sexta-feira, janeiro 28, 2011

ASSENTADOS NA RELVA

“DISSE JESUS: FAZEI O POVO ASSENTAR-SE; POIS HAVIA NAQUELE LUGAR MUITA RELVA. ASSENTARAM-SE, POIS, OS HOMENS EM NÚMERO DE QUASE CINCO MIL.” ( João 6.10)

Sei que neste dia alguém precisa ser despertado para tomar a atitude de assentar-se na relva. Não sei qual a sua necessidade, talvez não seja a mesma daquela multidão: alimento para o corpo; podemos estar necessitados de tantas coisas que não são alimentos! O Senhor sabe muito bem o que precisamos, Ele é Deus!
Interessante é observar que a multidão era constituída por quase cinco mil homens que tinham passado o dia a ouvir Jesus. Será que eles não trabalhavam? Será que perderam um dia de trabalho? O que teria levado tantos homens para um lugar deserto com a finalidade de ouvir um Homem?
O evangelista Mateus refere-se que ali também estavam mulheres e crianças, ou seja, as famílias estavam juntas para ouvir as palavras do Mestre.
É maravilhoso ler sobre este momento no ministério de Jesus!
A Bíblia não diz que o povo reclamava com fome; nem diz que as crianças estavam inquietas; tão pouco o povo tinha pressa em se retirar da presença de Jesus. Fantástico!
Oh, Deus! O que será que se passa conosco? Por que estamos tão atarefados que não conseguimos passar um tempo maior na presença de Jesus? Por que ficamos incomodados quando o culto se prolonga por alguns minutos? Por que as nossas crianças estão inquietas na casa de Deus? Por que os homens não podem tirar um tempo para estar nos pés de Jesus? Por que o trabalho secular é tão prioridade nas nossas vidas o que nos leva a viver apressados até mesmo quando estamos aos pés do Mestre?
Parece que o tempo parou para aquela gente. Por que o relógio não para quando estamos na oração? Por que em momentos onde a glória de Deus está manifesta temos que lembrar algo que temos para fazer, em particular, e precisamos sair imediatamente?
Amados, é hora de assentar-se na relva! Assentados na relva, sem que eles soubessem de onde e nem como veio a provisão chegou!
Nada de inquietação; nada de perturbação; nada de estresse; nada de questionamentos; tão somente assentar-se na relva e esperar, pois, afinal estamos na presença de Jesus, ou melhor, estamos nEle, aleluia! Nosso privilégio é bem maior do que o daquela multidão; eles viam a Jesus, podiam até tocá-lO, mas não O tinham dentro de si como nós O temos, aleluia!
No lugar onde Jesus está há provisão; necessidades são satisfeitas; ninguém é despedido vazio ou com necessidade, porque Ele é o Pastor e para quem O tem como Pastor nada lhe falta, glória a Deus!
Seja qual for a sua necessidade hoje pare, descanse, espere; sente-se na relva e aproveite um momento de quietude na presença de Jesus.
Calma, confie, creia tão somente que a provisão vai chegar nas suas mãos como chegou nas mãos daqueles homens que se assentaram em obediência ao mandado de Jesus. Eles não precisaram se levantar para pegar a provisão, eles foram servidos.
A provisão vai chegar para você e você será servido pelo instrumento que Deus usará para prover, glória a Deus!
O melhor é que a provisão de Deus não é regrada, mas abundante, pois todos comeram se saciaram e ainda sobrou bastante, aleluia!
Não será diferente! O que Jesus proverá suprirá a necessidade e ainda vai sobrar; não deite fora o que sobrar, aproveite bem, lembrando que Jesus mandou recolher os pedaços que sobejaram e disse:
“... PARA QUE NADA SE PERCA.” ( João 6.12).
Nada de extravagância; nada de desperdício. Buscar orientação do Amigo Espírito Santo acerca do que fazer com o que sobrou; Ele orienta, eu sei.
O Senhor não supre somente a nossa necessidade material, mas também a necessidade espiritual, a necessidade emocional.
Qual a sua necessidade hoje? Creia que o mesmo Jesus que estava naquele lugar deserto e se compadeceu da multidão não mudou! Ele continua atento as nossas necessidades e intercede por nós à direita do Pai. O segredo é estar na Sua presença, interessado nas Suas palavras, obedecendo ao seu mandar.
A multidão não sabia que um rapaz tinha um lanche e que daquele lanche individual tantos seriam beneficiados. O Senhor não traz a provisão apenas através de quem tem muito, do que lhe sobra, mas Ele usa quem está disponível e sensível para abençoar e ser abençoado como o foi aquele rapaz.
Atenção: se o Senhor quiser lhe usar para abençoar alguém com o pouco que você tem hoje não relute; entregue o que tem para o Senhor usar em favor de quem está necessitado e certamente o investimento retornará multiplicado para glória de Deus.
Relva, lugar de provisão, de cuidado, de carência suprida, de alegria pela multiplicação, de organização para receber o milagre; relva, lugar de famílias reunidas na presença de Jesus sendo por Ele alimentadas tanto espiritual quanto materialmente; relva, lugar de dependência total do Senhor!
Não se faça de rogado: assente-se na relva e receba a provisão das mãos do grande Provedor – Jesus!
Maranata!

terça-feira, janeiro 25, 2011

RECUPERANDO A VISÃO

“... RESPONDEU O CEGO: MESTRE, QUE EU TORNE A VER.” ( Marcos 10.51).

Quem não conhece (e muito bem) a linda história de Bartimeu, o cego de Jericó?
Jericó signifiica no hebraico “lugar de fragrância”. Era chamada a cidade das palmeiras (Deuteronômio 34.3).
E por falar em Jericó nos vem à mente a fé de Raabe a meretriz que tinha a sua casa em cima do muro de Jericó.
Jericó que ao ser destruída por Deus foi amaldiçoada por Josué acerca da sua reconstrução (Josué 6.26), e, conforme falou o servo de Deus tudo se cumpriu ( 1 Reis 16.34). Cuidado com aquilo que falarmos neste dia!
Jericó onde havia uma escola de profetas no tempo de Elias e Eliseu (2 Reis 2.5).
Jericó, cidade para onde se dirigia o homem que caiu nas mãos de salteadores, e onde o publicano Zaqueu foi agraciado com a presença de Jesus em sua casa.
Mas o que na verdade o Amigo me tem trazido ao coração é que como Bartimeu um cego que já antes tinha enxergado, mas agora mendigava à beira do caminho, existem pessoas que uma vez já tiveram a sua visão espiritual sadia, olhos que podiam enxergar as maravilhas da lei do Senhor (Salmo 119.18); pessoas que como Ezequiel tinham visões de Deus ( Ezequiel 1.1), que como Estevão viam os céus abertos ( Atos 7.56), porém, hoje, os seus olhos estão mergulhados em trevas!
Quando o Senhor Jesus falou para João, o evangelista sobre a situação espiritual da igreja que estava em Laodicéia, no diagnóstico dado por Ele estava incluído a cegueira:
“... NEM SABES QUE TU ÉS INFELIZ, SIM, MISERÁVEL, POBRE, CEGO E NU.” (Apocalipse 3.17).
O mais grave é que na auto-avaliação daquela igreja o diagnóstico era totalmente diferente:
“... ESTOU RICO E ABASTADO E NÃO PRECISO DE COISA ALGUMA...” ( Apocalipse 3.17).
Nós não somos diferentes; nossa auto-avaliação é sempre para melhor, por isso precisamos cada dia nos submeter ao Amigo Espírito Santo para que não entremos em caminho difícil.
Como o Senhor Jesus falara aos discípulos que nos últimos tempos os espíritos enganadores, se possível, enganariam até os eleitos, vemos o cumprimento literal nessa igreja.
Aqueles crentes, inclusive o anjo da igreja, estavam em trevas porque o que não têm visão vive mergulhado em trevas!
Amados, precisamos tomar muito cuidado nestes últimos dias para não nos envolvermos em questões alheias e acabarmos por aborrecer os nossos irmãos, pois segundo as escrituras esse comportamento nos leva à cegueira espiritual.
“AQUELE, PORÉM, QUE ABORRECE (ODEIA) A SEU IRMÃO ESTÁ NAS TREVAS, E ANDA NAS TREVAS, E NÃO SABE PARA ONDE VAI, PORQUE AS TREVAS LHE CEGARAM OS OLHOS.” (1 João 2.11).
Diante da verdade da Palavra de Deus podemos observar que são muitos evangélicos, cristãos, membros de igrejas locais e lideranças que estão como Bartimeu, que um dia viram a luz, porém, agora, andam em trevas. Eu não quero isso para a minha vida queridos, guarde-me o Senhor!
Tais pessoas que estão nessa situação precisam como Bartimeu, perceber a presença de Jesus e aproveitar a oportunidade que talvez seja única (meu Deus)! Em segundo lugar precisa ter coragem de clamar por misericórdia reconhecendo a sua necessidade de se encontrar com Jesus; deixar de lado o orgulho, a preocupação com os que estão a sua volta, mas clamar, gritar por ajuda e pela atenção do Mestre. E ao aproximar-se DELE falar francamente, sinceramente sobre a realidade que vive; despojar-se; não tentar colocar culpa em outros, tipo, eu estou cego por causa de fulano ou sicrano, ou por conta de injustiça que me fizeram, absolutamente!
Aproveitar o momento na presença de Jesus que está pronto para ouvir o nosso clamor e humildemente rogar-lhe:
“MESTRE. QUE EU TORNE A VER.”
Precisamos de boa visão para poder ver quando o inimigo prepara armadilhas para os nossos pés; para vigiarmos em todo o tempo (como se pode vigiar sendo cego?); para enxergarmos o caminho que o Senhor quer que andemos nele e não entrarmos em veredas que nos levarão à morte. Enfim, precisamos ter boa visão para não andarmos nas trevas e acabar caindo no abismo.
Sei que esta mensagem servirá para despertamento de alguém que já está em processo de perda da visão; seus olhos já não vêem tão nitidamente as coisas do Reino como as via antes, pelo contrário, só enxerga as coisas negativas nos cidadãos do Reino em quem antes só via santidade e amor.
O Senhor Jesus tem colírio para vender; é bom comprar e usar como preventivo (Apocalipse 3.18).
É preciso aproximar-se de Deus como Jacó, pois somente os que têm um encontro real com Ele poderão contemplar a face de alguém que era seu inimigo e dizer:
“... VI O TEU ROSTO COMO SE TIVESSE CONTEMPLADO O SEMBLANTE DE DEUS;” ( Gênesis 33.9).
Tenhamos coragem de pedir como Bartimeu:
“MESTRE, QUE EU TORNE A VER.”
Maranata!

sexta-feira, janeiro 21, 2011

QUANDO A SURDEZ COMPENSA

“... PORÉM SAUL SE FEZ DE SURDO.” ( 1 Samuel 10.27).

Realmente estamos vivendo dias como nunca pensamos viver em todos os sentidos por isso tenho meditado nessa atitude de Saul logo após ser ungido rei de Israel.
Até aonde devemos imitá-lo? O que há de positivo em agir como ele agiu?
Vejamos alguns pontos interessantes:
Saul fora escolhido por Deus para ser líder do Seu povo;
Samuel o apresentara ao povo como o eleito do Senhor;
O Espírito de Deus tinha se apoderado de Saul e ele profetizara;
Depois que o povo recebe o seu líder, a Bíblia diz que filhos de Belial questionaram a sua liderança e o desprezaram e não lhe trouxeram presentes.
Será que essa história não tem alguma coisa em comum com a nossa vida em Cristo?
Verdadeiramente fomos escolhidos por Jesus ( João 15.16) e, segundo as escrituras, fomos constituídos reis e sacerdotes ( Apocalipse 1.6).
Também, segundo as escrituras o Senhor nos deu do Seu Espírito e uma vez cheios do Espírito Santo poderemos ser usados nos Seus dons, inclusive no dom da profecia, aleluia!
A lição importante para mim é que todos quantos têm a convicção de terem sidos escolhidos por Deus e estão cheios do Seu Espírito não dão importância para as colocações feitas pelos filhos de Belial.
Agora, precisamos tomar muito cuidado para não sermos enquadrados no rol dos filhos de Belial, isto é, aqueles que no meio do povo de Deus rejeitam quem Deus escolhe ( não somente as lideranças, mas todos os salvos em Cristo), desprezam-nos e não lhes dão presentes.
A atitude de Saul foi correta em fazer-se de surdo, ou seja, não me interessa ouvir coisas negativas que se dizem a meu respeito; pouco me importa se me aceitam como escolhido de Deus ou não, o problema é de cada um e cada um dará conta de si mesmo a Deus.
Jesus disse assim:
“... QUEM VOS REJEITAR A MIM ME REJEITA... “ ( Lucas 10.16).
Escolhidos por Jesus, não se deixem levar pelo comportamento de quem quer que seja em relação a nós, se diante de Deus a nossa consciência está tranqüila da nossa fidelidade para com Ele.
Em nome de Jesus não devemos manchar o nosso coração e por conseguinte as vestes brancas de Noiva por causa de filhos de Belial que nos desprezam, não fazem caso de nós. Simplesmente façamo-nos de surdo para as suas palavras, pronto! Não alimentemos sentimentos ruins que só nos fazem sofrer, como por exemplo, raiz de amargura que, segundo as escrituras, nos contaminam e ainda contaminam outros, misericórdia!
Atenção líder que me lê neste dia aprenda com Saul: tenha segurança na escolha de Deus para a sua vida e da presença do Espírito Santo em si; não dê importância para os filhos de Belial, eles sempre estarão no meio do povo tudo fazendo para fazer parar o trabalho dos eleitos do Senhor. A hora é de fazer-se de surdo; ignorar as conversas paralelas; descartar os leva-e-traz que como “lixeiros” se encarregam de trazer para os nossos ouvidos coisas que só fazem mal a nossa alma.
Não se importe com os filhos de Belial que não aceitam a sua liderança; fique firme no Deus que o colocou no lugar preparado por Ele, seja na casa de Deus ou seja mesmo no seu trabalho secular.
Um pouco mais na frente esses mesmos filhos de Belial tiveram que engolir em seco as suas palavras quando Saul foi vitorioso na batalha contra os amonitas.
“ENTÃO, DISSE O POVO A SAMUEL: QUEM SÃO AQUELES QUE DIZIAM:REINARÁ SAUL SOBRE NÓS? TRAZEI-OS PARA AQUI, PARA QUE OS MATEMOS. PORÉM SAUL DISSE: HOJE, NINGUÉM SERÁ MORTO...” ( 1 Samuel 11.12.13).
Saul continuava no lugar certo e o Espírito de Deus estava sobre ele, por isso não permitiu que seus inimigos fossem mortos. Assim procede aquele que tem segurança em Deus e está cheio do Espírito Santo, aleluia!
É hora de fazer-se de surdo meu irmão. Surdo para as fofocas, para as murmurações, para as palavras que desprezam-nos, para toda e qualquer coisa que não seja para a nossa edificação.
Tenhamos ouvidos abertos para ouvir a voz do Amigo Espírito Santo, para as palavras encorajadoras dos filhos de Deus, para entender qual a vontade de Deus para as nossas vidas. Afora disso, façamo-nos de surdos!
Nossos ouvidos precisam estar antenados para “O QUE O ESPÍRITO DIZ ÁS IGREJAS.”
“O ESPÍRITO E A NOIVA DIZEM: VEM”
Maranata!

terça-feira, janeiro 18, 2011

DEUS É DEUS! E DAÍ?

“... ELE MESMO É QUEM A TODOS DÁ VIDA, RESPIRAÇÃO E TUDO MAIS.” ( Atos 17.25).

É inexplicável como o Sr. Marcelo permaneceu vivo abaixo de quatro metros de entulho e lama e sequer teve um osso fraturado; não dá mesmo para entender, mas partindo do princípio de que Deus é quem dá vida não tem como deixar de crer que esse Deus tem um propósito específico na vida desse senhor.
O profeta Isaias já escreveu sobre esse Deus maravilhoso dizendo:
“ASSIM DIZ DEUS, O SENHOR, QUE CRIOU OS CÉUS E OS ESTENDEU, FORMOU A TERRA E A TUDO QUANTO PRODUZ; QUE DÁ FÔLEGO DE VIDA AO POVO QUE NELA ESTÁ E O ESPÍRITO AOS QUE ANDAM NELA.” (Isaias 42.5).
Só mesmo uma mente dominada pela incredulidade maligna deixa de crer em um Deus tão grande, tão tremendo, tão maravilhoso!
O fôlego que temos é Ele que dá; quero conhecer alguém que possa comprar o fôlego de vida; impossível. Ele também dá o espírito ao homem e como está escrito:
“... FALA O SENHOR, O QUE ESTENDEU O CÉU, FUNDOU A TERRA E FORMOU O ESPÍRITO DO HOMEM DENTRO DELE.” ( Zacarias 12.1).
Observe o que diz a Palavra de Deus:
“SE DEUS PENSASSE APENAS EM SI MESMO E PARA SI RECOLHESSE O SEU ESPÍRITO E O SEU SOPRO, TODA A CARNE JUNTAMENTE EXPIRARIA, E O HOMEM VOLTARIA PARA O PÓ.” ( Jó 34.14.15).
Deus não é egoísta! Glória a Deus! Ele não pensa em si mesmo, mas procura oferecer o melhor para o homem que foi criado a sua imagem e a sua semelhança e dele cuida como jamais alguém poderia cuidar.
“... ELE FAZ NASCER O SEU SOL SOBRE MAUS E BONS E VIR CHUVAS SOBRE JUSTOS E INJUSTOS.” ( Mateus 5.45).
Por que questionar as obras de Deus? Por que questionar o que Ele determina e assim acontece?
“PORQUE A PALAVRA DO REI TEM AUTORIDADE SUPREMA; E QUEM LHE DIRÁ: QUE FAZES?” (Eclesiastes 8.4).
Nós somos tão pequenos que não conseguimos enxergar um palmo adiante do nosso nariz e muita vezes temos a petulância de tentar entender as coisas que Deus faz na sua soberania.
“PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS, NEM OS VOSSOS CAMINHOS, OS MEUS CAMINHOS DIZ O SENHOR.” ( Isaias 55.9).
Não queira entender Deus; simplesmente submeta-se a Sua vontade e creia que Ele sabe muito bem o que está fazendo na sua vida. Ele não é injusto como está escrito:
“PORQUE DEUS NÃO É INJUSTO...” ( Hebreus 6.10).
“NA VERDADE, DEUS NÃO PROCEDE MALICIOSAMENTE; NEM O TODO-PODEROSO PERVERTE O JUÍZO.” ( Jó 34.12).
Em nome de Jesus pare de ceder às pressões do maligno; ele quer lhe fazer abandonar o caminho do Senhor e entrar no caminho que leva à perdição. Busque ajuda do Amigo Espírito Santo para ser aprovado nesta prova que parece não ter fim, mas terá, sim; Deus já determinou o dia e a hora para ser declarada a sua aprovação, ainda que seja com a nota mínima, não importa; o que importa mesmo é passar de um estágio para outro na vida espiritual.
Deus está interessado em que O conheçamos mais e melhor e também que cada dia sejamos conhecidos por Ele.
Ele quer que sejamos participantes da Sua santidade e se para isso é necessário entrar na fornalha, que seja, pois temos a garantia da Sua Palavra:
“... QUANDO PASSARES PELO FOGO, NÃO TE QUEIMARÁS, NEM A CHAMA ARDERÁ EM TI.” ( Isaias 43.2).
Confiemos plenamente nesse Deus e descansemos nEle porque Ele não pode negar-se a Si mesmo e como está escrito:
“... CONHECE A NOSSA ESTRUTURA E LEMBRA-SE QUE SOMOS PÓ.” ( Salmo 103.14).
Ele, Deus, dá vida e a tira; faz descer à cova e faz subir dela; derriba e exalta; humilha e engrandece; faz a chaga e cura; fala à terra e a terra lhe obedece; o mar permanece como Ele lhe deu ordem; toda a natureza reconhece a Sua soberania, pois afinal Ele é o Criador de todas as coisas, aleluia!
Não há causa perdida para Ele, aliás, Ele é especialista em causas perdidas, porque tem interesse em que a glória seja dada ao Seu Nome. Ele vai mudar o quadro da sua situação em poucos dias e surpreenderá a muitos; glorifique o Nome dEle mais e mais; linguagem de louvor; submissão em adoração e causa solucionada, glória a Deus.
Lembre-se: tudo o que Deus faz é bom!
Maranata!

sexta-feira, janeiro 14, 2011

ASSIM COMO FOI...


“ASSIM COMO FOI NOS DIAS DE NOÉ... NOS DIAS DE LÓ...” (Lucas 17.26,28)

Os antediluvianos estavam avisados, sim. O pregoeiro da justiça – Noé, por anos e anos esteve a lhes falar de que Deus haveria de enviar um dilúvio sobre a terra. Eles, porém, ignoraram.
E um dia...
Deus determina dias. Ele determinou que o prazo para os homens fosse o ano seiscentos da vida de Noé. Pronto!
Noé entra na arca com sua família e os animais como Deus ordenara. Lá fora tudo continuava igual a qualquer outro dia. E como está escrito:
“COMIAM, BEBIAM, CASAVA, E DAVAM-SE EM CASAMENTO...” ( Lucas 17.27).
E aconteceu!
Nos dias de Ló foi diferente. Os sodomitas e gomorritas não foram avisados coisa nenhuma. Na última hora os genros de Ló foram notificados de que Deus iria destruir aquelas cidades, no entanto, eles ignoraram o aviso.
Amanhece mais um dia na vida daquelas cidades prósperas ( Ezequiel 16.49). Tudo igual. Cada família com sua vida rotineira espera com certeza tantas coisas para aquele dia. De repente, apenas o tempo suficiente para que Ló e sua família chegassem a Zoar, quando Deus faz chover enxofre e fogo para consumir a todos e tudo que por ali havia, e, como está escrito aquelas cidades foram subvertidas.
Comparando com a situação das cidades serranas do Rio de Janeiro, o elemento surpresa apanhou a todos os seus habitantes.
Quantos planos! Quantos projetos! Quantos sonhos!
Mais um verão e com ele a chegada de turistas trazendo divisas para aquelas cidades.
O clima é de expectativa, pois, afinal, cidades turísticas enriquecidas por Deus com uma natureza admirável são procuradas por pessoas de muitos países afim de aproveitarem as suas maravilhas e desfrutarem da hospitalidade e calor humano tão peculiar ao povo brasileiro.
Quem poderia prevê que em uma noite, apenas uma noite, tudo o que fora construído durante décadas viesse a ruir fragorosamente? Quem poderia imaginar que famílias inteiras que adormeceram tranqüilas nunca mais abririam os seus olhos nesta terra?
Será que alguém estaria preparado para procurar entes queridos no meio de centenas de pessoas ainda com a probabilidade de não encontrá-los por estarem ainda debaixo de escombro?
Surpresa! Surpresa! Surpresa!
Como de igual modo surpresa será para aqueles que se dizem cristão, mas não estão verdadeiramente em Cristo quando se aperceberem de que o arrebatamento já aconteceu e eles perderam a oportunidade de subir com Jesus!
Segundo as escrituras serão pegos de surpresas os crentes que embora vivendo dentro de igrejas locais encontram-se fora do Corpo por praticarem a iniqüidade; aqueles que estão na prática das obras da carne, entre elas, inimizades; aqueles cujo coração não está pronto a perdoar o seu irmão...
A Bíblia diz:
“MAS VÓS, IRMÃOS, NÃO ESTAIS EM TREVAS PARA QUE DIA COMO LADÃO VOS APANHE DE SURPRESA;” ( 1 Tessalonicenses 5.4).
Como não está em trevas alguém que odeia a seu irmão? Pois como está escrito:
“AQUELE, PORÉM, QUE ODEIA A SEU IRMÃO ESTÁ NAS TREVAS, E ANDA NAS TREVAS...” ( 1 João 2.11).
Alguém poderá dizer: eu não o odeio; a pergunta é: o ama? Meu caro, não existe meio termo, ou se ama alguém ou se odeia, por isso, segundo a Palavra de Deus amar não é uma opção mas um mandamento, um novo mandamento dado pelo Senhor Jesus:
“UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU: QUE VOS AMEIRS UNS AOS OUTROS; ASSIM COMO EU VOS AMEI, QUE TAMBÉM VOS AMEIS UNS AOS OUTROS.” (João 13.34).
É bom lembrar que gostar é bem diferente de amar, para não sermos tentados à desobediência amando somente àqueles que gostamos.
O DIA está chegando meus amados e muita gente boa vai ser pega de surpresa; gente com muitos anos de crente; gente com altos cargos na organização; gente que se aproveita do poder (autoridade) para usufruir benesses; gente que, enfim, está mais preocupada com as coisas do reino do que em agradar ao Senhor do Reino.
Serão pegos de surpresa os “covardes, os incrédulos, os abomináveis (quem semeia contenda entre irmãos – Prov.6.19), os assassinos (1 João 3.15), os impuros, os feiticeiros (consultantes de gurus evangélicos), os idólatras (brigam por seus ídolos evangélicos), e todos os mentirosos” ( Apocalipse 21.8).
Vigiemos amados! Tenhamos muito cuidado; não nos deixemos arrastar pela “onda” que está aí movida pelos espíritos enganadores e, infelizmente levando a muitos.
Uma coisa é certa: JESUS VEM!
Meu desejo e oração é que todos os que me lêem sejam apanhados de surpresa, sim, com o som da última trombeta ( e que surpresa!), para subir ao encontro do Senhor nos ares e assim estaremos para sempre com o Senhor.
“EIS QIE VENHO COMO VEM O LADRÃO.” ( Apocalipse 16.15)
Maranata!

segunda-feira, janeiro 10, 2011

COMO VAI O SEU SONO?


"... ELE DÁ AOS SEUS AMADOS O SONO." ( Salmo 127.2).

Deus provê as nossas necessidades enquanto dormimos - Adão ( Genesis 2.21).
Deus renova as suas promessas após dormirmos - Abrão (Gênesis 15.12).
Quem descansa em Deus deita-se e logo pega no sono - Davi ( Salmo 3.5).
Confiar em Deus nos faz deitar e dormir em paz - Davi ( Salmo 4.8).
Não podemos dormir espititualmente - Romanos 13.1.
À propósito, como vai o seu sono?
Segundo a Bíblia o homem sai para o trabalho em vindo o sol, após a noite ( Salmo 104.23); também diz que esse trabalho é até a tarde. O homem não foi feito para trabalhar à noite; a noite é para o homem dormir e descansar.
Não entendo porque os crentes adquiriram o mau hábito de dormir tarde (exceto se o organismo foi preparado para isso, claro). Há pessoas que estão caindo de sono e não vão se deitar, forçam a barra até com bebidas que o deixem em estado de alerta, como por exemplo, café forte ou outra qualquer bebida que contenha cafeína.
O sono durante o dia jamais poderá se comparar com o sono noturno.
Dar ao corpo o descanso merecido é cuidar da "casa" onde Deus habita. Ninguém tem o direito de destruir o santuário de Deus, provocando situações de doenças por não dormir o necessário para recompor-se.
Segundo pesquisas a nossa imunidade é produzida em oitenta por cento enquanto dormimos, portanto, quem dorme mal tem baixa imunidade e, por conseguinte, está muito mais propensa a contrair viroses e infecções.
"Precisamos passar inúmeras fases no sono, porém a fase mais importante é a REM ( Rapid Eyes Movement) ou seja, movimentos oculares repetitivos. Essa é a fase que nós nos restauramos para o outro dia. Se não aprofundamos o sono e entramos nessa fase, não descansamos e portanto a nosso imunidade pode baixar." (transcrito)
Não devemos amar o sono (preguiça), mas obedecer às leis que o Criador estabeleceu para o nosso corpo e não transgredi-las, pois os que transgridem acabam por pagar a fatura da desobediência.
Dicas de como dormir melhor
* Procure dormir e despertar sempre nos mesmos horários para facilitar o seu relógio interno ([[relógio biológico]]).
* Evite [[álcoolbebidas alcoólicas]].
* Bebidas que contenham [[cafeína]], tais como [[café]], [[chá preto]] e [[chá mate]], devem ser evitados antes de dormir, bem como [[refrigerante]]s (especialmente os cafeinados, tais como refrigerantes de [[Cola acuminatacola]]).
* Não fume.
* O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro e com temperatura amena.
* Desligue a [[televisãoTV]] antes de se deitar e, de preferência, assista a televisão meia hora ou uma hora antes de ir para a cama.
* A alimentação antes de dormir deve ser leve e de fácil digestão.
* A [[atividade física]] facilita o sono se for feita regularmente pelo menos 4 horas antes de dormir.
* Não tome remédios sem orientação médica.

É provado cientificamente que o nosso cérebro trabalha toda o período em que dormimos as últimas coisas que pensamos ao adormecer. Imagine alguém que adormece extremamente preocupado, ansioso; o cérebro trabalha preocupação, não descansa e por isso há pessoas que ao acordar se sentem tão cansadas como se não tivessem dormido.

Um conselho: adormeça louvando a Deus ou mesmo intercedendo por alguém, porque enquanto você dorme o seu cérebro trabalha essas informações que são benéficas; ao acordar sentir-se-á bem disposto, alegre, bem-humorado, pronto para um novo dia de vitória, em nome de Jesus!
Amados, vamos fazer a nossa parte cooperando com Deus no que diz respeito à saude do nosso corpo, a fim de que possamos realizar bem e melhor o nosso trabalho no Reino e não diminuir o nosso tempo produtivo na terra.
Maranata!

quinta-feira, janeiro 06, 2011

COMO ESTÃO AS FINANÇAS?


“PORQUE TUDO VEM DE TI, E DO QUE É TEU TE DAMOS.” ( 1 Crônicas 29.14).

Responda sinceramente às perguntas seguintes:
1. De quem é o dinheiro que ganhamos como salário?
2. De quem é a casa que moramos?(se for própria, é claro!)
3. De quem é a roupa que vestimos o sapato que calçamos e finalmente tudo quanto dizemos ser nosso?
Partindo do princípio de que fomos comprados por Jesus e pertencemos a Deus, não podemos dizer que nada é nosso, porque afinal, tudo pertence Àquele que nos comprou; nós apenas usamos conforme a necessidade.
É triste ouvir pessoas que se dizem evangélicas se referindo ao dinheiro como “meu dinheiro”; ledo engano!
Há necessidade de buscar a ajuda do Amigo Espírito Santo para administrar a questão financeira em nossa vida; Ele é o melhor economista e financista que há na terra. Experimente depender dEle, vale a pena.
Existem pelo menos cinco perfis de pessoas com relação a dinheiro:
• O poupador (precisa ter cuidado para não ficar avarento);
• O gastador (cuidado para não se tornar perdulário);
• O descontrolado (gasta sem medir as conseqüências);
• O desligado (gasta sem nem saber o que está gastando e porque)
• O financista (rigoroso planejador do dinheiro e sua aplicação)
Qual o seu perfil?
O que fazer com o dinheiro?
“GRANJEAI AMIGOS COM AS RIQUEZAS DA INJUSTIÇA; PARA QUE QUANDO ESTAS VOS FALTAREM, VOS RECEBAM ELES NOS TABERNÁCULOS ETERNOS.” ( Lucas 16.9).
Triste do lar onde se encontra uma mulher perdulária e um marido pródigo; as finanças desta família vivem completamente arruinadas.
Já existe também o extremo como aquela esposa que deu queixa do marido na polícia porque ele, além de vestir-se mal, não dava nada para a despesa da casa; tudo que ganhava era para guardar.
O dinheiro não deve ser usado como fim, mas como meios de trazer uma vida digna para a família.
Que tal usar o dinheiro guardado para tirar férias com a família?
É provado que o lazer a descontração faz bem para a saúde, ao passo que a falta de momentos de diversão sadia com a família pode provocar dores na coluna, tensões, problemas emocionais e psicossomáticos.
É bom repensar o uso do dinheiro. É melhor investir na vida da família com umas férias agradáveis do que adquirir um bem material, especialmente se tem filhos menores. Só o tempo poderá mostrar a importância de um programa de férias em família ao invés da aquisição de um imóvel, por exemplo. As crianças jamais irão entender o porquê de se trocar férias por um carro novo; com certeza as férias para elas é mais importante.
Aproveite o começo do ano para conversar com o Amigo sobre a administração financeira da família e da sua vida pessoal. Ele tem prazer de participar de tudo na nossa vida e certamente nos orientará sempre dentro da vontade de Deus.
Maranata!


segunda-feira, janeiro 03, 2011

QUEREMOS DIAS FELIZES?


A cada ano que chega as pessoas se dirigem a nós para nos desejar um FELIZ ANO NOVO, e de igual modo nós a elas. Não é necessário ser amigos para que essa saudação seja dada. Desejamos votos de dias felizes no novo ano a quem quer que seja; isso é bom.
Hoje já estamos no terceiro dia do ano 2011; isso mesmo.
Portanto, restam-nos trezentos e sessenta e dois dias à frente e não sabemos o que nos poderá advir. Uma coisa é certa: queremos trezentos e sessenta e dois dias felizes, é claro!
A Palavra de Deus nos dá a receita para isso; não é simplesmente um toque de mágica, absolutamente, senão vejamos:

“QUEM QUER AMAR A VIDA E VER DIAS FELIZES REFREIE A LÍNGUA DO MAL E EVITE QUE O SEUS LÁBIOS FALEM DOLOSAMENTE; APARTE-SE DO MAL, PRATIQUE O QUE É BOM, BUSQUE A PAZ E EMPENHE-SE POR ALCANÇÁ-LA.” (1 Pedro 3.10.11).

Como é linda a Santa Palavra de Deus!
Para todos quantos querem ver dias felizes em 2011 a primeira coisa que têm de fazer é tomar cuidado com a língua.
A propósito, uma pergunta: será que todas as palavras que proferimos em 2010 poderiam ser escritas e publicadas em um livro para que todas as pessoas lessem? Misericórdia!
Quantas palavras frívolas, ociosas, quantos ditos irrefletidos!
Quantas expressões de murmuração, de queixas, de críticas, de acusações, de maledicências... Nós falhamos, sim, por isso a Bíblia diz que
“... TODOS TROPEÇAMOS EM MUITAS COISAS...” ( Tiago 3.2).
O que precisamos fazer é tomar muito cuidado cada dia que passa com as nossas palavras se quiser ver dias felizes.
Quantos têm vivido uma vida de infelicidade por não obedecer à Palavra de Deus e não refrear a língua do mal e não evitar que os seus lábios falem engano, mentira.
Nossa linguagem precisa ser sã ( Tito 2.8).
Da nossa boca não deve sair nenhuma palavra torpe (Efésios 4.29).
Cuidado para não falar mal uns dos outros ( Tiago 5.11).
Não murmurar para não sermos destruídos ( 1 Coríntios 10.10).
Lutar com tudo quanto temos para não nos assentarmos na cadeira de juiz (Mateus 7.1; Romanos 14.4).
Tomar muito cuidado com comentários maliciosos, conversação torpe, palavras vãs ou chocarrices ( Efésios 5.4).
Tomemos muito cuidado quando nos referimos a coisas que são praticadas em oculto e por vezes, fazemos menção disto em nossas conversas, pois a Palavra de Deus nos diz:
“O QUE ELES FAZEM EM OCULTO, O SÓ DIZE-LO É TORPE.” ( Efésios 5.12).
A Bíblia diz que só habitará com Deus quem fala o que é reto ( Isaias 33.15).
E uma coisa maravilhosa acontece quando falamos coisas retas: o coração de Deus se alegra! (Provérbios 23.16). E já sabemos qual o resultado para a nossa vida quando Deus está alegre: “A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!” Deus alegre conosco temos força, aleluia!
A descrição do verdadeiro cidadão do céu inclui a pessoa que fala a verdade e quer não difama com sua língua (Salmo 15.2.3).
Que possamos neste ano dizer como o salmista:
“OS MEUS LÁBIOS EXULTARÃO QUANDO EU A TI CANTAR...” (Salmo 71.23).
“BENDIREI O SENHOR EM TODO O TEMPO, O SEU LOUVOR ESTARÁ SEMPRE NOS MEUS LÁBIOS.” (Salmo 34.1).
Busquemos falar sempre a verdade não mentir nem por brincadeira; não à mentira espiritual (e como tem!); guarde-nos o Senhor.
Neste novo ano, façamos nossas as palavras de oração do salmista Davi:

“PÕE GUARDA, SENHOR, Á MINHA BOCA; VIGIA A PORTA DOS MEUS LÁBIOS.” (Salmo 141.3).

Maranata!