quinta-feira, janeiro 28, 2010

E O EPITÁFIO, QUAL SERÁ?

“...FEZ ELE O QUE ERA RETO PERANTE O SENHOR...” ( 2 Reis 22.2).

Alguns dias atrás, ouvi de uma amiga minha que exerce liderança na casa de Deus, a seguinte frase:

-- Quando o Senhor me tomar eu quero que escrevam como epitáfio: aqui jaz fulana. E ela fez o que era reto aos olhos do Senhor.

Fiquei meditando naquela expressão que me pareceu muito sincera e avaliei comigo mesmo. E quanto a mim? O que vou deixar de lembrança para os que comigo conviveram? Que testemunho darão de mim? E o meu Senhor, que testemunho dá de mim?

Lembrei-me de Jó, um homem de quem Deus deu testemunho de retidão e fidelidade a Ele diante do adversário das nossas almas, aquele que espreita todas as coisas que fazemos e dizemos (graças a Deus que não o que pensamos).

Fazer o que é reto significa andar em retidão diante de Deus e não somente diante dos homens, pois podemos até nos mostrar retos aos olhos dos homens, porém aos olhos de Deus a coisa é bem diferente!

Não poderá existir maior glória do que Deus dá testemunho de alguém. Os anciãos deram bom testemunho acerca de Jairo (Lucas 7.3,4); todos davam bom testemunho de Timóteo ( Atos 16.2); o discípulo Ananias, todos davam bom testemunho dele ( Atos 22.12).

Entretanto, por exemplo, que glória para João, o batista, por Jesus ter dado um tão belo testemunho a seu respeito.

“ELE ERA A CANDEIA QUE ARDIA E ALUMIAVA...” ( João 5.35).

O que Jesus diz de mim e de ti? Qual a avaliação do conselho secreto de Deus a nosso respeito?

O Senhor nos avalia sim. Lembra que Ele falando para as igrejas da Ásia dizia: “CONHEÇO AS TUAS OBRAS...”

No Seu livro todo o meu histórico vai sendo escrito dia após dia. No Reino de Deus, como anda o nosso currículo? Há muita gente boa preocupada com o seu currículo na terra, correndo atrás de títulos para fazer crescer o currículo e assim ostentar maior capacidade intelectual e até mesmo no que diz respeito ao estudo das escrituras, mas o Amigo me desperta a atenção para que eu busque enriquecer o meu currículo espiritual!

O currículo material tem a ver com conhecimento adquirido, com cursos e mais cursos freqüentados ou mesmo não freqüentados (existem diplomas comprados sem que a pessoa jamais freqüentasse uma universidade, ou mesmo um curso teológico, misericórdia Deus!). Quanto maior a quantidade de títulos colocados na parede de um gabinete maior a capacidade daqueles que os possuem.

No Reino de Deus é diferente! Tem a ver com humildade, com a manifestação do fruto do Espírito, com uma profunda comunhão e intimidade com Deus, e tudo isso provém da nossa obediência a Sua Palavra.

João, o batista, não possuía um bom currículo diante dos homens, aliás, ele nem era bem aceito pela liderança da sua época, era um homem rude, de vestimenta simples, alimentação simples, vivia no deserto e não no palácio, porém Jesus disse acerca dele:

“...ENTRE OS NASCIDOS DE MULHER, NINGUÉM APARECEU MAIOR DO QUE JOÂO BATISTA...” ( Mateus 11.11). Que testemunho fantástico! E hoje após a morte de João o seu epitáfio ainda está vivo, pois as palavras dele foram proferidas pelos lábios sacrossantos do Senhor Jesus Cristo!

O testemunho dos homens sobre João era bem diferente, como o Senhor Jesus disse:

“POIS VEIO JOÃO QUE NÃO COMIA NEM BEBIA, E DIZEM: TEM DEMÔNIO!” (Mateus 11.18).

Sobre Jesus os fariseus, saduceus e outros também davam testemunho negativo, chegando mesmo a dizer que Ele era um glutão e bebedor de vinho ( Mateus 11.19); que Ele tinha demônio ( João 8.48). Enquanto isso, o Pai dava um testemunho impar do Filho:

“... ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO.” ( Mateus 3.17). Aleluia!

Meus amados e mui queridos leitores, pensem comigo neste dia acerca dos que escreverão a nosso respeito quando o Senhor nos levar para o Seu Reino celestial e procuremos enriquecer o nosso currículo espiritual através de uma vida de obediência à Palavra de Deus em amor.

E, o testemunho acerca de Josias, (texto em pauta acima) é do Amigo Espírito Santo que inspirou o escritor do livro dos Reis.

Maranata!

terça-feira, janeiro 26, 2010

OLHOS... OLHARES...



“SE OS TEUS OLHOS FOREM BONS...” ( Mateus 6.22).

Dia desses, enquanto fazia a minha caminhada matinal, o Amigo começou a conversar comigo sobre os meus olhos e os meus olhares. Interessante!
A propósito: você sabia qual o membro do Corpo de Deus que emite perdão? No final estaremos respondendo.
Sabia que existem oitocentos e quarenta e quatro referências bíblicas sobre “olhos”?
Como andam os meus olhos?Como andam os seus olhos? E os nossos olhares como têm sido? Como os nossos olhos podem ser bons? Que tipo de olhar transmite olhos bons?
A primeira coisa que eu tenho que tomar cuidado é com olhos altivos, ou seja, um coração orgulhoso faz com que a pessoa olhe os outros com superioridade, por cima.
Sara sentiu-se desprezada aos olhos de Hagar por ser estéril ( Genesis 16.4). Será que temos olhado para alguém com desprezo?
E quanto as mulheres que têm olhares impudentes? O dicionário diz que impudente significa: sem pudor, desavergonhado. É assim que Deus classifica as mulheres de Sião em Isaias 3.16. Misericórdia! Esse não é olhar de olhos bons, com toda certeza, mas segundo o texto, olhar de quem tem coração orgulhoso.
A Bíblia fala daqueles que têm o olhar malígno, para que não comamos o seu pão ( Provérbios 23.6). Sabe quem tem o olhar malígno? O invejoso. Misericórdia Senhor!
Olhos bons não olham com:
Olhar de cobiça
Olhar de rejeição
Olhar de vingança
Olhar de ódio
Olhar de crítica
Olhar de acusação
Olhar de desnudamento...
Olhos bons olham como Jesus olha:
Olhar de compaixão
Olhar de misericórdia
Olhar de bondade
Olhar benigno
Olhar amoroso
Olhar que infunde fé
Olhar que transmite confiança
Olhar de alegria
Olhar de perdão, pois afinal está escrito sobre Deus falando a Israel:

“NÃO OBSTANTE, OS MEUS OLHOS LHES PERDOARAM...” (Ezequiel 20.17).
Para que os nosso olhos sejam bons precisamos cada dia comprar colírio como o Senhor Jesus aconselhou à igreja em Laodicéia.

“ACONSELHO-TE, QUE DE MIM COMPRES... COLÍRIO PARA QUE VEJAS.” (Apocalipse 3;18).

O nosso corpo só será luminoso, ou seja, cheio de luz, se os nossos olhos forem bons como disse Jesus ( Mateus 6.22).
O Senhor Jesus voltará para levar para Si mesmo todos quantos são luz no Senhor, por isso é necessário tem muito cuidado com os nossos olhos e fazer um propósito como o salmista de não por coisa má diante dos nossos olhos ( Salmo 101.3 para que não sejamos inclinados a olhar de maneira a não agradar a Deus.
Uma palavra específica para os meus leitores homens:
Que tal fazer uma aliança com os seus olhos como fez o nosso irmão Jó? ( Jó 31.1). Isso com toda certeza irá prevenir desastres espirituais, emocionais e físicos não somente na sua vida, como também na vida da sua família. Cuidado com os seus olhares meu irmão!
Levantemos os nossos olhos (bons), para cima porque a nossa redenção se aproxima! Aleluia!
Maranata!

segunda-feira, janeiro 25, 2010

INFORMAÇÃO AOS LEITORES

A paz do Senhor meus amados
Estamos em processo de despedida do nosso filho o Pr. Dennis que amanhã, se Deus quiser, estará viajando para assumir uma igreja em ULEFOSS - Noruega, a convite da mesma.
Assim sendo, não temos tido um tempo maior para colocar matéria neste blog.
Agradecemos a compreensão dos amados.
Em nome de Jesus rogo as vossas orações em favor deles, pela viagem e pela nova etapa que eles estarão iniciando naquele lugar.
Deus vos abençoe e tenham um bom dia.
Filipenses 4.6

quarta-feira, janeiro 20, 2010

TESTEMUNHO

EStivemos esta semana com um amado irmão e ele contou-nos a seguinte experiência que viveu nestes últimos dias.
Como responsável pelas ofertas da sua congregação, foi entrega-las na casa do coordenador da sua área, em seu carro, acompanhado por outro irmão.
Parou o carro na frente da casa do coordenador, e, com uma parte do dinheiro no bolso, outra parte colocou no colo, para embrulhar e fazer a entrega. Nisto, o outro irmão fala para ele:
-- Parou um carro bem ao nosso lado. Ele ignorou.
Do veículo desceu um cidadão portando uma arma o que ao ve-lo o irmão que estava com o dinheiro no colo, pegou um pedaço de jornal que estava à mão, e colocou sobre o dinheiro, e tomou-o na mão.
O assaltante grita para eles sairem do carro e pede a carteira do irmão e o celular. O dinheiro do Senhor continuava na mão que o irmão tinha suspendida para o alto. O irmão orava.
Ele levou o celular e o carro, enquanto que os irmãos estavam livres, bem como o dinheiro que fora entregue para a casa do Senhor, aleluia!
Enquanto isso, um outro irmão para quem o tesoureiro havia chamado ao celular e, portanto, era o último número registrado, recebe uma ligação do telefone celular do irmão tesoureiro. Ao atender, uma voz fala o seguinte:
-- Avisa ao dono do carro que roubei que venha busca-lo pois o carro está pegando fogo e eu não possa andar com ele.
O irmão ao receber o telefonema, imediatamente comunicou-se com a esposa do tesoureiro que a esta altura, estava no Círculo de Oração do qual é a dirigente. O irmão passa a mensagem de que o carro do seu marido havia sido roubado e estava pegando fogo. Ela levanta um clamor com as irmãs pedindo a ajuda do Senhor e faz uma chamada ao celular do marido que está nas mãos do assaltante. Ele prontamente atende e dá os detalhes do local onde o carro se encontra, continuando a afirmar que o carro está pegando fogo.
A irmã comunica-se com o marido e vão para o local, enquanto que o assaltante continua a falar ao telefone de um local próximo de onde o carro está. Os irmãos entram no carro e, dando partida normalmente, saem sem nenhum problema. O homem que fizera o assalto fala ao telefone:
-- O que é que aconteceu? Quando eu dirigi o carro não pude continuar tendo em vista que ao colocar as mãos no volante este estava pegando fogo, tão quente estava que não dava para continuar com as mãos nele.
Os irmãos agradeceram a Deus com louvor pelo Seu agir,pois Deus é Deus e quando Ele age quem pode impedir?
Amados, Deus continua trabalhando por nós e nada nos acontecerá sem que Ele esteja controlando a situação. Por isso, não devemos temer, mas tão somente crer nAquele que é Soberano e Absoluto!
Maranata!

segunda-feira, janeiro 18, 2010

PERMANECENDO NO QUE APRENDEU

“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE E DE QUE FOSTE INTEIRADO, SABENDO DE QUEM O APRENDESTE.” ( 2 Timóteo 3.14).

O Senhor nos advertiu de como seriam os últimos dias na terra, como os espíritos enganadores estariam agindo de tal maneira a ponto de, como Ele mesmo se referiu, “ENGANARIA ATÉ OS ELEITOS”.
Nunca se viu tanta mudança como se tem visto nos nossos dias, meu Deus! A geração do princípio da obra pentecostal no Brasil, se porventura se levantasse da sepultura ficaria estarrecida e com certeza não suportaria viver em meio a tantas mudanças, a tantas coisas diferentes do ensino que eles zelaram por ele, para conservar a doutrina dos apóstolos na igreja que estava sob a responsabilidade deles.
Como será que os nossos mestres da primeira geração de líderes se comportariam diante das divisões que vemos mesmo nas igrejas que participam da mesma Entidade que coordena o movimento em nossos dias?
“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE...”
Como será que os nossos pais primitivos veriam o posicionamento das lideranças com relação ao divórcio com novo casamento?
“TU, PORÉM, PERMANECES NAQUILO QUE APRENDESTE...”
Como seria aceito o comportamento dos crentes modernos em estar em ambientes como cinemas, campos de futebol, casas de shows e outros?
“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE...”
Como seria entendida a necessidade que se vê nos nossos dias da igreja está comprometida com a política secular com a finalidade de ser ajudada quanto às leis do país e outros posicionamentos? Um dia desses, um senador da república estava “pregando” em uma das reuniões da igreja(como sabem, eles mesmo sendo ímpios, decoram porções da bíblia para impressionar os ouvintes evangélicos), e dentre tantas palavras bonitas ditas naquela ocasião, finalizou seu discurso com a seguinte: “Sinto-me honrado em ser um senador, sabendo que o funeral de Jesus foi promovido por um senador.”
Lembro-me de que certo dia uma pessoa me falou sobre esse episódio, o amigo Espírito me falou muito claramente: “O senador cuidou do corpo morto de Jesus...” Que Deus tenha de nós misericórdia!
“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE...”
Como será que os nossos pais na fé encarariam a postura das mulheres do nosso movimento no que diz respeito a usos e costumes, onde vemos em muitos lugares, nos cultos, irmãs vestidas como alguém que vai a um baile de formatura nos moldes do mundo?
“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE...”
E, porque não falar nos casamentos dos crentes onde mais se parece um desfile de moda conforme o modelo das filhas de Roma, com tudo o que tem de direito para ser usado tanto pela noiva quanto pelos convidados?
“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE...”
Quanto às dissensões,porfias, emulações, partidarismos e outras obras da carne que estão evidentes nos nossos dias, como será que Aquele que deu a Sua vida por nós está considerando estas coisas?
“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE...”
O que aprendemos com a Palavra de Deus?
“E PERSEVERAVAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS E NA COMUNHÃO, NO PARTIR DO PÃO E NAS ORAÇÕES. “ ( Atos 2.42).
“SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR.” ( Hebreus 12.14).
“... NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS OS QUE TAIS COISAS PRATICAM” (obras da carne). ( Gálatas 5.21).
Meus amados, é tempo de:
“ESCAPA-TE POR TUA VIDA...”
“TEM CUIDADO DE TI MESMO...”
“... GUARDA BEM ATUA ALMA...”
“... CONSERVA-TE A TI MESMO PURO.”
“... GUARDA QUE TENS...”
“... O QUE TENDES, RETENDE-O ATÉ QUE EU VENHA.”
“... O SANTO CONTINUE A SANTIFICAR-SE.”
Seja a graça e a misericórdia do Senhor sobre as nossas vidas neste dia!
Maranata!

terça-feira, janeiro 12, 2010

E QUANDO FICAMOS FAMOSOS?

“... E A SUA FAMA CORREU POR TODA A CIRCUNVIZINHANÇA... ELE, PORÉM, SE RETIRAVA PARA LUGARES SOLITÁRIOS E ORAVA.” ( Lucas 4.14; 5.16).

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, fama significa reputação, glória, noticia.
Jesus foi um homem famoso! Por mais que Ele tentasse impedir que os seus feitos fossem divulgados, todos quantos eram beneficiados por Ele não conseguiam ficar calada, como também a multidão que via as maravilhas que Ele operava. Desse modo, à medida que os milagres iam se sucedendo o Seu Nome era propagado por todas as terras em Israel.
Em um tempo que o povo de Deus nem mais sabia sobre milagres, onde a manifestação de Deus não acontecia mais, eis que surge um homem, como se referindo a Ele disse um dos discípulos no caminho de Emaús:

“... JESUS, O NAZARENO, QUE ERA VARÃO PROFETA, PODEROSO EM OBRAS E EM PALAVRAS DIANTE DE DEUS E DE TODO O POVO,” (Lucas 24.19).

Jesus era também chamado “O PROFETA DA GALILÉIA”, por causa dos sinais e prodígios que Ele fazia no meio do povo.
E assim a Sua reputação crescia de dia em dia. Todos queriam segui-lo. As suas palavras tinham um poder tão extraordinário que os guardas que foram prende-lo por ordem dos sacerdotes, voltaram e relataram aquilo que presenciaram e ouviram dizendo:

“... JAMAIS ALGUÉM FALOU COMO ESTE HOMEM.” ( João 7.46).

Enquanto a Sua fama se propagava sem que Ele pudesse impedir, a atitude dele era sair do foco das atenções por um tempo e como está escrito “SE RETIRAVA PARA OS LUGARES SOLITÁRIOS E ORAVA.” Que exemplo!

Infelizmente muitos dos que se dizem seguidores do Mestre por excelência ainda não aprenderam com Ele a lição de humildade que nos deixou.
Deus tem se agraciado de muitos neste mundo e tem dispensado uma porção maior de sabedoria e de conhecimento das coisas espirituais, porém, nunca poderemos esquecer que tudo isso vem do alto, vem do Pai das luzes. Se o Amigo Espírito Santo nos capacitar o homem (mulher) com entendimento e discernimento acerca das coisas do Reino de Deus, jamais alguém poderá penetrar nos mistérios do Eterno e trazer para a realidade humana os tesouros escondidos das riquezas espirituais.
Guarde-nos o Senhor de sermos imitadores de Simão, o mágico de Samaria, que quis comprar com dinheiro as coisas do Espírito de Deus. Entretanto, o que vemos com tristeza, é que há uma corrida louca de muitos que se dizem cristãos pelo conhecimento secular sobre Deus. O dinheiro tem servido para que muitos comprem diplomas de cursos sobre as coisas de Deus, sobre conhecimento das escrituras, possam também comprar todo tipo de literatura que de alguma maneira lhes informe sobre como conseguir de Deus os benefícios. Há livros que ensinam como usar formulas para que Deus derrame bênçãos materiais sobre os crentes, como igrejas podem se tornar poderosas econômica e financeiramente, ficando desse jeito famosas, bem como aqueles que as lideram, enfim.
A fama é um caminho perigoso quando não agimos da mesma maneira que o Senhor Jesus agiu. Precisamos reconhecer que tudo vem de Deus como Ele mesmo falou ao Seu povo através do profeta Ezequiel:

“CORREU A TUA FAMA ENTRE AS NAÇÕES... POR CAUSA DA MINHA GLÓRIA QUE EU PUSERA EM TI, DIZ O SENHOR DEUS.” ( Ezequiel 16.14).

O Senhor também disse a Davi:

“... FIZ GRANDE O TEU NOME, COMO SÓ OS GRANDES TÊM NA TERRA.” ( 2 Samuel 7.9).

Amados, se o nosso nome se torna conhecido por causa das coisas que o Senhor tem feito, por Sua graça e misericórdia através dos vasos de barro que somos nós, a excelência é DELE! A exemplo de Jesus nossa atitude é retirar-nos para orar com humildade diante de Deus,tributando a Ele toda a glória, toda a honra, todo louvor e principalmente toda a adoração!
Guarde-nos o Senhor de nos tornarmos impelidos, movidos pela fama e por causa disto não haver tempo para estar a sós com Aquele que é tudo em nós!
Por causa da fama pessoas poderão ser solicitadas e assim passar a viver de reunião em reunião com homens importantes; poderão ser convocadas como imprescindíveis para tratar esse ou aquele assunto; poderão ser convidadas para pregar aqui e ali de tal maneira que a agenda já não tenha mais onde registrar compromissos. E ai? Quanto tempo para orar, se quebrantar, se humilhar na presença do Todo-Poderoso? E aí? Quanto tempo para estar com a família dando atenção às necessidades do cotidiano em casa? E aí? A vida espiritual como estará sendo renovada? Como buscar a Palavra diretamente do Amigo segundo a necessidade do povo no lugar onde somos levados se não nos prostramos com humildade esperando DELE o pão?
O Filho de Deus diante da fama viveu uma vida de oração, e nós?
Maranata!

quarta-feira, janeiro 06, 2010

CUIDANDO DOS SENTIMENTOS



“O SENTIMENTO SADIO É VIDA PARA O CORPO...” ( Provérbios 14.30).

Segundo alguns estudiosos da vida do homem, nós começamos a morrer na hora em que nascemos, portanto, a vida que há em nós é verdadeiramente efêmera, não sabemos ao certo quando nos será tirada. Enquanto isso, cada dia que passa a certeza que temos é que um dia o que é pó em pó se tornará.
Em assim sendo é muito bom observarmos o que nos diz a Santa Palavra de Deus, quanto a termos vida e saúde no nosso corpo.
De acordo com o texto de provérbios que tomamos por base para nossa meditação, a vida para o nosso corpo tem a ver com os nossos sentimentos.
O homem tem uma alma e nessa alma estão os sentimentos ou emoções, por isso, dependendo deles teremos ou não um corpo com vida (saúde, alegria).
Desde a nossa infância desenvolvemos sentimentos conforme aquilo que recebemos principalmente dos nossos pais. Pais que demonstram amor e carinho pelos filhos implantam no coração deles tais sentimentos. Pais que expressam sentimentos de gratidão, respeito, confiança, enfim, transmitem para os filhos estes sentimentos.
Todavia, há muitos casos em que o sentimento que recebemos na nossa fase de criança é um sentimento de rejeição, de abandono, de falta de amor e, desse modo, esses sentimentos vão sendo alimentados no coração da criança, tendo como conseqüências adolescentes, jovens e adultos problemáticos.
Mas chega a hora da nossa vida em que podemos escolher entre alimentar sentimentos doentios, negativos ou deitá-los fora e em lugar deles encher a nossa alma de sentimentos bons, sadios, positivos.
Como filhos do Pai celestial temos a co-participação na natureza divina, temos a nossa disposição os atributos comunicáveis do Pai, o Espírito Santo, que habita em nós deseja implantar em nós sentimentos que nos tragam vida, paz, alegria, satisfação, plenitude, e acima de tudo amor.
Por causa de sentimentos doentios ou ruins há muitas pessoas que, mesmo sendo crentes e confessando Jesus como Salvador vive sem vida, ou melhor, vivem a vida como se não a vivesse, sem alegria de viver.
O inimigo das nossas almas tem prazer em nos ver contristados, abatidos, desalentados e alimentando coisas ruins do nosso passado, bem como sentimentos maus por conta de situações que sofremos no nosso dia-a-dia. Ele é ladrão e usa as nossas emoções negativas para roubar a vida que Deus nos deu, como também a alegria de vivê-la na presença do Senhor.
Em nome do Senhor Jesus eu lhe peço: tenha coragem para lançar fora da sua vida estes sentimentos de raiva, amargura, frustração, desanimo, inferioridade, orgulho, vingança, autocomiseração ou auto-piedade, abandono, culpa e outros tantos da lista negativa de sentimentos.
Já está passando da hora de ficar livre de tudo quanto tem roubado a sua vida, o desejo de viver, o desejo de morrer por conta de tanta coisa ruim que lhe tem acontecido. Não é verdade que o mundo tem sido ingrato e cruel com você, Deus tem mostrado Seu amor, Sua graça, Sua misericórdia para consigo; o Seu cuidado tem sido diário; os Seus olhos estão sobre a sua vida em seu todo, nada escapa da Sua visão.
Em nome de Jesus pare de se ver como alguém que não é amado, pois o Senhor Jesus nos falou dizendo que o Pai nos ama como ama a Ele, o Seu Filho, aleluia!
À medida que os sentimentos doentios forem sendo expurgados da sua alma a vida reflorescerá! Há vida para sua vida! O espectro da morte terá que se retirar, enquanto que a vida que a Vida nos dá será abundante, glória a Deus!
A opção é de cada um de nós. O que vamos escolher hoje? Alimentar sentimentos negativos e doentios em relação a nós ou ao nosso próximo, ou cambiá-los e em lugar deles nutrir sentimento sadio, ânimo sereno para viver a vida que Deus quer que vivamos para Sua glória?
Qual é a sua escolha? Eu sei a minha.
Maranata!

segunda-feira, janeiro 04, 2010

REANIMA O MEU CORAÇÃO...



“... REANIMA O MEU CORAÇÃO, NO SENHOR.” ( Filemon 20).

O apóstolo Paulo está vivendo o período da velhice e agora, prisioneiro, escreve ao seu filho na fé Filemon acerca do escravo e também seu filho na fé Onésimo..
Só Deus sabe como estava o coração do apóstolo quanto escreve ao seu amado filho.
Mesmo um homem que teve a autoridade de escrever: “SEDE MEUS IMITADORES, COMO EU SOU DE CRISTO.” ( 1 Coríntios 11.1), viveu momentos em que o seu coração estava enfraquecido.
O coração é reanimado quanto uma vida está prestes a se ir; os profissionais da saúde são treinados para, em momentos de emergência, usarem de técnicas que reanimem o coração, afim de que aquela pessoa volte a viver.
Paulo escreve ao seu filho pedindo que este lhe reanime o coração, no Senhor!
Quantas vezes nos sentimos como o apóstolo. Parece que as nossas forças espirituais se esgotaram; as dificuldades, as aflições, os apertos, as decepções, o inesperado, minam a nossa resistência e nos sentimos desanimados, parecendo até que estamos a desfalecer.
É nestes momentos que carecemos de alguém que venha a reanimar o nosso coração no Senhor. Mas onde estão os paramédicos espirituais? Onde estão aqueles dispostos a transmitir vida aos que estão enfraquecidos, sem ânimo, sem forças? Onde estão aqueles que estão prontos a dar da sua vida para levar vida a outros?
Com certeza há muitos a nossa volta que terminaram o ano 2009 desalentados, frustrados porque as promessas ainda não se concretizaram em suas vidas; há muitos que estão sendo tentados pelo adversário para duvidar da palavra do Senhor para eles; outros ainda se encontram sem coragem de dirigir-se ao templo para reunir-se na comunhão dos santos porque sentem- se envergonhados com tal e tal situação que viveram; outros estão desanimados por conta da falta de alimentação espiritual, pois a anemia espiritual é tão grave que sequer conseguem alimentar-se do Pão do céu, só têm vontade de estar deitados, apáticos, sem alegria.
É num momento deste que carecemos (e como!), de uma pessoa que venha em nosso socorro para nos reanimar no Senhor.
Reanimar no Senhor é trazer à nossa memória o que nos dá esperança; é relembrar as promessas de Deus para a vida dos que o temem; é fazer notórios os feitos do Senhor tanto relatados nas escrituras, como na vida daqueles que escutamos testemunhar das maravilhas do Senhor; é louvar conosco quando nosso desejo é tão somente derramar lágrimas; é orar por nós, orar conosco, e orar sobre nós invocando o agir do Espírito Santo naquilo que só Ele tem capacidade de fazer.
Reanimar no Senhor é não emitir críticas diante da situação em que o outro esteja atravessando; é não jogar em rosto as coisas negativas que porventura aquele tenha feito; é minimizar a dor do outro através da empatia.
Sei com toda certeza que neste momento há alguém que lê esta página que está vivendo um momento tal e qual o apóstolo Paulo viveu, precisando ter o seu coração reanimado no Senhor.
Em nome do Senhor Jesus tente olhar para cima onde o Senhor está assentado no Seu trono de glória e de majestade, enquanto que também se inclina para contemplar o aflito e o necessitado, o que não tem quem o ajude, aleluia!
Não se deixe abater pela dor; a tua dor não é maior do que o poder daquele que sofreu a mais horrenda dor, a mais cruciante dor por nos amar. Ele e só Ele pode fazer com que a dor cesse agora em seu coração.
Não, não vais morrer ainda! Há algo especial que Deus projetou para sua vida na terra que não foi realizado. Esse tempo de abatimento faz parte do cronograma de Deus, para que após essa fase a imunidade espiritual esteja mais fortalecida a fim de lidares com outros tipos de problemas sem que sejas atingido, porque estás fortalecido pelo Senhor.
Espero e oro para que o Senhor levante muitos para reanimar os corações enfraquecidos, não com manjares, mas com a graça de Deus e com o consolo com que somos consolados pelo Senhor.
Maranata!