segunda-feira, setembro 30, 2013

FELIZ DIA DO IDOSO!




Pai celestial, neste dia do idoso, em nome de Jesus meu Senhor, meu Mestre e meu Salvador quero lhe fazer alguns pedidos, a saber:
Gostaria de ser um idoso de fé como Abraão, crendo até mesmo contra a esperança; um idoso como Jacó que apoiado no seu bordão adorou!
Ajuda-me a ser idoso com a robustez de Moisés que com cento e vinte anos não sofreu de catarata, andou quarenta anos no deserto e não se faz menção de nenhuma enfermidade sofrida por ele.
Quero ser um idoso como Calebe cheio de ânimo de coragem de perseverança e, mesmo aos oitenta e cinco anos disposto a guerrear as guerras do Senhor.
Um idoso como o profeta Aias que por causa da muita idade já não tinha visão física, mas sua visão espiritual estava perfeita e pode desmascarar a mulher de Jeroboão que veio com a intenção de engana-lo.
Um idoso como Zacarias; uma idosa como Isabel, ambos justos e cheios do Espírito Santo, aleluia!
Idosos como Simeão guiado pelo Espírito e como Ana que vivia servindo a Deus com alegria nos seus quase oitenta e quatro anos.
Viver uma velhice como Paulo que embora se sentindo abandonado pelos amigos tinha a certeza de que o Senhor jamais lhe abandonaria.
Ter na velhice o privilégio ímpar que teve João, o apóstolo do amor, de ver Jesus glorificado e ouvir da Sua boca as mensagens que até hoje têm revolucionado o mundo.
Que eu possa agradecer pela bendita velhice que vai chegando sutilmente sem que percebamos, trazendo consigo experiências fantásticas vivenciadas ao longo da vida dada por Deus desde o momento em que fomos gerados, e não focar simplesmente no lado negativo da mesma.
Entender que a cada dia que passa o ocaso se aproxima e ele pode vir de duas maneiras para cada um de nós: ou quando o Pai der a ordem de recolher, ser promovido em glória, ou quando a trombeta tocar no arrebatamento. Seja como for devemos estar preparados e para isso não podemos ser idosos como Barzilai, pessimista, casmurro, sem esperança; temos esperança sim, glória a Deus!
Pai, que aprendamos com a Palavra de Deus e sejamos como ela nos diz que devemos ser: "QUANTO AOS HOMENS IDOSOS, QUE SEJAM TEMPERANTES, RESPEITÁVEIS, SENSATOS, SADIOS NA FÉ, NO AMOR E NA CONSTÂNCIA. QUANTO ÁS MULHERES IDOSAS, SEMELHANTEMENTE, QUE SEJAM SÉRIAS EM SEU PROCEDER, NÃO CALUNIADORAS, NÃO ESCRAVIZADAS A MUITO VINHO; SEJAM MESTRAS DO BEM." (Tito 2.2.3).
Ó Pai, não nos deixe esquecer que "... MESMO QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, CONTUDO, O NOSSO HOMEM INTERIOR SE RENOVA DE DIA EM DIA." (2 Coríntios 4.16). Por isso não devemos desanimar mas  seguir em frente, firmes e constantes agradecendo em tudo e por tudo celebrando a vida abundante que o Senhor Jesus nos deu.

MARANATA!

sexta-feira, setembro 27, 2013

PARTE DOIS - CAIM: UM HOMEM QUE FALAVA COM DEUS





“ ... ELE RESPONDEU: NÃO SEI; ACASO SOU EU TUTOR DE MEU IRMÃO?” (Gênesis 4.9).
 

Uma vez fora do jardim, a mãe de todos os viventes - Eva concebeu e deu à luz um filho a quem deu o nome Caim que significa adquiri do Senhor um homem, um varão.

Como deve ter sido grande a alegria da Eva ao nascer o seu filho! Com certeza ela lembrava da promessa que Deus fizera acerca da sua semente e da forma como Deus falara o tal descendente que iria ferir a cabeça da serpente era homem (Deus falou este).

Quem sabe não seria aquele seu filho o restaurador de tudo o que havia sido perdido? Quanta esperança deve ter enchido o coração daquela mulher. O Senhor lhe concedera um filho e um filho homem – Caim!

Todas as expectativas estavam voltadas para aquele menino de maneira tal que ao nascer o outro filho foi lhe dado o nome Abel, que tem como significado transitório, vazio, nada... Coitado do Abel, o segundo... Já começara ali a síndrome do segundo filho. Não havia muito o que esperar de Abel, pelo menos quando o seu nome era pronunciado marcava a vida dele como quem não tem perspectiva; nada que se esperar .

Crescem os meninos para alegria dos pais; cada um escolhe a profissão a seguir. Caim escolhe trabalhar a terra a profissão dada por Deus para o pai (Gênesis 2.15); Abel, no entanto, escolheu ser pastor de ovelhas.

É bem possível que os filhos escutaram muitas vezes a história do jardim e do que por lá acontecia; das maravilhas desfrutadas ali e da desgraça causada pela desobediência dos seus pais. Mas, havia uma esperança; Deus fizera uma promessa; uma promessa de restauração e por isso seria muito bom procurar agrada-lO com alguma coisa; algo que lhe desse alegria; um presente.

Caim decidiu que do fruto da terra, do seu trabalho ofereceria uma oferta ao Senhor e assim o fez. Somente Aquele que sonda os corações sabe qual a motivação e a intenção de Caim ao fazê-lo. Abel, por sua vez também traz a sua oferta ao Senhor: das primícias do seu rebanho e da gordura deste. (Gênesis 4.3.4).

Duas ofertas. Dois ofertantes. Ao receber as ofertas Deus avalia cada uma delas e olha que Ele analisa tudo, mas tudo mesmo (como estamos oferecendo nossa oferta a Deus? É bom pensar nisso), e atentou para a oferta de Abel! A oferta de Caim foi desagradável diante de Deus!

A atitude de Caim foi expressa através da emoção: ele se irou-se fortemente a ponto de mudar-se lhe o semblante. Preste atenção: a raiva não fica escondida; o rosto reflete uma alma dominada pela ira! Caim se irou; Caim pecou!

A ira de Caim contra o seu irmão Abel foi uma emoção sem motivo, pois afinal, seu irmão não interferiu na decisão de Deus em agradar-se ou não da sua oferta.

Meus amados tomemos cuidado ao nos irarmos contra alguém sem motivo; o Senhor Jesus nos adverte sobre essa questão: “TODO AQUELE QUE SEM MOTIVO SE IRAR CONTRA SEU IRMÃO ESTARÁ SUJEITO A JULGAMENTO.” (Mateus 5.22).

Se prestarmos atenção no versículo anterior quando Jesus se refere ao mandamento “não matarás”, a pena para este é a mesma para aquele que sem motivo se irar contra seu irmão: condenação!

Acho bom tomarmos cuidado com esse tipo de emoção; é perigosa e no caso de Caim foi a porta para que o desejo pecaminoso, a concupiscência o dominasse.

Você sabia que Deus observa o nosso semblante? A propósito: como está o seu semblante neste dia? Carregado? Sisudo? Alegre? Bonachão?

Segundo a Bíblia conforme está o nosso coração o nosso semblante refletirá (uma olhadinha no espelho já mostra – Provérbios 15.13).

Deus fala com Caim; como Deus é bom! Como Ele procura sempre dá uma oportunidade de arrependimento ao homem. Quanta misericórdia! Quanto amor! Quanta benignidade! Deus confronta Caim com a verdade, questionando-o; a seguir oferece um conselho que se fosse levado a sério teria evitado a primeira tragédia familiar (Gênesis 4.6.7 – leia).

Todavia, o coração de Caim estava cerrado para a voz de Deus! Aquele coração, aquela alma estava dominada pela ira e a ira traz consigo o desejo de vingança, a saga assassina! Nem mesmo Deus falando com Caim foi capaz de dissuadi-lo do desejo maligno que estava dominando o seu coração. E ele seguiu a sua própria concupiscência. E como está escrito: “... A CONCUPISCÊNCIA, HAVENDO CONCEBIDO DÁ Á LUZ O PECADO; E O PECADO, UMA VEZ CONSUMADO, GERA A MORTE.” (Tiago 1.15).

Muitas vezes paramos para pensar acerca de alguém que tendo ouvido muitos conselhos sábios, profecias da parte de Deus, revelações, avisos, e mesmo assim segue o desejo pecaminoso do seu coração; isso foi mesmo o que aconteceu com Caim!

A Bíblia diz que somos tentados por nossa própria concupiscência; não temos o direito de transferir a culpa para outrem, quando as consequências dos nossos atos são desagradáveis. Tudo depende da nossa escolha.

Caim poderia ter escolhido ouvir a Deus; poderia ter pensado como Deus o amava e se importava com ele; como Deus estava lhe dando uma oportunidade... Ele podia escolher oferecer a sua oferta das primícias como o fizera o seu irmão e não oferecer simplesmente por oferecer. Deus está mais interessado no coração do ofertante do que propriamente na oferta; lembra da história da viúva que Jesus contou?

Em nossos dias muitas pessoas, infelizmente, estão se desviando do Caminho, levadas pelas concupiscências da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida. Esses sentimentos são extremamente perigosos meus amados; portanto muito cuidado com eles e não permitamos que se alojem em nossas mentes, pois são dominadores por excelência.

Caim premeditou matar o seu irmão; intenção concebida pecado consumado. Agora teria ele de conviver com a culpa do sangue do seu irmão derramado; agora ele se via homicida e da mesma maneira como nos vemos achamos que os outros nos veem (lembrem do que os espias falaram – Números 13.33).

Para Caim, toda pessoa que olhasse para ele veria sangue em suas mãos e por isso o mataria. Mas Deus em sua grande misericórdia ainda se apiedou de Caim, glória a Deus! Deus conservou-lhe a vida e deu a ele a oportunidade de constituir família também de fundar a primeira cidade na terra, a qual deu o nome do seu filho – Enoque (Gênesis 4.17).

Creio ser por este motivo que as cidades são tão violentas; tão cheias de homicídios; tanto sangue derramado; pudera foi um homicida quem criou essa história de cidade e não Deus. Deus fundou uma cidade lá em cima e não na terra; na terra Ele plantou um jardim e isso faz toda a diferença!

Caim falava com Deus e Deus falava com ele, porém isso não foi suficiente para dominar a concupiscência que estava em seu coração. Amados, isso é muito sério!

Há muitos que se chamam pelo Nome do Senhor e estão sendo dominados pelo desejo de poder, de fama, de status cristão, de auto titulação, de competitividade, enfim, e nesse caminho se tornam incapazes de atender o conselho de Deus, para sua própria ruína.

Guarde-nos o Senhor de prosseguir no caminho de Caim como aqueles líderes citados em Judas 11.12.

Busquemos cada dia ouvir o que Deus nosso Senhor nos falar e ponhamos em prática as suas palavras não endurecendo o nosso coração e acima de tudo muito cuidado com os desejos; não os subestimemos porque eles fazem parte da nossa natureza carnal, mas se nos enchermos do Espírito e andarmos em Espírito jamais satisfaremos os desejos da carne (Gálatas 5.16) e ainda podemos também nos revestir do Senhor Jesus (Romanos 13.14).

MARANATA!

 

terça-feira, setembro 24, 2013

CAIM: UM HOMEM QUE FALAVA COM DEUS


 

 

“.. ELE RESPONDEU: NÃO SEI; ACASO SOU EU O TUTOR DO MEU IRMÃO?” (Gênesis 4.9).

Na galeria de homens que falaram com Deus não é muito comum as pessoas se lembrarem de Caim e a ele se referirem como alguém com quem Deus se comunicava e vice-versa. Não sei porque, talvez o querido leitor saiba. Perdoe, portanto, a minha ignorância.

Bem, como todos os leitores do livro sagrado conhecem muito bem, Caim foi o primeiro filho do casal Adão e Eva, depois que eles pecaram e foram expulsos do jardim. Saíram envergonhados creio eu, carregando em suas memórias as lembranças dos dias felizes que ali passaram enquanto desfrutavam de uma perfeita comunhão com o seu Criador. Tudo ficara para trás; que lástima!

Adeus belo jardim! Adeus vozes das aves que cantavam alegremente celebrando um ambiente celestial na terra! Adeus clima agradável! Adeus ambiente tão favorável para viver que sequer precisavam se preocupar com roupas para se vestirem! Adeus governo sobre tudo o que havia no mar(peixes), no céu(aves), sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra! (Gênesis 1.26, 28)! Adeus cardápio balanceado, farto, para que dele se alimentassem sem muito esforço! (Eles não se alimentavam da erva do campo – Gênesis 3.18).  Adeus a um solo sem maldição, sem cardos, sem espinhos! Adeus a uma vida sem dores, sem cansaço, sem limitações! Adeus a um relacionamento conjugal perfeito, onde não havia acusações, críticas, culpas! E de agora para frente não teriam eles a oportunidade de serem visitados por Deus na viração do dia! Que miséria! Que tristeza! Que horror!

Maldita serpente que se deixou usar pelo diabo e seduziu a primeira mulher! Aquela mulher que fora cuidadosamente planejada para completar a obra prima da criação – o homem! Aquela mulher que fora esmeradamente formada pelas mãos do Arquiteto do Universo; cada detalhe nela foi cuidadosamente estudado a fim de que o homem se completasse, visto que Deus observara que “... PARA O HOMEM NÃO SE ACHAVA ADJUTORA QUE ESTIVESSE COMO DIANTE DELE.” (Gênesis 2.20). (quem sabe Adão observava os animais machos que se relacionavam em acasalamento com suas fêmeas diante deles? apenas conjectura amados!).

Ah, serpente! Tu que eras “... MAIS ASTUTAS QUE TODAS AS ALIMÁRIAS DO CAMPO QUE O SENHOR DEUS TINHA FEITO.” (Gênesis 3.1). Por que não usaste a capacidade que tinhas para outro fim? Por que não escolhestes te afastar daquele que tinha sido lançado do céu por causa do seu orgulho?  Na ordem das maldições proferidas por Aquele que te criou e te deu uma capacidade maior que teus semelhantes, fostes a primeira a sofrer e pena, e que pena: rastejar sobre o ventre sempre e sempre e sempre e ainda a comer pó!

Deus não poupou aquele ser que criara (a serpente), apesar de não ter ele o mesmo conhecimento que Ele dera ao homem. Abriu a Sua boca de Deus Criador e disse:

“... PORQUANTO FIZESTE ISSO, MALDITA SERÁS MAIS QUE TODA BESTA E MAIS QUE TODOS OS ANIMAIS DO CAMPO; SOBRE O TEU VENTRE ANDARÁS E PÓ COMERÁS TODOS OS DIAS DA TUA VIDA.” (Gênesis 3.14).

Imaginemos, por um pouco, aquela situação. O jardim era, agora, um tribunal de julgamento, o primeiro tribunal na terra. Deus, o Justo Juiz estava ali para julgar sumariamente as Suas criaturas! Não havia retorno para aqueles que estavam sendo julgados. A lei tinha sido quebrada e a pena tinha que ser aplicada:  CONDENAÇÃO. MORTE EM DOIS SENTIDOS (separação de Deus – morte eterna e limitação da vida plena e eterna que lhes havia sido dada. Chegaria o dia em que o homem se tornaria em pó como do pó fora formado; a mulher que não fora formada do pó e sim do osso, pagou a fatura junto, misericórdia de nós Senhor!).

Não quero aqui me estender com detalhes, mas alertar as minhas colegas mulheres que como Jesus disse “A QUEM MAIS É DADO, MAIS É REQUERIDO...” (Lucas 12.48), a mulher foi penalizada sete vezes (confira no texto). Que Deus nos alcance cada dia com a Sua misericórdia colegas!

Encerrado o julgamento, sem que houvesse ali nenhum advogado de defesa; sentenças proferida; penas executadas; ponto final.

Contudo, um raio de esperança tinha sido lançado na vida dos dois – homem e mulher. Nem tudo estava definitivamente perdido. O Justo Juiz é bom e não pode negar-se a si mesmo.

Havia um projeto; havia um plano que fora elaborado bem antes de tudo aquilo acontecer. Uma eleição já tinha ocorrido antes mesmo do mundo ser fundado (Efésios 1.4). Aleluia!

Naquele casal que desobedeceu ao Seu Criador já estávamos eu e você querido leitor; nós já tínhamos sido eleitos, escolhidos em Cristo, glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus! O que seria de nós se a história tivesse terminado no tribunal do Éden? É bom nem pensar. O melhor mesmo é recordar a promessa feita no julgamento: “... ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR.” (Gênesis 3.15). ALELUIA!

A vitória da cruz estava decretada. No julgamento do casal uma promessa foi feita, uma chance estava sendo prometida e nela estávamos nós eleitos sob a presciência de Deus para que hoje, nascidos de novo, cidadãos do Reino da luz, membros do Corpo de Cristo, pudéssemos vencer o diabo, como está escrito: “E ELES O VENCERAM...” (Apocalipse 12.11).

Bem amados, na verdade, minha intenção era escrever sobre Caim, mas o Amigo me levou para este lado da história, Ele sabe o que faz; Ele manda e eu obedeço (muitas vezes desobedeço e tenho mesmo que ser castigada e até ir para o tronco, sério, e sou feliz por isso, porque isso me diz duas coisas superimportantes: sou filha e sou amada!).

Querendo o Senhor na próxima retornaremos a Caim: Um homem que falava com Deus.

MARANATA!

 

terça-feira, setembro 17, 2013

QUE MORDOMO SOU EU?




"... PRESTA CONTAS DA TUA MORDOMIA..." Lucas 16.2).
.
Gostaria que os amados leitores refletissem sobre a história abaixo; ela é verídica e se passou em uma igreja local no Brasil. Um de seus membros nos contou.
Certo obreiro de uma igreja local foi visitar um missionário no interior do Estado e deparou-se com uma situação muito séria: a casa onde o missionário e família moravam estava com uma parte caída por conta das chuvas.
Sensibilizado ao retornar a sua igreja fez um apelo aos irmãos para que fosse feita uma campanha a fim de reconstruir a casa do missionário daquela igreja.
Após mais ou menos dois meses o que se tinha arrecadado não passava de dois mil reais, quantia essa insuficiente para os trabalhos na casa do missionário.
Concomitantemente à campanha, em uma manhã na escola bíblica dominical, o pastor da igreja fez um apelo para que os irmãos levantassem uma oferta alçada para que se pudesse acolchoar os bancos da igreja, trazendo assim mais conforto para os que vinham cultual.
Para espanto do obreiro que fazia a campanha para o missionário, em uma manhã, apenas uma manhã, recolheu-se uma oferta quase sete vezes mais que o se tinha feito em mais de dois meses.
É para pensar: os bancos almofadados eram mais importantes que a casa do missionário reconstruída? A família do missionário era menos importantes que os bancos? O conforto de quem sentaria nos bancos da igreja era melhor que a segurança da família do missionário?
Afinal o que se passou? Deus queria provar o missionário e o obreiro que se interessou por ele? Será que o nosso egoísmo chegou ao cúmulo de ignorar o sofrimento de alguém que está se doando pelo amor do evangelho?
Se você tem uma opinião a respeito escreva o seu comentário.
Um dia teremos de dar contas daquilo que foi colocado em nossas mãos em todas as áreas da vida, incluindo na área financeira.
Por isso o melhor a fazer é obedecer ao Senhor Jesus quando disse:
"GRANJEAI AMIGOS COM AS RIQUEZAS DA INJUSTIÇA, PARA QUE QUANDO ESTAS VOS FALTAREM, ELES VOS RECEBAM NOS PORTAIS ETERNOS." (Lucas 16.9).

MARANATA!

quinta-feira, setembro 12, 2013

BENDITOS SOFRIMENTOS!



 

“PORQUE PARA MIM TENHO POR CERTO QUE OS SOFRIMENTOS DO TEMPO PRESENTE NÃO PODEM SER COMPARADOS COM A GLÓRIA A SER REVELADA EM NÓS.!” (Romanos 8.18).

 

Quem escreveu estas palavras inspirado pelo Amigo Espírito Santo foi o homem que verdadeiramente mais sofreu nesta terra depois de Cristo – o apóstolo Paulo.

Tanto física quanto emocionalmente e também espiritualmente ele experimentou sofrimentos, e como! Mas como escreveu tinha por certo o que lhe aguardava no futuro, aleluia!

Ele via o DIA! O DIA em que uma glória indizível, inimaginável seria revelada nele e em todos quantos estão em Cristo Jesus, glória a Deus!

É maravilhoso poder ver ao longe, mas ao longe mesmo, tal qual Abraão. Imagine o tempo em que Abraão viveu como foi distante do tempo em que Jesus se revelou neste mundo, porém Jesus falou sobre o assunto quando disse aos judeus que estavam discutindo com Ele:

“ABRAÃO, VOSSO PAI, ALEGROU-SE POR VER O MEU DIA, VIU-O E REGOZIJOU-SE.” (João 8.56).

A fé de Abraão levou-o a ver algo que estava muito distante – o dia de Jesus! O dia que o seu povo, sua descendência seria beneficiado com a manifestação de Deus (do Deus a quem Ele serviu), como Homem; o dia (período de tempo), em que os enfermos seriam curados, os cegos iriam enxergar, os coxos e paralíticos andariam, os mudos falariam, vidas seriam libertas de espíritos malignos e aos pobres seria anunciado as boas novas (o evangelho), que a Bíblia diz que primeiro foi pregado a ele, Abraão. (Gálatas 3.8).

Meus amados e queridos irmãos fortaleçamos a nossa fé a tal ponto de podermos suportar os sofrimentos antevendo também o DIA; o DIA em que chegaremos à estatura de varão perfeito; o DIA em que o que é mortal se revestirá da imortalidade; o DIA em que o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade; o DIA em que as coisas que o olho não viu é o que Deus preparou para os que O amam; o DIA em que seremos semelhantes a Jesus; o DIA em que uma glória tremenda será revelada em nós! Aleluia!

Como homens sujeitos às mesmas paixões que todos sofremos e sofremos muito...

Sofremos espiritualmente por não poder fazer com que aqueles que amamos amem a Jesus e O confessem como Salvador e Senhor das suas vidas. Paulo sofreu espiritualmente pelos judeus a ponto de desejar ser anátema, separado de Cristo (Romanos 9.3); em Atenas ele se revoltava em seu espírito em face da idolatria (Atos 17,16).

Sofremos emocionalmente (na alma), por conta das frustrações, desilusões, decepções, tristezas, angústias, pesares; sofremos pela ingratidão daqueles que amamos; sofremos pelas traições que nos fazem; sofremos quando nos caluniam, quando nos afrontam, quando nos discriminam, quando nos perseguem, quando nos maltratam, quando nos rejeitam, pelas perdas e tantos outros sentimentos que nos fazem chorar enfim...

Sofremos fisicamente com a degeneração natural do corpo; sofremos com o envelhecimento das nossas células, com a rigidez das articulações que trazem dores (como dói!); sofremos com as doenças que aparecem como resultado do desgaste; sofremos com as consequências do pecado no nosso corpo do pecado (ainda vivemos no corpo do pecado, embora não mais dominados por ele), esperando o salário do mesmo que é a morte.

Contudo, a morte não é o fim; ela é apenas o começo da nova vida; o ponto final no sofrimento humano. O salvo em Cristo não morre, absolutamente! Ele é promovido em glória para esperar a glória que nele será revelada como está prometido na palavra de Deus, aleluia!

Portanto, não devemos reclamar dos sofrimentos e principalmente quando somos atribulados, sabendo que “A NOSSA LEVE E MOMENTÂNEA TRIBULAÇÃO PRODUZ PARA NÓS ETERNO PESO DE GLÓRIA, ACIMA DE TODA COMPARAÇÃO.” (2 Coríntios 4.17). Glória a Deus!

E assim de tribulação em tribulação de sofrimento em sofrimento vamos prosseguindo vendo ao longe como Abraão, firmes na fé, porque não falta muito para que a glória seja em nós revelada. Atente para o detalhe: EM NÓS; não é simplesmente para nós, mas EM NÓS, oh glória! Aleluia!

Amemos ao Senhor e O louvemos com a nossa alma e O adoremos com o nosso espírito porque Ele é digno de receber toda glória, toda honra e todo louvor!

MARANATA!

terça-feira, setembro 10, 2013

VIDA ETERNA UM BEM INCALCULÁVEL!


 

“... QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA? (Lucas 10.25; 18.18).

O evangelista São Lucas faz menção de dois homens que se aproximaram de Jesus fazendo-lhe a pergunta acima. Um deles era intérprete da Lei, um homem conhecedor das escrituras e no entanto, não tinha vida eterna (Lucas 10.25). O outro era um homem de posição, que guardava todos os mandamentos desde a sua juventude (Lucas 18.18-21), contudo, nem um nem outro tinha vida eterna.

O evangelista João, o discípulo amado, foi quem mais escreveu sobre vida eterna e, segundo seu evangelho já no princípio, vida eterna é um assunto de suma importância, senão vejamos.

Em João 3.14.15 está escrito:

“... IMPORTA QUE O FILHO DO HOMEM SEJA LEVANTADO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ TENHA A VIDA ETERNA.” E a seguir, temos o texto áureo da Bíblia que de modo enfático afirma “... PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.” (João 3.16).

Sigamos acompanhando os escritos de João: “... QUEM CRÊ NO FILHO TEM A VIDA ETERNA...” (João 3.36). Ainda está escrito: ”... A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER TENHA A VIDA ETERNA...” (João 6.40).

Como é maravilhoso ler o que disse Jesus: “QUEM CRÊ EM MIM TEM A VIDA ETERNA.” (João 6.47). E o discurso do Senhor Jesus continua: “QUEM COMER A MINHA CARNE E BEBER O MEU SANGUE TEM A VIDA ETERNA...” (João 6.54).

Jesus fez uma promessa gloriosa para aqueles que são suas ovelhas: “EU LHES DOU A VIDA ETERNA; JAMAIS PERECERÃO...” (João 10.28).

Após as palavras de despedida para os seus discípulos (João 16), o Senhor Jesus se dirige ao Pai com os olhos levantando para o céu e dentre outras palavras proferiu estas: “ASSIM COMO LHE CONFERISTE AUTORIDADE SOBRE TODA A CARNE, AFIM DE QUE ELE CONCEDA A VIDA ETERNA A TODOS QUE LHE DESTE.” (João 17.2).

Ao escrever a sua primeira epístola João, o apóstolo não podia esquecer de mencionar algo tão importante para aqueles que decidem seguir a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Deste modo é que ele escreveu: “ E ESTA É A PROMESSA QUE ELE MESMO NOS FEZ, A VIDA ETERNA.” (1 João 2.25). E ainda mais: “E O TESTEMUNHO É ESTE: QUE DEUS NOS DEU A VIDA ETERNA, E ESTA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO.” (1 João 5.11).

Quase concluindo sua carta o apóstolo assim se expressa: “ESTAS COISAS VOS ESCREVI, A FIM DE SABERDES QUE TENDES A VIDA ETERNA...” (1 João 5.13).

O que é, portanto, a vida eterna?

O próprio Senhor Jesus se referiu à vida eterna da seguinte maneira: ”E SEI QUE O SEU MANDAMENTO É A VIDA ETERNA...” E ainda esclareceu muito bem o que seja a vida eterna ao dizer: “E A VIDA ETERNA É ESTA: QUE TE CONHEÇAM A TI, O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A JESUS CRISTO, A QUEM ENVIASTE.” (João 17.3).

Verdadeiramente nem o intérprete da Lei nem tampouco o homem rico poderiam ter a vida eterna, jamais! O primeiro sequer sabia quem era o seu próximo tamanho era o seu egoísmo, enquanto que o outro vivia escondido na sua religiosidade que o fazia melhor que todos ao seu redor; tanto uma coisa como a outra é manifestação do vírus luciferiano do orgulho, que por sua vez é uma demonstração clara de idolatria.

Somente têm a vida eterna os que creem em Jesus e dEle se alimentam. Não há outra maneira de se vive-la, porque a promessa de vida eterna é para o presente (vejam que os verbos estão no presente). Todos quantos obedecem o mandamento de crer em Jesus, conhecem a Deus, têm intimidade com Ele, desfrutam da Sua doce comunhão, aleluia!

E todos quantos vivem a vida eterna nesta vida no seu homem espiritual, hão de vive-la na eternidade em corpo incorruptível, semelhante ao de Jesus, sem mais estar sujeito a dores e doenças que o pecado traz consigo e nos alcança, porque estamos ainda no corpo do pecado

Quando Jesus mandou que João, o apóstolo, escrevesse às igrejas da Ásia, a primeira carta foi dirigida a Éfeso e, finalizando a mensagem Ele promete ao vencedor comer da árvore da vida, a árvore que o primeiro homem comia dela e tinha vida eterna em seu corpo físico; quando ele pecou a primeira providencia de Deus foi expulsá-lo do jardim para que não comesse dela e vivesse eternamente em um corpo agora dominado pelo pecado, e fadado a tornar-se pó!

Amados meus, desfrutemos da vida eterna que já temos aqui, vivendo uma vida de profunda intimidade com Deus, reconhecendo-O como Único Deus! Não nos deixemos levar pelos convites à idolatria que nos assediam mais e mais nestes últimos dias; pelo contrário fujamos deles como está escrito:

“PORTANTO, MEUS AMADOS, FUGI DA IDOLATRIA.” (1 Coríntios 10.14); e ainda:

“FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS.” (1 João 5.21).

Repensemos com sinceridade e ajuda do Amigo Espírito Santo se de fato temos a vida eterna e se não há algum ídolo que nos está impedindo de a experimentarmos já e agora, para que possamos desfrutar de uma vida para sempre com Aquele a quem ama a nossa alma – JESUS!

MARANATA!

 

sexta-feira, setembro 06, 2013

INFORMAÇÃO AOS AMADOS LEITORES

A PAZ DO SENHOR AMADOS

ESTAMOS EM JOÃO PESSOA -PARAÍBA A SERVIÇO DO REINO,PARA GLÓRIA DE DEUS.
DESEJO E ORO PARA QUE CADA UM DE VÓS TENHA UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA, NA PRESENÇA DO SENHOR E ATENTOS AO TOQUE DA TROMBETA, QUE PODERÁ TOCAR A QUALQUER MOMENTO, OU MESMO A CHAMADA INDIVIDUAL PARA NOS APRESENTARMOS DIANTE DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.
UM ABRAÇO ]
DA CONSERVA EM CRISTO
lidia - Apocalipse 3.11

terça-feira, setembro 03, 2013

CRISTO O NOSSO DESCANSO


 

“NÓS, PORÉM, QUE CREMOS, ENTRAMOS NO DESCANSO...” (Hebreus 4.3).
 

Jesus garantiu que todos quantos fossem a Ele e tomassem o seu jugo encontrariam descanso para as suas almas (Mateus 11.28). em Cristo é o nosso lugar de descanso; nEle nós podemos descansar verdadeiramente.

Deus prometeu ao povo de Israel que o tiraria do Egito da terra da servidão, da vida de escravidão que ele levava e o levaria a uma terra que manava leite e mel onde ele teria descanso das suas cargas.

Deus falou; Deus cumpriu. Deus mesmo providenciou um libertador para o Seu povo – Moisés e com mão forte o tirou da opressão em que vivia como escravo.

De igual modo em relação a nós pecadores que estávamos no mundo, no reino das trevas como escravos do pecado (João 8.34), sob o domínio do pecado e de Satanás; Ele mesmo providenciou o Libertador – Jesus que veio para nos libertar dos nossos pecados através do Seu sangue e Deus mesmo foi quem “NOS TIROU DO IMPÉRIO DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DO SEU AMOR.” (Colossenses 1.13), aleluia!

O povo de Israel sob a liderança de Josué antes de entrar definitivamente na terra prometida e no descanso, teve que tomar certas providências, a saber:

1. Santificar-se (Josué 3.5). Sem santificação é impossível entrar verdadeiramente no descanso, em Cristo. Muitos vivem em desespero mesmo sendo evangélicos porque não se dispõem a viver uma vida exclusiva para Deus; antes preferem viver uma vida dúbia, parte na igreja e parte no mundo; duas metades Deus não aceita; Ele nos quer por inteiros para Sua glória, propriedade exclusiva de Deus (1 Pedro 2.9).

Para se viver no “Descanso” é preciso santificação.

2. Testemunho do sobrenatural de Deus (Josué 4.4-7). Deus fez as aguas do Jordão levantarem-0se num montão, mesmo o rio estando sobrenatural de Deus e agora Deus ordena que se tomem pedras do meio do rio seco e eles levantaram uma coluna em Gilgal. Aquela coluna era um testemunho do sobrenatural de Deus na vida do Seu povo, aleluia.

De igual modo na nossa vida para entrarmos no descanso e vivermos descansadamente precisamos experimentar um sobrenatural de Deus para que sirva de testemunho como um divisor de águas do antes e do depois (tempo de escravo e tempo de liberdade). Quem está em Cristo tem algo sobrenatural que possa contar como experiência da nova vida com Ele.

3. Parada em Gilgal (Josué 5). Toda aquela geração masculina acima de vinte anos que saira do Egito ficara enterrada no deserto, exceto Calebe e Josué. Até mesmo Moisés, o libertador, o homem que falava com Deus cara a cara não pode entrar na terra prometida, no descanso, por causa da incredulidade.

Os meninos que nasceram no deserto não foram circuncidados e se tornaram homens sem o sinal da aliança de Deus com Abraão e seus descendentes. Eles não poderiam entrar na terra, no descanso prometido sem o sinal – a circuncisão. E ali em Gilgal foi removido deles o opróbrio do Egito (Josué 5.9).

Circuncisão nos fala de limpeza, de purificação. Mesmo tendo saído do Reino das trevas é necessário passar pelo Gilgal espiritual, o processo de circuncisão do coração (Romanos 2.9). Uma mente pura, a mente de Cristo(1 Coríntios 2.16), e, por consequências os sentidos são circuncidados e não incircuncisos.

Deus fala ao Seu povo pelo profeta Jeremias que os ouvidos deles estava incircunciso e por isso não podiam ouvir as Suas palavras, pelo contrário não gostavam dela (Jeremias 6.10).

Muitos nos nossos dias não entraram no descanso (Cristo) porque têm ouvidos, olhos, lábios, boca, mãos incircuncisos, sem purificação, contaminados com as imundícias do reino das trevas.

Quer entrar verdadeiramente no descanso? Peça para o Amigo Espírito Santo aspergir o sangue precioso de Cristo nestas áreas da sua vida e busque um viver afastado das coisas que contaminam (Gálatas 5.19-21; Marcos 7.21-23).

Na nova vida em Cristo temos diante  de nós muitas muralhas como o povo de Israel o teve em Jericó, por isso precisamos estar preparados em santificação, experimentando o sobrenatural de Deus com testemunho e estando purificados da nossa vã maneira de viver de antigamente, porque em Cristo tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17).

Não devemos temer ante as muralhas por maiores e mais altas que elas sejam, porque em Cristo somos mais que vencedores, aleluia! Se estás diante de uma muralha e sem saber como derriba-la começa agindo como o povo de Deus agiu e seguindo as instruções em obediência como Josué o conduziu não precisa muita coisa, pois de modo sobrenatural Deus a derrubará e a vitória será espetacular para glória do Nome de Jesus!

Aproveitemos com alegria o nosso viver descansando em Cristo. Nada de preocupação nem inquietação com coisas alguma; Ele é o Todo Poderoso; Ele é o bom Pastor que cuida muito bem das Suas ovelhas que as conduz aa verdes pastos e a aguas tranquilas.

MARANATA!