segunda-feira, fevereiro 25, 2013

ATÉ QUE...



“ATÉ QUE ENTREI NO SANTUÁRIO DE DEUS...” ( Salmo 73.17)

O salmista Asafe viveu um momento de conflito espiritual, de questionamento, de crise por causa da prosperidade do ímpio. Quem de nós não tem vivido problemas semelhantes não somente em relação a outros, mas, também, no que diz respeito a certas dificuldades por nós enfrentadas, mesmo servindo ao Senhor com um coração sincero?
O caminho tomado pelo salmista deve ser o mesmo que cada um de nós deve tomar quando em momentos de crise espiritual: entrar no santuário de Deus!

A situação conflitante, os questionamentos só duraram até que ele entrou no santuário de Deus.
Precisamos estar alertas quanto ao nosso adversário, pois é do interesse dele nos deixar perturbados, a fazer perguntas para as quais não temos respostas, e ainda há alguns que chegam a perguntar: Eu mereço isso?

É um grande perigo espiritual entrarmos pelo caminho justiça própria e jogarmos na cara de Deus todo o nosso trabalho no Reino, nossa “fidelidade”, nosso tempo de crente, etc.
Ao invés de agirmos desse modo, o melhor mesmo é entrar no santuário de Deus.

Algumas condições para que possamos entrar no santuário de Deus, é bom serem observadas, embora temos a garantia de que Jesus já rasgou o véu que nos separava impedindo-nos de acessar o lugar Santo. As lições da antiga aliança devem estar em nossa mente na dispensação da graça, porque “O QUE DANTES FOI ESCRITO PARA O NOSSO ENSINO FOI ESCRITO.”
Na antiga aliança somente os sacerdotes entravam no santuário de Deus, os da tribo de Levi, descendentes de Arão; não era para qualquer um dentre o povo de Israel. Para isso o sacerdote devia estar preparado de acordo com as exigências feitas por Deus, como por exemplo:

As vestes – convido o leitor para abrir sua bíblia no livro do Êxodo, capítulo 28 e depois o capítulo 39 e observar como devia se apresentar aquele que entrasse no santuário.
Entrar no santuário vestido inconvenientemente para oferecer qualquer oferta não seria aceito por Deus, correndo o risco de ser fulminado. Não concebo como pessoas podem subir ao altar para oferecer sacrificio de louvor a Deus trajando de modo indecente, com as carnes à mostra, se Deus exigia que o sacerdote estivesse coberto. É complicado; não é por estarmos na graça que devemos banalizar esse dom maravilhoso de Deus e abusarmos dela.

Nadabe e Abiu filhos de Arão, sacerdotes tiveram morte instantânea por terem entrado no santuário com fogo estranho ( Levítico 10).
Lembremo-nos de que como Igreja nós somos sacerdócio real e Jesus nos fez para Deus reis e sacerdotes ( 1 Pedro 2.9; Apocallípse 1.6). Por isso é necessário repensar a maneira como entramos diante da presença de Deus para oferecer o culto de adoração e louvor.

Também o sacerdote ao entrar no santuário devia apresentar o incenso queimado, do qual saia a fumaça que devia cobri-lo; antes de qualquer sacrifício ou oferta era prioridade absoluta oferecer o incenso sagrado.
Segundo as escrituras o incenso nos nossos dias são as nossas orações ( Apocalipse 5.8; 8.4).

Entrar no santuário sem incenso não é aconselhável meus amados. Precisamos de uma vida de oração antes de cultuar a Deus. Nossas orações precisam ser enviadas antecipadamente antes de oferecermos nossas ofertas a Deus, quando entramos no Seu santuário.
Fico pensando nos dias em que vivemos onde o hábito de orar deixou de ser praticado pelos crentes; todo mundo quer oração, mas são poucos os que querem perseverar na oração ( Colossenses 4.2). E a verdade é que falta subir o incenso para que nossos sacrifícios sejam aceitos por Deus!

Infelizmente, na grande maioria das igrejas locais já não existe aquele período de oração antes do culto. Lembro de um pastor que dizia o seguinte: se os crentes não dobram os joelhos na casa de oração quanto mais em suas casas! E falta incenso nas taças de ouro!
Nosso corpo é santuário ( 1 Coríntios 6.19), por isso carecemos de manter uma vida de oração e não apenas momentos de oração; a Igreja é santuário e precisamos estar nEla com oração (1 Coríntios 3.16.17), pois do mesmo modo que Jesus se referiu ao seu corpo como santuário (João 2.21), a Igreja é o Seu corpo místico.

Entremos no santuário de Deus meus queridos irmãos, porque no santuário Deus está presente; Ele mandou construir o tabernáculo para que Sua presença se manifestasse ali. Todo santuário tem a presença de Deus ( a Igreja, nosso corpo), aleluia!
No santuário de Deus acabam-se os questionamentos, os conflitos, as crises de identidade, as revoltas; no lugar onde Deus está Sua glória é real; no santuário há descanso; no santuário a confiança é renovada como também a esperança; a fé é aumentada e podemos estar alegres apesar de toda e qualquer circunstância.
O salmista após entrar no santuário de Deus pode se expressar da seguinte maneira:
“AINDA QUE A MINHA CARNE E O MEU CORAÇÃO DESFALEÇAM, DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA HERANÇA PARA SEMPRE.” (Salmo 73.26).

E no final de sua experiência no santuário ele pode dizer:
“QUANTO A MIM, BOM É ESTAR JUNTO A DEUS...” ( Salmo 73.28).


Por que não seguirmos o exemplo de Asafe neste dia e com toda certeza faremos nossas as suas palavras, porque verdadeiramente bom é estar junto a Deus!
MARANATA!

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

TESTEMUNHO: MILAGRE NO ÔNIBUS


“JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM, E HOJE, E ETERNAMENTE.” ( Hebreus 13.8).

Maria, minha filha na fé, estava no ônibus indo para a cidade, quando, um servo de Deus levantou-se e começou a ler a Palavra de Deus e a pregar o evangelho. O ônibus estava cheio, porém, não lotado, portanto, não havia pessoas de pé; era o meio da manhã.
De repente, um senhor que tinha junto de si um menino de mais ou menos quatro anos, começa a gritar mandando o irmão calar-se; o irmão não lhe dá atenção e segue pregando a Palavra de Deus.

O tal homem se irrita mais e tão irado está que levanta-se, dirige-se até onde o irmão estava de pé, na frente dos passageiros, e mete-lhe a mão pela cara; um grande soco. O irmão passa a mão no rosto e segue a pregar. O homem senta-se e mais irado, grita para o irmão parar; o irmão ignora e segue a falar de Jesus.
O homem possesso, sai do seu lugar e vai novamente até o irmão e dá novamente um murro em seu rosto; o irmão passa a mão no rosto e segue a falar a Palavra de Deus. A essa altura a minha amiga estava irritada, e, como ela mesma me disse, tinha vontade de bater no tal homem ímpio. O homem chispava de ódio por crente; isso era perceptível.

O irmão seguia a pregar, falava de Jesus. O homem então, fala para o irmão dizendo:
-- Se você não se calar vou lhe quebrar todinho, agora! E faz menção de levantar-se para bater novamente no irmão.

Nesse momento, aquele menino começa a falar dizendo:
-- Pai, não dá nele não; ele é de Deus!

O homem olha para o filho, levanta-se e prostra-se de joelhos no piso do homem a chorar.
O irmão não entende e fala para ele:

-- O que está acontecendo que o senhor agora está assim? Ao que ele responde:
-- Esse meu filho nasceu surdo e mudo!

Minha amiga disse que os crentes que estavam no ônibus começaram a louvar a Deus com línguas estranhas; pessoas estavam admiradas e o menino continuava a falar. Houve conversões para glória de Deus e o Nome de Jesus foi glorificado, aleluia!
Este milagre aconteceu exatamente enquanto o ônibus fazia o percurso pela Av. Caxangá, no Recife – PE.

Ele, o Filho amado do Pai, nosso Senhor e Salvador,  ainda continua fazendo milagres!
Louvemos a Deus pela vida daqueles que têm coragem de mostrar a sua cara como seguidores de Jesus; daqueles que não se envergonham do evangelho de Cristo, daqueles que estão dispostos a pagar o preço da humilhação por amor a Jesus, e oremos por eles.

Em todo tempo o Senhor sempre preservou fiéis testemunhas da Sua Palavra, um remanescente ousado para proclamar as virtudes daquele que o tirou das trevas para a Sua maravilhosa luz!
Que possamos estar disponíveis hoje para sermos usados pelo Senhor para que o Seu Nome seja glorificado em nossas vidas.

MARANATA!

 

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

POSSUINDO O PRÓPRIO CORPO. COMO?


“QUE CADA UM DE VÓS SAIBA POSSUIR O PRÓPRIO CORPO EM SANTIFICAÇÃO E HONRA.” ( 1 Tessalonicenses 4.4).

É lindo ver como o Espírito Santo, atenta para detalhes na vida do homem e o instrui acerca de tudo, glória a Deus.
O nosso corpo é de interesse de Deus, pois, afinal, Ele o entreteceu quando ainda estávamos no ventre de nossa mãe ( Salmo 139.15).

À medida a célula-ovo se desenvolvia e se transformava em zigoto, depois em embrião e por último em feto, nada passava despercebido aos olhos do Criador quanto à formação  do corpo. Com certeza cada corpo humano foi formado por Deus para se tornar santuário e morada do Seu Santo Espírito, aleluia!
Segundo as escrituras a orientação de Deus para o homem acerca do modo como lidar com o corpo é para que esse corpo seja possuído, cuidado, mantido em santificação e honra diante de Deus e dos homens.

O que ocorre, porém, é que as pessoas se arvoram do direito de transformar o seu corpo em instrumento de pecado e não de santificação; de desonra ao invés de honra como é o propósito de Deus.
“NÃO REINE, PORTANTO, O PECADO EM VOSSO CORPO MORTAL, DE MANEIRA QUE OBEDEÇAIS ÀS SUAS PAIXÕES; NEM OFEREÇAIS CADA UM OS MEMBROS DO SEU CORPO AO PECADO, COMO INSTRUMENTOS DE INIQUIDADE...” ( Romanos 6.12.13).

A multiplicação da iniquidade (pecado) na terra tem feito com que as pessoas assumam uma postura de imoralidade em relação ao corpo, sem o mínimo senso de decoro, pudor ou modéstia.
As mulheres, via de regra, não têm mais aquele cuidado que as tornava mais femininas, mais atraentes, e se entregaram a uma exposição vulgar dos seus membros, atitudes estas praticadas até por muitas que se dizem evangélicas, cristãs, porém, não se importam de se tornarem instrumentos de pecado para os homens.

Os cidadãos do Reino da luz têm que ser diferentes dos cidadãos do reino das trevas. Os cidadãos do Reino da luz têm por obrigação consultar o Senhor do reino e o Amigo Espírito Santo que habita em seus corpos para saber se de fato estão possuindo o corpo em santificação e honra.
A palavra de Deus afirma que há homens que detêm a verdade pela injustiça e que Deus entregou tais pessoas à imundícia para desonrarem o seu corpo. ( Romanos 1.18.24).

Amados, Jesus está voltando, não é brincadeira não, é verdade. A Noiva de Cristo não tem mais espaço neste mundo e precisamos tomar uma postura de acordo com a Palavra para sermos verdadeiramente participantes da Igreja que vai subir.
Nosso corpo precisa de santificação, sim, porque ele pertence a Deus e Deus é Santo! Somente um corpo santificado pode ser templo e morada do Espírito Santo. Os que entregam-se aos prazeres da carne, dominados pelos desejos mundanos estão trilhando caminho oposto ao que leva para o céu.

Todos os homens têm desejos; os desejos fazem parte da nossa natureza carnal e pecaminosa; o pecado inoculou desejos impuros na vida do homem, todavia, quando o Amigo Espírito Santo assume o controle da nossa vida, por Ele, podemos mortificar os desejos da carne e viver uma vida agradável diante de Deus em santificação e honra no nosso corpo.
Corpo santificado; corpo honrado. É isso que Deus espera de cada um de nós. Um corpo santificado e honrado, contudo, não deve ser resultado de um ascetismo exacerbado, por atitudes legalistas, onde a presença do vírus luciferiano do orgulho se percebe.

Nosso corpo deve viver em santificação e honra revestido de humildade, reconhecendo a nossa dependência de Deus e do agir do Seu Espírito em nós; nosso corpo deve ser possuído em santificação e honra por causa do lavar regenerador da Palavra que produz pureza no nosso homem interior o que necessariamente irá refletir no nosso homem exterior.
Portanto, não negligenciemos as orientações da Santa Palavra de Deus achando que vivendo na graça podemos torna-la em dissolução, vivendo em nossos próprios deleites e paixões, dominados pelos desejos carnais.

Lembrando que essas coisas de concupiscência (desejo carnal) nada tem a ver com o Reino da luz, mas, segundo a Palavra são características do reino das trevas –mundo, como está escrito:
“PORQUE TUDO QUE HÁ NO MUNDO, A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS E A SOBERBA DA VIDA, NÃO PROCEDE DO PAI, MAS PROCEDE DO MUNDO.” ( 1 João 2.16).

Amados, é tempo de escolhas; não dá mais para ficar no meio termo; ou escolhemos obedecer a Deus ou viveremos segundo o curso deste mundo tenebroso.
Eu já fiz a minha escolha; e você?

MARANATA!

 

 

domingo, fevereiro 10, 2013

QUERO ACORDAR A ALVA


“DESPERTA, Ó MIHHA ALMA! DESPERTAI LIRA E HARPA! QUERO ACORDAR A ALVA. DESPERTAI, SALTÉRIO E HARPA! QUERO ACORDAR A ALVA.” (Salmo 57.8; 108.2).

O homem escolhido por Deus para reinar sobre o Seu povo, Israel; o homem segundo o coração de Deus, ordena a sua alma para despertar com uma finalidade: ele quer acordar a alva!
Quando observamos o contexto em que ele assim se expressou, no salmo cinquenta e sete, a epígrafe diz que ele fez o cântico quando fugia de Saul e no salmo cento e oito ele repete as palavras como hino.

Para que ele queria acordar a alva em meio a sofrimentos e desventuras? Para que ele queria acordar a alva sem pousada certa, vivendo em desertos, em cavernas, sentindo a morte  a rondar-lhe, tendo em vista o seu líder, por inveja, persegui-lo para o matar?
Em meio a tantas incertezas em sua vida em todos os aspectos ele ainda encontra forças para acordar a alva! Para madrugar com uma finalidade: exaltar a Deus!

“ RENDER-TE-EI GRAÇAS ENTRE OS POVOS; CANTAR-TE-EI LOUVORES ENTRE AS NAÇÕES. POIS TUA MISERICÓRDIA SE ELEVA ATÉ AOS CÉUS, E A TUA FIDELIDDE ATÉ ÁS NUVENS. SÊ EXALTADO, Ó DEUS, ACIMA DOS CÉUS; E EM TODA A TERRA ESPLENDA A TUA GLÓRIA,” (Salmo 57.9-11),
No salmo cento e oito ele repete as mesmas palavras nos versículos três a cinco, aleluia!

Amados, imitemos o exemplo do rei Davi e nos levantemos para acordar a alva, sim, levantar antes que o dia amanheça, quando os primeiros raios do sol ainda não aparecem na terra; vamos acordar a alva!
Vamos acordar a alva para louvar a majestade e a soberania de Deus!

Vamos acordar a alva para expressar o quanto Ele é Santo, Santo, Santo!
Vamos acordar a alva para nos humilharmos diante da Sua potente mão, para que a seu tempo nos exalte (Tiago 4.10).

Vamos acordar a alva, sim, para render-lhe graças pelo que Ele é, pelo que Ele fez, pelo que Ele faz e pelo que Ele fará para que o Seu Nome e só o Seu Nome seja exaltado em nossa vida.
Vamos acordar a alva, para manifestar a nossa gratidão porque podemos abrir os olhos e estar no Seu Reino por causa da Sua excelsa graça e misericórdia que nos tem alcançado.

Vamos acordar a alva para louva-lO pela nossa salvação, pelo perdão dos nossos pecados, por termos acesso direto  a Ele como nosso Pai celestial, porque Jesus rasgou o véu que nos separava, aleluia!
Vamos acordar a alva para dar graças porque não somos órfãos; o Consolador nos foi enviado para ficar conosco para sempre, e é Ele quem ajuda nas nossas fraquezas, quem geme por nós, que intercede por nós quando não sabemos orar como convém e muito mais, glória a Deus pelo Amigo!

Vamos acordar a alva para louvar a Deus por termos o nosso nome escrito no livro da vida do Cordeiro; por termos Jesus como nosso Advogado quando pecamos; como nosso Sumo Sacerdote que vive sempre para interceder por nós; que se compadece das nossas fraquezas; que pode nos socorrer quando somos tentados; que venceu o mundo.
Ah, vamos acordar a alva para interceder por nossos familiares, nossos irmãos e amigos, pelos que sofrem, pelos aflitos e necessitados, pelos enfermos, pelos que necessitam de libertação.

Vamos acordar a alva meus irmãos queridos para chorar pelos perdidos que estão a nossa volta, pacientes terminais condenados à morte eterna, tendo deles misericórdia.
Davi manda que sua alma desperte pois ele quer acordar a alva para engrandecer ao Deus que lhe escolheu; ao Deus que lhe fez promessas; ao Deus que lhe deu vitórias por onde passava; o Deus que era com ele; o Deus que ele amava; o Deus que era o seu pastor; o Deus que era o seu refugio e fortaleza; o Deus que ele conhecia; o Deus que ele dedilhando sua harpa cantava a Sua grandeza!

Deus foi fiel com Davi e cumpriu o que lhe prometera colocando-o no trono como rei de Israel! O dia da vitória chegou, afinal! Davi não precisou eliminar aquele que fora seu inimigo por toda a sua vida; no tempo determinado por Deus tudo aconteceu e a promessa foi cumprida, Deus é fiel!
Detalhe: Davi não tinha a Jesus como seu salvador, não tinha os privilégios que nós como Igreja de Cristo temos hoje,

Se ele, Davi, queria acordar a alva para exaltar a Deus e nós o que temos feito? Mesmo em dificuldades, lutas, tribulações, aflições, angústias, frustrações, lágrimas e tantas outras coisas negativas que vivemos, vamos acordar a alva não para choramingar nossas mágoas e queixumes, mas para adorar a Deus na beleza da Sua Santidade; para expressar por Ele o nosso amor, nosso desejo em fazer a Sua vontade, em obedecer a Sua Palavra e demonstrar o amor que Jesus disse que devemos ter por nossos irmãos ao interceder por eles.
O Deus de Davi é o nosso Deus! Tal e qual foi fiel com Davi também o é conosco e todas as coisas que nos prometeu Ele cumprirá, porque Ele vela sobre sua palavra para cumprir, aleluia!

Enquanto acordamos a alva desta terra, aguardamos a outra alva! Aquela que irá determinar um novo dia,  o dia da colação de grau, quando como Igreja, Noiva de Cristo, estaremos com Ele para todo o sempre, em um dia eterno!
MARANATA!

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

QUE ÁRVORE SOMOS NÓS?


  “ PORQUANTO CADA ÁRVORE É CONHECIDA PELO  SEU PRÓPRIO FRUTO...” ( Lucas 6.44).

A Bíblia Sagrada fala muito sobre árvore. Quem não se lembra da parábola de Jotão sobre as árvores que queriam um rei? ( Juizes 9).
O homem que teme ao Senhor é comparado a árvore.

O varão que não anda segundo o conselho dos ímpios é comparado à árvore plantada junto a ribeiro de águas ( Salmo 1); o justo é comparado à palmeira ( Salmo 92); o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor é comparado a árvore plantada junto às águas que estende suas raízes para o ribeiro ( Jeremias 17.7).
Somos comparados a árvores e como tais espera-se de nós bons frutos. Não somos árvores estéreis, porque estamos em Jesus e Ele garante que quem está nEle dá muito fruto ( João 15.5).

Toda árvore dá o fruto da sua própria espécie, por isso uma mangueira jamais frutificará laranja; assim somos nós temos que frutificar alguém como nós, vidas que são levadas a Cristo por nosso intermédio.
Segundo Jesus uma árvore não pode dar dois tipos de fruto; ou dá fruto bom ou fruto mau (Mateus 7.18). como de igual modo uma fonte não pode dar dois tipos de água ( Tiago 3.11).

Em um contexto onde os evangélicos vivem uma vida dupla fica meio que complicado se identificar a árvore.
Há muito gente dentro das igrejas locais confundidas e enganadas, porque para essas pessoas somos conhecidos pelo serviço que prestamos dentro das quatro paredes, ou também pelos dons espirituais que manifestamos especialmente o de profetizar. Ledo engano!

Lembro-me muito bem que quando eu era jovem na igreja fazia muito trabalho; uma folha de serviços prestados enorme, porém, com tristeza afirmo que não tenho um fruto daquela época da minha vida; nunca levei ninguém a Cristo!

É um perigo muito grande viver dentro de uma igreja local assoberbado por inúmeros cargos e funções, que sequer temos tempo para buscar a face do Senhor, sem  contudo dar frutos.
A figueira de Lucas 13 já estava na vinha há três anos sem frutificar e o dono da vinha mandou corta-la. O vinhateiro, entretanto, apelou para que ela ficasse mais um ano, quem sabe seria o ano da frutificação. A pergunta do dono da vinha foi enfática:

“...PARA QUE ESTÁ ELA AINDA ÉSTÁ OCUPANDO INUTILMENTE A TERRA?” ( Lucas 13.7).
Jesus amaldiçoou a figueira quando ao procurar nela fruto não encontrou, muito embora ela tivesse folhas ( Mateus 21).

Deus usando o profeta Ezequiel fala de alguns tipos de árvores, a saber: árvore alta; árvore baixa; árvore verde; árvore seca ( Ezequiel 17).
Uma árvore para crescer saudavelmente e frutificar precisa que sua raiz esteja bem fincada abaixo da terra; primeiro ela tem que lançar  raízes para baixo e depois dar fruto para cima ( Isaias 37.31).

O que podemos observar é que muitos que aceitam a Jesus, antes mesmo de ter raiz quanto menos essa raiz se aprofundar na terra, já começam a dar fruto tipo dar o seu testemunho, se sobressais sobre os demais novos convertidos só porque têm uma boa oratória, são carismáticos, têm boa condição econômica, enfim. O grande perigo é que mesmo se tornando árvores grandes e até produzam o fruto conforme a sua espécie, quando sopra qualquer vento de doutrina são arracadas do seu lugar de origem e levadas para outro.
Essa situação vemos muito nos Estados Unidos, pois, ali constroem-se lindos condomínios ariborizados que enche os olhos o visual! Aqauas árvores não nasceram ali; foram para lá transplantadas já grandes, porém a sua raiz é superficial.

Quando acontecem os furacões e o vento sopra a muitas milhas por hora o espetáculo é triste! Aquelas belas árvores foram arrancadas e muitas delas arrastadas pela fúria do vento. Por um tempo ainda permanecem verdes mas por falta de seiva acabam secando, mortas totalmente!
Precisamos tomar cuidado para não sermos levados também quando as tempestades de vento sopram sobre nós; muitos deixam a sua igreja de origem e se vão para outros lugares e ali se plantam, porem, não têm raiz profunda; são árvores bonitas, com frutos até, mas superficiais e novamente quando o vento sopra lá se vão correndo o risco de não mais serem plantadas, mas secarem e morrerem espiritualmente.

Infelizmente há muitas árvores mortas no meio dos evangélicos; árvores que ao invés de dar frutos, servem de tropeço para os que por ela passam; não dão sombra, não florescem nem dão fruto, mas atrapalham a vida de muitos, misericórdia!
O apóstolo Judas escreve sobre líderes como árvores e assim se expressa pelo Amigo Espírito Santo:

“... ÁRVORES EM PLENA ESTAÇÃO DOS FRUTOS, DESTES DESPROVIDOS, DUPLAMENTE MORTAS, DESSARAIGADAS;” (Judas 12).
Que Deus nos ajude a vivermos com árvores que produzam o fruto do Espírito; frutos de bondade; frutos de justiça; frutos que possam ser apreciados por aqueles que nos procuram para alimentarem-se deles.

Por isso é fundamental nos examinarmos cada dia e prestar atenção na avaliação que fazem de nós, do nosso modo de viver, e, principalmente consultarmos o Amigo Espírito Santo afim de que Ele nos mostre como estamos ocupando a terra.
MARANATA !