quinta-feira, agosto 28, 2008

A ORAÇÃO ABRE O CÉU

“... E ENQUANTO ELE ESTAVA ORANDO, O CÉU SE ABRIU...” ( Lucas 3.21).
Desde muito pequena acostumei-me a ver minha mãe orando. Costumeiramente via minha mãe de joelhos, à beira da sua cama, a falar com Deus. Aquele quadro até hoje permanece vívido em minha memória.
Logo que tomei consciência das coisas aprendi que a oração é uma chave que pode abrir portas e até mesmo o céu para nós. Por isso, ainda menina pequena comecei a freqüentar o círculo de oração e, junto com as irmãs de oração aprendi a orar. Aprendi também a buscar ajuda naquelas mulheres e naquele lugar que foi de refúgio em muitos momentos da minha vida.
Quero compartilhar um testemunho, que, com certeza, vai estimular a sua fé para uma vida de oração.
Morávamos em um lugar extremamente pobre, um ambiente ruim, onde muitos homens viviam bêbados constantemente. Nossa casa era de palha e taipa. Um dia meu pai resolveu reformar nossa casa, transformando-a em um bangalô de taipa e telha. Trabalhamos duro, pois eu era a ajudante de pedreiro do meu pai. E finalmente nossa casa ficou bonita e a melhor casa daquela rua. Um espírito de inveja veio sobre um dos nossos vizinhos, e agora, quando ele vinha à noite para a casa, descia a ladeira gritando e xingando o meu pai. Era uma provocação constante.
Certo dia meu pai estava em casa e ele começou a gritar e a xingar o meu pai e também minha madrasta, e eu. Aí meu pai não suportou e se preparou para enfrentá-lo. Seguramos o meu pai e com muito custo, o fizemos desistir da idéia de tirar satisfação com o dito homem. Este, como se não bastasse, passou a riscar com uma foice as nossas portas e janelas.
Meu pai amanheceu decidido a naquele dia acertar as contas com o tal vizinho. Eu entrei em pânico, literalmente! Mas eu sabia que havia uma arma a ser usada, a oração! Depois do trabalho eu fui ao círculo de oração. Lá chegando ajoelhei-me e sequer conseguia falar. Somente as lágrimas me caíram cara a baixo, tamanha era a aflição da minha alma. Terminado o período da oração de joelhos, todos se levantaram e eu permaneci ajoelhada, chorando nos pés do meu Senhor. Eu pedia no meu pensamento para Deus nos tirar daquela casa, eu queria mudar dali antes que acontecesse uma desgraça ao meu pai. Minha prima que estava junto de mim não sabia por que eu estava naquela angústia, mas pediu às irmãs que orassem por mim para que o Senhor me ajudasse. As irmãs oraram. Eu cri. E Deus agiu, aleluia!
Era uma quinta-feira, Deus preparou uma pessoa que no sábado seguinte estava fazendo negócio na casa com meu pai, sem sequer ver a casa onde era. No domingo seguinte nós estávamos nos mudando para outro bairro, glória a Deus!
O senhor que fez a troca da nossa casa com uma que ele tinha, após registrar o negócio no cartório, foi com meu pai ver a casa que adquirira. Ficou desapontado ao ver o lugar em que ela estava, mas disse ao meu pai:
-- Se eu tivesse vindo aqui antes, não teria feito o negócio. Mas como está feito, eu não volto atrás com minha palavra. E desta maneira o Senhor nos deu livramento, aleluia!
Jesus ao ser batizado, enquanto orava o céu se abriu.
Aconselho aos que lêem estas linhas que experimentem orar. Seja qual for a situação que esteja a passar, ore. Por mais complicado que seja o problema, ore. E como diz a Palavra:
“Está alguém aflito? Ore.” ( Tiago 5.13).
Derramar a alma diante do Senhor faz o céu se abrir.
O céu se abriu para Ana e Deus tirou o seu opróbrio.
O céu se abrirá para você e o agir de Deus irá mudar a sua situação. Você poderá dormir com esta causa a lhe perturbar, mas, por favor, ore. Ore com confiança, pois Deus está esperando a sua oração, com um coração quebrantado e contrito, e, com toda certeza, no amanhecer Ele já terá agido trazendo a solução de uma maneira inusitada. Você se surpreenderá com o modo como Ele vai fazer. Ore e tenha confiança de que da mesma forma como o céu se abriu para Jesus também se abrirá para você, aleluia!
Lamento perceber que nos dias de hoje o povo de Deus já não ora como o fazia antes. Até mesmo nas igrejas locais aonde as pessoas chegavam, dobravam os joelhos até o pastor dá início ao culto, infelizmente, hoje, não acontece mais. Nem mais nos cultos da ceia do Senhor essa prática é exercitada. E como conseqüência,estamos quase que nos afogando em meio a tantas dificuldades e problemas insolúveis. Os cadernos de pedidos de oração nos círculos de oração estão cheios de nomes apresentando as necessidades. Mas onde estão os necessitados? Onde estão os carentes que se prostram diante do trono da graça para alcançar misericórdia e serem socorridos em tempo oportuno? Que estamos a fazer do nosso tempo? Como o estamos usando?
A oração é o oxigênio do salvo e sem oxigênio no corpo as conseqüências são desastrosas, desde lesões de cérebro.
Espiritualmente há muitos crentes que estão na UTI , dependendo do oxigênio que os outros lhes administram. Ainda bem que a graça e a misericórdia entram em ação neste tempo presente, glória a Deus!
Oremos meus amados! Que tal agora uma pausa para a oração? Mãos á obra!
Aniversariantes PARABÉNS! Ageu 2.19

segunda-feira, agosto 18, 2008

MINISTÉRIO DE ABRIR PORTAS

“... ENTÃO ABRIU AS PORTAS DA CASA DO SENHOR...” (1 Samuel 3.15).

Não há quem possa duvidar do ministério do profeta Samuel. Ele exerceu em Israel os ministérios de juiz, profeta e sacerdote. Entretanto, ainda menino, ele exerceu um ministério que talvez, possa passar despercebido a muitos de nós. O ministério de abrir as portas da casa do Senhor.
Enquanto as portas não eram abertas as pessoas não podiam entrar para oferecer sacrifícios, ofertas e todas as coisas que a lei determinava.
Enquanto as portas não eram abertas a luz do sol não podia entrar trazendo luz para o ambiente. A luz do sol irradia vida por onde quer que ela penetre.
À medida que meditava neste assunto podia entender que há muitos de nós que vivemos tempos em que as portas da casa do Senhor, o templo e santuário do Espírito Santo permanecem fechadas.
Neste tempo a tendência ao isolamento é real; não há penetração de luz alguma, a pessoa sente-se como que invadida por nuvens sombrias; na alma há algo de lugubridade; a alegria se vai; parece que tudo à volta perde a motivação. Não há interesse em oferecer sacrifícios ao Senhor, somente uma apatia domina o ser.
E o mais sério em tudo isso é que por si só a pessoa não consegue abrir as portas que estão cerradas. O medo vem devagarzinho e acaba se instalando também. Foi assim quando Jesus morreu. Os discípulos estavam reunidos,com as portas cerradas, com medo.
Muita das vezes as pessoas preferem se isolar de tudo e de todos, em conseqüência de tantas desilusões, frustrações nos relacionamentos, por terem sofrido traição na confiança que depositaram em um amigo. São elas atingidas por uma espécie de medo de sofrer novamente, daí o melhor que têm a fazer é cerrar todas as portas de entrada para o homem interior.
Contudo, esse tipo de atitude não é a melhor.
Nessa situação tal pessoa precisa da ajuda de alguém que entenda a necessidade de, através da oração, do exercício do amor fraternal, usando a Palavra de Deus como chave, aproximar-se e estender a mão amiga.
O problema é que não são muitos nas igrejas locais que estão dispostos a exercerem esse ministério.
Infelizmente a grande maioria aspira ministério onde estejam em evidência, nos púlpitos, palanques; lugares onde há grandes multidões para ouvi-los, pois isso traz engrandecimento pessoal.
Enquanto isso, mais e mais pessoas estão ficando isoladas a portas cerradas, evitando tudo que lhe traga lembranças do sofrimento experimentado.
É a hora daqueles que entendem a voz do Amigo Espírito Santo entrarem em ação, procurando ajudar a abrir as portas que foram fechadas: a porta da fé, a porta da esperança, a porta da confiança, a porta do amor, a porta da oração, a porta do louvor, a porta do serviço e outras tantas que poderão ter sido fechadas.
Uma vez que as portas vão sendo abertas os raios do sol começam a penetrar nas áreas nebulosas e sombrias, e, a vida começa a entrar naquele lugar que é a casa, o templo de Deus.
Quanto todas as portas estão abertas os sacrifícios podem se oferecidos com alegria, o medo se vai, a confiança volta a dominar, e o melhor é que outros podem ter acesso a Deus através de nós, aleluia!
Meu desejo e oração é que alguns daqueles que lêem estas linha possam se colocarem diante de Deus, à disposição do Amigo, para em sintonia com Ele, entender a necessidade de um membro do Corpo e entrar em ação, fazendo assim a diferença naquela vida, para glória de Deus.
É importante saber que tal trabalho não dá IBOPE, absolutamente! Pelo contrário é um serviço que deve estar em oculto, sem propagação, sabendo que o Deus que tudo vê não passa despercebido cada esforço no sentido de ajudar aqueles que são seus filhos.
Em nome do Senhor Jesus, meus amados, deixemos de lado tudo quanto nos venha proporcionar a autopromoção ou o reconhecimento dos homens. É bem melhor deixar que o Pai que vê em secreto, nos recompensará publicamente.
Mãos à obra! Coloquemo-nos nas mãos do Senhor para o que Ele nos use naquilo que Ele determinou para os seus filhos.
Aniversariantes PARABÉNS! Filipenses 4.4.

quinta-feira, agosto 14, 2008

JOÃO, IRMÃO E COMPANHEIRO DE REINO

“EU, JOÃO, IRMÃO E COMPANHEIRO DE VOCÊS NO SOFRIMENTO, NO REINO E NA PERSEVERANÇA EM JESUS...” (Apocalipse 1.9).
Ele era o discípulo amado.
Ele era o apóstolo do amor.
Ele era o único que reclinava a cabeça no seio de Jesus para perguntar o que os outros queriam saber.
Ele era da extrema confiança do Mestre, pois no Calvário, mesmo em extrema agonia, o Senhor Jesus confiou a sua mãe – Maria, aos cuidados do amigo.
Ele estava entre as colunas da igreja primitiva.
Enfim, ele era alguém que tinha um currículo invejável; alguém que tinha acompanhado Jesus desde o início do seu ministério até quando foi assunto ao céu.
E por que não falar das coisas que sofreu por amor do Nome do Senhor Jesus? Mas em tudo ele podia alegrar-se achando-se digno de padecer pelo Senhor.
Agora, já idoso, colocado na ilha de Patmos para morrer de solidão, abandonado, ele escreve aos irmãos se apresentando apenas como João. Nada menciona do seu currículo, não se auto-promove, mas se coloca apenas como irmão e companheiro dos santos no sofrimento, no reino e na perseverança em Jesus.
Que grande lição de humildade!
João é nosso irmão e companheiro no sofrimento. Como é bom saber que o sofrimento faz parte da vida dos que amam ao Senhor Jesus. João amava o Senhor Jesus e mesmo assim não foi isento de sofrer.
Há nos nossos dias cartazes exibindo frases tais como: pare de sofrer, ou não sofra mais. Esse é um falso evangelho, e como Paulo escreve aos gálatas, que se alguém anunciar outro evangelho seja anátema, é um grande perigo entrar por esse caminho. Na verdade, é um caminho onde os espíritos enganadores dominam as mentes dos incautos.
Amados, tenhamos cuidado com manifestações de orgulho em nossa vida, como auto-reconhecimento e autopromoção.
O Senhor Jesus falando à igreja em Tiatira se refere a uma mulher chamada Jezabel dizendo o seguinte:
“... TOLERAS
JEZABEL, MULHER QUE SE DIZ PROFETIZA...” ( Apocalípse 2.20).
Não devemos ceder à tentação de louvarmos a nós mesmos, pois como está escrito:
“POIS NÃO É APROVADO QUEM A SI MESMO SE LOUVA...(2 Crotíntios 10.18).
Infelizmente há pessoas que estampam os seus nomes e sua titulação, mostrando seus conhecimentos, e seu trabalho desenvolvido nacional e internacionalmente.
Que o Senhor nos ajude a despojar-nos de toda a pretensão!
O apóstolo Paulo apesar de todo o seu conhecimento intelectual e escriturístico, declara reputar tudo como esterco para ganhar a Cristo.
A impressão que se tem é de que pessoas nas igrejas locais estão em pé de competitividade umas com as outras, medindo os conhecimentos adquiridos nas escolas seculares, universidades e escolas teológicas.
É lamentável saber que pessoas são capazes de adquirir diplomas de teologia e até de doutor em divindade, sem sequer freqüentar um dia de aula naquela instituição. Parece que mentira deixou de ser mentira para muitos. O fato é que o maligno colocou em mentes de crentes que a mentira não faz mal desde que não prejudique a ninguém. Grande mentira! Toda mentira é filha do diabo, e não se pode conceber um filho de Deus andando de mãos dadas com a filha do diabo.
Grande coisa é ser irmão e companheiro daqueles que têm os seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro; daqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro; que estão esperando a volta de Jesus para participarem das bodas do Cordeiro!
É tempo de obedecer ao que está escrito:
“PELO QUE DEIXAI A MENTIRA E FALAI A VERDADE CADA UM COM O SEU COMPANHEIRO...” ( Efésios 4.25).
Amados, revistamo-nos de humildade para não sermos conhecidos de longe por Deus. Revistamo-nos de humildade se quisermos ser honrados, pois como está escrito:
“... DIANTE DA HONRA VAI A HUMILDADE.” (Provérbios 18.12).
Nada temos de que nos gloriar, como escreveu Paulo:
“... AQUELE QUE GLORIA-SE, GLORIE-SE NO SENHOR.” ( 1 Corintios 1.31)
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 23.6

segunda-feira, agosto 11, 2008

É TEMPO DE LEVANTAR-SE

“LEVANTA-TE E RESPLANDECE...” ( Isaias 60.1).
Estamos vivendo um tempo em que a apatia, o tédio, a modorra, a mesmice espiritual estão querendo dominar as vidas dos que foram comprados pelo sangue do Cordeiro.
Na verdade, as trevas estão aumentando dia a dia e na medida em que a noite vai chegando a tendência à sonolência é uma realidade.
Entretanto, é também a hora da Igreja do Senhor Jesus resplandecer! Quanto maior a trevas, mais se percebe o brilho da glória da Igreja, aleluia!
Como membros do Corpo glorioso de Cristo somos luz e como luz também brilhamos neste mundo tenebroso. Mas é necessário levantar-se.
A nossa atitude não é de ficarmos adormecidos, olhando em volta para as dificuldades, as lutas, as provações, o sofrimento que nos faz chorar, lamentar, clamar e rogar que os irmãos nos ajudem nas nossas tribulações. Contudo, temos que estar de pé, como falou o Senhor ao profeta:
“FILHO DO HOMEM, PÕE-TE EM PÉ, E FALAREI CONTIGO.” (Ezequiel 2.1).
Ah, como carecemos de ouvir Deus falar conosco! Em meio a tantas vozes que escutamos a voz de Deus é uma necessidade premente para nós ouvirmos.
Contudo, precisamos estar de pé para que Ele fale conosco. O Amigo sabe como está a postura daqueles que lêem esta página neste dia. Como foi o seu final de semana? Esteve de pé e pode ouvir o Senhor falar consigo ou sequer teve ânimo de levantar a cabeça, voltar os olhos para cima a fim de ouvir o que o Amigo tem para falar ao seu coração?
O nosso adversário tenta de todas as maneiras nos deixar prostrados, sem forças e sem alento, pois quando estamos nesta situação nossa defesa espiritual fica minada, a ponto de corrermos o risco de ficar doentes.
Mas a Palavra do Senhor é para levantar-se!
Não somente levantar-se, mas também vir para o meio, foi assim que Jesus disse ao homem que tinha uma mão mirrada:
“E DISSE AO HOMEM QUE TINHA A MÃO MIRRADA: LEVANTA-TE E VEM PARA O MEIO.” ( Marcos 3.3.).
Precisamos estar no meio do povo que serve a Deus com coração sincero. Precisamos fazer parte da comunidade que invoca a Deus em espírito e em verdade. Temos que nos identificar como membros da família de Deus na terra, e, se ficarmos isolados como pensam alguns, dificultamos o agir de Deus em nosso favor. A comunhão dos santos é imprescindível para todos quantos estão em Cristo Jesus.
Rejeitemos a idéia de que podemos servir a Deus sozinho em casa; que por não concordarmos com coisas em nossa igreja local, vamos deixar de freqüentar as reuniões onde o povo de Deus se congrega com a finalidade de “contemplar a formosura do Senhor (adorar),e aprender no seu templo.” É também na casa do Senhor que oramos junto com os irmãos, pois como está escrito:“A MINHA CASA SERÁ CHAMADA CASA DE ORAÇÃO....” (Isaias 56.7).
Como é maravilhoso sentir o carinho e o apoio em oração daqueles que buscam ao Senhor! O estar separado da comunhão dos irmãos poderá abrir portas para o adversário trazer esfriamento espiritual, como acontece com uma brasa que é retirada do braseiro.
E uma vez que estamos de pé resplandecendo, ouvindo a voz do Senhor no meio do seu povo, poderemos então nos levantar para ir aonde Ele nos quiser enviar.
O Senhor não enviará os que estão deitados, acomodados, entregues a si mesmos, amargando derrotas passadas, remoendo mágoas antigas, sofrendo com sentimentos ruins armazenados no subconsciente. Ele enviará sim, aqueles que fazem, como disse Paulo:
“... ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE ATRÁS FICAM, PROSSIGO PARA O ALVO... ( Filipenses 3.13).
Temos que nos levantar e andar sim. Como está escrito:
“LEVANTAI-VOS E ANDAI, PORQUE NÃO SERÁ AQUI O VOSSO DESCANSO...” ( Miquéias 2.10).
Enquanto é dia vamos andar, trabalhar, falar do evangelho, pois, tal como Elias, a Igreja do arrebatamento estará do mesmo modo que ele e Eliseu estavam:
“E SUCEDEU QUE, INDO ELES ANDADO E FALANDO, EIS QUE UM CARRO DE FOGO, COM CAVALOS DE FOGO, OS SEPAROU UM DO OUTRO; E ELIAS SUBIU AO CÉU NUM REDEMOINHO.” ( 2 Reis 2.11).
A Igreja que vai subir está andando e falando. Andando no Espírito, andando em amor, andando por fé, andando em Cristo, andando em sabedoria, andando como filhos da luz, andando em temor, andando na verdade; falando entre si em salmos e hinos e cânticos espirituais, falando o que convém à sâ doutrina, falando o que é agradável a Deus, falando a verdade, falando das boas novas de salvação para os perdidos.
Ah, é bom que fique compreendido que Elias não subiu ao céu em uma carruagem de fogo, absolutamente! A carruagem com cavalos de fogo separou Elias de Eliseu, ele, todavia, subiu ao céu em um redemoinho. É bom tomar cuidado para não torcer o que está escrito.
Assim amados, vamos estar em pé diante do Filho do homem quando aparecer, como está escrito, orando mesmo por isso.
“VIGIAI, POIS, EM TODO O TEMPO, ORANDO, PARA QUE SEJAIS HAVIDO POR DÍGNOS DE EVITAR TODAS ESSAS COISAS QUE HÃO DE ACONTECER E DE ESTAR EM PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM.” (Lucas 21.36)
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 121.6




sexta-feira, agosto 08, 2008

ODE AO PAI POR EXCELÊNCIA

Existem pais e pais, eu bem conheço,
Pais que se tornaram pais por um descuido,
Pais que se tornaram pais por egoísmo,
Pais que se tornaram pais por interesse.

Pais que se tornaram pais por conveniência
Pais que se tornaram pais por imaturidade,
Pais que se tornaram pais por infelicidade,
Pais que se tornaram pais por simples prazer carnal.

Há pais amáveis, carinhosos,
Há pais grosseiros, sempre irritados.
Há pais impacientes, mal humorados,
Há pais que dão aos filhos atenção.

Há pais que são exigentes em demasia,
Há pais comprometidos com a verdade,
Há pais exemplos de honestidade
Há pais trabalhadores e responsáveis.

Entretanto, há um Pai por excelência,
Que nada a Ele se pode comparar;
É o meu Pai, sou filha, Ele me ama,
Como jamais ninguém vai me amar!

Ele é benigno, bondoso, compassivo,
Entende o meu falar, o meu agir,
Compreende-me apesar de eu ser tão falha
Sabe tratar comigo até no corrigir.

Meu Pai é longânimo, é fiel,
Misericordioso, clemente e piedoso,
Meu Pai é por demais Maravilhoso,
Ninguém a Ele se pode comparar!

Meu Pai cuida de mim em todo tempo,
Supre sempre as minhas necessidades,
De mim nunca esquece isso me alegra
Está comigo na tempestade e na bonança.

Busco em minha mente o que lhe oferecer,
Afinal dia dos pais é dia de presentes
Quero lhe presentear meu Pai, meu Deus
Não quero ser uma filha diferente.

Entre todas as coisas que no mundo existem
E que o dinheiro enfim possa comprar,
Nada encontrei que lhe possa oferecer
Pois tudo é Teu. Mas algo quero dar.

Ah, lembro-me de uma coisa importante
Que posso oferecer-lhe neste dia
Que bom que o Amigo me lembrou
Sei que isto lhe trará muita alegria.

Sabe, meu Pai, o que lhe ofereço
Com a mais profunda e sincera gratidão
É de todo o meu ser e com verdade,
Devoto-lhe a minha adoração!

Quero adorar-Te Pai, quero adorar-Te
Não pelo que fazes, mas sim pelo que és,
Quero adorar-Te Pai, quero adorar-Te
Humildemente prostrada aos teus pés!

Recebe este presente singular,
Atenta para a minha intenção
Deixa-me ficar quietinha, em silêncio
A oferecer-Te em amor a adoração!

Parabenizo a todos os pais pela comemoração do dia dos Pais!
Para a vossa meditação Salmo 103.13

quarta-feira, agosto 06, 2008

MUDANÇAS: TRABALHAR DE DEUS EM NÓS


“MOABE... NÃO FOI MUDADO DE VASO PARA VASO...” ( Jeremias 48.11).
Deus compara Moabe ao vinho. O vinho precisava ser mudado de vaso para vaso, para, a cada mudança, as impurezas irem saindo, até ficar puro.
Nas nossas vidas as mudanças são necessárias para nosso crescimento. Deus permite que assim aconteça a fim de trabalhar em nós.
Ninguém gosta de sair de uma posição cômoda para outra que desconhece. Isso traz insegurança, incerteza e até certo temor.
Foi assim na vida de Jacó. Ele vivia seguro em Canaã quando soube que José era governador do Egito e mandara buscar toda a família para viver junto dele. A notícia alegrou o velho Jacó, mas ao mesmo tempo infundiu-lhe temor. Já em idade avançada sair da terra onde habitara por longos anos e descer ao Egito, lugar desconhecido para ele. No Egito ele com certeza enfrentariam dificuldades, pois era hebreu com costumes bem diferentes dos egípcios. Por exemplo: os hebreus deixavam crescer a barba, enquanto que os egípcios a mantinham raspada, é tanto que José teve que barbear-se para apresentar-se ao Faraó.
Só Deus sabe o que passava no coração de Jacó, mas como está escrito:
“E DISSE: EU SOU DEUS, O DEUS DE TEU PAI; NÃO TEMAS DESCER AO EGITO...” (Gênesis 46.3).
Foi necessário Jacó mudar-se para o Egito para se tornar um profeta no fim dos seus dias!
Passamos por várias fases na vida. Mudanças às vezes bruscas, sem que esperássemos.
Quando escrevo de mudanças não me refiro apenas à mudança de um lugar para outro, no aspecto geográfico, absolutamente.
Há mudanças de situação econômico-financeira;
Há mudanças de estado de saúde;
Há mudanças de estado civil;
Há mudanças de trabalho.
Por vezes estamos em uma situação de liderança, cercado por amigos e “amigos”, e de repente, as coisas tomam outro rumo e agora nos vemos em outro lugar onde já não somos tão procurados, e por que não dizer, bajulados.
Com a mudança de status os “amigos” se vão, porém os amigos permanecem como está escrito:
“EM TODO O TEMPO AMA O AMIGO...” (Provérbios 17.17).
À medida que os anos vão se passando as mudanças ocorrem. Grandes mudanças! Precisamos estar preparados para vivê-las com alegria a despeito de tudo. Deus está conosco em qualquer tempo de nossa vida.
Mas se as mudanças não acontecerem como seremos purificados das impurezas inerentes ao ser humano imperfeito?
Deus sabe trabalhar muito bem por isso devemos encarar as circunstâncias difíceis como o seu trabalhar afim de que sejamos aperfeiçoados.
À cada mudança do vinho de uma vasilha para outra as sujeiras ficam depositadas no fundo do vaso, enquanto que outras impurezas se misturam ao vinho. Daí, o vinho é mudado de novo e mais impurezas ficam para trás.
Conosco não é diferente, glória a Deus! Vamos sendo aperfeiçoados a cada nova etapa em que sofremos, lutamos, vencemos. E como está escrito:
“...SOMOS TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA...” ( 2 Corintios 3.18).
Louvemos ao Senhor por cada mudança que nos surpreende sabendo que, como está escrito:
“TODAS AS COISAS CONCORREM, JUNTAMENTE PARA O BEM DOS QUE AMAM O SENHOR...!” ( Romanos 8.28).
Encare essa fase da sua vida com resignação e paciência. Deixe o Sumo Pastor trabalhar em cada área da vida que necessita ser polida, até que reflitamos a Sua imagem.
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalipse 3.8.

domingo, agosto 03, 2008

UM BOLO NÃO VIRADO


“EFRAIM MISTURA-SE COM AS NAÇÕES; EFRAIM É UM BOLO QUE NÃO FOI VIRADO.” ( Oséias 7.8).
Fico a pensar como o Senhor estaria avaliando os que professam o seu Nome, se dizem evangélicos, crentes, cristãos neste tempo em que vivemos na terra.
No texto acima Deus está dando o resultado da sua avaliação sobre Efraim, uma das tribos de Israel, o seu povo.
Este povo estava vivendo um misto de adoração a Deus e de idolatria ao mesmo tempo. Não havia uma definição firme para as suas atitudes espirituais. Deus o comparou a um bolo que não foi virado, isto é, uma parte estava queimada enquanto a outra estava crua, nada podendo ser aproveitado dele.
A questão da mistura com o mundo neste tempo presente é alguma coisa muito séria. Deus não aceita mistura. Em todo tempo Ele fez questão de que o seu povo vivesse separado dos outros povos, vivendo em dedicação exclusiva para Ele. Devotasse toda a adoração unicamente a Ele. Servisse de todo coração somente a Ele. Oferecesse o seu louvor exclusivamente a Ele. Nada de metade.
As estatísticas dizem que hoje os evangélicos são um grande número na terra, e especificamente em nosso país – Brasil, o crescimento do número deles é expressivo. Todavia, um perigo nos rodeia bem de perto. O perigo da mistura.
Em tempos passados o povo de Deus era conhecido e identificado como tal. Isso trazia sobre nós a rejeição do mundo, o escárnio, a zombaria, a chacota. Ser identificado como um crente era motivo até de discriminação. As pessoas evitavam se envolverem com quem se manifestasse dizendo ser seguidor de Cristo.
Havia perseguições que chegavam ao ponto de atirarem pedras nos templos, espancavam aqueles que estavam pregando o evangelho nas praças, enfim, era um tempo de sofrimento, porém a mão do Senhor se fazia notar confirmando a sua Palavra.
Onde estão estes crentes? Onde estão aqueles que preferem sofrer as conseqüências, a se amoldarem às coisas que são do mundo, por não amarem o mundo?
“NÃO AMEIS O MUNDO, NEM O QUE NO MUNDO HÁ; SE ALGUÉM AMA O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE.” ( 1 João 2.15).
Para onde se foi a identidade dos salvos? Parece que já não somos reconhecidos como estrangeiros na terra, afinal já estamos tão misturados com o mundo que nem se consegue distinguir a que reino nós pertencemos.
Um bolo não virado.
Nem está totalmente no mundo, tão pouco totalmente no reino de Deus. Fica meio que um pouco em cada lado, de acordo com a conveniência, ou mesmo os interesses.
Um bolo não virado.
Sua lingua é meio que asdosdita e meio a língua de Judá, como no tempo de Neemias. Conforme foi o ambiente que estiver, absorve-se a identidade do grupo, para não ser diferente.
Um bolo não virado.
Não tem preocupação com aquilo que prometem, com a palavra dada. Esquece-se de que o Senhor Jesus falou:
“SEJA O VOSSO FALAR, SIM, SIM, NÃO, NÃO, PORQUE O QUE PASSA DISSO É DE PROCEDÊNCIA MALIGNA.” (Mateus 5.37).
Um bolo não virado.
Tem o aspecto de quem vive no reino da luz, porém as atitudes demonstram o caráter de quem vive no reino das trevas.
Ajude-nos o Senhor a sermos total e inteiramente dEle. Que tudo em nós reflita a sua imagem. Que não haja meio termo. Que possamos viver separado das coisas do mundo e dedicado exclusivamente a Deus, até porque o Noivo está voltando para uma Noiva pura, sem mistura, separada para Ele, aleluia!
A pressão está muito grande para aqueles que quiserem viver para Deus sem estar comprometido com os sistemas do presente século. Eles sofrem a pressão do mundo, mas também estão sendo pressionados por aqueles que estão na igreja local, todavia envolvidos com as coisas da terra. Estes estão mais preocupados com o “ter” do que com o “ser”; estão arraigados nos sistemas do mundo, sem se preocuparem com o estrugir da trombeta. Tentam fazer com que os fiéis façam o perfil traçado pelo sistema humanista, para que possam galgar lugares de destaque perante os homens.
Amados, busquemos a ajuda do Amigo para não negociarmos os nossos alvos. Coloquemos a nossa vida diante do Senhor com arrependimento, quebrantamento, sinceridade de coração e desejo ardente de sermos santificados pela sua gloriosa presença em nós.
Livra-nos, Senhor, de sermos um bolo que não foi virado!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 115.15