terça-feira, abril 28, 2009

NASCIDO DE DEUS – IV

“PORQUE TODO O QUE É NASCIDO DE DEUS VENCE O MUNDO...” (1 João 5.4).
Que afirmação gloriosa!
Veja que o verbo está no presente: vence. Não é vencerá, mas vence, hoje, agora, aleluia!
O mundo não tem poder para vencer todo aquele que é nascido de Deus!
Também, o nosso amado Senhor Jesus foi categórico em dizer:
“... EU VENCI O MUNDO.” ( João 16.33).
Se Ele venceu todos quantos estão nEle vencem de igual modo, glória a Deus!
Precisamos estar confiantes em vencer o que no mundo há:
“PORQUE TUDO O QUE HÁ NO MUNDO, A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS E A SOBERBA DA VIDA... ( 1 João 2.16).
O que é nascido de Deus não é vencido pela concupiscência da carne. O desejo da carne não domina o salvo em Cristo Jesus, porque ele anda em Espírito e como está escrito:
“ANDAI EM ESPÍRITO E NÃO SATISFAREIS OS DESEJOS DA CARNE.” ( Gálatas 5.16).
Andamos em Espírito porque vivemos no Espírito, como está escrito:
“SE VIVEMOS NO ESPÍRITO, ANDEMOS TAMBÉM NO ESPÍRITO.” ( Gálatas 5.25).
Os nascidos de Deus não se deixam dominar pela carne, pelo contrário já crucificaram a carne com os seus desejos ( Gálatas 5.24). Eles vivem uma vida de mortificação da carne (Colossenses 3.5). As obras da carne não são manifestadas na vida do nascido de Deus.
O desejo dos olhos não vence o nascido de Deus, aleluia! Os olhos dos que têm o Senhor Jesus em suas vidas vivem constantemente ungidos com colírio que é comprado dEle, como Ele mesmo aconselhou:
“ACONSELHO-TE QUE DE MIM COMPRES... COLÍRIO A FIM DE QUE VEJAS. ( Apocalipse 3.18).
Olhos ungidos têm compromisso com as coisas santas e as pessoas que os têm dizem como o salmista:
“NÃO POREI COISA INÍQUA DIANTE DOS MEUS OLHOS...” ( Salmo 101.3).
Assim sendo, os que se dizem cristãos e se deleitam em ver cenas de violência, de imoralidade e outras coisas que não edificam devem buscar se verdadeiramente nasceram de Deus.
Os olhos (a visão) são entrada para a alma É um dos modos de alimentar a alma. A pergunta é: o que tem alimentado a nossa alma? O que temos posto diante dos nossos olhos? Coisas que edificam ou coisas que destroem? De tudo o que está guardado em nossa mente fala a nossa boca.
Devemos cada dia ter cuidado com as coisas que os nossos olhos desejam; cuidado com a cobiça. Foi por causa da cobiça que Acã provocou a sua morte juntamente com a sua família. Guarde-nos o Senhor de sermos vencidos pelo desejo dos olhos.
A soberba da vida é algo destruidor. Quando este sentimento maligno se aloja em uma vida faz com que esta pessoa se afaste de Deus. A soberba é uma manifestação do orgulho onde a superioridade em relação ao próximo é agressiva até.
Uma coisa vos digo amados: triste de quem é soberbo!
“... O SOBERBO DEUS CONHECE DE LONGE.” ( Salmo 138.6).
“ ...DEUS RESISTE AO SOBERBO...” ( Tiago 4.6).
Há muitos que fazem a seguinte afirmação: Deus aborrece o pecado, mas ama o pecador. Tal sentença é correta até certo ponto desde que o pecado não seja a soberba, o orgulho, pois como está escrito:
“ABOMINÁVEL É AO SENHOR O SOBERBO DE CORAÇÃO;” (Provérbios 16.5).
Imagine a seriedade desta escritura. Deus abomina a pessoa que é soberba. Que Ele tenha de nós misericórdia!
Todavia, o que é nascido de Deus vence o mundo e a sua soberba, aleluia! O nascido de Deus aprende com o Senhor Jesus que é “MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...” ( Mateus 11.29). O nascido de Deus se reveste de humildade como está ordenado ( Colossenses 3.12).
Como é bom ter a certeza de que somos nascidos de Deus e vencemos o mundo!

segunda-feira, abril 27, 2009

NASCIDO DE DEUS – III


“TODO AQUELE QUE CRÊ QUE JESUS É O CRISTO É NASCIDO DE DEUS...” ( 1 João 5.1).
É muito interessante esta escritura. O apóstolo João inspirado pelo Amigo Espírito Santo escreve dizendo que o nascido de Deus é todo aquele que crê que Jesus é o Cristo. Atente para o detalhe: o Cristo.
Não é simplesmente crê em Jesus como Filho de Deus, tão pouco como Salvador, nem como Senhor. Na verdade, temos que crê em Jesus como todas estas qualificações que lhes são próprias, mas o nascido de Deus tem que crê que Ele é o Cristo.
O significado do nome Cristo é Ungido. Jesus é o Ungido de Deus. Por ocasião do batismo em águas, no rio Jordão por João, o batista, o Espírito Santo desceu sobre Ele sob forma corpórea de uma pomba e Ele foi ungido para a missão que veio realizar na terra.
Aqui viveu no desempenho da sua obra como o Ungido de Deus no ofício de profeta, e tal como os profetas, mostrou a vontade de Deus para o povo, revelou o Pai, fez milagres e maravilhas, enfim, manifestou o poder e a glória de Deus ao povo que o seguiu.
Após sua morte e ressurreição foi assunto ao céu e como está escrito:
“... DEPOIS DE TER FEITO A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS, ASSENTOU-SE Á DIREITA DA MAJESTADE, NAS ALTURAS,” ( Hebreus 1.3).
Agora, Ele é o nosso Sumo Sacerdote, o Ungido – Cristo. Todo Sumo Sacerdote era ungido e, de igual modo o nosso Senhor foi Ungido como Sumo Sacerdote da nossa confissão, e como está escrito:
“TENDO SIDO NOMEADO POR DEUS SUMO SACEDORTE, SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE.” ( Hebreus 5.10).
O Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano no Lugar Santo dos Santos para oferecer sacrifício a Deus pelo povo. Ele era constituído a favos dos homens ( Hebreus 5.1).
Os sacrifícios feitos pelo Sumo Sacerdote na antiga aliança não podiam apagar os pecados, apenas cobriam-nos. Quando a Bíblia se refere a Jesus assim se expressa:
“ASSIM TAMBÉM CRISTO, TENDO-SE OFERECEIDO UMA VEZ PARA SEMPRE PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS...” ( Hebreus 9.28).
Veja lá que a palavra usada não é Jesus (Salvador), mas sim Cristo (Ungido), e Ele se ofereceu para tirar os pecados e não simplesmente cobrir, pois como João, o batista disse:
“EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.” ( João 1.29).
O nascido de Deus reconhece que somente pelos méritos de Cristo é que podemos oferecer sacrifícios a Deus. Todo e qualquer sacrifício que fizermos se não for através do Ungido – Cristo, não será aceito por Deus.
O nascido de Deus não está preocupado em mostrar o que faz no que diz respeito às coisas do reino, pois ele sabe que se fizer tudo o que foi mandado ainda deve se considerar um servo inútil.
O nascido de Deus tem que recorrer ao Sumo Sacerdote todas as vezes que precisa da intervenção de Deus para a sua vida. Ele não se apóia em tempo de crente, em cargo ou função na igreja local, no número de pessoas que levou a Cristo; tão pouco pode se jactar pelas multidões que o escutam e com isso tentar merecer a atenção de Deus. Jamais!
Nossas orações têm que ser feitas em Nome do Senhor Jesus; tudo quanto fizermos por palavras e por obras tem que ser feito em Nome do Senhor Jesus. Com toda certeza Deus nunca rejeitará uma petição feita pelo nosso Sumo Sacerdote em nosso favor. Deus pode até rejeitar a nossa oração, porém a DELE, nunca!
“... A PALAVRA DO JURAMENTO, QUE FOI POSTERIOR Á LEI, CONSTITUI O FILHO, PERFEITO PARA SEMPRE.” (Hebreus 7.28). Aleluia!
Se eu sou de verdade nascido de Deus tenho que crer e depender do oficio sacerdotal do meu Cristo, glória a Jesus! Tudo tem que passar por Ele, por isso a necessidade de estar nEle.
Não podemos ceder à tentação do enganador quando quer que acreditemos poder fazer isso ou aquilo pela nossa experiência de fé, por nosso conhecimento sobre Deus, por nossos sacrifícios (tempo de oração, jejuns, boas obras, etc). Nada destas coisas têm valor se não passarem pelo nosso Cristo – Ungido!
O nascido de Deus é membro do Seu Corpo e vive debaixo do domínio total e completo da Cabeça.
Quando falharmos, corramos para Ele e pela Sua perfeição somos aperfeiçoados; quando tentados recorramos a Ele porque Ele pode socorrer os que são tentados; quando precisamos de qualquer ajuda, Ele pode salvar todos os que por Ele se chegam a Deus; quando nos sentirmos fracos, Ele pode compadecer-se das nossas fraquezas.
Enfim, meus amados não esqueçam de que devemos cada dia crer que Jesus é o Cristo – Ungido, o nosso Sumo Sacerdote hoje, agora!
“TENDO, POIS, A JESUS, O FILHO DE DEUS, COMO GRANDE SUMO SACERDOTE QUE PENETROU OS CÉUS, CONSERVEMOS FIRMES A NOSSA CONFISSÃO.” (Hebreus 4.14).

quarta-feira, abril 22, 2009

NASCIDO DE DEUS – II


“... TODO AQUELE QUE É NASCIDO DE DEUS NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO... NÃO VIVE EM PECADO...” ( 1 João 3.9; 5.18).
Ah! Como é maravilhosa a Santa Palavra de Deus! Ela nos mostra a condição de todo aquele que é nascido do Espírito (porque Deus é Espírito), o tal não vive (afirmação) na prática do pecado, não vive em pecado.
O interessante é que a mesma Palavra afirma que todos nós pecamos, e ainda está escrito:
“SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS PECADO NENHUM, A NÓS MESMOS NOS ENGANAMOS, E A VERDADE NÃO ESTÁ EM NÓS.” (1 João 1.8). E continua a Palavra de Deus:
“SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS COMETIDO PECADO, FAZEMO-LO MENTIROSO, E A SUA PALAVRA NÃO ESTÁ EM NÓS.” ( 1 João 1.10).
Enquanto estamos no corpo do pecado não temos a menor condição de ser imunes ao mesmo. Por mais que nos esforcemos para não pecar (errar o alvo; desobedecer a Deus), o fazemos, infelizmente.
É bom saber que não há sequer um homem que não peque, assim se expressou o sábio Salomão:
“QUANDO PECAREM CONTRA TI (POIS NÃO HÁ HOMEM QUE NÃO PEQUE...) (2 Crônicas 6.36).
Salomão não conhecia o único Homem que viveria neste mundo e não pecaria jamais: JESUS!
Somente Jesus sendo Deus e Homem foi imune ao pecado. No demais, todas as criaturas de Deus são sujeitas ao pecado, até mesmo os querubins, serafins, anjos e arcanjos. Se houvesse alguém que não pecasse seria deus, e isso é impossível!
Todos têm um ponto fraco; o calcanhar de Aquiles. Isso nos mostra a nossa corruptibilidade. Isso nos faz agir com misericórdia com o nosso próximo quando peca, quando falha, lembrando sempre que nós mesmos podemos nos encontrar no lugar do outro.
Contudo, uma coisa é certa para os que nasceram de Deus. Eles não vivem na prática do pecado e como diz uma minha amiga já idosa:
-- Eu não sou profissional de pecado.
Quando pecamos, falhamos, desobedecemos, o Espírito Santo na mesma hora atua em nosso homem interior e nos convence de que pecamos, nos levando ao arrependimento sincero e, por conseguinte, a sermos perdoados pelo Senhor.
A Bíblia diz afirmativamente que:
“... O PECADO NÃO TERÁ DOMINIO SOBRE VÓS; POIS NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI, E SIM DA GRAÇA.” (Romanos 6.14).
Eu amo essa escritura! Não adianta o maligno tentar nos acusar, trazendo mensagens de que não somos fiéis em tudo, que falhamos. Ele é mentiroso e pai da mentira, e nós, os nascidos de Deus não seremos jamais dominados pelo pecado.
Cada vez que pecamos nos arrependemos, lavamos as nossas vestes no sangue do Cordeiro e temos os nossos pecados apagados, aleluia! E como está escrito:
“... E DOS SEUS PECADOS JAMAIS ME LEMBRAREI.” ( Hebreus 8.12).
Deus que não esquece de nada, absolutamente, mas faz questão de afirmar esquecer dos nossos pecados perdoados, glória a Deus!
Não se deixe abater pelas acusações do inimigo das nossas almas. Levante-se com coragem, abandone os pecados que lhe tem dominado, abrigue-se na graça maravilhosa de Deus. Ela está disponível para cada um que com um coração sincero confesse a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida.
Talvez você freqüente uma igreja local, seja mesmo membro de uma denominação, todavia, vive em constante luta para não ser dominado pelo pecado, mas, não consegue. Não adianta lutar com as armas da carne, somente através da graça na nossa vida poderemos viver uma vida vitoriosa sobre o pecado. Experimente achegar-se ao trono da graça para alcançar graça em tempo oportuno.
Aproxime-se do Senhor Jesus com fé, abra o seu coração para Ele, o Espírito Santo está pronto a ajudar todos quantos O procuram com sinceridade. O tempo está findo. Tudo está cumprido. A qualquer momento Jesus voltará para levar os fieis da terra, os pecadores remidos com o Seu precioso sangue, os que Ele comprou para Deus.
Não podemos brincar com esse assunto de viver dominado pelo pecado, pois como está escrito:
“... AS VOSSAS INIQUIDADES FAZEM SEPARAÇÃO ENTRE VÓS E O VOSSO DEUS; E OS VOSSOS PECADOS ENCONBREM O SEU ROSTO DE VÓS, PARA QUE VOS NÃO OUÇA.” (Isaias 59.2).
Os nascidos de Deus estão em plena comunhão com Ele, aleluia! Não há separação. Estamos em Cristo e Cristo é um com o Pai.
Celebremos a verdade da Santa Palavra de Deus:
Quem é nascido de Deus não vive na prática do pecado! Seja livre do poder do pecado em sua vida, em Nome do Senhor Jesus!

segunda-feira, abril 20, 2009

O NASCIDO DE DEUS


“... AQUELE QUE AMA É NASCIDO DE DEUS E CONHECE A DEUS.” (1 João 4.7).
Esta é uma afirmação forte da palavra de Deus.
Segundo palavras do Senhor Jesus, a vida eterna é conhecer a Deus, portanto, quem não ama não tem a vida eterna.
A crise de amor está generalizada e, particularmente no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor. E por que não dizer que até entre as famílias especialmente no relacionamento conjugal.
Muitos casais estão apelando para a separação tendo como causa a falta do amor entre ambos. Todavia, o nascido de Deus não tem desculpa para não amar. Se é nascido de Deus ama apesar das circunstâncias.
Ouvi um testemunho que me impactou.
Uma irmã já casada há quase quarenta e cinco anos, sendo que o seu marido não confessava a Jesus como Senhor da sua vida, teve a tristeza de vê-lo sair de casa, deixando-a, após agredi-la com palavras duras, humilhando-o de maneira terrível, provocando mágoas, angústia e amargura em sua alma. Apesar de todas as coisas negativas vindas da parte do marido, e ainda por cima tendo que viver com uma pequena pensão que ele lhe oferecia (embora fosse ele um oficial das forças armadas), esta irmã era nascida de Deus.
Já vivendo a terceira idade, sozinha, mas esperando de Deus a vitória e amando e orando pelo seu marido.
Passaram-se mais de um ano quando ela teve a noticia de que ele estava com um sério problema de saúde e encontrava-se na UTI de um hospital.
Se ela não fosse nascida de Deus teria ignorado a situação, se voltado para as mágoas e a dor que ele provocara em sua alma, porém ela não agiu assim. O amor falou mais alto!
Foi ao hospital e ao entrar na UTI ele estava com os olhos fechados, quando a enfermeira falou-lhe dizendo que a sua esposa estava ali, que ele abrisse os olhos.
O homem de olhos fechados sussurrou:
-- Essa eu já descartei.
A esposa ao ouvir tal frase, foi tomada de um profundo amor por aquela vida, tocou-o com carinho e disse-lhe:
--Eu sempre fui e serei sua esposa. Eu o amo, sempre lhe amei e vou lhe amar. Enquanto dizia as palavras foi carinhosamente abraçando-o. Ele abriu os olhos e fitou-a. Ela então lhe disse: -- -- Eu o amo! Contudo Jesus o ama muito mais que eu. Você está muito doente, por que não entrega a sua vida a Ele?
E falou do amor de Deus por ele. Depois perguntou-lhe:
-- Queres entregar a tua vida para Jesus? Se quiseres, faz um sinal para que eu possa saber.
O homem então levantou uma das mãos como sinal de que estava recebendo o Senhor Jesus em sua vida.
Grande foi a alegria da esposa, afinal o coração endurecido fora quebrantado pelo amor! O amor que ela transmitiu para ele fez com que ele pudesse receber o amor de Deus – Jesus!
E não ficou somente por aí. Ele a constituiu sua procuradora oficialmente e, quando partiu a serva do Senhor foi abençoada com a alegria de saber que o marido estava no paraíso, e agora ela vive dignamente com a pensão que lhe foi concedida.
Deus honra aqueles que obedecem a Sua Palavra. E como está escrito que toda a lei se resume no amor, e que amar é o maior de todos os mandamentos, por que não demonstrarmos esse amor que já está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo?
O que nos está impedindo de manifestar o amor de Deus pelo nosso próximo a começar em nossa família? O orgulho. Como conseqüência do orgulho vem o egoísmo, o egocentrismo, as cobranças, principalmente no relacionamento a dois. Como conseqüência do orgulho a tolerância está diminuída, ninguém já não consegue suportar as fraquezas dos outros em amor.
Os nascidos de Deus vivenciam o amor através da humildade, longanimidade, bondade, benignidade, que são virtudes associadas ao amor.
Deus quer ser glorificado em nossas vidas através de atos em que o amor esteja presente. Quando amamos alguém gostamos de elogiá-lo e apreciamos as coisas que lhes dizem respeito.
A propósito disto, quero compartilhar uma lição que o Amigo Espírito Santo me ensinou por esses dias.
Visitei a casa de uma irmã amiga e vendo como a mesma estava bem decorada e bonita, falei para a minha amiga como apreciei sua casa. Na mesma hora, um largo sorriso apareceu no rosto dela. Ficou satisfeita ao ouvir o elogio feito a sua casa. O Amigo Espírito Santo então me ensinou uma grande lição quando me disse:
-- Da mesma maneira como ela ficou contente por você ter elogiado a sua casa eu também fico alegre quando as pessoas elogiam a casa onde eu habito. De igual modo, se ao invés de elogiar você tivesse criticado a casa dela, colocado defeitos ela sentir-se-ia triste, eu também entristeço. Assim tome cuidado para não me entristecer. Evite falar coisas negativas das casas onde eu moro, mas, pelo contrário, em amor procure ver as coisas positivas que estão nelas.
Amados, tudo passa pelo amor, pois o amor cobre transgressões! Quando só vemos os defeitos dos nossos irmãos o problema não está neles necessariamente, mas em nós. Falta-nos o verdadeiro amor – Deus!
Deus nos ama e não fica lançando os nossos defeitos na nossa face; não nos envergonha publicando as nossas fraquezas. Ele nos corrige em amor para que nós entendamos e mudemos de atitudes.
Lembre-se hoje: somente os que amam é que são nascidos de Deus e conhecem a Deus.

quinta-feira, abril 16, 2009

DEUS NÃO PODE MENTIR

“... A QUAL DEUS, QUE NÃO PODE MENTIR...” ( Tito 1.2).
Fortaleçamos a nossa fé neste Deus, meus amados!
Os tempos em que vivemos são dias onde a mentira está por toda parte, por isso o descrédito é generalizado. Ninguém acredita mais em nada e nem em outrem. A desilusão é total desde os pequenos até os grandes da terra.
Mas Deus não pode mentir!
Todos nós sabemos e ouvimos dizer que Deus pode tudo, mas lembremo-nos de que Ele não pode mentir.
“PARA QUE POR DUAS COISAS IMUTÁVEIS, NAS QUAIS É IMPOSSÍVEL QUE DEUS MINTA... ( Hebreus 6.18).
Para Deus todas as coisas são possíveis e nada lhe é impossível, exceto mentir.
Eu louvo a Deus por Sua veracidade com a Sua Palavra. Ele falou, Ele cumpriu!
Ele fez promessas a Noé e cumpriu.
Ele fez promessas a Abrão e cumpriu.
Ele fez promessas a Moisés e cumpriu.
Ele fez promessas a Josué e cumpriu como está escrito:
“PALAVRA ALGUMA FALHOU DE TODAS AS BOAS PALAVRAS QUE O SENHOR FALARA À CASA DE ISRAEL; TUDO SE CUMPRIU.” ( Josué 21.45).
Quando andamos por dentro das escrituras vemos o quanto Deus cumpriu todas as coisas que falou para Simeão, Maria, José, João, Paulo e outros tantos...
Na nossa história de vida também podemos afirmar que Deus tem cumprido o que nos tem prometido especialmente no que diz respeito às coisas espirituais.
Em nome do Senhor Jesus eu quero lhe convidar a fazer uma retrospectiva da sua vida e com certeza irá encontrar tantas vezes as promessas cumpridas.
Sabe por que nós ainda estamos no reino? Por causa da fidelidade de Deus!
“... ELE PERMANECE FIEL: NÃO PODE NEGAR-SE A SI MESMO.” ( 2 Timóteo 2.13).
Levando em consideração a Sua fidelidade rogo-vos meus queridos que não se deixem levar pelas mensagens mentirosas do adversário das nossas almas. Em nome do Senhor Jesus não desista de servir ao Senhor; não desista de fazer a Sua santa vontade; não desista de permanecer firme em Sua Palavra; não desista de orar; não desista de crer; não desista de esperar pacientemente por Ele.
Quando Davi pensava que ia morrer pelas mãos de Saul (1 Samuel 27.1), Deus cumpriu a sua promessa e o colocou no trono de Israel, o Seu povo!
Tudo parecia crer que Paulo seria morto pela multidão em Jerusalém, porém ele tinha promessa de que iria falar a reis e governadores. Estava ele preso na fortaleza, o Senhor lhe apareceu e disse-lhe:
“... PAULO, TEM ÂNIMO,; PORQUE, COMO DE MIM TESTIFICASTE EM JERUSALÉM, ASSIM IMPORTA QUE TESTIFIQUES EM ROMA.” (Atos 23.11).
E assim se cumpriu! Apesar de todas as tentativas dos religiosos para matá-lo, até mesmo do naufrágio que ele sofreu quando os marinheiros queriam matar os presos, Deus cumpriu a promessa e ele chegou são e salvo á Roma onde testificou do Senhor Jesus.
As coisas têm se tornado difícil para sua vida, sim, parece que todos os caminhos estão sem uma única saída, mas Deus é fiel mesmo assim. Tire os olhos da situação e os mova em direção ao Todo Poderoso, Ele é fiel!
Não imagine em seus pensamentos que não merece a fidelidade de Deus, não importa, mesmo sem merecermos Ele é fiel!
Moisés se mostrou incrédulo desde o momento que Deus o chamou. Todo tempo esteve a questionar a Deus com visíveis sinais de incredulidade. Mas Deus foi fiel com ele no que tinha prometido: que ele iria tirar o povo da escravidão.
Durante a caminhada no deserto, de novo Moisés dá mostras da incredulidade que estava em seu coração, quando questiona a Deus como Ele havia de mandar carne para aquela multidão. Mais uma vez Deus é tolerante com Moisés e perdoa a sua incredulidade.
A atitude de ferir a rocha duas vezes quando Deus lhe mandara apenas falar à rocha, foi a que concretizou o castigo pela incredulidade: ele não entraria na terra prometida, tão somente a veria com os seus olhos. E isto Deus cumpriu.
Em nome do Senhor Jesus não entre pelo caminho da incredulidade meus amados. Seja qual for a dificuldade, o caminho mais espinhoso, a situação mais tenebrosa, Aquele que tem cuidado de nós é fiel e tudo quanto Ele promete em sua Palavra há de cumprir.
Prepare-se para o grande dia da celebração por mais uma promessa cumprida em sua vida. Deus é fiel, Ele não pode mentir!

domingo, abril 12, 2009

ELE VIVE!


“NÃO ESTÁ AQUI, MAS RESSUSCITOU...” ( Lucas 24.6).
A grande maravilha do evangelho é que Jesus ressuscitou aleluia!
A alegria do meu coração neste dia mais uma vez é que tudo quanto Ele falou a respeito da sua morte se cumpriu, como também acerca da sua ressurreição. Ele falou. Ele cumpriu!
O que seria de nós se Ele não tivesse ressuscitado? Paulo escreve aos coríntios:
“E, SE C RISTO NÃO RESSUSCITOU, LOGO É VÃ A NOSSA PREGAÇÃO, E TAMBÉM É VÃ A VOSSA FÉ... E, SE CRISTO NÃO RESSUSCITOU, É VÃ A VOSSA FÉ, E AINDA PERMANECEIS NOS VOSSOS PECADOS.” (1 Coríntios 15.14.17).
Glória a Deus que Ele ressuscitou e não permanecemos em nossos pecados, e a Palavra de Deus nos afirma:
“MAS, AGORA, CRISTO RESSUSCITOU DOS MORTOS E FOI FEITO AS PRIMÍCIAS...” ( 1 Coríntios 15.20).
Ele ressuscitou: os varões disseram às mulheres:
“... POR QUE BUSCAIS O VIVENTE ENTRE OS MORTOS? NÃO ESTÁ AQUI, MAS RESSUSCITOU.” (Lucas 24.5.6).
O próprio Senhor Jesus ressurreto falou com Maria, e chamou-a pelo nome:
“MULHER POR QUE CHORAS? QUEM BUSCAS?... DISSE-LHE JESUS: MARIA! ( João 20.15.16).
Ele ressuscitou para a nossa justificação como está escrito:
“...RESSUSCITOU PARA NOSSA JUSTIFICAÇÃO.” ( Romanos 4.25).
E porque Ele ressuscitou temos a garantia de que tudo quanto Ele nos prometeu há de cumprir. Que segurança que a sua Palavra nos dá, meus amados!
Ele ressuscitou e um dia também todos quantos em Cristo Jesus dormem ressuscitarão para viverem eternamente com Ele, aleluia!
Assim como Ele ressuscitou cumprindo o que dissera aos discípulos, voltará outra vez para os que O esperam para a salvação, cumprindo assim o que disse:
“... VIREI OUTRA VEZ E VOS LEVAREI PARA MIM MESMO, PARA QUE ONDE EU ESTIVER, ESTEJAIS VÓS TAMBÉM.” ( João 14.2).
A cada ano em que se comemora a Páscoa, a esperança do retorno de Cristo se torna mais viva em meu coração. Cada culto de ceia do Senhor aumenta a minha expectativa sobre o regresso do meu Senhor, e quando esse magno evento acontecer cumprir-se-á o que está escrito:
“... ESPERAMOS O SENHOR JESUS CRISTO, QUE TRANSFORMARÁ O NOSSO CORPO ABATIDO, PARA SER CONFORME O SEU CORPO GLORIOSO...” ( Filipenses 3.20.21).
Bendita esperança! Está tão perto meus queridos irmãos dessas coisas acontecerem. Lamento profundamente por aqueles crentes que estão arraigados neste mundo, pensando nas coisas da terra, buscando as coisas da terra, sem, contudo se prepararem para o encontro com o Noivo amado.
Lamento por aqueles evangélicos que estão enchendo as igrejas locais meramente para receber coisas materiais, esperando em Cristo só nesta vida, e como está escrito, os tais fazem parte de uma geração de cristãos miseráveis:
“SE ESPERAMOS EM CRISTO SÓ NESTA VIDA, SOMOS OS MAIS MISERÁVEIS DE TODOS OS HOMENS.” ( 1 Coríntios 15.19).
A opção de escolha é de cada um. A que geração quer pertencer? À geração daqueles que buscam a face do Deus de Jacó? (Salmo 24.6). Daqueles que estão mais interessados em buscar a face do Senhor (intimidade com Ele), do que as Suas mãos? (aquilo que Ele pode fazer para nós).
O caminho está cada dia mais apertado. Temos que decidir a que grupo quer pertencer. Os que guardam em seu coração a esperança da ressurreição estão com as cabeças levantadas porque sabem que a redenção se aproxima. Os que crêem que a vinda de Jesus vai demorar ainda estão correndo atrás de coisas, de bens, de títulos, de cargos, de posições no reino terreno, e por causa dessa correria obstinada são capazes de matar os que de alguma maneira pareçam ser empecilho para que eles alcancem o fim almejado. Deus tenha de nós misericórdia.
Ele vive! Ele voltará! E...
Porque Ele vive, posso crer no amanhã!!!





quinta-feira, abril 09, 2009

ELE (JESUS) FOI ENTREGUE E SE ENTREGOU...

“... POR NOSSOS PECADOS FOI ENTREGUE... ( Romanos 4.25).
Eu amo Jesus!
Não encontro palavras para expressar o meu amor por Ele, porém, como Ele conhece o nosso coração, sabe muito bem avaliar o que sinto.
Louvo a Deus porque Jesus foi entregue pelos meus pecados, aleluia!
Tudo isso era já do conhecimento dEle. Ele não passou por todas essas coisas sem saber. E, como Amigo, Ele avisou aos amigos das coisas que estavam para acontecer.
“REUNIDOS ELES NA GALILÉIA, DISSE-LHES JESUS: O FILHO DO HOMEM ESTÁ PARA SER ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS;” ( Mateus 17.22).
Depois Ele continuou a dizer:
“... O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE AOS PRINCIPAIS SACERDOTES E AOS ESCRIBAS...” ( Mateus 20.18).
Quando se aproximava a páscoa, Jesus disse aos discípulos:
“SABEIS QUE, DAQUI A DOIS DIAS, CELEBRAR-SE-Á A PÁSCOA; E O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE PARA SER CRUCIFICADO.” (Mateus 26.2).
O Pai o entregou...
“AQUELE QUE NÃO POUPOU O SEU PRÓPRIO FILHO, ANTES, POR TODOS NÓS O ENTREGOU... (Romanos 8.32).
Um dos seus o entregou...
“ENTÃO, UM DOS DOZE, CHAMADO JUDAS ISCARIOTES, INDO TER COM OS PRINCIPAIS SACERDOTES, PORPÔS: QUE ME QUEREIS DAR, E EU VO-LO ENTREGAREI... “ (Mateus 26.14.15).
Os religiosos o entregaram...
“E COMO OS PRINCIPAIS SACERDOTES E AS NOSSAS AUTORIDADES O ENTREGARAM PARA SER CONDENADO À MORTE E O CRUCIFICARAM. (Lucas 24.20).
Pilatos o entregou...
“ENTÃO, PILATOS, QUERENDO CONTENTAR A MULTIDÃO, SOLTOU-LHES BARRABÁS; E, APÓS MANDAR AÇOITAR A JESUS, ENTREGOU-O PARA SER CRUCIFICADO.” (Marcos 15.15).
E Ele foi realmente entregue!
No dia de pentecoste, quando Pedro discursava perante a multidão que estava em Jerusalém, assim se expressou acerca do que tinha acontecido com Jesus:
“ SENDO ESTE ENTREGUE PELO DETERMINADO DESIGNIO E PRESCIÊNCIA DE DEUS... ( Atos 2.23).
Nada foi por acaso. Tudo estava planejado antes mesmo da fundação do mundo. Ele seria entregue por nossos pecados, glória a Deus!
Entretanto, não somente Ele foi entregue, mas como está escrito, Ele mesmo se entregou...
Entregou-se pela Igreja, o Seu Corpo:
“... COMO CRISTO AMOU A IGREJA E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA.” ( Efésios 5.25).
Ele se entregou por nós individualmente também como escreveu o apóstolo Paulo:
“... VIVO PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E A SI MESMO SE ENTREGOU POR MIM.” (Gálatas 2.20).
Ele se entregou pelos nossos pecados, por nós, para que só assim pudéssemos ter o direito de sermos feitos filhos de Deus, quando cremos no Seu Nome.
“E ANDAI EM AMOR, COMO TAMBÉM CRISTO NOS AMOU E SE ENTREGOU A SI MESMO POR NÓS, COMO OFERTA E SACRIFICIO A DEUS, EM AROMA SUAVE.” ( Efésios 5.2).
Nestes dias em que se relembra a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, como Igreja do Senhor que somos, devemos tal qual o Cabeça que se submet3eu á vontade do Pai, não medir esforços para nos entregarmos à vontade Daquele que “EM SEU SANGUE, NOS LIBERTOU DOS NOSSOS PECADOS.” (Apocalipse 1.5.).

domingo, abril 05, 2009

TEMER AO SENHOR PARA NÃO ESCOLHER ERRADO


“AO HOMEM QUE TEME AO SENHOR, ELE O INSTRUIRÁ NO CAMINHO QUE DEVE ESCOLHER.” ( Salmo 25.12).
Este texto da Palavra de Deus me chamou a atenção. De repente, temos resposta para algumas perguntas que nos deixam intrigados, como por exemplo:
-- Como pode alguém que serve a Deus entrar em uma situação tão difícil por ter feito uma escolha que parecia boa?
Nem tudo que parece ser bom o é de verdade. Pois como está escrito:
“ HÁ CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS AO CABO DÁ EM CAMINHO DE MORTE.” ( Provérbios 14.12).
Não conseguimos enxergar um palmo além do nosso nariz, portanto, não sabemos onde vai dar a nossa escolha, somente Aquele que conhece o fim desde o começo pode nos ensinar a fazer a escolha certa.
Há muitos que fazem as suas escolhas depois de consultar o coração, daí tomam a atitude e depois chegam à conclusão de que erraram, e, agora terão que arcar com as conseqüências da escolha errada que fizeram. Isto se justifica porque a Bíblia diz:
“ENGANOSO É O CORAÇÃO, MAS DO QUE TODAS AS COISAS...” ( Jeremias 17.9).
Tomar decisões de acordo com o conselho de pessoas experientes no assunto que está diante de nós, também pode ser desastroso. Aconteceu assim quando o apóstolo Paulo ia sendo levado para Roma.
O apóstolo falou para o capitão do navio que:
“... A VIAGEM VAI SER SER TRABALHOSA, COM DANO E MUITO PREJUÍZO, NÃO SÓ DA CARGA E DO NAVIO, MAS TAMBÉM DA NOSSA VIDA. MAS O CENTURIÃO DAVA MAIS CRÉDITO AO PILOTO E AO MESTRE DO NAVIO DO QUE AO QUE PAULO DIZIA.” (Atos 27.10.11).
Na verdade, grande foi o prejuízo que sofreram tendo perdido não só a carga que levavam, mas o próprio navio foi todo destroçado, e, por misericórdia de Deus, por amor ao seu servo Paulo, as vidas foram poupadas. Como se pode entender, tanto o piloto quanto o mestre do navio, homens experientes com a vida no mar falharam no seu conselho.
Nossa vida é feita de escolhas, principalmente a partir de certa idade. O melhor que temos a fazer é escolher antes de tudo temer ao Senhor, pois como resultado desta atitude as outras escolhas serão mais fáceis, com menos risco de erro, pois a Palavra de Deus faz uma afirmação que nos dá segurança:
“AO HOMEM QUE TEME AO SENHOR, ELE O INSTRUIRÁ NO CAMINHO QUE DEVE ESCOLHER.”
A sentença não deixa dúvida: “ELE (o Senhor), o instruirá.
Aqueles que são instruídos pelo Senhor andam em segurança em todos os seus caminhos. E isso acontece como resultado do temor de Deus em nosso coração, aleluia!
Se você estiver diante de uma situação em que tem de fazer algum tipo de escolha procure viver no temor do Senhor e a orientação virá de maneira clara ao seu coração, pois o Amigo Espírito Santo está conosco e em nós para nos guiar, uma vez que somos filhos de Deus. E como filhos de Deus nós devemos andar no temor do Senhor todos os dias.
Tenho certeza de que alguém que lerá este texto está diante de uma encruzilhada, onde um destino tem que ser escolhido. O Amigo tem interesse em lhe orientar segundo a vontade do Pai celestial para sua vida. Pare um pouco. Não se desespere, tão pouco tenha pressa para agir. Dê um tempo e exercite-se no temor do Senhor. Leia este versículo várias vezes, com temor e humildade diante do Senhor. Ele lhe dirá qual o caminho que deve ser tomado para que não haja prejuízo no futuro.
Cuidado com decisões precipitadas no aspecto sentimental. O perigo está rondando sua vida espiritual. Vigilância total! Alerta! Não acredite em promessas futuras. O enganador é astuto. Busque a Deus com muita urgência, antes que seja tarde demais e venha a chorar sem ter como reverter o quadro.
Deus nos ama e preparou o melhor para nós. Ele tem interesse em nos ajudar em todas as coisas, sem exceção de nenhuma delas. Aproveitemos a benesse daquele cujos pensamentos a nosso respeito são pensamentos de bem e não de mal.
Deixemos, pois, o Altíssimo nos orientar nas nossas escolhas, partindo da premissa de que devemos respeitá-lO, reverenciá-lO, dar a Ele a prioridade absoluta no nosso dia-a-dia.

sexta-feira, abril 03, 2009

CRER X FALAR


“... EU CRI; POR ISSO É QUE FALEI.” ( 2 Coríntios 4.13).
O poder da palavra falada é muito grande e faz diferença no âmbito espiritual. Todavia, é muito importante observar o que está escrito, no que diz respeito a crer em primeiro lugar e depois falar.
O Senhor Jesus falou sobre a descrença que iria crescer na terra, quando fez a seguinte interrogação:
“ CONTUDO, QUANDO VIER O FILHO DO HOMEM, ACHARÁ, PORVENTURA, FÉ NA TERRA?” ( Lucas 18.8).
O contexto em que o Senhor Jesus falou estas palavras refere-se ao dever de orar sempre e nunca desfalecer. Ele acrescenta ainda:
“NÃO FARÁ DEUS JUSTIÇA AOS SEUS ESCOLHIDOS, QUE A ELE CLAMAM, DIA E NOITE, EMBORA PAREÇA DEMORADO EM DEFENDÊ-LOS? ( Lucas 18.7).
Oramos e oramos, clamamos e clamamos, choramos e choramos, pedimos e pedimos, (a propósito, há muitos que dizem que Jesus disse: Pedi, pedi, contudo o Senhor Jesus falou apenas uma vez: pedi), e parece que nada acontece, as respostas não chegam.
O segredo de recebermos o que pedimos e falamos é crer, pois como disse Jesus:
“PORQUE EM VERDADE VOS AFIRMO QUE, SE ALGUÉM DISSER A ESTE MONTE:ERGUE-TE E LANÇA-TE NO MAR, E NÃO DUVIDAR NO SEU CORAÇÃO, MAS CRER QUE SE FARÁ O QUE DIZ, ASSIM SERÁ COM ELE.” ( Marcos 11.23).
Imagine o poder que tem as palavras ditas quando cremos! É mesmo fantástico!
Jesus afirma que quando falamos crendo, aquilo se fará, acontecerá.
Deus tenha de nós misericórdia porque na verdade somos tão incrédulos!
E pela nossa incredulidade deixamos de agradar a Deus, e o que é bem pior, ainda corremos o risco de não entrarmos na cidade santa, de vez que ali não entrarão os incrédulos ( Apocalipse 21.8).
Quantos também não estão falando a Palavra sem crer nela. Há pregadores profissionais que usam a Palavra misturada com artifícios aprendidos em livros que ensinam a conseguir o que querem, usando as palavras para manipular as pessoas que os ouvem.
Tempos difíceis meus amados! Maranata!
Temos que pregar a Palavra crendo de todo o nosso coração em tudo quanto ela diz, afinal ela é a Palavra de Deus, a Palavra de um Deus que:
“... VELA SOBRE A SUA PALAVRA PARA A CUMPRIR.” ( Jeremias 1.12).
Falar crendo faz a diferença nas nossas pregações. As pessoas que nos escutam poderão ser impactadas com o poder da pregação misturada com a fé daquele que fala. Aleluia!
Agora é bom atentarmos para o outro lado da mensagem. O lado negativo das nossas palavras. Podemos crer e falar coisas que são ruins e depois das palavras saírem dos nossos lábios, acontecerem aquilo que proferimos crendo.
Há um tempo estávamos em um congresso e conosco estavam outras pessoas participando como convidados. Uma daquelas pessoas, não satisfeita com o comportamento da filha, em um momento de raiva, proferiu palavras pedindo que Deus a queimasse.
Ao retornarem no dia seguinte houve um incidente que não se sabe como, mas o fato é que o carro em que iam começou a incendiar-se. Todos os ocupantes saíram ilesos, exceto a garota que sofreu queimaduras de terceiro grau. Ao ser socorrida, ela se lembrava de que tinha escutado a pessoa mandar que Deus a queimasse.
Muito cuidado naquilo que abrimos nossa boca para falar.
Apeguemo-nos cada dia à santa Palavra de Deus, crendo em tudo quanto ela diz e assim falemos para que se cumpram as palavras na vida dos que as ouvem.
“CRI, POR ISSO FALEI.”