quinta-feira, agosto 27, 2009

FALTOU PÃO NA TERRA

“NOS DIAS EM QUE JULGAVAM OS JUÍZES, HOUVE FOME NA TERRA...” (Rute 1.1.).
Conforme está escrito, no tempo em que julgavam os juízes, o povo se desviou da lei de Deus e
“... CADA UM FAZIA O QUE ACHAVA MAIS RETO.” ( Juízes 21.25).
A geração de Josué havia passado. Agora, como está escrito:
“FOI TAMBÉM CONGREGADA A SEUS PAIS TODA AQUELA GERAÇÃO; E OUTRA GERAÇÃO APÓS ELES SE LEVANTOU, QUE NÃO CONHECIA O SENHOR, NEM TAMPOUCO AS OBRAS QUE FIZERA A ISRAEL.” ( Juízes 2.10).
Eu me pergunto: Como pode levantar-se uma geração que não conhecia o Senhor e nem os seus feitos, visto terem sidos conhecidos até mesmo dos povos pagãos que viviam naquela época? Mas a escritura diz que era assim.
Observando bem a nossa realidade de crentes, e, particularmente membros da Assembléia de Deus, vemos que as coisas não andam lá muito diferentes em nossos dias.
As mudanças estão cada dia mais acentuadas, a ponto de chegarmos a pensar em alguns momentos: Será que estamos ainda vivendo como Assembléia de Deus?
Em tempos passados éramos chamados protestantes. Esse título era pronunciado de maneira pejorativa, para ofender mesmo. Hoje, essa denominação foi trocada pelo termo evangélico, alguma coisa mais moderna, mais light. E a pergunta que não quer calar é: onde estão os protestantes que quando eram indagados porque eram protestantes, respondiam com ousadia: porque protestamos contra o pecado!
A geração passada conhecia o Senhor por causa do ensino da Palavra e dos testemunhos que eram dados acerca dos feitos do Senhor em nossas vidas, em nossas famílias, na igreja. Nos cultos de pregação (que eram duas vezes por semana), era facultada a oportunidade para os irmãos testemunharem do que Deus havia feito em suas vidas naquela semana, e as pessoas prontamente se levantavam para contar os feitos do Senhor. Aqueles testemunhos acrescentavam a nossa fé!
Nos nossos dias esse costume foi extinto. Não temos mais necessidade de ouvir sobre o que Deus anda fazendo no meio do Seu povo. Temos pregações rebuscadas, permeadas por expressões nas línguas originais das escrituras, e, como me disse alguém, se o pregador não citar os originais e pensamentos de teólogos renomados no assunto que prega, não é considerado um bom pregador.
E como nos dias dos juízes, nosso povo está fazendo cada um o que lhe parecer mais certo, o que bem lhe parece aos olhos, pois falta pão na casa de pão, à exemplo do que aconteceu em Belém, cujo nome significa “casa de pão.”
E como profetizou Amós:
“EIS QUE VEEM DIAS, DIZ O SENHOR DEUS, EM QUE ENVIAREI FOME SOBRE A TERRA, NÃO DE PÃO, NEM SEDE DE ÁGUA, MAS DE OUVIR AS PALAVRAS DO SENHOR. ANDARÃO DE MAR A MAR E DO NORTE ATÉ AO ORIENTE, CORRERÃO POR TODA PARTE, PROCURANDO A PALAVRA DO SENHOR, E NÃO A ACHARÃO.” ( Amós 8.11.12).
Onde anda a Palavra de Deus em nossos dias? Qual a mensagem que estamos recebendo na casa de pão?
Infelizmente o alimento anda escasso, e, na maioria das vezes, é alguma coisa do tipo fast food, enlatados, que ao invés de nutrir faz engordar; ao invés de trazer fortalecimento deixa os ouvintes subnutridos espiritualmente, e por causa disto temos uma geração de crentes raquíticos espirituais, que podem até crescer muito, porém sem capacidade para agüentar as intempéries da vida, as provas da fé.
Da mesma maneira como as gerações passadas tinham uma melhor alimentação, mais natural, preparadas com cuidado, com trabalho, e eram mais fortes, com uma maior capacidade de enfrentar as doenças,e isto também devido ao ar puro que respiravam, do ponto de vista espiritual é semelhante.
Os crentes da primeira geração em nosso país tinham uma alimentação mais completa, embora sem o conhecimento intelectual dos nossos dias, ,porém os que levavam a palavra desciam ao ribeiro para apanhar grama verde e fresquinha para alimentar o rebanho. Isso significava uma vida de oração e dependência do Amigo sobre o assunto que estariam ensinando ao povo de Deus.
Por sua vez as ovelhas eram também um povo simples, que não questionavam a Palavra, pois o próprio Espírito Santo se encarregava de convencer os ouvintes que aquele assunto fora dado por Ele, e, quando Deus fala nada há que questionar, é tão somente aceitar e obedecer.
Não sou contrária ao conhecimento, absolutamente! O que me traz pesar é que o conhecimento sobre Deus está tomando o lugar do conhecimento de Deus. E por não conhecer a Deus, não há mais necessidade de buscar dEle o pão nosso de cada dia, que, segundo Jesus, é o Pai quem nos dá.
Falta pão na casa de pão! Por isso os crentes estão a correr de igreja para igreja, agora, não à procura de pão (Palavra de Deus), mas em busca de bênçãos materiais, e ganha a igreja que oferece mais prêmios; ganha a igreja que prega um evangelho sem arrependimento; ganha a igreja que ao invés de levar o povo a uma vida de santificação, leva a uma falsa adoração, muitas das vezes; ganha a igreja que ao invés de confrontar o pecado do povo prende o povo através de manifestações sobrenaturais que em alguns casos, não são verdadeiramente do Espírito de Deus, mas de espíritos enganadores.
Louvo a Deus porque ainda há instrumentos de Deus, comprometidos em conhecer o Deus da Palavra, ao invés de buscarem somente conhecer a Palavra de Deus. Louvo a Deus por homens e mulheres que ainda conseguem se dobrar com humildade diante do Todo-Poderoso e buscar do Seu Santo Espírito a mensagem (o pão) para alimentar aqueles que os escutam.
A “Palavra” faz a diferença. Podemos falar muitas palavras, mas precisamos da “Palavra”. Veja o que diz a Palavra:
“FALAVA AINDA PEDRO ESTAS PALAVRAS, QUANDO CAIU O ESPÍRITO SANTO SOBRE TODOS OS QUE OUVIAM A PALAVRA.” Atos 10.44).
E fica um conselho: se na casa de pão faltar pão, cada um de nós deve buscar o pão diretamente da fonte – a Bíblia, ajudado por Aquele que inspirou a Palavra – o Amigo.
Maranata!

terça-feira, agosto 25, 2009

ESTÁ ATRIBULADO? O ALÍVIO ESTÁ VINDO!

“E A VÓS OUTROS, QUE SOIS ATRIBULADOS, ALÍVIO JUNTAMENTE CONOSCO, QUANDO DO CÉU SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS COM OS ANJOS DO SEU PODER,” ( 2 Tessalonicenses 1.7).
Quantos irmãos atribulados! Quantos quase que esmagados sob o peso de tantas lutas! Quantos oprimidos pelo sofrimento causado pelas enfermidades! Quantos esmagados, literalmente, pelos sistemas humanos, sem conseguir sequer levantar a cabeça, pois quando tentam faze-lo imediatamente são empurrados para o chão e humilhados!
E o resultado disto tudo é dor, pesar, aflição de espírito, desencanto, descrédito, desconfiança, e haja sofrimento! Se tais pessoas não estão disciplinadas para executar a transferência diária de todo o mal do dia para Aquele que é o nosso Senhor, realmente irão abreviar o seu tempo de vida na terra.
Mas a Palavra nos assegura: o alívio está vindo, aleluia!
Todos os atribulados podem estar certos de que a Palavra de Deus não deixará de se cumprir. Creia: o alívio está prestes a chegar! A vinda do Noivo é iminente. Só resta estar preparados para receber o alívio juntamente com Aquele que se manifestará com os anjos do Seu poder.
O momento está difícil? A situação quase que desesperadora? Parece que não dar mais para dar um passo à frente? O alívio está vindo!
Deus não está alheio a tanto sofrimento neste mundo, absolutamente! Mas creio de todo o meu coração no que diz a Palavra de Deus que “TODAS AS COISAS CONTRIBUEM JUNTAMENTE PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS...” ( Romanos 8.28).
O Senhor conhece os que são seus, está escrito. E todos os que são dEle devem estar dispostos a se submeterem a Sua bendita vontade, ainda que esta vontade implique em nos fazer passar por tribulações e angústias, pois, como está escrito:
“... ATRAVÉS DE MUITAS TRIBULAÇÕES, NOS IMPORTA ENTRAR NO REINO DE DEUS.” ( Atos 14.22).
Não entendo como pode alguém pregar um evangelho que não passe por tribulações; não posso aceitar esse evangelho barato que está sendo propagado por aí, que tem como finalidade apenas massagear o ego das pessoas, fazer com que as igrejas locais fiquem cheias de pessoas eufóricas no aguardo das “bênçãos”.
Fiquei sabendo estes dias que em um certo país, um irmão encontrou um homem muito bem vestido, com a Bíblia na mão, com pose de obreiro. O irmão saudou aquele homem e perguntou-lhe se era obreiro em alguma igreja local, ao que ele respondeu:
-- Não sou crente; sou apenas animador de igrejas. Uso a Bíblia para animar os crentes que estão fracos e desanimados. O pastor da igreja me contrata por dois ou três dias, eu vou lá, animo o povo, deixo a igreja em alta, recebo o meu pagamento e assim faço o meu trabalho. Sou um profissional. Pasmem!
O evangelho genuíno que confronta o pecado ninguém mais quer ouvir; a mensagem que nos leva a refletir sobre o nosso estado espiritual está descartada em muitos púlpitos, infelizmente. Enquanto isso o maligno já levantou animadores de igrejas para sacudir as emoções do povo, levando-o a uma falsa alegria.
Que tenha de nós misericórdia meus amados!
Ajude-nos o Senhor a sermos do grupo daqueles que ainda passam por tribulação dando graças ao Pai, sendo consolados por Ele para que de igual modo possamos consolar os que, como nós, também são atribulados. Para todos os atribulados o alívio virá.
Não nos deixemos enganar, pois o Senhor Jesus nos advertiu que os espíritos enganadores, se possível, enganaria até os eleitos.
É tempo de vigilância total meus amados! Nunca foi tão urgente buscar discernimento de espíritos, para não cairmos no engodo maligno do evangelho das facilidades, da falsa alegria.
Tudo isto me diz: O NOIVO ESTÁ CHEGANDO!
Amados, certamente o alívio virá, pois Aquele que prometeu é fiel para cumprir!
Maranata!

quarta-feira, agosto 19, 2009

ONDE ESTÃO OS EBEDE-MELEQUES?

“DISSE EBEDE-MELEQUE, O ETÍOPE, A JEREMIAS: PÕE AGORA ESTAS ROUPAS USADAS E ESTES TRAPOS NAS AXILAS, CALÇANDO AS CORDAS; JEREMIAS O FEZ.” ( Jeremias 38.12).
Quantos “Jeremias” estão nas cisternas de “Malquias”, em cisternas sem água, apenas com lama?
Jeremias, profeta de Deus, chamado por Deus, escolhido desde o ventre da mãe, viveu uma vida de inteira dedicação a Deus e ao Seu povo. Foi obediente a ponto de renunciar a casar-se, visto que o Senhor lhe ordenara.
“VEIO A MIM A PALAVRA DO SENHOR, DIZENDO:NÃO TOMARÁS MULHER, NÃO TERÁS FILHOS NEM FILHAS NESTE LUGAR.” ( Jeremias 16.1.2).
Este homem a quem Deus dissera:
“NÃO TEMAS DIANTE DELES, PORQUE EU SOU CONTIGO PARA TE LIVRAR , DIZ O SENHOR.” ( Jeremias 1.8).
Agora, depois de muito sofrimento de maneiras diferentes, encontra-se lançado em uma cisterna com lama, pelo simples fato de ter sido fiel ao que Deus lhe mandara falar!
Ainda hoje não é diferente. Todos quantos se dispõem a fazer a vontade de Deus e a obedecer ao que Ele manda pagam um preço muito alto! Mas com certeza vale a pena obedecer a Deus!
Glória a Deus pela vida de Ebede-Meleque! Era um homem natural da Etiópia, portanto, um africano, de cor negra. Era ele servo do rei. Que bom que o rei não discriminou os negros. O nosso Deus também não faz acepção de pessoas e aceita a todos como seus servos, aleluia!
É admirável a sensibilidade de Ebede-Meleque com a situação do profeta de Deus. Ele não questionou se Jeremias estava certo ou errado; não criticou o profeta; não o acusou, mas sentiu compaixão diante do quadro a que Jeremias fora submetido.
Imagine como se sentiu o profeta. Só Deus sabe o que lhe passou pela mente naquele momento. Afinal, ele fora fiel ao que Deus lhe mandara fala e agora, como conseqüência, estava naquela situação extremamente desagradável: atolado na lama!
Ebede-Meleque, um homem corajoso, não se intimidou mas dirigiu-se ao rei para interceder pelo profeta! Aleluia! Glória ao Senhor por todos quantos têm coragem de se colocar diante do Rei para interceder pelos que se encontram, como Jeremias em situações desconfortáveis simplesmente por obedecerem ao Senhor, como também procuram interceder diante dos líderes em favor dos que são injustiçados.
Mas onde estão os Ebede-Meleques?
Onde estão aqueles que com amor e compaixão estão dispostos a enfrentar sistemas para manifestar misericórdia? O etíope não mediu esforços, não pensou na sua reputação como servo do rei, não pensou nas conseqüências que poderiam lhe advir, mas tomou a atitude de buscar socorro para o profeta.
O que vemos é que Ebede-Meleque não era egoísta, não pensava em si mesmo, mas também na situação do seu próximo. Infelizmente há muitos que se chamam pelo Nome do Senhor, mas na hora de mostrar amor e misericórdia, de se colocarem do lado da justiça, preferem poupar a sua pele, manter a sua posição nos sistemas humanos, em alguns casos, buscando subir de posição ou adquirir honras.
Prouvera a Deus que neste dia muitos Ebede-Meleques sejam levantados no meio do povo de Deus para ajudar a não morrer de fome profetas e enviados de Deus.
O mesmo rei que ordenara que fizessem o que quisessem com Jeremias, agora dá ordem ao seu servo, o eunuco Ebede-Meleque, para juntar trinta homens e ir tirar o profeta da cisterna, aleluia! Ebede-Meleque encontrou graça diante do rei. Deus agiu em favor do seu servo, o profeta. Deus continua a agir por nós meus amados. E tem mais: se dentre o povo de Deus não se levantar um intercessor, Ele levantará alguém como levantou o etíope, escravo para ser instrumento de salvação! Deus é Deus!
Quando o povo da família não se dispõe o Senhor tem como despertar alguém de fora para fazer a Sua vontade, contanto que o Seu servo não morra de fome, glória a Deus! Se o livramento não vem por meio dos judeus, Deus usará gentios para fazer. Aleluia!
O Amigo Espírito Santo continua a nos perguntar: onde estão os Ebede-Meleques deste tempo? Quem está disposto a abrir mão da sua posição, do seu status evangélico, do seu cargo ou função, arriscando tudo para pedir ao rei um favor para o profeta?
Veja a sua volta pois com certeza há alguém atolado na lama (não do pecado, claro), mas na lama da calúnia, do falso testemunho, da inveja espiritual, das mentiras que enlameiam a reputação espiritual, enfim. Quantos encontram-se quase a morrer de fome, isolados do povo, por causa do incômodo que causam por buscarem a vontade de Deus para suas vidas.
Não é necessário se rebelar contra o rei (lideranças), porém ter coragem de interceder pelos que sofrem. Se não podemos fazer ao rei da terra, que o façamos diante do Rei dos reis! Intercedamos pelos profetas que estão pagando o preço por obedecerem a Deus.
E o final da história foi feliz. Jeremias foi tirado da cisterna, pois Deus deu a Ebede-Meleque companheiros para executarem o trabalho e serem bem sucedidos. Profeta de Deus não morre de fome atolado na lama! Deus é bom e cuida dos que são seus, aleluia!
Se você é profeta de Deus, instrumento do Espírito Santo para falar a Palavra de Deus, não tema a coisa alguma. Seja fiel ao que lhe comissionou e ainda que lhe metam na cisterna, Deus enviará Ebede-Meleque para que, com a ajuda de cirineus espirituais possa dar livramento ao seu servo.
O livramento virá não se preocupe e nem busque entender de que maneira virá. Ainda que seja através de cordas e trapos velhos, coisas que não têm valor, os que fazem a vontade de Deus não morrem de fome atolados na lama, glória a Deus!
Façamos, pois, a vontade de Deus custe o que custar. Sejamos fieis em tudo!
Maranata!

segunda-feira, agosto 17, 2009

QUANDO O MESTRE CHAMA...

“VENDO-A JESUS, CHAMOU-A... (Lucas 13.12).
Como é lindo observar os detalhes da Santa Palavra de Deus! Como é admirável a atitude do Senhor Jesus em cada necessidade do homem, glória a Jesus!
Neste episódio vemos o Senhor Jesus, como era o seu costume, no dia de sábado, freqüentar a sinagoga. Neste dia ele ensinava, o que mostra que os fariseus e o chefe da sinagoga tinham lhe facultado a palavra no momento da explanação das escrituras.
O culto seguia normalmente quando o Senhor Jesus observa que no meio dos presentes havia uma mulher encurvada, tendo como causa daquela postura inconveniente, um espírito maligno que a aprisionava durante dezoito anos.
A Bíblia não refere a idade da mulher, mas dezoito anos andando encurvada é um tempo bastante significativo. Só Deus sabe o sofrimento que ela passava, a discriminação das pessoas, a dificuldade em cuidar de si mesmo e da sua casa e tantas outras coisas...
Mas ela era filha de Abraão, como o próprio Senhor Jesus afirma, e isto significa que ela era israelita, considerada povo de Deus, povo eleito por Ele. Contudo, Satanás a havia aprisionado, com aquele espírito de enfermidade.
Quantos que se chamam pelo Nome do Senhor vivem aprisionados por espíritos de enfermidades dentro das nossas igrejas locais! Muitas vezes não entendemos porque uma pessoa tão crente sofre de certas enfermidades crônicas, incuráveis. Não nos convém julgar quem quer que seja, mas há enfermidades que são mesmo colocadas pelo inimigo, é claro que com a permissão do nosso Dono, como uma forma de espinho na carne, tendo como finalidade evitar que o vírus luciferiano se propague em nossa vida. Também há aqueles casos em que o tal é entregue a Satanás para destruição do corpo, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor ( 1 Coríntios 5.5.).
Seja lá por que motivo for aquela mulher estava aprisionada há dezoito anos! Era uma mulher que freqüentava a sinagoga aos sábados e, todas as semanas, vinha ela apresentar o seu culto a Deus, mesmo não tendo a liberdade que os homens tinham, pois as mulheres sequer tinham o direito de cultuar no mesmo recinto com os homens. Entrava encurvada e saia encurvada, nada de diferente acontecia no culto.
Mas naquele dia estava ali o Senhor Jesus e onde Ele se encontra as coisas acontecem de modo diferente; a rotina é quebrada; o ritual muda de sentido. Ele é Deus! Ele é compassivo! Ele é benigno! Ele é misericordioso! Ele se incomoda com o sofrimento das pessoas! Ele nos quer livres de todo aprisionamento maligno. Ele se interessou pela mulher diferente! Ele se interessa por nós!
Chamando a mulher ao pé de si ordenou que ela ficasse livre da enfermidade impondo-lhe as mãos! Aleluia!
O toque das mãos de Jesus faz a diferença! Não há espírito maligno que resista quando as mãos do Senhor Jesus tocam uma vida; ele tem que sair e imediatamente. Foi assim com aquela mulher; ela se endireitou, voltou ao seu estado normal; sua coluna ficou ereta novamente; o milagre aconteceu! Jesus não questionou a causa pela qual a mulher ficara refém do inimigo de Deus. Ele simplesmente quis livrá-la da prisão, glória a Jesus!
Não há referência que a mulher se tenha dirigido a Ele antes, feito um pedido, implorado, rogado, nem tão pouco alguém se compadecera dela e procurara o Mestre intercedendo por ela. Nada. Nem sequer Ele fez menção se havia fé no coração dela.Tão somente o coração de Jesus foi tocado pela compaixão e o milagre aconteceu!
Quantas vezes vivemos situações em que nem podemos orar (não temos forças), ninguém intercede por nós, não há manifestação de fé de forma alguma, mas da mesma maneira como o Senhor Jesus se apiedou daquela mulher Ele continua a apiedar-se de nós apesar de todas as nossas fraquezas, aleluia!
Confiemos na compaixão do terno coração do nosso Senhor e tão somente nos apresentemos diante dEle, com confiança e quem sabe ainda hoje a nossa situação será resolvida. O milagre que esperamos vai acontecer ou em nós ou na vida de alguém por quem intercedemos e encontra-se aprisionado pelo maligno. O mesmo Jesus que libertou a mulher continua a libertar, pois como está escrito:
“JESUS CRISTO É O MESMO, ONTEM, E HOJE, E ETERNAMENTE.” ( Hebreus 13.8).
Como foi importante aquela mulher freqüentar a sinagoga, um lugar onde as pessoas se reuniam para estudar as escrituras. Milagres acontecem quando nos reunimos para estudar as escrituras, para cultuar a Deus na casa de oração. Mas, milagres podem acontecer em qualquer lugar onde Jesus está. A propósito, Jesus está na sua casa? Jesus está na sua vida? Se a resposta é afirmativa, milagre pode acontecer agora, para glória do Seu Nome! Em fração de segundos a situação da mulher foi transformada. Isso pode acontecer conosco hoje ainda, em nome de Jesus. Mudança vai acontecer, sim. Situações serão resolvidas. Liberdade chegará a vidas aprisionadas pelo diabo. Jesus é o mesmo libertador, aquele que nos ama e tem interesse em nós!
A mulher nada falou, mas Ele viu e agiu, aleluia! O que lhe aprisiona Ele está vendo. A única coisa que a mulher fez: obedeceu quando Ele a chamou! Façamos assim também neste dia. Ao chamado do Amigo Espírito Santo nos coloquemos diante de Jesus e aguardemos o milagre. Não endureçamos o coração quando Ele nos chamar. Atendamos imediatamente e a situação será resolvida, para glória de Deus. Estejamos atentos ao Seu chamado, pois!
Maranata!

sexta-feira, agosto 14, 2009

OS ESCÂNDALOS

“DISSE JESUS A SEUS DISCÍPULOS: É INEVITÁVEL QUE VENHAM ESCÂNDALOS, MAS AI DO HOMEM PELO QUEL ELES VÊM! MELHOR FORA QUE SE LHE PENDURASSE AO PESCOLO UMA PEDRA DE MOINHO, E FOSSE ATIRADO NO MAR, DO QUE FAZER TROPEÇAR A UM DESTES PEQUENINOS.” ( Lucas 17.1.2).
Glória a Deus por Sua Palavra! Nem sei o que seria de nós se não tivéssemos a Palavra de Deus conosco e em nós; com toda certeza não poderíamos ficar firmes diante de tantas coisas que estão a acontecer. Mas como já estamos prevenidos, é mais fácil administrar sem que venhamos a fracassar na fé.
Os escândalos se sucedem. Um após outro eles têm acontecido, e com isso o evangelho de Cristo tem sido vituperado, aviltado sem piedade e sem misericórdia.
O inimigo de Deus tem conseguido enganar a muitos, infelizmente, e principalmente aqueles que estão em posição de liderança no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor.
Como se refere o meu marido, o triunvirato do diabo tem derrubado a muitos (sexo, dinheiro e poder). Quantos têm sido engodado com estas coisas e entrado no caminho de Balaão, sendo seduzido e dominado pela ganância, outros pela imoralidade e ainda outros pela sede de poder, pela disputa do trono na terra.
E como o homem obstinado não mede conseqüências, quando menos se espera explode um escândalo provocando vergonha ao povo que faz parte da Noiva, a virgem pura que espera em vigilância o retorno do Noivo.
A corrupção está dominando todos os segmentos deste mundo inclusive o segmento religioso. Ela só não pode dominar e prevalecer na vida dos que procuram ser cheios do Espírito; dos que vivem no Espírito; dos que andam no Espírito; daqueles que fazem questão de ter a Palavra como “lâmpada para os pés e luz para o seu caminho”.
A Bíblia diz que não devemos nos conformar com este mundo. Entretanto, os que se dizem filhos de Deus entraram no caminho da acomodação e agora, os crentes que antes eram chamados protestantes tornaram-se evangélicos e já não protestam mais contra nada, muito menos contra o pecado. Há uma aceitação natural das coisas como se fossem comuns ao reino de Deus.
E debaixo da insígnia do evangelho temos todos os tipos de mistura desde a dança evangélica até a política evangélica. Sem falar nos shows evangélicos onde a mistura é tão grande que não dá para se diferenciar de um evento mundano, muitas vezes; há também as boates evangélicas onde “ídolos evangélicos” são ovacionados, verdadeiros bezerros de ouro em cujo local o povo não diferentemente de Israel no deserto, vai para divertir-se, como está escrito:

“... E O POVO ASSENTOU-SE PARA COMER E BEBER E LEVANTOU-SE PARA DIVERTIR-SE.” ( Êxodo 32.6).
Onde está a vontade de Deus para o Seu povo, que seja um povo separado e dedicado exclusivamente a Ele?
É lamentável que a glória de Deus que devia estar nos nossos cultos seja substituída pelas apresentações onde a carne é priorizada. E quando a glória do povo de Deus se vai ( Icabor), os inimigos têm lugar para agir e provocar escândalos. A glória de Deus no meio do povo traz temor.
Está escrito que não devemos dar motivo de escândalo, especialmente aqueles que lideram no reino de Deus:
“ NÃO DANDO NÓS NENHUM MOTIVO DE ESCÂNDALO EM COISA ALGUMA, PARA QUE O MINISTÉRIO NÃO SEJA CENSURADO. ( 2 Corintios 6.3).
A recomendação do apóstolo Paulo aos romanos com relação aos que promovem escândalos é a seguinte:
“ROGO-VOS, IRMÃOS, QUE NOTEIS BEM AQUELES QUE PROVOCAM DIVISÕES E ESCÂNDALOS, EM DESACORDO COM A DOUTRINA QUE APRENDESTES; AFASTAI-VOS DELES. ( Romanos 16.17).
Amados, nossa oração ao Senhor deve ser pedindo que Ele nos ajude a não dar escândalo em nenhuma ocasião, a começar na nossa própria família. Cuidado para não escandalizar as nossas crianças tornando-as descrentes no Senhor por causa do nosso mau testemunho de servos de Deus.
Lidando na área de família como vivo é comum ouvir história de filhos revoltados e afastados de Deus por conta do procedimento dos pais dentro do lar.
Custe o que custar, meus amados, devemos manter a nossa postura de cidadão do reino da luz e em nada procurar seguir os conceitos e padrões do reino das trevas.
Guarde-nos o Senhor do triunvirato do maligno! Sigamos a jornada em uma vida de santificação e pureza para que não sejamos envergonhados na vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Maranata!

segunda-feira, agosto 10, 2009

A NOSSA CIDADE

“PORQUE NÃO TEMOS AQUI CIDADE PERMANENTE, MAS BUSCAMOS A FUTURA.” ( Hebreus 13.14).
Há tantas pessoas envaidecidas com suas cidades! Muitas fazem questão de maximizar as coisas boas que existem na cidade onde vivem, enquanto que minimizam as coisas más que há.
Todavia, não há cidade onde não esteja reinando o príncipe deste mundo – o diabo. Em todas elas o seu reino está implantado e em plena atividade. Senão vejamos: em todas as cidades a imoralidade, a incredulidade, a idolatria, a corrupção e, por conseguinte, a violência domina.
Também, como não podia deixar de ser, todas as cidades têm em sua cerne o mal que havia no coração do fundador da primeira cidade da terra, segundo as escrituras.
“E CONHECEU CAIM A SUA MULHER, E ELA TEVE A ENOQUE; E ELE EDIFICOU UMA CIDADE E CHAMOU O NOME DA CIDADE PELO NOME DO SEU FILHO ENOQUE.” (Gênesis 4.17).
A primeira cidade da terra chamava-se Enoque em homenagem ao filho do primeiro homicida, aquele que matou o seu irmão Abel, tendo como causa o que diz as escrituras?
“NÃO COMO CAIM, QUE ERA DO MALÍGNO E MATOU A SEU IRMÃO. E POR QUE CAUSA O MATOU? PORQUE AS SUAS OBRAS ERAM MÁS, E AS DE SEU IRMÃO, JUSTAS.” ( 1 João 3.12).
O homem que edificou a cidade Enoque era dominado pelo maligno e cheio das obras da carne, e, como era de se esperar, as cidades estão povoadas de pessoas que seguem o mesmo caminho de Caim, infelizmente.
Portanto, meus amados e queridos irmãos, não devemos nos apegar a cidade alguma neste mundo, afinal, somos estrangeiros na terra; somos peregrinos; estamos apenas de passagem, pois a qualquer momento poderemos ser chamados a nos apresentar diante de Deus e daí a cidade terrena ficará para trás com tudo o que nela há.
É uma pena ver-se tantos que se chamam pelo Nome do Senhor correndo atrás de bens materiais em cidades e cidades. Há aqueles que não contentes com as mansões que têm em cidades do seu país (casa na praia, casa na montanha), ainda mantêm patrimônios altíssimos em cidades de outros países, em muitos casos por pura ostentação (o vírus luciferiano em alta!).
O melhor, porém, que temos a fazer é procurar cada dia estar preparados para viver na cidade celestial – a Nova Jerusalém!
Abraão e sua família habitaram em cabanas, por que:
“... ESPERAVA A CIDADE QUE FUNDAMENTOS, DA QUAL O ARTÍFICE E CONSTRUTOR É DEUS.” ( Hebreus 11.10).
Esta cidade cujo construtor é Deus é bem diferente das cidades da terra. A descrição dela segundo as escrituras:
“E EU, JOÃO, VI A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU, ADEREÇADA COMO UMA ESPOSA ATAVIADA PARA O SEU MARIDO.” ( Apocalipse 21.2).
E ainda diz a Palavra:
“E TINHA A GLÓRIA DE DEUS. A SUA LUZ ERA SEMELHANTE A UMA PEDRA PRECIOSÍSSIMA... E TINHA UM GRANDE E ALTO MURO, COM DOZE PORTAS, E NAS PORTAS DOZE ANJOS...E A CIDADE ESTAVA SITUADA EM QUADRADO...E A CIDADE DE OURO PURO...E OS FUNDAMENTOS DO MURO DA CIDADE ESTAVAM ADORNADOS DE TODA PEDRA PRECIOSA...AS DOZE PORTAS ERAM DOZE PÉROLAS...A PRAÇA DA CIDADE, DE OURO PURO...” ( Apocalipse 21. 11-21).
Agora, tem um detalhe:
“... NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA QUE CONTAMINE E COMETA ABOMINAÇÃO E MENTIRA, MAS SÓ OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.” ( Apocalipse 21.27).
Os habitantes desta maravilhosa cidade não precisam de dinheiro para adquirir sua casa ali. Eles só necessitam estarem inscritos no livro da vida do Cordeiro!
Você já fez sua inscrição? Cada um tem que fazer a inscrição para, por exemplo, adquirir uma casa através da Caixa Econômica. Para morar naquela cidade santa, também temos que nos inscrever.
Preparemo-nos pois para viver eternamente nessa cidade e como o apóstolo Paulo afirma:
“... A NOSSA CIDADE ESTÁ NOS CÉUS, DONDE TAMBÉM ESPERAMOS O SALVADOR, OS ENHOR JESUS CRISTO,” ( Filipenses 3.20).
Não perca a esperança. Não fique ansioso com as coisas deste mundo. Tire a cabeça das coisas ruins das cidades terrenas. Lembre-se sempre de que a qualquer momento poderemos estar adentrando os lugares celestiais e daí, passaremos a habitar na gloriosa cidade onde está o trono de Deus e do Cordeiro.
Sejamos, pois, fieis!
Maranata!



sexta-feira, agosto 07, 2009

GUARDAI-VOS...

“GUARDAI-VOS DE EXERCER A VOSSA JUSITÇA DIANTE DOS HOMENS, COM O FIM DE SERDES VISTOS POR ELES; DOUTRA SORTE, NÃO TEREIS GALARDÃO JUNTO DE VOSSO PAI CELESTE.” ( Mateus 6.1).
Lembro-me bem daquela irmã que ao perceber que o seu nome não estava escrito na programação do evento da sua igreja, teve um acesso de ira e exigiu que fossem feitos novos panfletos nos quais o seu nome fosse incluído, pois afinal ela era uma das pessoas que estavam preparando aquele evento. E a igreja teve que deitar no lixo mais de quinhentas programações e mandar fazer novas para serem distribuídas com aqueles que vinham participar das festividades. Crise aguda de virose luciferiana!
Amados, tenhamos cuidado com o nosso procedimento na obra de Deus na terra. Jesus disse que devermos nos guardar de exercer a nossa justiça diante dos homens. Isso quer dizer que de modo nenhum podemos ou devemos alardear os nossos feitos ou mesmo as nossas boas obras, se assim as fizermos.
Aliás, o Senhor Jesus ensinou que:
“QUANDO, POIS, DERES ESMOLAS, NÃO TOQUES TROMBETA DIANTE DE TI, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, PARA SEREM GLORIFICADOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE ELES JÁ RECEBERAM A RECOMPENSA.” ( Mateus 6.2).
Se não vigiarmos somos tentados a propagar o que fazemos de bem no reino de Deus; parece uma coisa que nada representa contar para outro o que semeamos em amor para como os irmãos. Mas Jesus disse que não fizéssemos assim.
O perigo é muito grande de atrairmos para nós as atenções como se nós fossemos melhores que os outros; traz uma certa satisfação ao “ego”; estimula o culto a si mesmo; faz com que corramos o risco de nos julgarmos melhores que os demais; pode nos levar a criticar os que não fazem o que fazemos, enfim, entrarmos em caminho que nos levará certamente a nos afastarmos de Deus. Jamais o soberbo, orgulhoso estará perto de Deus, pois como está escrito:
“O SENHOR É EXCELSO, CONTUDO, ATENTA PARA OS HUMILDES; OS SOBERBOS, ELE OS CONHECE DE LONGE.” ( Salmo 138.6).
A Bíblia diz que os outros é que devem falar das nossas atitudes boas e não nós mesmos.
Há pessoas que demonstram uma grande satisfação em dar relatório do seu trabalho de caridade na casa de Deus; propagam quantas cestas básicas distribuem com os necessitados; quanto contribuem para a obra de missão; o que fazem em favor dos enfermos...
Há uma religião que leva em consideração a lista dos feitos em caridade de alguém, e, depois da morte desta pessoa, a tal passa a ser considerada no rol dos santos, canonizados, ou seja, instrumento de idolatria.
Guarde-nos o Senhor de nos tornarmos instrumentos de idolatria para outros, pois tanto o que idolatra quanto o ídolo estão correndo o risco de, se não se converterem a Deus, ficarem fora da cidade santa.
O melhor mesmo é que os homens sequer saibam o que fazemos em atos de generosidade e amor, mas somente o Pai celestial registre no Seu livro.
Assim, quando nos apresentarmos diante do Senhor no tribunal de Cristo, poderemos ver nossas obras serem queimadas e aquilo que fizemos por meio do corpo, ser transformado em ouro, prata ou pedras preciosas, ou seja, permanecerem.
Avaliemos as nossas atitudes amados, e obedeçamos à ordem do Senhor Jesus.
Maranata!

quarta-feira, agosto 05, 2009

O DEUS QUE PROVÊ PARA AS NECESSIDADES

“ ENTÃO, O SENHOR FENDEU A CAVIDADE QUE ESTAVA EM LEÍ, E DELA SAIU ÁGUA...” ( Juízes 15.19).
Ao ler este texto senti a necessidade de escrever para estimular a fé dos que me lêem e a minha própria.
Sansão havia tido um grande vitória contra os filisteus: feriu mil homens com uma queixada de jumento ainda fresca ( que arma!).
Deus lhe dera aquela vitoria, sim.
Mas eis que agora ele se vê com grande sede sem ter de onde buscar água para saciá-la.
Uma necessidade básica. Uma situação que, caso não fosse solucionada poderia levá-lo à morte, como ele se expressou:
“... MORREREI EU, AGORA, DE SEDE E CAIREI NAS MÃOS DESTES INCIRCUNCISOS? ( Juízes 15.18).
Ele fez a coisa certa: clamou ao Senhor! E como está escrito:
“CLAMA A MIM, E RESPONDER-TE-EI...” (Jeremias 33.3).
Deus atendeu ao clamor de Sansão e o milagre aconteceu! Fez sair água da rocha! Como está escrito:
“HAVERIA ALGUMA COISA DIFÍCIL PARA DEUS? (Gênesis 18.14).
Qual é a sua necessidade neste dia? Experimente clamar ao Senhor.
O Deus que abriu a rocha e fez sair água para suprir a necessidade de Sansão, é o mesmo, não mudou. Só nos compete clamar a Ele. Clame! Clame! Clame!
Os Seus ouvidos não estão agravados, absolutamente!
Jesus falou que o Pai celestial haveria de suprir as nossas necessidades. Seja qual for a necessidade o Pai está pronto e pode agir em nosso favor.
Há necessidades e necessidades. Nem toda necessidade é do ponto de vista financeiro; há necessidades emocionais; necessidade de um ombro amigo para que coloquemos nossa cabeça e possamos simplesmente chorar. Sabe que há momentos que a nossa maior necessidade é chorar ao lado de alguém? Não é sem razão que a Palavra nos manda chorar com os que choram. Há necessidades afetivas, enfim.
Deus tem meios inesperados para nos suprir. Tão somente devemos clamar a Ele e apresentar aquilo que carecemos, crendo que Ele é Poderoso para fazer por mais difícil que nos pareça, por mais ilógico que seja. Ele cria meios para que o Seu Nome seja glorificado, aleluia!
Não importa qual seja a necessidade Deus há de suprir! Clame! Creia!
Maranata!