quarta-feira, agosto 29, 2007

TOCAR TROMBETA, NUNCA

!
“... QUANDO VOCÊ DER ESMOLA, NÃO ANUNCIE ISSO COM TROMBETAS, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, AFIM DE SEREM HONRADOS PELOS OUTROS. EU LHES GARANTO QUE ELES JÁ RECEBERAM SUA PLENA RECOMPENSA”. (Mateus 6.2).

Nunca se viu tanta necessidade de ajuda social como neste tempo. Especialmente no nível de igrejas locais. Quantos necessitados! Há uma grande diferença entre nós, hoje, e a igreja em Jerusalém.
“NÃO HAVIA PESSOAS NECESSITADAS ENTRE ELES...” (Atos 4.34).
Embora os apóstolos não possuíssem prata e nem ouro como disse Pedro ao paralítico da porta Formosa, as necessidades de todos eram supridas.
Lembrando de que suprir as nossas necessidades é uma promessa de Jesus falando sobre o Pai celestial.
“... O PAI CELESTIAL SABE O QUE VOCÊS NECESSITAM...” (Mateus 6.32), e ainda:
“O MEU DEUS, SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS SUPRIRÁ TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES, EM GLÓRIA, POR CRISTO JESUS”. (Filipenses 4.19).
Entretanto, devido a um número tão grande de pessoas necessitadas nas igrejas locais, precisamos fazer o que está ao nosso alcance, no sentido de suprir os nossos irmãos de alguma maneira. Devemos repartir o pão, as vestes, os calçados, enfim, suprir o que falta.
Jesus alertou para que ao ajudarmos alguém não saiamos a falar para toda a gente o que fizemos.
As pessoas que saem alardeando o bem que fazem são avaliadas como hipócritas, orgulhosos, que praticam uma boa ação para serem elogiados e honrados pelos homens.
Infelizmente há casos de alguém agir com bondade apenas por interesse e conveniência pessoal; para mostrar para lideranças o quanto é amoroso, enfim.
Contudo, sabemos pela palavra de Deus que uma pessoa pode fazer boas obras, inclusive dar esmolas, sem ter amor em seu coração. E, conforme está escrito, se não fizer por amor nada aproveita.
O nosso ego se alimenta dos elogios dos homens, assim sendo, cada vez que somos notados e apreciados por alguém estimulamos o nosso eu a uma vida de orgulho e soberba, o que nos afasta da graça de Deus.
O melhor mesmo é obedecer ao mandamento do Senhor Jesus: não tocar trombeta, não proclamar o bem que fazemos seja ele em que modalidade for.
É bom recordar que toda desobediência é pecado e desse modo se nós agirmos de maneira diferente daquela que Jesus ensinou, estamos em desobediência a sua Palavra.
Façamos o bem sim, ajudemos os necessitados, sim, mas evitemos todas as maneiras apregoar o bem que fizermos, em nome do Senhor Jesus.
“MAIS BEM-AVENTURADA COISA É DAR DO QUE RECEBER”. (Atos 20.35).
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalipse 22.14

terça-feira, agosto 28, 2007

APOIADOS EM DEUS

“... AQUELE QUE ANDA NO ESCURO, QUE NÃO TEM LUZ ALGUMA, CONFIE NO NOME DO SENHOR E SE APÓIE EM DEUS”. (Isaias 50.10).

Na caminhada da vida quantas vezes vivenciamos momentos em que nos encontramos a andar no escuro, tudo é trevas à nossa volta. Tentamos ver uma nesga de luz e nada que nos oriente em qual direção devemos seguir.
O Espírito Santo inspirou o profeta Isaias para escrever esta escritura tão maravilhosa, dando-nos a receita de como proceder em situações extremante difíceis.
Quem não já viveu horas em que mesmo com o sol a brilhar fortemente no céu, dentro de nós há uma densa escuridão?
Quem já não experimentou voltar-se para todos os lados e todos os caminhos estão escuros, não há um vislumbre sequer de luz?
Seguir a Jesus não nos torna imunes das dificuldades, absolutamente! Pois quando enfrentamos circunstâncias adversas é quando vemos o nosso Deus entrar em ação para nos ajudar.
Veja como diz o profeta:
“Quando andar em trevas, sem luz alguma...” Situação até certo ponto desesperadora, pois não. Talvez alguém que esteja a ler esta meditação está passando por isso. Atente para a ordem do Espírito Santo:
“CONFIE NO NOME DO SENHOR!”
O Nome do Senhor é poderoso!
O Nome do Senhor é torre forte!
No Nome do Senhor nós derrubamos muralhas!
A outra atitude que devemos tomar em momentos tenebrosos:
“SE APOIAR EM DEUS” firmar-se sobre Ele!
Ele é a Rocha que não se abala!
Ele é o Forte de Jacó!
Os que se apóiam nEle jamais serão abalados!
Não olhe para as trevas confie no Senhor, Ele é a nossa luz, como está escrito:
“O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO...” (Salmo 27.1).
Seus pés não tropeçarão mesmo andando em escuridão,
“ELES TE SUSTENTARÃO NAS SUAS MÃOS, PARA QUE NÃO TROPECES COM O TEU PÉ EM PEDRA”. (Salmo 91.12). E mais ainda:
“NÃO DEIXARÁ VACILAR O TEU PÉ...” ( Salmo 121. 3).
A luz brilhará em seus caminhos! Confie no Senhor e firme-se sobre o seu Deus!
A saída está bem à sua frente. Os raios do sol aparecerão na noite da sua vida e a alegria retornará ao seu coração.
Tão somente Creia! Obedeça!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 23

domingo, agosto 26, 2007

INFORMAÇÃO

Deus vos abençoe amados!
Estamos a serviço do reino e não estamos dispondo de tempo e oportunidade para escrever desde sexta-feira, dia 24.
Assim que retornarmos para Recife, estaremos retomando nossas meditações em nome do Senhor Jesus Cristo - o Amado!
Um abraço.
Vossa conserva no Senhor.

quarta-feira, agosto 22, 2007

O PAI CELESTIAL DÁ COISAS BOAS


“... QUANTO MAIS O PAI DE VOCÊS, QUE ESTÁ NOS CEUS, DARÁ COISAS BOAS AOS QUE LHE PEDIREM”. (Mateus 7.11).

Que boa notícia! Saber que o Pai celestial dará coisas boas aos que lhe pedirem é simplesmente fantástico! E foi o Senhor Jesus que falou e Ele garante:
“OS CÉUS E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS JAMAIS PASSARÃO”. (Mateus 24.35).
Agora, o detalhe: será que tudo quanto reputamos como coisas boas são verdadeiramente coisas boas aos olhos do Pai celestial?
Uma coisa é certa: se pedirmos Ele nos dará coisas boas. Dito está.
Nunca o Pai celestial nos dará coisas ruins, tenhamos certeza. De Deus não vem coisa ruim, mas...
“TODA BOA DÁDIVA E TODO DOM PERFEITO VÊM DO ALTO, DESCENDO DO PAI DAS LUZES, QUE NÃO MUDA COMO SOMBRAS INCONSTANTES”. (Tiago 1.17). Aleluia!
Talvez você se pergunte: e por que estou eu a viver tantas coisas más em minha vida?
Somente o Espírito Santo é capaz de responder ao seu questionamento, contudo é bom crermos no que Jesus disse:
“... O PAI DARÁ BOAS COISAS AOS QUE LHE PEDIREM”.
Que tal orarmos assim neste dia:
“Pai celestial, sobre as palavras de Jesus Cristo o teu Filho amado faço esta oração, lhe pedindo as boas coisas que o Senhor tem para mim hoje, como também para a minha família. Na verdade, eu não sou capaz de saber quais sejam as coisas boas no teu propósito, mas creio que cumprirás o que Jesus falou. Oro em nome de Jesus”.
Glorifiquemos a Deus pelas coisas boas que Ele nos dispensou neste dia; exercitemos a nossa fé na sua Palavra e demos testemunhos das suas maravilhas em nossa vida, para o louvor do Amado, em quem temos a redenção das nossas almas.
Aniversariantes PARABÉNS! Deuteronômio 28.12

segunda-feira, agosto 20, 2007

PARA QUE SEJAIS FILHOS DO PAI CELESTIAL – 4
“... ORAI PELOS QUE VOS MALTRATAM E VOS PERSEGUEM... PARA QUE SEJAIS FILHOS DO PAI QUE ESTA NOS CEUS...” (Mateus 5.44.45).

O Amigo Espírito Santo inspirou o evangelista Mateus a escrever as palavras do meu Senhor e Mestre Jesus em uma ordem muito importante.
Temos meditado nos textos anteriores sobre amar, bendizer, e fazer bem aos nossos inimigos, que nos maldizem e que nos odeiam.
Agora é que chegou a vez de orar.
Orar simplesmente por orar não tem efeito algum diante de Deus, em se tratando de assunto no relacionamento interpessoal entre irmãos principalmente.
A nossa oração em favor de outrem somente será aceita por Deus se antes de tudo o nosso coração amar esse outrem, bendize-lhe e procurar de todas as formas fazer-lhe o bem. E veja que tudo começa pelo amor.
Quando oramos pelos que nos maltratam e nos perseguem nunca devemos fazê-lo pedindo vingança, ou mesmo pedindo justiça para eles. Nunca com sabedoria agiremos assim.
Nosso interior deve estar pleno do amor de Deus em relação aos que são nossos inimigos, aos que nos maldizem, aos que nos odeiam, maltratam e perseguem.
Amados, essas situações nós podemos viver até mesmo dentro da nossa casa, na nossa família.
Nesses casos parece se tornar um pouco mais difícil obedecer aos mandamentos do Senhor Jesus. As coisas que vêm dos nossos, nosso sangue, para nos atingir parece que dói muito mais.
É muitas vezes o caso deste tipo de agressão psicológica entre marido e mulher, onde mulheres (que são emocionalmente mais frágeis) entram em sérios problemas emocionais por serem violentadas e agredidas por palavras e atitudes dos maridos.
Dentro das igrejas locais o que não deve faltar é alguém que procure nos perseguir e nos maltratar. Sim, até porque o joio está inserido no meio do trigo, os lobos no meio das ovelhas. Somente o Senhor é quem sabe verdadeiramente quem é quem no rebanho.
Guarde-nos o Senhor de sermos instrumentos para perseguir ou maltratar um membro do Corpo de Cristo!
Irmãos, nunca devemos nos esquecer de que (estou sempre repetindo esse assunto, mas se faz necessário, diz o Amigo), cada vez que alguém persegue ou maltrata um membro do Corpo a Cabeça é atingida.
Entretanto, convenhamos que somente é possível amar os inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos perseguem e maltratam se a graça do Senhor Jesus Cristo estiver permeando a nossa vida, e, se estivermos cheios do Espírito Santo.
O homem natural jamais conseguirá sozinho, por mais boa vontade que tenha, praticar essas ordenanças do Mestre amado.
Mas é possível, sim. O meu Senhor jamais iria dar uma ordem que não pudesse ser cumprida. Ele viveu como um de nós, Ele sabe o que é ser humano, embora sendo Deus. Ele conhece as nossas limitações.
Contudo, Ele tem interesse em nos ajudar a obedecer a sua Palavra.
Esforcemos-nos hoje para amar, bendizer, fazer bem e depois orar por todos quantos buscam o nosso mal, tentam nos atingir, nos prejudicar.
Não devemos deixar que o maligno leve vantagem em nossa mente através dos pensamentos ruins relacionados com os nossos irmãos, ainda que eles nos ofendam, nos façam sofrer. O amor tudo suporta! E como está escrito:
“... SUPORTANDO-VOS UNS AOS OUTROS EM AMOR”. (Efésios 4.2), procuremos em tudo obedecer ao Senhor e Bispo das nossas almas – Jesus Cristo, o Santo Filho de Deus!
Aniversariantes Parabéns! Salmo 121.6

sexta-feira, agosto 17, 2007

PARA QUE SEJAMOS FILHOS DO PAI CELESTIAL – 3


“... FAZEI BEM AOS QUE VOS ODEIAM... PARA QUE SEJAIS FILHOS DO VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (Mateus 5.44).

Continuando nossa meditação sobre o assunto temos hoje mais um mandamento do Senhor Jesus Cristo para os seus discípulos.
Desta feita se trata de fazer o bem. Mas não é simplesmente fazer o bem, porque esta atitude deve ser um princípio natural para aqueles que são cidadãos do reino da luz.
Está escrito:
“AQUELE, POIS QUE SABE FAZER O BEM E NÃO O FAZ, COMETE PECADO”. (Tiago 4.17).
Porém, quando se refere a fazer o bem aos que nos odeiam a situação fica mais séria, de fato.
Está muito claro nas palavras do Senhor Jesus que somos odiados. Independente do nosso comportamento nós seremos odiados, sim. Jesus disse:
“SE O MUNDO VOS ODEIA, SABEI QUE, PRIMEIRO DO QUE A VÓS, ME ODIOU A MIM”. (João 15.18).
O mundo nos odeia tendo em vista as trevas não se unirem com a luz, são antagônicas entre si. E Jesus ainda acrescentou:
“... EU VOS ESCOLHI DO MUNDO, POR ISSO É QUE O MUNDO VOS ODEIA”. ( João 15.19).
Podemos até certo ponto entender o ódio do mundo em relação aos salvos e pode ser até mais fácil fazer o bem às pessoas que não professam a Jesus como Senhor quando nos odeiam, porque reconhecemos que elas estão em trevas, com a mente dominada pelo príncipe deste mundo.
Entretanto, quando sofremos as conseqüências do ódio de alguém que se dizendo irmão procura nos atacar e até mesmo em certas situações nos matar espiritualmente não é fácil para aceitar.
Como uma pessoa que conhece a Palavra de Deus e os preceitos, mandamentos, juízos, ordenanças, estatutos, leis que Deus estabeleceu para os súditos do reino pode desenvolver ódio pelo seu irmão a ponto de prejudicá-lo?
Mas isto é uma realidade, infelizmente!
Desde o princípio do mundo o inimigo de Deus lançou uma semente maldita chamada ciúme espiritual no coração de Caim. Ele matou o seu irmão Abel por ciúme espiritual, por Deus ter aceitado o sacrifício de Abel e não o seu, mas o registro bíblico se refere ao assunto dizendo:
“... E PORQUE CAUSA O MATOU? PORQUE AS SUAS OBRAS ERAM MÁS E AS DE SEU IRMÃO JUSTAS”. (I João 3.12).
Quantos de nós somos odiados por esta mesma causa! E ainda diz mais o livro sagrado:
“QUALQUER QUE ODEIA A SEU É HOMICIDA. E VÓS SABEIS QUE NENHUM HOMICIDA TEM A VIDA ETERNA PERMANECENDO NELE”.( 1 João 3.15).
Quem age como homicida e nos odeia deve ser tratado com amor, com atos de bondade , sabendo que não é a pessoa propriamente dita quem nos aborrece, mas a ingerência maligna na sua mente, para nos levar a agir da mesma maneira.
Se, porém, obedecermos ao Senhor Jesus e fizermos o bem aos que nos odeiam, o inimigo de Deus ficará frustrado em seus propósitos contra nós e o Senhor Jesus será glorificado em nossas vidas.
E como está escrito:
“E NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM...” (Gálatas 6.9).
Façamos o bem a quem quer que seja, aos que nos amam tanto quanto aos que nos odeiam e nos aborrecem e vigiemos constantemente para não darmos lugar aos pensamentos colocados pelo adversário contra nossos irmãos para produzirem um sentimento de ódio. Guarde-nos o Senhor, em nome de Jesus!
Aproveitemos este dia para exercitarmos bondade para com alguém e desfrutemos da alegria por obedecer ao Pai celestial.
Lembrando sempre de que nada vale a pena se perder a nossa filiação, a qual nos dará acesso a casa do Pai!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 122.7

quarta-feira, agosto 15, 2007

PARA QUE SEJAMOS FILHOS DO PAI CELESTIAL... 2

“... BENDIZEI OS QUE VOS MALDIZEM... PARA QUE SEJAIS FILHOS DO VOSSO PAI CELESTIAL” (Mateus 5.44).
Bendizer, segundo o Aurélio, significa “dizer bem”, “elogiar”, “abençoar”enquanto que maldizer significa “amaldiçoar” , “dizer mal”.
São, portanto, atitudes antagônicas em nossa vida.
O apóstolo São Tiago escrevendo sua epístola universal diz:
“DE UMA MESMA BOCA PROCEDE BÊNÇÃO E MALDIÇÃO. MEUS IRMÃOS, NÃO CONVÉM QUE ISTO SE FAÇA ASSIM”. (Tiago 3.10).
Acredito mesmo que não haja ninguém que não tenha vivido a experiência de ser amaldiçoado por alguém, não ter sido criticado ao invés de receber elogios, e, por conseguinte, falarem mal a seu respeito.
Jesus ordena que quando estas coisas se nos sucederem devemos bendizer tais pessoas, com a finalidade de sermos filhos de Deus. Imagine!
Quantos têm perdido a sua paternidade por não atentarem para esse mandamento do Senhor Jesus.
Ao invés de dizer bem de quem lhe diz impropérios, fala mal de si, dá o troco, devolve a mesma moeda, toma vingança.
O comportamento que devemos apresentar em obediência ao que o Senhor Jesus falou, pode parecer fingimento, hipocrisia, pois como será possível usar a nossa língua para dizer bem de quem diz mal de nós? Elogiar a quem nos critica, nos acusa, nos difama, seria mesmo possível? Se não o fosse jamais o meu Senhor iria dar esta ordem. Ele nos conhece e não exige de nós alguma coisa que não possamos fazer.
É importante pensar: é melhor que eu seja a vítima do que está no lugar do maldizente, visto que está escrito:
“MAS, AGORA VOS ESCREVI QUE NÃO VOS ASSOCIEIS COM AQUELE QUE, DIZENDO-SE IRMÃO, FOR DEVASSO, OU AVARENTO, OU IDÓLATRA, OU MALDIZENTE; COM O TAL NEM AINDA COMAIS”. (1 Corintios 5.11). E ainda:
“... NEM OS MALDIZENTES, NEM OS ROUBADORES HERDARÃO O REINO DE DEUS”. (1 Corintios 6.10).
Guarde-nos o Senhor de sermos maldizentes!
O inimigo das nossas almas atinge a mente de muitos com pensamentos ruins sobre o próximo, e isto mesmo dentro das igrejas locais. O pensamento vem e a pessoa sai logo a expressar o pensamento através de palavras, espalhando noticias falsas muitas vezes, prejudicando a reputação do seu irmão.
Para que possamos bendizer os que nos maldizem precisamos de humildade. Jamais o orgulhoso agirá assim! Pelo contrário, o soberbo irá devolver o insulto recebido, não terá domínio próprio para suportar calado e bendizer aquele que lhe maldiz.
Só mesmo cheios do Espírito Santo somos capazes de agir como o Senhor Jesus nos ordenou. Se andarmos na carne será impossível! A nossa natureza carnal nos instiga a devolver o mal que recebemos, naturalmente.
Os que andam no Espírito, vivem no espírito, cheios do Espírito, estão crucificados com Cristo e quem está crucificado não consegue esboçar reação de vingança, mas sim de perdão como o fez Jesus quando estava no Calvário!
Experimentemos neste dia elogiar pelo menos cinco pessoas, dizer bem de cinco pessoas para outros que contatarem conosco, e, se por acaso formos informados de quem alguém nos maldisse, lembremos-nos das palavras do Senhor Jesus Cristo e mesmo sendo tentados a dar o troco, nos esforcemos para bendizer o que nos atingiu.
Amados, tal atitude vale a pena para que não venhamos a perder a nossa filiação.
Qualquer coisa deve ser considerada relevante se levarmos em consideração a importância de sermos filhos do Pai que está nos céus. Isso sim vale a pena lutar para não perder, a adoção de filhos! Que privilégio!
Somente os filhos de Deus serão semelhantes a Jesus e assim como Ele é o veremos!
Vivamos um dia de bendições, sim, e deixemos com o nosso Pai os que nos maldizem e aqueles que se fazem nossos inimigos.
Aniversariantes PARABÉNS! Lucas 6.36

segunda-feira, agosto 13, 2007

PARA QUE SEJAMOS FILHOS DO PAI CELESTIAL

“... AMEM OS SEUS INIMIGOS... PARA QUE VOCÊS VENHAM A SER FILHOS DE SEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (Mateus 5.44.45).

Desde que o pecado entrou no mundo a inimizade se estabeleceu. E a inimizade como obra da carne só pode produzir inimigos na vida de quem deixa que ela se instale.
Uma coisa é certa: temos inimigos. Não podemos fugir desta verdade. Apesar de não fazermos inimigos podemos ter inimigos sim.
Há inimigos gratuitos;
Há amigos que são inimigos;
Há inimigos ocultos;
Há inimigos declarados;
Podemos ter inimigos por diferentes causas, até por ciúme da nossa vida espiritual, da nossa intimidade com Deus.
Precisamos aprender a conviver com eles agindo como o Senhor Jesus nos ordenou:
“Amem os seus inimigos”.
Na verdade isto não é uma coisa fácil. Mas precisamos obedecer, pois como está escrito que é melhor obedecer do que sacrificar.
Os inimigos estão em todo lugar, como está escrito:
“OS INIMIGOS DO HOMEM SERÃO OS DA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA”. (Mateus 10.36).
Jesus viveu fazendo o bem, entretanto não deixou de ter inimigos. Se o Filho de Deus passou por isso quanto mais nós que muitas vezes até provocamos situações para que inimizades sejam criadas!
Devemos reconhecer quem são os nossos inimigos, aqueles que procuram o nosso mal, que querem ver-nos derrotados, que espalham má fama a nosso respeito, nos caluniam, nos trael, enfim.
A nossa atitude é relação a eles jamais deve ser de retaliação, de vingança, ou mesmo nos justificar diante dos homens, mas vezes e vezes nos colocarmos diante do Senhor intercedendo por eles.
Pessoas que agem como espalhadoras de mentiras a respeito de outrem, infelizmente são mensageiras do inimigo de Deus. Por essa razão carece do nosso amor, o amor de Deus que está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5.5).
Amar perdoando.
Amar ajudando quando precisam.
Amar reconhecendo que muitas vezes a pessoa age assim por não se sentir amada.
Muitas delas têm seus pensamentos dominados pelas mentiras do adversário de Deus e a lente pela qual olham as pessoas está contaminada.
O amor é grande remédio para sarar mazelas espirituais.
Temos até o direito de não gostar de alguém por qualquer motivo justo, porém, apesar de não gostar devemos amar em obediência ao mandamento do Senhor Jesus.
E em se tratando de irmãos em Cristo, a ordem é:
“AMAI-VOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI” (João 13.34).
Se estiveres sofrendo por causa do comportamento de alguém, ame esse alguém.
Como é possível? Com a graça de Deus na nossa vida e com uma vida cheia do Espírito Santo isso é possível!
E porque amamos a Jesus lhe obedecemos e fazemos o que lhe agrada.
Deste modo seremos filhos do Pai celestial.
Que o Senhor Jesus nos veja neste dia como servos obedientes e agradáveis a Ele!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 49.15





sexta-feira, agosto 10, 2007

O MELHOR SEGUNDO AS ESCRITURAS – 3

“O FIM DAS COISAS É MELHOR DO QUE O INÍCIO...” (Eclesiastes 7.8).

O Espírito Santo ao inspirar esta escritura bem sabe o quanto os homens são tendenciosos a começar as coisas muito bem e ao final acabar mal. Por isso a afirmação para que tenhamos cuidado já no início de tudo em nossa vida. Não nos empolgarmos com as maravilhas do princípio, mas atentarmos para o fim.
Temos exemplo na Bíblia de pessoas que começaram muito bem e acabaram em situação difícil.
Gideão: um homem chamado por Deus para livrar Israel da servidão dos midianitas. (Juizes 6).
Teve um início digno de ser imitado mostrando sinceridade:
“SE O SENHOR ESTÁ CONOSCO, PORQUE ACONTECEU TUDO ISSO? (Juizes 6.13). O Senhor entendeu o seu questionamento.
Ele também mostrou humildade:
“... EU SOU O MENOR DA MINHA FAMILIA” (Juizes 6.15).
Mostrou também dependência de Deus:
“QUERO SABER SE VAIS LIBERTAR ISRAEL POR MEU INTERMÉDIO, COMO PROMETESTE”. (Juizes 6.36).
Teve ele intimidade com Deus e Deus lhe respondia quando consultado.
Entretanto, depois da estupenda vitória que Deus deu a Israel por seu intermédio tomou o caminho da idolatria!
E, no final da sua vida ele foi o instrumento para que todo Israel se prostituísse!
Precisamos ter muito cuidado meus amados, para que não venhamos a nos comportar como os gálatas, a quem o apóstolo Paulo escreveu chamando a atenção deles
“SOIS VÓS TÃO INSENSATOS QUE, TENDO COMEÇADO PELO ESPÍRITO, ACABEIS AGORA PELA CARNE? (Gálatas 3.3).
Na vida familiar quantos relacionamentos começaram pelo Espírito, os nubentes andando em Espírito, aprovados por Deus, porém, ao fim dos anos juntos as obras da carne tomam lugar nas vidas e acabam em morte (separação). Porque como está escrito:
“PORQUE A INCLINAÇÃO DA CARNE É MORTE...” (Romanos 8.6).
È importante termos bastante cuidado em tudo quanto fizermos, para que tanto o nosso começo quanto o nosso final sejam motivo de glorificação a Deus, pois para isso fomos chamados “PARA LOUVOR DA SUA GLÓRIA!
Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas, porque ao longo da caminhada tantos imprevistos podem nos acontecer.
Atentemos com mais diligência para essa mensagem meus queridos!
Aniversariantes PARABÉNS! Colossenses 3.16

quarta-feira, agosto 08, 2007

O QUE É MELHOR SEGUNDO AS ESCRITURAS – 2


“É MELHOR IR A UMA CASA ONDE HÁ LUTO DO QUE A UMA CASA EM FESTA, POIS A MORTE É O DESTINO DE TODOS” (Eclesiastes 7.2).

Parece até um paradoxo a afirmação das sagradas escrituras. Normalmente se prefere ir a uma festa, um banquete do que ir a um velório, sem dúvida.
Aliás, nem todos estão preparados para visitar um defunto. Há mesmo os necrófobos, isto é, aqueles que têm fobia a ambiente de morte.
Mas a Bíblia diz que é melhor estar em um ambiente onde ocorreu uma perda humana do que onde há alegria, porque ali se vê o destino de todos os homens. Como está escrito:
“... O HOMEM ESTÁ ORDENADO A MORRER UMA SÓ VEZ E DEPOIS DISSO ENFRENTAR O JUÍZO”. (Hebreus 9.27).
Quando vamos à casa onde há luto podemos cumprir a ordem da Palavra:
“... CHOREM COM OS QUE CHORAM” (Romanos 9.15).
No lugar onde as pessoas sofrem com a perda de um ente querido podemos refletir que nós mesmos estamos sujeitos a passar pela mesma experiência.
Também refletimos sobre o nosso futuro, ou seja, que um dia teremos de experimentar a morte, se não ficarmos vivos até o arrebatamento. A idéia de morte na mente do salvo não deve trazer medo ou insegurança pois:
“AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE TU ESTÁS COMIGO...” (Salmo 23.4).
Meditar sobre o assunto para quem não tem o Senhor Jesus em sua vida deve ser apavorador! Imaginar uma eternidade longe de Deus sem a mínima chance de reverter a situação!
Entretanto, meditar sobre partir desta vida para o salvo é saber que será apenas transferido de um mundo de pecado e dor para o paraíso onde a presença de Deus nos fará descansar. É a certeza de quando a trombeta tocar:
“... AQUILO QUE É CORRUPTIVEL SE REVESTA DA INCORRUPTILIDADE, E AQUILO QUE É MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE” (1 Corintios 15.53).
Na casa onde há luto é o momento para avaliarmos o quanto as coisas desta vida são passageiras, pois se a pessoa que partir possuir muitos ou poucos bens está deixando tudo para trás, pois sequer teve o direito de escolher o seu ataúde. Vemos então a futilidade das riquezas e como disse Jesus:
“... INSENSATO! ESTA MESMA NOITE A SUA VIDA LHE SERÁ EXIGIDA. ENTÃO, QUEM FICARÁ COM O QUE VOCÊ PREPAROU? (Lucas 12.20).
A grande verdade em tudo isto é que não sabemos a hora em que haveremos de ser chamados desta vida. Contudo o mais importante não é como deixaremos este corpo físico mas como nos encontraremos com Deus. Se tivermos um bom advogado que nos justifique diante do Juiz de toda a terra, sim, estamos seguros. E esse Advogado é o Senhor Jesus Cristo.
Portanto, devemos constituir o Senhor Jesus como nosso Advogado enquanto temos vida, pois aqueles que viverem com Cristo neste mundo serão acompanhados por Ele na passagem desta vida para a outra e finalmente estarão com Ele para toda a eternidade!
“CONSOLEM-SE UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS” (1 Tessalinicenses 4.18).

Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 4.18

domingo, agosto 05, 2007

O QUE É MELHOR SEGUNDO AS ESCRITURAS
“ O BOM NOME É MELHOR DO QUE UM PERFUME FINÍSSIMO...” (Eclesiastes 7.1).

A Bíblia Sagrada é plena de ensinamentos que são tão atuais quanto as noticias dos jornais de cada dia.
Um perfume finíssimo é também caríssimo! Há grande valor em certos determinados perfumes. Por exemplo: o perfume que aquela mulher derramou sobre Jesus um pouco antes da sua morte tinha o seu valor equivalente a um ano de trabalho.
Entretanto, o bom nome é melhor, e como está escrito:
“VALE MAIS TER UM BOM NOME DO QUE MUITAS RIQUEZAS...” (Provérbios 22.1).
Quanto vale uma boa reputação! E principalmente quando temos o nome da família de Deus!
Todos os nascidos de novo fazem parte da grande família de Deus na terra.
“PORTANTO, VOCÊS JÁ NÃO SÃO ESTRANGEIROS E FORASTEIROS, MAS CONCIDADÃO DOS SANTOS E MEMBROS DA FAMILIA DE DEUS”. (Efésios 2.19) e ainda:
“...DO QUAL RECEBE O NOME TODA A FAMILIA NOS CÉUS E NA TERRA”. (Efésios 3.15).
Há pessoas que têm orgulho do nome da família em que nasceram. Contudo, mais importante é carregar conosco o nome da família de Deus!
Que escolha preciosa! Escolher ser herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo.
Não importa qual seja o seu nome de família, o que importa mesmo é ser da família que tem o Pai celestial como seu pai.
E para todos quantos são membros desta grande família a responsabilidade é grande. Qualquer coisa que fazemos de negativo repercute no nome da família. Logo os que não pertencem a família de Deus, se acham no direito de comentar:
Vejam, é o crente não é?
E lá se vai o nome da família sendo manchado diante do mundo.
Quando procuramos honrar o nome da família agradamos ao Pai da família, glorificamos o seu Nome e proclamamos as boas novas com nossa vida, o quinto evangelho.
Portanto, vamos buscar com zelo manter o nosso nome honrado de tal maneira que a nossa vida brilhe como um luzeiro no meio de uma geração corrompida e perversa.
Aniversariantes PARABÉNS! Joel 2.26
NOVO DESAFIO BIBLICO E NOVA POESIA. CONFIRA!

sexta-feira, agosto 03, 2007

CANAIS DA GRAÇA DE JESUS: AMOR SINCERO A JESUS E HUMILDADE

“A GRAÇA SEJA COM TODOS OS QUE AMAM SINCERAMENTE AO SENHOR JESUS”. ( Efésios 6.24).
“DEUS SE OPÕE AOS ORGULHOSOS, MAS CONCEDE GRAÇA AOS HUMILDES”. (Tiago 4.6).

A graça que nos é suficiente para o nosso viver diário nos é dada através do nosso amor sincero a Jesus.
Amor sincero implica em: lealdade, fidelidade, renúncia, desinteresse...
Quando amamos sinceramente a alguém não agimos com interesse com ele, como muitos cristãos têm feito em relação a Jesus. E até chegam a dizer:
“Eu amo Jesus porque Ele me deu um emprego, uma casa, um carro”.
Quem ama sinceramente a Jesus dá a Ele o senhorio da vida sem reservas e sem constrangimento. É leal para com Ele e também fiel a Ele.
Quem ama a Jesus sinceramente lhe obedece (João 14.21); ama os irmãos como Ele nos amou, sem discriminação alguma.
É uma grande mentira dizer que amamos a Cabeça (Cristo), quando não amamos os membros do Corpo (Igreja).
De igual modo a graça nos é concedida quando somos humildes e nunca aos orgulhosos!
A humildade é uma virtude que deve ser buscada por todos quantos seguem a Cristo, pois Ele mesmo disse:
“APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...” (Mateus 11.29).
Segundo as escrituras devemos nos revestir da humildade (Colossenses 3.12).
A humildade é como um manto que oculta o nosso eu, o nosso orgulho, a nossa presunção.
Quando deixamos de lado a humildade começamos a nos ver importantes, necessários na obra; confiarmos em nossos méritos, em nossa própria competência. E esse caminho é caminho de queda.
Somente exercitando a humildade podemos depender inteiramente de Deus, reconhecer que somente através dele poderemos chegar a sua presença e viver para sempre.
Sem humildade achamos que através das nossas obras, do nosso tempo de igreja chegaremos ao céu; sem humildade desprezamos os irmãos e nos julgamos superiores a eles. Sem humildade jamais obedeceremos as escrituras quando diz:
“CADA UM CONSIDERE OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO”. (Filipenses 4.3.).
A humildade vai adiante da honra, como está escrito, porém há pessoas que querem ser honradas, com prepotência, em cima da soberba.
Como necessitamos desta graça de Jesus meus amados, vamos procurar viver uma vida de amor a Ele e de humildade neste mundo, para que possamos ser cheios da sua graça, pois:
“ A SUA GRAÇA É MELHOR QUE A VIDA!”
Aniversariantes PARABÉNS! Joel 2.26

quarta-feira, agosto 01, 2007

A SUFICIÊNCIA DA GRAÇA DE JESUS

“MAS ELE ME DISSE: MINHA GRAÇA É SUFICIENTE PARA VOCÊ...” (2 Corintios 12.9).

Como Deus é bom!
Como Jesus nos ama, pois tem providenciado tudo quanto carecemos para viver uma vida com qualidade.
Ele melhor que ninguém entende o quanto somos atingidos por tantas coisas negativas, por ataques do nosso adversário, pelos embates da batalha espiritual que enfrentamos cada dia.
Mas Ele providenciou a graça! E ela nos é suficiente em todas as ocasiões!
O homem que teve a ousadia de dizer:
“TORNEM-SE MEUS IMITADORES, COMO EU O SOU DE CRISTO”. (1 Corintios 11.1), viveu momentos de intensa intensa batalha no reino espiritual, aquilo que ele colocou como o bom combate; momentos tão difíceis que chegou a desesperar até da vida (2 Corintios 1.8), entretanto, quando se dirigiu ao Senhor pedindo uma providência para sua situação, a resposta do Senhor foi conclusiva:
“MINHA GRAÇA É SUFICIENTE PARA VOCÊ”.
Se tivermos a graça de Jesus nada nos falta. O que é suficiente é aquilo que satisfaz bastante. Assim é a graça de Jesus para nós, satisfaz bastante.
Em meio às dificuldades materiais: a graça nos é suficiente!
Quando nos sobrevêm as tentações: a graça nos é suficiente!
Se as fraquezas nos querem fazer desanimar: a graça nos é suficiente!
Quando as provações nos parecem intermináveis: a graça nos é suficiente!
Nas humilhações, calúnias, incompreensões que sofremos: a graça nos é suficiente!
Enfim, seja em quaisquer situações por mais desesperadoras que tenhamos de passar: a graça nos é suficiente!
Essa maravilhosa graça de Jesus está ao alcance de todos quantos se enquadram nas condições expressas nas sagradas escrituras:
Ser humilde
“DEUS SE OPÕE AOS ORGULHOSOS, MAS CONCEDE GRAÇA AOS HUMILDES” (Tiago 4.6).
Revistamo-nos, portanto, de humildade (Colossenses 3.12).
Amar a Jesus
“A GRAÇA SEJA COM TODOS OS QUE AMAM A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO COMO AMOR INCORRUPTÍVEL”. (Efésios 6.24).
Continuamos...
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 89.15