar oportunidade a escândalo, ou tropeço para quem quer que seja.
Nos conceitos do reino das trevas nos dias em que vivemos, qualquer entrosamento para um futuro relacionamento sério deve passar pela intimidade. Os defensores desta idéia alegam a necessidade de se conhecerem antes de um compromisso social público, para ver se realmente se ajustam um ao outro na vida sexual.
Nunca Deus aprovaria um conceito deste. Por exemplo, lemos na Bíblia Sagrada acerca do casamento de Isaque com Rebeca.
Primeiro foi o pai quem decidiu acerca do casamento e se encarregou de mandar buscar a esposa para o seu filho. Assim devemos deixar o Pai celestial cuidar de tudo quanto diz respeito a esse assunto.
Segundo, a esposa deveria ser da parentela do moço, da sua família. Isto também nos ensina que um filho de Deus só deve entrar em aliança de casamento com alguém que seja também da família de Deus e de preferência da mesma tribo, como Deus ordenou às filhas de Zelofeade:
“...ELAS PODERÃO CASAR COM QUEM LHES AGRADAR, CONTANTO QUE SE CASEM DENTRO DO CLÃ DA TRIBO DO SEU PAI”. (Números 36.6).
Portanto, você deve tomar muito cuidado com o caminho que está querendo tomar. A oferta do mundo pode ser a melhor possível. A pessoa pode até possuir excelentes qualidades morais, sociais, etc., porém, se não é da família que se chama pelo nome do Senhor, há um grande risco, com toda a certeza.
Mesmo sendo da família de Deus ainda poderá haver problemas quando os dois não são da mesma tribo (denominação). Vejamos: enquanto estão solteiros, cada um poderá trabalhar em sua igreja local. Entretanto, quando casarem, quem irá congregar com quem? Tudo bem que continue cada um em seu lugar de origem, mas, e quando vierem os filhos? Qual o credo que eles irão aprender? O credo da igreja local onde o pai se congrega, ou o credo da igreja local onde a mãe se congrega? Levar as crianças em momentos diferentes para igrejas diferentes poderá a vir complicar o entendimento das mesmas, e como cabe aos pais a responsabilidade de ensinar aos filhos sobre coisas espirituais, como fica então?
O melhor mesmo é repensar a decisão meu amado, buscar a orientação clara do Espírito Santo para não vir a se arrepender depois.
E em tudo quanto fizermos sempre ter em mente o temor para evitar qualquer tipo de escândalo ao evangelho de Cristo.
Dependa do Amigo. Ele tem prazer em nos orientar em toda a vontade do Pai celestial.
Aniversariantes PARABÉNS! Josué 1.9

quarta-feira, maio 09, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Seis


“É COMO UM HOMEM QUE, AO CONTRUIR UMA CASA, CAVOU FUNDO E COLOCOU OS ALICERCES NA ROCHA. QUANDO VEIO A INUNDAÇÃO, A TORRENTE DEU CONTRA AQUELA CASA, MAS NÃO A CONSEGUIU ABALAR, PORQUE ESTAVA BEM CONSTRUÍDA”. (Lucas 6.48).
Que grande ensinamento do Senhor Jesus! Quem dera todos os jovens observassem e o pusessem em prática.
A fase do namoro deve ser um marco importante no relacionamento. E tudo nos moldes da Palavra de Deus.
Jamais devemos esquecer de que não pertencemos a nós mesmos. Fomos comprados e tanto o nosso corpo como o nosso espírito pertencem a Deus.
“PORQUE FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO, GLORIFICAI, POIS A DEUS NO VOSSO CORPO E NO VOSSO ESPÍRITO, OS QUAIS PERTENCEM A DEUS”. (1 Coríntios 6.20).
Um corpo que pertence a Deus não pode se deixar dominar pela imoralidade. Jamais esquecer de que o Espírito Santo de Deus habita em nós, ou seja, Deus vive naqueles que estão em Cristo!
Santidade é atributo de Deus. Ser santo faz parte do seu caráter. De igual modo os seus filhos são santos, porque estão em Cristo.
Sendo assim tudo quanto fizermos devemos fazer em santidade, inclusive namorar.
Um namoro santo é agradável ao Senhor, pois está escrito:
“... SEDE SANTOS EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER”. (1 Pedro 1.15).
Viver em santificação no período de namoro deve ser o cuidado de todos os jovens. Vigilância total, pois a natureza carnal nos impele para as obras da carne, mas como está escrito:
“... VOCÊS NÃO ESTÃO SOB O DOMÍNIO DA CARNE, MAS DO ESPÍRITO...” (Romanos 8,9). O pecado não domina quem está debaixo da graça, aleluia!
Toda a oportunidade para a impureza deve ser evitada.
O respeito para com o corpo do outro é primordial. Cuidado com as carícias, pois os que entram nesse caminho dificilmente conseguem sair antes do pecado ser consumado, pois como está escrito:
“UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO...” (Salmo 42.7).
Um namoro santo é começo de um alicerce firme, com pureza diante de Deus.
Esse deve ser um período para conhecimento da personalidade do outro, da família, do temperamento, da vida espiritual, dos sonhos; um conhecer psicológico, emocional, espiritual e nunca um conhecer físico.
Hoje há o “ficar”. Os que deixam o Senhor Jesus dirigir suas vidas não “ficam”, e, por conseguinte, não ficarão quando a trombeta tocar. Nunca devemos brincar com os sentimentos de outrem, mas sempre lembrar de que:
“O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAÇAIS VÓS TAMBÉM”. (Lucas 6.31).
Observar a idade para namorar é deveras importante. Os namoros precoces são tendentes a levar a caminhos que não constroem, às vezes pela imaturidade. Somente quando se tem condição de assumir uma responsabilidade é que essa atitude deve ser tomada.
Cabe aos pais ajudar os filhos quando houver uma inclinação para envolvimento sem maturidade para tanto. Orientar com amor e nunca pressionando, pois a pressão pode levar a conseqüências desastrosas.
O Espírito Santo deve estar todo o tempo com liberdade de ação na vida do jovem no seu namoro. E nunca dando ocasião à carne, repito.
Escolha certo. Namore em santificação e pureza.
Assim sua família estará sendo iniciada nos moldes da Santa Palavra de Deus.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 54.17

terça-feira, maio 08, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR - Capítulo Cinco

O Senhor, o Edificador
“SE NÃO FOR O SENHOR O CONSTRUTOR DA CASA, SERÁ INÚTIL TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO”. (Salmo 127.1 – NVI).
O Senhor, o Edificador

Deus sabe construir, e como. Ele é o Grande Arquiteto do Universo! Ele é também o arquiteto e o edificador da cidade celestial. Você sabia que a Nova Jerusalém tem alicerces? (Hebreus 11.10).
Assim nada melhor do que confiar ao Senhor a edificação da nossa família.
O Senhor edifica através das instruções que deixou em sua Santa Palavra. A Palavra de Deus é o manual da construção de uma família abençoada e nos moldes divinos.
Faz-se necessário observar e obedecer aos ditames das escrituras sagradas quanto ao casamento.
Veja-se, por exemplo, que Adão dormia enquanto Deus lhe preparava a companheira. O jovem deve descansar em Deus e esperar o momento certo para entrar em um relacionamento de compromisso para o resto da sua vida.
Somente o Senhor nos conhece. Da mesma maneira como conhece também a pessoa com quem queremos nos relacionar. Se descansarmos e esperarmos Ele nos dará alguém que nos complete em todas as áreas. Alguém que nos respeite na nossa individualidade, nos aceite com as nossas limitações. Alguém que entenda que temos defeitos e qualidades nos nossos temperamentos. Que use de misericórdia quando erramos. Alguém que nos ame com o verdadeiro amor, o amor ágape, o amor de Deus.
Quando o amor de Deus permeia o nosso relacionamento conjugal temos a capacidade de viver o que está escrito, com a ajuda do Amigo Espírito Santo, naturalmente.
“O AMOR É PACIENTE, O AMOR É BONDOSO. NÃO INVEJA, NÃO SE VANGLORIA, NÃO SE ORGULHA. NÃO MALTRATA, NÃO PROCURA SEUS INTERESSES, NÃO SE IRA FACILMENTE, NÃO GUARDA RANCOR”. (1Corintios 13.4 a 6).
Este tipo de amor deve estar presente desde o período do namoro. Embora não falte o amor fraternal (como irmãos em Cristo), o amor “phileo” (amor ao próximo), e também o amor “eros” (atração física), contudo o que irá sustentar o relacionamento é o amor de Deus.
Quando é o Senhor que edifica a família o seu amor domina os corações e por amor a Ele nós obedecemos os princípios da sua Palavra.
No principio foi estabelecida a base para uma família ser edificada de maneira sólida.
O ato de deixar (físico, geográfico, emocional, financeiro);
O compromisso de união (aliança);
Uma vida em unidade (à semelhança de Deus);
Um relacionamento íntimo em santidade, com transparência.
Estes princípios estão determinados na Palavra:
“POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ Á SUA MULHER, E ELES SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE. O HOMEM E SUA MULHER VIVIAM NUS, E NÃO SE ENVERGONHAVAM”. (Gênesis 2.24.25).
Vamos viver os eternos conceitos da Palavra de Deus e teremos famílias abençoadas!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 23.4

segunda-feira, maio 07, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – Capítulo Quatro

Dependência de Deus
“...PORQUE SEM MIM, NADA PODEIS FAZER”. (João 15.5).

Se de fato somos cidadãos do reino de Deus, temos o senhorio de Jesus em nossas vidas, e por isso, tudo quanto fizermos o fazemos de acordo com a sua santa vontade.
Nada em nosso viver deve ser feito à revelia do Senhor Jesus, mas sempre de comum acordo com Ele.
Quanto prejuízo nas famílias que são iniciadas sem que o Senhor Jesus seja consultado antes mesmo do namoro!
O jovem salvo, quando tem a intenção de entrar em um relacionamento de namoro com outro salvo, precisa saber do seu Senhor se aquela pessoa está no plano de Deus para este propósito.
Jovens que são do reino da luz jamais deverão entrar em um relacionamento com alguém que esteja no reino das trevas. O Senhor Jesus com toda certeza não aprova esse tipo de relacionamento, pois de modo algum Ele contraria a sua palavra.
“NÃO SE PONHAM EM JUGO DESIGUAL COM DESCRENTES. POIS O QUE TÊM EM COMUM A JUSTIÇA COM A MALDADE? OU QUE COMUNHÃO PODE TER A LUZ COM AS TREVAS? QUE HARMONIA ENTRE CRISTO E BELIAL? QUE HÁ DE COMUM ENTRE O CRENTE E O DESCRENTE? QUE ACORDO HÁ ENTRE O TEMPLO DE DEUS E OS ÍDOLOS? (2 Corintios 6.14 a 16).
É um assunto muito sério!
Quem não é filho de Deus é filho do “outro”. Não há meio termo. Ou estamos no reino da luz ou no reino das trevas. Ou Jesus é nosso Senhor ou estamos debaixo do senhorio do “outro”.
Quando jovens se relacionam com filhos de Deus têm o mesmo Pai. Entretanto, se o jovem salvo se relaciona com o filho do outro, e levar a sério para casamento, deve pensar antes se gostaria de ter como sogro o “outro”. Sim, é ainda é bom lembrar que quando casamos não é somente com aquele (a) que escolhemos, mas vamos manter relacionamento com toda a família.
Imagine toda a família do “outro” com liberdade na nova família instituída na terra... Todas as obras da carne com livre acesso às vidas, misericórdia Senhor!
Ao invés disso, aqueles que fazem sua escolha dependendo do Senhor Jesus certamente estabelecerão lares onde o Espírito do Senhor tem liberdade, e aí sim, o fruto do Espírito é manifestado no dia-a-dia da família, aleluia!
Se nas demais coisas da nossa vida é mister depender de Jesus, quanto mais viver uma vida a dois que é a segunda mais importante decisão, sendo a primeira a decisão de ter Jesus como nosso Salvador e Senhor.
Pais ajudem os vossos filhos na questão da escolha. Orem juntos com eles antes de qualquer decisão neste particular. Sejam amigos dos vossos filhos para que eles possam confiar em compartilhar seus problemas, seus desejos, enfim...
Minha oração é que os jovens que temem ao Senhor nada façam sem depender de Jesus.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 59.19

sexta-feira, maio 04, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Terceiro


“...FAÇAM TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS”.

Quando o jovem tem certeza de que a vontade de Deus seja o seu relacionamento a dois, dentro do casamento, deve acima de tudo, buscar qual a motivação que o leva a entrar no casamento.
Há muitos casando com motivação errada e colhendo as conseqüências desta atitude.
Por exemplo: casar para não ficar sozinho; para sair da casa dos pais; para ter mais liberdade; para viver sua sexualidade plena; para ter quem lhe sustente, para entrar no ministério, e outros tantos motivos que podem levar a uma precipitação.
Casar com uma finalidade egoísta é insanidade. Nunca um jovem deve casar pensando:
“Quero casar para ser feliz!” Ao invés disso deve pensar:
“Quero casar para fazer o meu cônjuge feliz”!
O verdadeiro amor descrito na Palavra de Deus é altruísta.
“...O AMOR NÃO PROCURA SEUS INTERESSES...” (1 Coríntios 13.5).
Ao pensar em casamento o jovem deve ter em mente que como cidadão do reino de Deus, a sua prioridade é glorificar a Deus em todas as coisas na sua vida.
Deus se agrada quando buscamos, primeiramente, o seu reino antes das nossas necessidades e prioridades.
Também toda a atitude que levarmos a efeito deve ser por fé, isso inclui a intenção de casar-se, pois:
“...TUDO O QUE NÃO PROVÉM DA FÉ É PECADO”. (Romanos 14.23).
Vejam que não se trata de uma brincadeira séria o tal casamento.
Infelizmente há muitos casais que entram no casamento com a “cabeça no ar”. Quando acordam para a realidade já é tarde demais! Agora que a aliança foi confirmada diante de Deus com a união dos corpos, qualquer mudança seria impossível restaurar o primeiro estado.
O melhor que o jovem tem a fazer é pedir a ajuda do Amigo Espírito Santo quando despertar para esse assunto. O Amigo tem capacidade de nos orientar em todas as coisas, nos encaminhar para o centro da vontade do Pai, e nos instruir para que em todas as coisas possamos glorificar a Deus.
Jesus é o nosso maior exemplo e Ele assim se expressou:
“EU TE GLORIFIQUEI NA TERRA...” (João 17.4).
Nossa atitude deve ser a mesma, buscar a glorificação do Nome do Senhor em tudo.
Guarde o Senhor a cada um de nós de ao invés de sermos instrumento de louvor a Deus, sermos pessoas que com nossa escolha errada, fora dos moldes divinos, venhamos a envergonhar o Nome de Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 29.22

quarta-feira, maio 02, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR - Capítulo Dois

“DEUS DÁ UM LAR AOS SOLITÁRIOS...” ( Salmo 68.6).

Independente de casar ou não Deus dá um lar aos solitários, está escrito.
Casar não é simplesmente se apaixonar por uma pessoa do sexo oposto (moldes divino, nunca pessoa do mesmo sexo), e resolver viver com essa pessoa em um relacionamento íntimo, absolutamente.
Há muitas implicações em casar. Por isso é bom que os jovens, adolescentes sejam bem informados sobre o assunto, para não se deixarem abrasar pelas paixões da mocidade.
“FOGE TAMBÉM DAS PAIXÕES DA MOCIDADE...” (2 Timóteo 2.22).
A juventude tem muitos desejos, paixões e uma delas é o envolvimento sentimental com alguém que lhe corresponda ou não.
A primeira coisa que deve ser observada pelos jovens é a vontade de Deus para as suas vidas. Assim sendo, precisa saber se é do propósito do Senhor que case ou não case. Como já vimos ontem, há pessoas que Deus conhece que não pode e nem deve casar. Se tais pessoas teimam em entrar em um casamento fora da vontade soberana de Deus, corre o risco de trazer dores para si mesmas e para a família, tanto dela quanto do cônjuge que escolheu. E que problemas!
Deus até pode conceder o que pede mas como está escrito:
“ E ELE SATISFEZ-LHE O DESEJO, MAS FEZ DEFINHAR A SUA ALMA”. (Salmo 106.15).
Será que vale a pena fazer um casamento fora da vontade de Deus tão somente para satisfazer a sexualidade? Ou mesmo para dar satisfação às pessoas a sua volta que cobram de qualquer maneira um casamento?
Casar somente se essa for a vontade soberana do Pai para as nossas vidas. Para isso é prudente buscar antes de tudo essa vontade, que não deve ser manifestada através de profecias. A profecia não tem a função de direcionar casamento, mas sim de consolar, exortar e edificar, segundo as escrituras.
Como ovelhas do Senhor Jesus nós ouvimos a sua voz, e o Espírito Santo que em nós habita nos faz entender qual a vontade do Pai.
Segundo o apóstolo Paulo:
“GOSTARIA DE VÊ-LOS LIVRES DE PREOCUPAÇÕES. O HOMEM QUE NÃO É CASADO PREOCUPA-SE COM AS COISAS DO SENHOR, EM COMO AGRADAR AO SENHOR”. (1 Coríntios 7.29).
“TANTO A MULHER NÃO CASADA COMO A VIRGEM PREOCUPAM-SE COM AS COISAS DO SENHOR, PARA SEREM SANTAS NO CORPO E NO ESPÍRITO”. (1 Corintios 7.34).
Na realidade uma vida a dois mesmo dentro da vontade de Deus traz preocupações. A Palavra de Deus é a verdade. Agora, imagine se esse relacionamento estiver sem a confirmação do Senhor? Os espinhos vão virar abrolhos, e tome sofrimento.
Amados, lembremos-nos sempre de que a vontade de Deus é boa agradável e perfeita.
Façamos, portanto a sua vontade em todas as coisas.
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 121.5

terça-feira, maio 01, 2007

BUSCANDO UMA FAMILIA MELHOR – CAPÍTULO PRIMEIRO
“DEUS FAZ COM QUE O SOLITÁRIO HABITE EM FAMILIA” ( Salmo 68.6)
O casamento deve ser preparado por Deus. Foi assim no príncipio.
Deus viu a necessidade do homem:
“ENTÃO O SENHOR DEUS DECLAROU: NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; FAREI PARA ELE ALGUÉM QUE O AUXILIE E LHE CORRESPONDA”. (Gênesis 2.18).
O Criador bem conhece a sua criatura. Certamente o Adão via cada animal macho sendo completado pela fêmea da sua espécie.
“...TODAVIA NÃO SE ENCONTROU PARA O HOMEM ALGUÉM QUE O AUXILIASSE E LHE CORRESPONDESSE”. (Gênesis 2. 20).
Todo homem precisa de uma companheira na ótica de Deus, exceto aqueles que Ele mesmo separou para um propósito específico, como aconteceu com Jeremias.
“ENTÃO O SENHOR ME DIRIGIU A PALAVRA DIZENDO: NÃO SE CASE NEM TENHA FILHOS, OU FILHAS NESTE LUGAR”. (Jeremias 16.1).
Jeremias obedeceu.
Há também o caso dos eunucos.
“Eunuco, homem castrado que no oriente cuida do harém” (Pequeno Dicionário Aurélio).
Jesus disse:
“ALGUNS SÃO EUNUCOS PORQUE NASCERAM ASSIM; OUTROS FORAM FEITOS ASSIM PELOS HOMENS; OUTROS AINDA SE FIZERAM EUNUCOS (no original, renunciaram ao casamento), POR CAUSA DO REINO DOS CÉUS. QUEM PUDER ACEITAR ISSO, ACEITE”. (Mateus 19.12).
Portanto, há casos e casos. Por isso, é deveras importante os pais logo cedo orarem com os filhos acerca da vontade de Deus para a vida deles.
Por exemplo: se um menino nascer eunuco, os pais devem saber para conduzir a situação sem constrangimento, principalmente na adolescência, quando o garoto não mostrar atração pelo sexo oposto.
Os eunucos são desprovidos de sexualidade, não despertando para o sexo seja de que maneira for (hetero ou homo sexual). Simplesmente, não há interesse por esse assunto.
O Amigo me falou sobre esta verdade e da necessidade dos pais serem orientados quanto a essa situação, para não caírem no engano do maligno, cobrando do filho uma atitude diferente da que ele apresenta.
Deus sabe o que é melhor para nós.
Continua...
Aniversariantes PARAABÉNS! Provérbios 4.18