segunda-feira, março 31, 2008

NOSSOS LIMITES CHEGAM AO LIMITE

“ ... E PEDIU EM SEU ÄNIMO A MORTE... ( 1 Reis 19.4).
Talvez seja difícil achar entre o povo que se chama pelo nome do Senhor, alguém que desconheça as grandes façanhas do profeta Elias, o tisbita.
Quem não se lembra de como ele enfrentou um rei que, mesmo sendo do povo de Deus, se envolveu com uma mulher idólatra, e que o levou á idolatria?
Como podemos esquecer a grande vitória deste profeta de Deus diante dos profetas de Baal e de Asera?
Mas, como está escrito:
“ ELIAS ERA UM HOMEM SUJEITO ÁS MESMAS PAIXÕES QUE NÓS... ( Tiago 5.17).
Ele não era um super-homem; não possuía super-poderes. Era feito do mesmo pó que nós; era vaso de barro semelhante a cada um de nós.
Há quem diga que ele chegou a esse ponto de fraqueza por medo da ameaça de Jezabel de tirar-lhe a vida. Acredito que o ponto de exaustão deste homem foi além de todo limite que um homem pudesse suportar.
Ele viveu perseguição, alimentação escassa e com deficiências de elementos necessários ao corpo, visto que comia apenas carne e pão, duas vezes ao dia e bebia água do ribeiro de Querite.
Deus proveu o mínimo necessário para que ele sobrevivesse por um tempo. Depois foi alimentado por uma viúva pobre, que, certamente também não tinha uma mesa composta de iguarias e alimentos que viessem a suprir todas as suas necessidades do corpo.
Foram muitas e grandes as expectativas deste homem de Deus. Sua fé em Jeová era inabalável e o fez vencedor gloriosamente.
Seu esforço físico também foi excessivo, com toda certeza. Tanto quando na exterminação dos profetas de Baal e de Asera, quanto na subida do Carmelo afim de pedir chuva a Deus.
Desgaste em cima de desgaste físico e emocional. Chega um ponto em que as forças se esvaem literalmente.
Sua atitude pode sugerir covardia, desistência, entretanto, só Deus que conhece os desígnios do coração pode avaliar perfeitamente o estado de ânimo do profeta. E Deus o ajudou! Renovou as suas forças para que pudesse estar no lugar aonde Deus lhe daria as instruções necessárias quanto ao seu ministério. O propósito de Deus foi cumprido, aleluia!
Quantos de nós chegamos a momentos iguais ao do profeta Elias! Parece que nossas forças estão se esvaindo; sentimos como se a própria vida quisesse fugir de nós; olhamos para os lados e não vemos como sair do estado de prostração que estamos. Parece que nada e ninguém poderá nos tirar da areia movediça para a qual fomos arrastados.
Mas glória a Deus que diferentemente de Elias que não encontrou alguém para lhe ajudar, nos nossos dias temos quem nos ajude, aleluia! Não estamos sós!
Elias não tinha Jesus como seu Sumo Sacerdote, pronto para interceder pelas suas fraquezas e dizer a ele como disse a Paulo:
“... A MINHA GRAÇA TE BASTA...” ( 2 Corintios 12.9).
Não teve ele a presença real e consoladora do Amigo Espírito Santo que está conosco e habita em nós, exatamente para nos ajudar nas nossas fraquezas intercedendo por nós, quando nem sabemos como orar.
O profeta também não estava inserido em um Corpo como estamos nós agora, o Corpo de Cristo que é a Igreja, aleluia! E como está escrito:
“PORQUE SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO”. ( Efésios 5.30).
Assim amados, quando estivermos em um momento de quase exaustão física e emocional, confiemos na ação daquele que nos comprou com o seu precioso sangue. Ele levantará pessoas que nos ajudem a tomar novo ânimo. Um ânimo diferente daquele que viveu o profeta.
O Senhor é a nossa ajuda em todo tempo. E Ele também faz parceria com os homens no que diz respeito a trabalhar em nosso favor. Isto nos traz conforto, pelo que não devemos desanimar.
Amados, orai por mim, em nome do Senhor Jesus.
Que possamos fazer nossas as palavras do apóstolo Paulo:
“ ... PORQUE, QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO, SOU FORTE.” ( 2 Corintios 12.10).
Aniversariantes PARABÉNS! Deuteronômio 33.27

quarta-feira, março 26, 2008

O DEUS QUE CONSOLA


“ EU, EU SOU AQUELE QUE VOS CONSOLA...” ( Isaias 51.12)

Em tempos de dores e sofrimentos nada melhor que ter a certeza de que o nosso Deus é consolador, aleluia!
Quanto pranto! Quanta angústia na terra! Quanta tristeza de alma! Quanto desgosto tem tomado conta de vidas. Porém, aqueles que têm a certeza de que são verdadeiramente filhos de Deus, não sucumbirão à tristeza, jamais! No momento mais difícil o Consolador entrará em ação e os trará consolo, aleluia!
Deus nos consola como uma mãe consola o seu filho:
“COMO ALGUÉM QUE SUA MÃE CONSOLA, ASSIM EU VOS CONSOLAREI...” ( Isaias 66.13).
A última coisa que uma mãe gostaria de ver seria o filho do seu ventre a sofrer. Quando nossos filhos ainda bebês se põem a chorar, imediatamente o instinto materno aflora e nos sentimos impulsionadas a de alguma maneira levar consolo á criança. Á medida em que eles crescem o sentimento não muda, pelo contrário, vai crescendo e somos capazes de arriscar o que temos para não vê-los a sofrer. Buscamos consolar com palavras amorosas e encorajadoras, com um abraço e um beijo carinhoso, enfim.
Mesmo um Israel obstinado e desobediente a Deus, ainda assim Ele promete consolo ao seu povo. Que Deus tão bom é esse Deus!
Jesus quando se manifestou no mundo, cumpriu a profecia que lhe dizia respeito:
“ ... A CONSOLAR TODOS OS TRISTES;” (Isaias 61.2).
Ele consolou a viúva de Naim quando da perda do seu filho, dizendo-lhe:
“Não chores!” ( Lucas 7.13)
Ele consolou Marta e Maria quando da perda de Lázaro dizendo:
“ ... SE CRERES VERÁS A GLORIA DE DEUS.” ( João 11.40).
Quando Jesus estava para partir deste mundo para o Pai, falou aos discípulos dizendo:
“ E EU ROGAREI AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO CONSOLADOR... “ ( João 14.16).
Ele não nos deixou órfãos, aleluia!
Não estamos desamparados!
Em situações até mesmo desesperadoras, quando nenhuma palavra humana possa trazer alento ao coração, temos de Deus um consolo eficaz. Só Ele poder fazer calar a dor mais forte e fazer brotar a alegria que vem do seu Espírito em nós.
E, por conseguinte, todos quantos são consolados por Deus têm a obrigação de consolar outros que estejam em sofrimento.
“BENDITO SEJA O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRITSO, O PAI DAS MISERICRÓRDIAS E O DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO, QUE NOS CONSOLA EM TODA A NOSSA TRIBULAÇÃO, PARA QUE TAMBÉM POSSAMOS CONSOLAR OS QUE ESTIVEREM EM ALGUMA TRIBULAÇÃO, COM A CONSOLAÇÃO COM QUE NÓS MESMOS SOMOS CONSOLADOS DE DEUS.” ( 2 Coríntios 1.3.4).
Deus nos tem consolado quantas vezes!
Consolado através da sua Palavra que cai como bálsamo em nosso coração atribulado nos dando alento e força para prosseguir na caminhada, aleluia!
Ele nos consola através do seu Espírito que em nós habita e traz ao nosso coração palavras de ânimo que fortalecem a nossa fé.
Ele nos consola através da comunhão dos irmãos no Corpo de Cristo. Como é bom sentirmos o consolo ministrado pelos amados irmãos em Cristo Jesus através das orações, do apoio espiritual.
E temos também a responsabilidade de observar a nossa volta aqueles que estão atribulados e levar-lhes algum tipo de consolo.
“PORTANTO, SE HÁ ALGUM CONFORTO EM CRISTO, SE ALGUMA CONSOLAÇÃO DE AMOR, SE ALGUMA COMUNHÃO NO ESPÍRITO, SE ALGUNS ENTRANHÁVEIS AFETOS E COMPAIXÕES, COMPLETAI O MEU GOZO...” ( Filipenses 2.1.2).
Assim, meus amados, não nos deixemos abater com as dificuldades e sofrimentos deste presente século, mas lembremo-nos do que está escrito:
“ ... DEUS QUE CONSOLA OS ABATIDOS, NOS CONSOLOU COM A VINDA DE TITO.” ( 2 Coríntios 7.6).
Há sempre alguém que Deus usará para nos ministrar consolação, aleluia!
E como está escrito:
“... SEDE CONSOLADOS...” ( 2 Corintios 13.11).
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 27.14

segunda-feira, março 24, 2008

DAR A DEUS O QUE DE DEUS


“ ENTÃO JESUS LHES DISSE: DËEM A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS.” ( Marcos 12.17).
A Bíblia Sagrada é bem clara quanto à nossa obrigação de pagar os impostos devidos. O não fazê-lo se constitui desobediência à Palavra de Deus.
Portanto, todos quantos burlam as leis quanto ao pagamento de impostos estão abrindo brechas para dar legalidade ao maligno em suas vidas.
Reconhecemos que o nosso país impõe sobre os seus cidadãos uma carga tributária pesadíssima, mas quando o Senhor Jesus se refere ao dar a César o que é de César não faz exceção alguma.
Lembrando sempre de que todo tipo de engano vem do maligno meus amados.
“ DEEM A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO: SE IMPOSTO, IMPOSTO: SE TRIBUTO, TRIBUTO: SE TEMOR, TEMOR: SE HONRA, HONRA.” ( Romanos 13.7).
Veja bem que a Palavra destaca imposto e tributo e devemos dar a cada um o que lhe é devido.
Reconhecemos de verdade, irmãos, que se não for a graça e a misericórdia de Deus ninguém será capaz de chegar ao céu, mas no que estiver ao nosso alcance para obedecer aos mandamentos da Santa Palavra devemos fazer.
Há pessoas que nem dão a César o que é de César, nem tão pouco a Deus o que é de Deus.
Tanto ficam com os impostos e tributos que deveriam pagar obedecendo as leis do seu país, quanto ficam com as coisas que devemos dar a Deus no nosso dia-a-dia.
Como filhos de Deus, devemos dar a Ele, prioritariamente, três coisas específicas, as quais são: adoração, louvor e serviço.
Será que estamos dividindo o nosso tempo de modo a oferecer a Deus o que lhe é devido?
Quanto tempo nós temos dedicado a adorá-lo, louvá-lo, servi-lO?
Adoração é algo que Deus exige de cada um de nós. É também uma coisa tão difícil de fazer que, o Senhor Jesus Cristo falando com a mulher samaritana, disse:
“NO ENTANTO, ESTÁ CHEGANDO A HORA, E DE FATO JÁ CHEGOU, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÂO AO PAI EM ESPIÍRITO E EM VERDADE. SÃO ESTES QUE O PAI PROCURA.” ( João 4.23).
O que se é fácil de encontrar não há necessidade de ser procurado.
Segundo William Temple, “adoração é a submissão de todo o nosso ser a Deus. É tomar consciência da sua santidade; é sustentar a mente com sua verdade; é a purificação da imaginação por sua beleza; é a abertura do coração ao seu amor; é a rendição da vontade aos seus propósitos.”
Logo, como se pode observar, adoração não é isto que estamos a ver por toda a parte, em muitas igrejas locais.
Alguns dos que se dizem adoradores nem de longe estão dispostos a se submeter a Deus inteiramente, pelo contrário. Estão buscando cada dia o que é melhor para si sem consultar o Espírito Santo para saber qual a vontade de Deus para eles.
Adoradores de domingo á noite na casa de oração, manifestando emoções até em lágrimas, realmente encenando uma situação de adoração, todavia, ao sair do momento de louvor se entregam ás paixões da carne para satisfazer a sua vontade carnal.
Para muitos que se dizem cristãos a palavra submissão já não mais existe. Não há submissão a Deus e a sua Palavra, e, deste modo se mostram insubmissos a toda e qualquer autoridade instituída por Deus a começar no lar.
Todos os cidadãos do reino de Deus devem ser submissos.
O conceito de submissão é bíblico e toda insubmissão caracteriza rebeldia. Foi assim com o querubim ungido. Ele se rebelou contra a autoridade de Deus e foi banido para sempre.
Amados, adoremos a Deus em nosso espírito recriado para esse propósito.
“...AO SENHOR TEU DEUS ADORARÁS...” ( Mateus 4.10).
Aniversariantes PARABÉNS! Josué 1.8

terça-feira, março 18, 2008

PARA QUE JESUS MORREU?


“ FOI PARA ISTO QUE MORREU CRISTO, E TORNOU A VIVER , PARA SER SENHOR, TANTO DOS MORTOS COMO DOS VIVOS.” ( Romanos 14.9).
Muitos que se dizem cristãos não sabem verdadeiramente qual a finalidade ou as finalidades para as quais Cristo morreu. Alguns apenas sabem que Ele morreu para nos salvar da morte eterna.
Contudo, segundo as escrituras, a morte de Jesus teve mais alguns objetivos específicos, a saber:
1. Para remissão dos nossos pecados, porque está escrito: “... SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO.” ( Hebreus 9.22).
2. Para tirar os pecados de muitos, como está escrito: “ ASSIM TAMBÉM CRISTO, OFERECENDO-SE UMA VEZ PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS...” ( Hebreus 9.28). ( Ele só tira os pecados de todos quantos reconhecem o seu sacrifício e O aceitam como Salvador e Senhor das suas vidas, embora tenha dado a sua vida por todos, pelo mundo).
3. Para nos livrar do presente século mau, como está escrito: “ GRAÇA E PAZ DA PARTE DE DEUS PAI E DA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O QUAL SE DEU A SI MESMO POR NOSSOS PECADOS, PARA NOS LIVRAR DO PRESENTE SÉCULO MAU...” (Gálatas 1.4).
4. Para nos remir de toda a iniqüidade, como está escrito: “ O QUAL SE DEU A SI MESMO POR NÓS PARA NOS REMIR DE TODA A INIQUIDADE...” ( Tito 2.14).
5. Para santificar e purificar a Igreja, seu Corpo, como está escrito: “ ... E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA, PARA A SANTIFICAR PURIFICANDO-A... PARA A APRESENTAR A SI MESMO IGREJA GLORIOSA, SEM MÁCULA, NEM RUGA, NEM COISA SEMELHANTE, MAS SANTA E IRREPREENSÍVEL.” ( Efésios 5.25 a 27).
6. Para servir de testemunho, como está escrito: “O QUAL SE DEU A SI MESMO EM PREÇO DE REDENÇÃO POR TODOS, PARA SERVIR DE TESTEMUNHO A SEU TEMPO.” ( 1 Timóteo 2.6).
7. Para que nele fossemos feitos justiça de Deus, como está escrito: “ÁQUELE QUE NÃO CONHECEU PECADO, O FEZ PECADO POR NÓS; PARA QUE NELE FOSSEMOS FEITOS JUSTIÇA DE DEUS.” ( 2 Coríntios 5.21).
8. Para aperfeiçoar para sempre os que são santificados, como está escrito: “ PORQUE COM UM SACRIFICIO ÚNICO APERFEIÇOOU PARA SEMPRE OS QUE SÃO SANTIFICADOS.” (Hebreus 10.14).
9. Para aniquilar o diabo, como está escrito: “ E VISTO COMO OS FILHOS PARTICIPAM DA CARNE E DO SANGUE, TAMBÉM ELE PARTICIPOU DAS MESMAS COISAS, PARA QUE PELA MORTE ANIQUILASSE O QUE TINHA O IMPÉRIO DA MORTE, ISTO É, O DIABO.” ( Hebreus 2.14).
10. Para livrar os que estavam sujeitos á servidão, como diz a escritura: “ E LIVRASSE TODOS OS QUE, COM MEDO DA MORTE, ESTAVAM POR TODA A VIDA SUJEITOS Á SERVIDÃO.” ( Hebreus 2.15).
11. Para que vivamos para Ele, como está escrito: “ E ELE MORREU POR TODOS, PARA QUE OS QUE VIVEM NÃO VIVAM MAIS PARA SI, MAS PARA A QUELE QUE POR ELES MORREU E RESSUSCITOU.” ( 2 Coríntios 5.15).
Meus amados e queridos irmãos, procuremos cada dia amar mais e mais ao Senhor Jesus Cristo e demonstrar esse amor através de uma vida totalmente entregue a Ele.
Vamos buscar não viver mais para nós mesmos, para fazer a nossa vontade. Não nos preocupemos com o nosso ego, com a nossa imagem, mas sempre esforçar-nos para viver a vida dele neste mundo.
Todos quantos vivem para Ele estão submissos ao seu senhorio , abrindo mão do querer próprio, procurando em tudo perguntar ao Senhor o que lhe agrada.
O apóstolo Paulo entendeu muito bem a mensagem que o Espírito Santo lhe inspirou para escrever aos crentes de Corinto, pois assim se expressou:
“... VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM...” ( Gálatas 2.20).
Aniversariantes PARABÉNS! Jeremias 1.19

segunda-feira, março 17, 2008

OS PENSAMENTOS DE DEUS

“PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS...” ( Isaias 55.8).

Deus tem pensamentos.
Os pensamentos dele são diferentes dos nossos, e como!
Os pensamentos de Deus são altos!
“... OS MEUS PENSAMENTOS, MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS PENSAMENTOS.” (Isaias 55.9).
Os pensamentos de Deus são pensamentos de cima e não da terra acerca de cada um de nós. A sua prioridade é que a nossa vida de comunhão com Ele seja cada dia mais aprimorada; que vivamos mais intensamente experiências profundas com a sua pessoa; que O conheçamos não de ouvir falar, mas de intimidade real.
“PORQUE EU BEM SEI OS PENSAMENTOS QUE PENSO DE VÓS, DIZ O SENHOR; PENSAMENTOS DE PAZ E NÃO DE MAL, PARA VOS DAR O FIM QUE ESPERAIS.” ( Jeremias 29.11).
Que bom saber esta verdade!
Os pensamentos de Deus para nós são pensamentos de paz e não de mal!
Louvemos ao Senhor por seus pensamentos a nosso respeito.
Os pensamentos de Deus são expressos em sua Palavra, aleluia!
Quantas promessas, quantas palavras abençoadoras, quantos versículos de encorajamento encontramos na Santa Palavra de Deus!
O Espírito Santo de Deus em nós traz para nossa mente os pensamentos de Deus, isto é, nos faz lembrar a promessa certa na hora certa, naquela hora em que mais precisamos crer e confiar.
Jamais os pensamentos de Deus irão de encontro a sua Palavra.
Seja qual for o momento em que estejamos vivendo hoje não desanimemos, pois!
Firmemos a nossa mente na Palavra do Senhor e aguardemos confiantemente que tudo quando Ele pensou a nosso favor se cumpra para nos dar o fim que esperamos.
E como está escrito:
“... COMO PENSEI, ASSIM SUCEDERÁ E, COMO DETERMINEI, ASSIM SE EFETUARÁ.” (Isaias 14.24).
Pode passar o tempo que passar; pode acontecer o que acontecer; pode o maligno se levantar com toda a sua fúria; podem os homens arregimentar uma multidão contra nós, mesmo assim como o Senhor pensou vai suceder e como Ele determinou vai se efetuar, até porque, como está escrito:
“PORQUE DEUS É O QUE OPERA EM VÓS TANTO O QUERER COMO EFETUAR, SEGUNDO A SUA BOA VONTADE.” ( Filipenses 2.13).
Amados, não nos devemos perturbar, pois somos filhos de Deus e, como um bom Pai que Ele é tanto quer como tem o melhor para nos oferecer, sempre segundo a sua boa vontade.
Talvez quando alguém escreve sobre os sonhos de Deus, queira expressar os seus pensamentos, ou mesmo o seu desejo para com os seus filhos.
Entretanto, fiquemos com o que está escrito, meus queridos e amados irmãos.
Descansemos nos pensamentos de Deus para nós neste dia.
Certamente o que Ele pensou e determinou chegará para nós ainda que seja no momento mais inusitado possível, ou mesmo quando já nem acreditemos que ainda virá.
Confiemos nesse Pai amoroso, visto que Ele é fiel!
Aniversariantes PARABÉNS! Filipenses 4.19

quarta-feira, março 12, 2008

PENSAMENTOS OU SONHOS?

“ ... MUI PROFUNDOS SÃO OS TEUS PENSAMENTOS!” (Salmo 92.5).
Estamos vivendo a era evangélica de que pregar sobre os sonhos de Deus é algo que faz o povo vibrar. Canta-se sobre os sonhos de Deus e toda a gente fica alegre, animada. Isso é bom, pois vivemos em um tempo muito difícil, sofremos tantas dificuldades, tantos bombardeios no nosso emocional e psicológico, assim, tudo quanto nos traz encorajamento faz bem.
Entretanto, temos que olhar o assunto á luz da Palavra de Deus para não corrermos o risco de afirmar coisas que ali não estão escritas.
O que é sonho?
“Conjunto de idéias e imagens que se apresentam ao espírito durante o sono.” (Pequena Enciclopédia Bíblica – O. Boiyer).
“ Seqüência de fenômenos psíquicos ( imagens, atos, idéias, etc) que involuntariamente ocorrem durante o sono.” (Pequeno Dicionário de Aurélio).
“Associação de imagens, freqüentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme. Fig. Ilusão, fantasia, devaneio, utopia.” (Dicionário On line workpédia).
Em todas as definições há uma frase que nada tem a ver com o que a Bíblia diz em relação a Deus: “durante o sono.”
A Bíblia diz o seguinte:
“EIS QUE NÃO TOSQUENEJARÁ NEM DORMIRÁ O GUARDA DE ISRAEL.” ( Salmo 121.4).
Tosquenejar, segundo os dicionários é o ato de cochilar antes de dormir.
Partindo da afirmação bíblica de que Deus não tosquenejará e nem dormirá, como então Ele poderá sonhar se o sonho acontece durante o sono?
Afinal Deus tem sonhos ?
Segundo as escrituras Deus pode falar através de sonhos (Números 12.6).
Ele falou com Abimeleque em sonhos ( Gênesis 20.3.6); com Labão ( Genesis 31.24) ; com Salomão (1 Reis 3.5);
A Bíblia também fala de onde vêm os sonhos:
“ PORQUE DA MUITA OCUPAÇÃO VÊM OS SONHOS...” (Eclesiastes 5.3).
Nós sonhamos sim. Até mesmo na velhice podemos sonhar como está escrito:
“ ... OS VOSSOS VELHOS TERÃO SONHOS... “ ( Joel 2.28; Atos 2.17).
Sonhar faz parte da vida do homem, e como é bom sonhar bons sonhos! Guarde-nos o Senhor de pesadelos!
Podemos sonhar em termos de projetos a serem realizados, Deus, contudo, o que já está feito na sua presciência. Ele é Deus e conhece o fim desde o princípio.
Deste modo meus amados como podemos afirmar que Deus tem sonhos?
Continuaremos escrevendo sobre os pensamentos de Deus o que é diferente de sonhos.
Aniversariantes PARABÉNS! João 14.1

segunda-feira, março 10, 2008

JESUS CONHECE OS NOSSOS PENSAMENTOS

“CONHECENDO JESUS SEUS PENSAMENTOS DISSE-LHES : POR QUE VOCËS PENSAM MALDOSAMENTE EM SEU CORAÇÂO?” ( Mateus 9.4).
Tenho pensado nisto: os nossos pensamentos são conhecidos do Senhor Jesus! Nada do que pensamos lhe é oculto. Tudo está nu e patente aos seus olhos. Que Ele tenha misericórdia de nós!
Imaginemos se fosse possível, à nossa revelia, isto é, sem nosso controle, aparecer acima das nossas cabeças os pensamentos que passam por nossa mente, como não ficaríamos em situações constrangedoras muitas vezes!
Por isso devemos policiar a nossa mente e os nossos pensamentos afastando imediatamente de nós todo pensamento que não for para nossa edificação, todo pensamento negativo sobre alguém, todo pensamento malicioso, todo pensamento que não esteja incluído na lista que lemos abaixo:
“FINALMENTE, IRMAOS , TUDO O QUE FOR VERDADEIRO, TUDO O QUE FOR NOBRE, TUDO O QUE FOR CORETO, TUDO OQ EU FOR PURO, TUDO O QUE FOR AMÁVEL, TUDO O QUE FOR DE BOA FAMA, SE HOUVOER ALGO DE EXCELENTE OU DIGNO DE LOUVOR, PENSEM NESSAS COISAS.” ( Flipenses 4.8).
O evangelista Lucas narra o episódio em que Jesus foi convidado pelo fariseu Simâo para jantar em sua casa (Lucas 7.38 a seguir). Na ocasião, sem ser convidada por ninguém que lá estava, entra uma mulher. Em bom senso aquela mulher jamais pensaria em entrar em um ambiente onde só havia homens. Entretanto, ela não se importou com as regras da religiosidade dos homens, mas impelida pelo amor a Jesus e pela necessidade de ser perdoada, ela se arriscou.
Imediatamente os pensamentos do fariseu Simão começaram a elaborar um conceito sobre o Mestre e também em relação à mulher. O Mestre não era profeta como se imaginava e a mulher era uma pecadora indigna.
Mas Jesus conhece os pensamentos!
Ele sabia o que passava na mente do fariseu: julgamento temerário, falso testemunho, egoísmo, soberba, maledicência, auto-justiça, enfim.
Quanto àquela mulher seus pensamentos eram de arrependimento, de humilhação, de necessidade de ser perdoada, necessidade de uma nova oportunidade na vida, de amor profundo pelo Mestre, de desprendimento, de coragem.
Contando para Simão a história dos dois devedores ficou muito claro quem encontrara a misericórdia de Deus. O maior devedor.
Simão descuidara de fazer as honras de um dono de casa a um convidado ilustre. Ele falhara na sua postura de homem religioso e cumpridor das tradições religiosas e cerimoniais.
Enquanto que a infeliz pecadora se esmerara em demonstrar o quanto o Mestre era importante para ela, através das suas atitudes, sem se importar com o julgamento que dela fosse feito.
Como é bom saber esta verdade!
Quantos de nós temos sido julgados impiedosamente pelos critérios humanos, por alguém que apresenta justiça própria e quer mostrar aos outros um grau maior de santidade, mas na verdade, é mesmo um elevado teor de religiosidade.
O Mestre amado conhece os pensamentos, aleluia!
Não importa o juízo que façam a nosso respeito, o que de verdade interessa é como Aquele que nos comprou com seu sangue nos avalia hoje. Ele sabe a nossa luta para mantermos a nossa mente firme em sua palavra, em seu amor, em sua verdade. Ele, somente Ele conhece o quanto lutamos contra todo e qualquer pensamento que venha nos afastar da santidade que nos é exigida pela presença do Espírito Santo em nós.
Convém que mantenhamos o controle dos nossos pensamentos submetendo-os ao crivo da santa Palavra de Deus, pois as nossas palavras exprimem o que pensamos. Façamos como o salmista:
“ ... O QUE PENSEI, A MINHA BOCA NÃO TRANSGRIDIRÁ.” (Salmo 17.3).
Graças a Deus que somente Ele conhece o que pensamos, aleluia! Ai de nós se o nosso adversário tivesse acesso ao nosso pensamento.
Amados, quando formos tentados com pensamentos que não se coadunam com a mente de Cristo, rejeitemo-los em nome do Senhor Jesus e vigiemos para não expressarmos alguma coisa que venha a dar legalidade ao nosso adversário de nos acusar diante de Deus.
É tempo de dar liberdade ao Amigo Espírito Santo para controlar totalmente a nossa mente e os nossos pensamentos, bloqueando tudo quanto não for para glória de Deus.
Aniversariantes PARABÉNS! João 11.40


quinta-feira, março 06, 2008

TENHAM SAL EM VOS MESMOS

“... TENHAM SAL EM VOCES MESMOS E VIVAM EM PAZ UNSCOM OS OUTROS.” (Marcos 9.50).
O sal é uma coisa muitas vezes referida na Bíblia Sagrada.
Desde a antiga aliança Deus faz menção do sal para o seu povo.
“... TEMPEREM COM SAL TODAS AS VOSSAS OFERTAS DE CEREAL O SAL DA ALIANÇA DO SEU DEUS; ACRESCENTE SAL A TODAS AS SUAS OFERTAS.” (Levi tico 2.13 – NVI)
Jesus quando falou aos discípulos no sermão da montanha assim se expressou:
“ VOCËS SÃO O SAL DA TERRA...” ( Mateus 5.13).
Paulo escrevendo aos Colossenses falou sobre a necessidade da nossa palavra ter sal.
“O SEU FALAR SEJA SEMPRE AGRADÁVEL ETEMPERADO COM SAL ...” (Colossenses 4.6).
O sal é um tempero usado para dar sabor aos alimentos. Tem suas peculiaridades e de modo nenhum pode perder o sabor. Se ele ficar sem sabor não presta para nada como o Senhor Jesus falou:
“ ... SE O SAL PERDER O SEU SABOR COMO RESTAURA-LO? NÃO SERVIRÁ PARA NADA , EXCETO PARA SER JOGADO FORA E PISADO PELOS HOMENS.” ( Mateus 5.13).
Quando usamos o sal em nossa comida, por mais que coloquemos outros alimentos na mesma vasilha ele não toma o sabor dos outros, pelo contrário, passa o seu sabor para todos os outros.
De igual modo deve ser o nosso testemunho nesse mundo de trevas e de pecado. Precisamos influenciar no meio onde estamos inseridos e nunca sermos influenciados. Tal como o sal, nós precisamos ser autênticos na nossa fé em Cristo Jesus.
Neste tempo presente onde a quantidade de evangélicos tem aumentado a cada dia, infelizmente vemos quantos têm sido sal sem sabor. Vidas sem testemunho, sem exemplo. Vidas que provocam escândalo ao evangelho de Cristo.
Com pesar temos observado os homens escarnecerem do povo de Deus por causa do mal testemunho de muitos que andam com a Bíblia na mão e até mesmo pregando em púlpitos de igrejas locais.
Quantas famílias fora dos caminhos do Senhor por mal exemplo dos responsáveis por elas.
Nossas ofertas ao Senhor têm que estar acompanhada com o nosso testemunho digno de uma pessoa que diz seguir a Jesus.
Há alguns que vão cantar louvores como sacrifício a Deus sem, contudo, apresentar uma vida que glorifique ao Pai celestial. Deus não recebe oferta sem sal.
Um bom testemunho é o bom cheiro de Cristo exalado em nosso proceder. Isso é agradável a Deus.
Por conta de vidas que não glorificam ao Senhor situações de desentendimento têm acontecido. Quantas amizades são destruídas por faltar o sal no relacionamento, como por exemplo. Pessoas são muito amigas e uma dela precisa de dinheiro para resolver um problema. O amigo empresta-lhe e o beneficiado nunca mais devolve o que lhe foi emprestado. Cria desse modo uma situação de ressentimento e a paz entre ambos é quebrada.
Custe o que custar devemos manter o nosso bom testemunho neste mundo e viver em paz. Se nós vivermos em brigas, discussões e contendas como as pessoas que estão no reino das trevas poderão ser atraídas para Cristo? Jesus disse:
“... QUE ELES SEJAM LEVADOS A PLENA UNIDADE , PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE...” (João 17.23).
Nossas brigas por ponto de vistas diferentes e discussões teológicas intermináveis afastam os homens do Senhor Jesus Cristo.
Ajude-nos o Pai celestial a termos sal em nós mesmos e vivermos em paz uns com os outros, para que o seu santo Nome seja engrandecido na terra.
Aniversariantes PARABÉNS! Mateus 5.9

terça-feira, março 04, 2008

ESCOLHIDOS PARA SERVIR

“E O SENHOR DISSE A MOISÉS: FAÇA TAMBÉM UM RECENSEAMENTO DOS GERSONITAS, PELAS SUAS FAMÍLIAS E CLÃS, CONTE TODOS OS HOMENS ENTRE TRINTA E CINQUENTA ANO, APTOS PARA SERVIR, PARA QUE FAÇAM O SERVIÇO DA TENDA DO ENCONTRO.” (Números 4.21).

Deus escolheu a tribo de Levi para o sacerdócio em Arão e seus filhos. E escolheu também os filhos de Levi, Gerson, Coate e Merari, para o serviço da Tenda do Encontro. Eram eles os líderes das famílias e, para cada família Deus determinou o serviço específico em relação ao tabernáculo.

O Senhor determinou de igual modo a idade que eles deveriam estar a cargo do serviço a Ele, entre trinta e cinqüenta anos, ou seja, os melhores anos da vida do homem. A idade do vigor, da força, da realização pessoal.

Embora fossem todos descendentes de Levi havia diferença no serviço prestado. Os coatitas eram encarregados de cuidar das coisas santíssimas, só eles podiam tocar nos utensílios sagrados do tabernáculo; os gersonitas ficaram com a parte de carregar as cortinas e a cobertura de couro, como também os utensílios usados nesse serviço; os meraritas eram encarregados de carregar as armações do tabernáculo. Todo o serviço exigia responsabilidade e grande responsabilidade que era lidar com as coisas sagradas do tabernáculo.

Como salvos em Cristo Jesus também fomos escolhidos para servir no Tabernáculo espiritual que é a Igreja.

Devemos aproveitar os melhores anos da nossa vida para servir ao Senhor e ao seu povo com alegria e singeleza de coração.

Na antiga aliança o serviço do tabernáculo era distribuído por um número grande de homens, o que fazia com que todos trabalhassem sem sobrecarga.

Na Igreja do Senhor há serviço para todos os membros do Corpo. A realidade, entretanto, é que há muitos que não querem fazer a sua parte e por isso uma boa parte dos membros fica sobrecarregado.

Todo serviço a Deus e ao seu povo exige responsabilidade, afinal estamos trabalhando com pessoas ou coisas que pertencem a Ele e não devem ser tratadas de qualquer maneira. Guarde-nos o Senhor de profanar os vasos sagrados, para que não venha juízo de Deus sobre nós como aconteceu com Belsazar.

O Senhor não nos escolheu para sermos carregados, ou servir de peso para os outros simplesmente, mas para fazer nosso trabalho no reino de Deus. Devemos servir com responsabilidade, com amor acima de tudo.

Os levitas serviram em um tabernáculo terrestre, que esteve no meio do povo apenas por um tempo, foi uma fase na vida do povo de Israel. Deus aparecia no tabernáculo, em cima do propiciatório, quando o Sumo Sacerdote oficiava ao Senhor.

Hoje Deus vive na Igreja pelo seu Espírito Santo. É Ele, o Amigo que move o Corpo ligado à Cabeça – Cristo.

Se o serviço prestado pelos levitas no tabernáculo era de suma importância , quanto mais será importante o serviço daqueles que trabalham carregando as cargas dos membros do Corpo, ajudando no Tabernáculo espiritual que é para a eternidade, como está escrito:

“LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO.” (Gálatas 6.2).

A lei de Cristo é o amor. Quando levamos os fardos dos nossos irmãos em oração, com atenção para com eles, aliviamos a pressão que eles passam ministrando conforto nas dificuldades por eles vividas.

O sofrimento dos meus irmãos diz respeito a mim, pois somos membros uns dos outros. Jamais devemos ficar alheios à dor de alguém que sofre na nossa comunidade local (igreja).

Lamentavelmente o inimigo tem levado vantagem em algumas vidas e as tem tirado do ajuntamento solene do povo de Deus, por causa da nossa negligência em ajudar os que estão sobrecarregados demonstrando o amor de Cristo em nossa vida. Muitas vezes somos cegos pelo egoísmo de só vermos a nossa luta, a nossa situação difícil, nos voltarmos para dentro de nós tão somente.

Paremos e observemos a nossa volta. Vejamos quantos estão quase a cair sob o peso de dores, frustrações, decepções, fracassos, incompreensões, e tantas coisas mais. Tomemos sobre os nossos ombros a carga deles e certamente na hora em que necessitarmos de alguém que nos ajude com a nossa carga Deus levantará cirineus para nos ajudar a carregar a cruz, aleluia!

Amados, não sejamos negligentes quanto à assistência aos que carecem da nossa mão amiga.

Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 46.10