sexta-feira, novembro 29, 2013


A PAZ DO SENHOR AMADOS

AGRADEÇO AS VOSSAS ORAÇÕES POR NOSSA VIAGEM A NORUEGA; ESTAMOS DE VOLTA NA PAZ DO SENHOR, E PARA GLORIA DE DEUS.
DEUS EM CRISTO JESUS VOS RECOMPENSARÁ.
VOSSA CONSERVA EM CRISTO.
lidia

FARISEU OU PECADORA? QUAL A MELHOR POSIÇÃO?


 

“CONVIDOU-O UM DOS FARISEUS PARA QUE FOSSE JANTAR COM ELE...UMA MULHER DA CIDADE, PECADORA...LEVOU UM VASO DE ALABASTRRO COM UNGUENTO.” (Lucas 7. 36.37).

Sem querer entrar no mérito de julgamento, ao ouvir um pastor norueguês pregar sobre esse texto, fiquei a ponderar sobre essas duas pessoas mencionadas nas sagradas escrituras, que passaram a fazer parte da história de Cristo neste mundo.

São exatamente duas pessoas de vidas opostas em todos os sentidos e cada uma delas teve uma atitude para com Jesus.

O fariseu chamava-se Simão. A mulher era simplesmente conhecida como pecadora. Ele fazia parte de um grupo de pessoas de destaque no meio do povo de Israel; ela além de ser mulher ainda era sem marido, portanto sem nenhum conceito diante do povo.

O fariseu Simão ofereceu um jantar a Jesus; não se pode julgar a intenção que ele teve ao fazê-lo, porém, Jesus era naquela altura, uma pessoa que atraia multidões a Si; era alguém famoso; alguém que estava revolucionando a comunidade com Seus milagres, com Sua palavra de autoridade, com seu carisma, com o Seu modo peculiar de lidar com os pobres, os discriminados, tipo galileus e samaritanos; alguém que dava atenção às crianças, e parava para atender a necessidade de um cego que clamava à beira do caminho.

Jesus não se fez de rogado e lá se foi à casa do fariseu. Ele ia nas casas que se abriam para que Ele entrasse. Foi assim na casa de Levi que também lhe ofereceu um grande banquete (Lucas 5.29) mas a postura de Levi (Mateus) fora completamente diferente de Simão, afinal Levi era um publicano, tal qual Zaqueu em cuja casa Jesus também entrou (Lucas 19).

Aliás, Jesus entra em qualquer casa que O convide a entrar e em alguns casos Ele está mesmo à porta e ainda bate, esperando que alguém escute e lhe abra a porta para que Ele entre e ainda faça uma refeição com o tal. Lembrando que o tal apelo foi feito a uma igreja (Laudiceia) e não a pessoas que não O conheciam, pessoas que se chamavam pelo Seu Nome. (Apocalipse 3.20).

Bem, agora Jesus estava à mesa do religioso Simão. Algo surpreendente estava para acontecer. Sem se alguém a convidasse, entra em pleno ambiente formal, uma mulher! Todos ficam pasmados. Como ela se atreveu a tanto? Como tanta coragem para entrar em um lugar sem ser convidada? Será que ela não conhece as regras da tradição em Israel? Afinal, mulher não deve estar no mesmo local onde homens estejam. Que absurdo seria aquele? Como será que o fariseu ficara? Aquilo poderia parecer um ultraje, uma agressão aos convidados.

Havia uma porta aberta com toda certeza e por ela a mulher entrou! Que bom que há sempre uma porta aberta para que através dela miseráveis pecadores possam entrar em chegar até Jesus!

E a mulher entrou e não entrou chamando a atenção para si mesma. Ela entrou e foi diretamente à pessoa de Jesus; sequer se atreveu a ir pela frente, mas como está escrito “por detrás”, ela se quebrantou aos pés de Jesus! Ela não dissera palavra alguma; ela apresentava uma atitude de humilhação: ela chorava e com suas lágrimas regava os Seus pés e depois os enxugava com os seus cabelos. E não somente isso, mas também os beijava e os ungia com o unguento que trouxera em um vaso de alabastro! Ela O adorava!

O fariseu como todo bom fariseu, religioso, presunçosamente começa a exercer o seu papel: julgar, criticar, murmurar... Esquece-se da sua atitude ao receber Jesus, esquece-se de examinar-se a si mesmo e faz as suas avaliações em relação ao próximo.

Enfim, o desfecho dessa história foi magnífico! Jesus, o Mestre, aproveitou para ensinar humildade, boas maneiras, educação, ética, ao tal fariseu hipócrita; pesado na balança divina o “religioso cumpridor da lei”, era tão pecador quanto àquela a quem ele chamou pecadora; ele era orgulhoso!

A mulher, a pecadora, a discriminada, a rejeitada pela sociedade e pelos religiosos foi aceita e perdoada por Jesus! Ele aceitou a sua oferta, pois ela lhe oferecera o melhor que tinha; ela se sacrificou para levar para Ele um pouco do seu amor por Ele e a sua necessidade de ser perdoada. A intenção dela tocou o coração de Jesus! Entre os dois ela foi a vencedora, conseguiu o que buscava; o Mestre lhe perdoou e ainda fez menção da sua fé; por fim mandou-a ir em paz. Que grande vitória!

Amados leitores como será que temos nos aproximado de Jesus? De que maneira o temos buscado? Qual é mesmo a nossa intenção de estarmos perto dEle? Será que nos colocamos como a pecadora ou será que a nossa posição é a do fariseu? Será que nos jactamos de estarmos junto a Ele e nos consideramos dignos disse por conta da nossa vida de religiosidade hipócrita, muitas vezes? Como temos nos comportados quando alguém marginalizado se aproxima de Jesus? Damos-lhe as boas-vindas ou ficamos a murmurar com incredulidade? Temos feito algum sacrifício para estar aos pés do Mestre?

Há muitos evangélicos, cristãos que não querem sacrificar nem um pouco do seu tempo para passar um tempo com o Senhor Jesus? Como tem sido o seu momento de oração? Responda para si mesmo. Estamos nos humilhando diante dEle ou somos do grupo que determina o que Ele deve fazer para o nosso bem-estar e conforto material?

Estamos perto de Jesus como Simão, o fariseu, ou como a pecadora? Para pensar neste dia.

MARANATA!

 

quinta-feira, novembro 21, 2013

A ALMA ESTÀ INQUIETA? A RECEITA.

"...FIZ CALAR E SOSSEGAR A MINHA ALMA..." (Salmo 131.2).

Sei que neste dia alguém em especial precisa dessa meditação; não tenho dúvida disso. Alguém que não consegue dormir de tanta preocupação com a situação que esta passando nos últimos tempos; até parece uma noite sem fim, um pesadelo em que não se acorda nunca...
A alma está perturbada, aflita, cansada de tantos questionamentos e conflitos: tantas indagacoes para entender o porquê da situacao, mas parece que cada dia os gritos da alma aumentam e não tem quem lhe acalme.
O salmista nos dá uma bela receita: fiz calar e sossegar a minha alma. Ele nao se refere a pedir a Deus que o faca, mas a atitude era dele, era de quem estava com a alma aos gritos de angustia, sem sossego, sem tranquilidade.
Podemos, sim, calar e sossegar a nossa alma partindo da premissa que não somos órfãos, temos um Pai!
E porque temos um Pai e que Pai podemos conversar baixinho com nossa alma e trazer para ela as coisas que a Palavra de Deus nos fala sobre a maneira como o Pai celestial cuida dos seus filhos.
Ele jamais nos deixará e tampouco nos abandonará ( Hebreus 13.5.b);
Ele cuida das aves e seus filhos valem mais que as aves ( Mateus 6.26);
Ele prepara para os corvos o seu alimento (Salmo 147.9);
Ele é Jeová-Rafa, aquele que sara as nossas enfermidades (Salmo 103.3);
Quando pecamos nao devemos ser consumidos pela culpa, temos um Advogado de defesa (1 Joao 2.1);
Se tentados temos Alguém, que como nós foi tentado em tudo e pode nos socorrer (Hebreus 4.15;2.18);
E mesmo que as circunstancias nos sejam adversas em todas as direções e tudo nos pareça impossível de solucionar lembrar que para o nosso Pai não há impossível! (Lucas 1.37).
Temos todos os motivos para fazer calar e sossegar a nossa alma; muito mais que o salmista na sua época, porque ele não tinha Deus como seu Pai, não tinha Jesus como Sumo Sacerdote, não tinha o Espírito Santo para interceder por ele até com gemidos como o faz por nós, quando de tao angustiados sequer sabemos orar como convém (Romanos 8.26); ele também não pertencia ao Corpo de Cristo - a Igreja como nós, os nascidos de novo, e como Igreja somos membros uns dos outros e todos oram uns pelos outros mesmo em diferentes lugares do globo terrestre, em algum lugar alguém está orando pelos servos de Cristo no mundo, aleluia!
Louvemos a Deus que nos escolheu para um privilégio maior e melhor que o salmista, glória a Deus!
Portanto, meus amados, devemos fazer calar e sossegar a nossa alma firmados na promessas de um Deus que não pode mentir, cuja fidelidade é grande e vela pelos seus filhos com muito amor, visto que nos ama e está interessado que vivamos em paz confiando em Sua Palavra.
MARANATA!

segunda-feira, novembro 18, 2013

AGRADECENDO PELAS ORACOES

A PAZ DO SENHOR AMADOS

EM NOME DO SENHOR JESUS QUERO AGRADECER POR VOSSAS ORACOES EM FAVOR DO JANTAR DE ACAO DE GRACAS QUE FOI OFERECIDO ONTEM, DOMINGO, PELA IGREJA QUE O PR.DENNIS LIDERA, POR MISERICORDIA E GRACA DO SENHOR.
FORAM CONVIDADAS MUITAS FAMILIAS E O AMIGO ESPÍRITO SANTO TROUXE QUASE NOVENTA PESSOAS, ALELUIA! ALGUMAS DESSA PESSOAS NUNCA ENTRARAM EM UMA REUNIAO DE CRENTES, APESAR DE SEREM LUTERANOS DE NASCIMENTO E TEREM FEITO A CONFIRMACAO DA FE NA ADOLESCENCIA, IMAGINE!
FOI UMA GRANDE ALEGRIA OUVIR O TESTEMUNHO DE UMA NOVA CONVERTIDA, QUE FOI BATIZADA NO VERAO DESTE ANO DEPOIS DE QUASE DOIS ANOS DE EVANGELISMO COM ELA.
ELA FALOU-NOS QUE TENTOU FALAR DE JESUS PARA SUA MAE E SUA IRMA, POREM ELAS SAO C´ETICAS E NAO CONSEGUEM CRER NA BIBLIA. ESTANDO EM OSLO COM ELAS, ELAS COMECARAM A FALAR SOBRE O QUE ELA TINHA ESCOLHIDO E PERGUNTARAM PORQUE ELA ESCOLHEU CRISTIANISMO E NAO OUTRA RELIGIAO, AO QUE ELA RESPONDE: PORQUE EU AMO JESUS!
DISSE-NOS ELA QUE NAO PENSAVA QUE PUDESSE RESPONDER DESSA MANEIRA, MAS A VIDA DELA AGORA EH DIFERENTE.
CONTINUEM A ORAR PELO POVO DESSE PAIS ESPECIALMENTE NAS COMUNIDADES DE ULEFOSS E BØ, NA REGIAO DE TELEMARK, ONDE A CIENCIA TEM TOMADO O LUGAR DE DEUS ATE NA MENTE DAS CRIANCAS.
MEU NETO DE ONZE ANOS (DAVID) FOI FALAR DE JESUS PARA UM COLEGA DA ESCOLA E ESTE RESPONDEU: NAO CREIO EM DEUS SO CREIO NA CIENCIA,
EH TRISTE SABER QUE ESTE PAIS QUE JA EXPERIMENTOU UM GRANDE AVIVAMENTO ESTEJA NESTE ESTADO DE INCREDULIDADE E IGNORANCIA ESPIRITUAL.
AS IGREJAS SAO PEQUENAS; POUCOS CRENTES E A MAIORIA ABSOLUTA DE IDOSOS; OS MAIS JOVENS E OS JOVENS PROPRIAMENTE DITOS NAO SE INTERESSAM PELAS COISAS DE DEUS.
SEGUNDO INFORMACOES DE PESSOAS AQUI O ESFRIAMENTO COMECOU QUANDO OS CRENTES COMECARAM A PARTICIPAR DAS COISAS QUE ANTES ERAM CONSIDERADAS PECADO; A VIVER UM EVANGELHO MAIS LIBERAL; ISSO FOI PROVOCANDO UM DISTANCIAMENTO DE DEUS E DA SUA PALAVRA. TEMPO COM A FAMILIA E O BEM-ESTAR EH MAIS IMPORTANTE QUE IR A IGREJA OU FAZER QUALQUER OUTRA COISA NO REINO DE DEUS.
EM NOME DE JESUS COLOQUEM ESSE PAIS NAS VOSSAS ORACOES E PECAM QUE O PAI CELESTIAL LEVANTE MISSIONARIOS COMPROMETIDOS COM A PALAVRA E A ORACAO PARA VIREM TRABALHAR POR AQUI.
A SEARA É GRANDE MAS ONDE ESTAO OS CEIFEIROS?
AS VEZES ´E MAIS F´ACIL ABRIR UMA IGREJA COM CRENTES DE OUTRA EM NOME DE UM CHAMADO. O ESPIRITO SANTO QUER MOSTRAR A VONTADE DE DEUS PARA CADA UM DE NÓS MAS ONDE ESTAO OS OUVIDOS PARA OUVIR A SUA VOZ?
OREM TAMB´EM POR NOSSO RETORNO NA PROXIMA SEMANA QUERENDO DEUS.
UM ABRACO DA CONSERVA EM CRISTO JESUS
lidia

quinta-feira, novembro 14, 2013

PEDIDO DE ORACAO

A PAZ DO SENHOR AMADOS
DEUS EM CRISTO CONTINUE A VOS ABENCOAR.

ROGO AS VOSSAS ORACOES PELO JANTAR DE ACAO DE GRACAS QUE SER´A OFERECIDO NO PROXIMO DOMINGO PELA IGREJA QUE MEU FILHO, O PR.DENNIS TRABALHA, EM NOME DE JESUS.
AS FAMILIAS NAO CRENTES ESTAO CONVIDADAS;OREMOS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM VIR E OUVIREM DO AMOR DE DEUS NAQUELE DIA, PARA GLORIA DE DEUS.
OREM TAMBEM PELA SAUDE DO PR. DENNIS PORQUE O PESO ESPIRITUAL NESTE
PAIS (NORUEGA) ´E MUITO GRANDE; SO MESMO QUEM VIVENCIA PODE AVALIAR O QUANTO O INIMIGO TEM INVESTIDO NAS VIDAS POR AQUI. UM COLEGA DO MEU NETO, COM 11 ANOS FALOU PARA ELE QUE NAO CRIA EM DEUS E QUE A CIENCIA É QUEM RESPONDE A TODAS AS QUESTOES POR ISSO ELE CRE NA CIENCIA. IMAGINEM COM APENAS ONZE ANOS E COMO ESTE HÁ MUITAS CRIANCAS CUJOS PAIS SE DECLARAM ATEUS.
LEMBREM-SE, EM NOME DE JESUS DE INTERCEDER POR ESSE POVO APESAR DE SER UM PAIS ONDE NAO HÁ MISERIA MATERIAL, A CONDICAO ESPIRITUAL É TERRÍVEL; AS IGREJAS LOCAIS SAO PEQUENAS, POUCOS CRENTES FREQUENTAM OS CULTOS E A MAIORIA ABSOLUTA SAO PESSOAS COM MAIS DE SESSENTA ANOS.
UMA VIDA QUE SE CONVERTE A CRISTO TEM UM SIGNIFICADO MUITO GRANDE PORQUE O TRABALHO AQUI É DE CORPO A CORPO, É INVESTIR TEMPO, MUITO TEMPO, É VIVER O AMOR DE DEUS EM TODOS OS ASPECTOS, FALAR MAIS COM ATITUDES DO QUE COM PALAVRAS.
ASSIM MEUS QUERIDOS IRMAOS SEJAM PARCEIROS NOSSOS EM ORACAO POR ESSE POVO TAO GELADO TAL E QUAL O PAIS, MAS DEUS OS AMA E ELES SAO PESSOAS AMAVEIS NO TRATO COM OS ESTANGEIROS.
UM ABRACO COM CARINHO E ORACAO POR VOSSAS VIDAS.
A CONSERVA EM CRISTO
lidia

MARANATA!


segunda-feira, novembro 11, 2013



NAO SOMOS ÓRFAOS!

"NAO VOS DEIXAREI ÓRFAOS..." (Joao 14.18)

Somente quem experimentou a orfandade sabe o que ela representa em nossa vida. Seja pela perda do pai ou da mae, ou dos dois a sensação de abandono, de solidão, de insegurança, de medo toma conta da nossa alma; eu vivi isso com cinco anos de idade quando Jesus guardou a minha mae.
É maravilhoso ler as palavras de Jesus quando fez a promessa de que não nos deixaria órfãos. Essa afirmativa nos traz segurança, aleluia!
Saber que temos alguém que tem responsabilidade conosco, que cuida de nós, que provê para nós garante uma vida com tranquilidade, glória a Deus!
E, levando em consideração que todos os que professam o nome doSenhor devem se tornar como crianças, aí sim, a confiança é plena naquele que assumiu a responsabilidade conosco.
O Amigo Espírito Santo foi enviado para nos convencer do pecado, da justica e do juízo ( Joao 16.8), ao mesmo tempo em que nos apresenta Jesus como o único que pode perdoar os nossos pecados e nos fazer filhos de Deus. Agora que somos filhos temos um Pai, e que Pai! Um Pai que é Deus!
Um Pai que nos ama;
Um Pai que nos perdoa;
Um Pai bondoso;
Um Pai que é responsável;
Um Pai que cuida de nós,
Um Pai que supre as nossas necessidades antes mesmo de pedirmos;
Um Pai que nos corrige, nos disciplina para que sejamos participantes da sua santidade;
Um Pai que nos deu do Seu Espírito,
Um Pai que tem uma casa no lugar que Ele mora e nessa casa Jesus, nosso Salvador e Senhor foi preparar um lugar para os filhos legítimos (não bastardos), para que onde Ele estiver eles estejam com Ele, glória a Jesus!
Como está escrito: "... AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS..." (1 JOAO 3.1), isto é, os que receberam a Jesus, entraram pela Porta, Ele mesmo, usando a chave que tem dois lados: arrependimento e fé.
Os filhos herdam as características do Pai, por isso nem todos os evangélicos (tô fora) sao filhos não é mesmo? O caráter de Cristo, o Filho primogênito é implantado nos filhos adotados pelo Amigo Espírito Santo, e, à medida que desenvolvemos intimidade com Jesus vamos ficando parecidos com Ele, refletimos a Sua imagem, aleluia!
Aqueles que sao verdadeiramente filhos assumem quando estão sendo disciplinados pelo Pai não tentam mascarar a disciplina dizendo que estão na prova; prova é uma coisa, disciplina é outra abem diferente; está escrito:
"BEM-AVENTURADO É O HOMEM A QUEM DEUS DISCIPLINA..." (Jó 5.17). Nao são muitos os que se assumem como bem-aventurados.
Todos querem o cuidado do Pai e todas as benesses que o Pai celestial tem e pode oferecer, mas a disciplina nem todos aceitam de bom grado e ainda dando gracas.
Portanto, meus amados e queridos irmaos,  alegremo-nos por não sermos órfãos; temos um Pai maravilhoso que nos compreende e nos aceita como somos; um Pai que é Deus e que enviou o Seu único Filho para que se tornasse um de nós, vivesse como nós, sofresse como nós e hoje trabalha por nós como nosso Advogado e Sumo Sacerdote, vivendo sempre para interceder por nós, como está escrito.
Desfrutemos do amor do Pai e descansemos com confianca de que Ele é suficientemente capaz de nos conduzir em segurança dentro da Sua vontade que é boa, agradável e perfeita, aleluia!
MARANATA!

PS. desculpem pela falta de acentuacao porque o teclado é diferente do nosso no Brasil.

segunda-feira, novembro 04, 2013

INFORMAÇÃO

AMADOS, A PAZ DO SENHOR

O SENHOR ME PRESENTEOU COM UMA PASSAGEM PARA A NORUEGA. ESTAREMOS COOPERANDO COM O PR, DENNIS, MEU FILHO, AO MESMO TEMPO EM QUE ESTAREMOS COM OS NETOS EXERCITANDO O PORTUGUÊS DELES NA COMUNICAÇÃO E NA LEITURA, EM NOME DE JESUS.
ROGO AS VOSSAS ORAÇÕES POR NÓS EM NOME DE JESUS.
ASSIM QUE PUDER, DE LA ESTAREMOS RETORNANDO AS POSTAGENS PARA GLÓRIA DE DEUS.

UM ABRAÇO COM ORAÇÃO DA CONSERVA EM CRISTO
lidia
Hebreus 13.1
MARANATA!

sábado, novembro 02, 2013

SEDE SANTOS




“... SEDE SANTOS EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER.” (1 Pedro 1.15).

 

Amados e queridos leitores, em um tempo onde o foco principal da grande maioria das pessoas e também daqueles que se chamam pelo nome do Senhor é a prosperidade material, é bom ter na mente a necessidade de viver uma vida de santidade na presença de Deus.

Jesus virá para levar santos, visto que a IGREJA, o Seu Corpo é santa, formada por santos que Ele comprou com o seu precioso sangue, aleluia!

Quem nos chamou é santo (1 Pedro 1.16); fomos chamados para ser santos (Romanos 1.7).

Quando nascemos de novo de verdade a santidade de Deus vai sendo implantada em nós através do processo da santificação. Santificação envolve mudança; santificação é mais do que aprender. Segundo Jonh White “a amizade com Deus é o caminho para a santidade”.

Isto significa que quanto mais nos aproximamos de Deus, mais intimidade temos com Ele mais nos tornamos parecidos com Ele.

A presença do Amigo Espírito Santo em nós promove a vida de Cristo no nosso homem espiritual e isso é mais do que combater o pecado; é o processo pelo qual o caráter de Cristo é implantado em nós.

O grau de intimidade no relacionamento torna as pessoas parecidas entre si, tipo marido e mulher, que, embora sejam diferentes fisicamente ao vermos um deles imediatamente lembramos do outro Assim deve acontecer com os que seguem a Cristo; quando as pessoas olharem para nós observarem alguma coisa que lembre a Cristo;.Somente o Amigo tem capacidade para implantar a imagem de Cristo em nós ( 2 Coríntios 3.18).

Ser santo não quer dizer ter conhecimento sobre Deus; os rabinos o tinham mas não eram santos; há teólogos, doutores em teologia que não são santos. Santidade não está ligada a uma vida de devoção, religiosidade, tampouco é o ativismo religioso. Precisamos ter cuidado para não trabalharmos muito para o Senhor, entretanto não ser santo; trabalho inútil, trabalho vão (1 Corintios 15.58).

Manifestações sobrenaturais não são sinais de santidade (Colossenses 2.18); manifestação de dons espirituais também não (Mateus 7.21-23). Uma pessoa pode viver tudo isso e não refrear os impulsos da carne, e nem andar no Espírito. Somente pelo Amigo Espírito Santo poderemos mortificar as obras da carne (Romanos 8.13), por isso experiências espirituais não santificam nem medem o grau de santidade de alguém; jejum não santifica; a oração é meio de santificação associada com a Palavra (1 Timóteo 4.5; João 17.17).

Não se pode entender alguém que viva em santidade sem humildade, tendo orgulho porque é santo; santo não acusa, não critica, mas usa de misericórdia. Como admitir santos com os vícios da velha natureza? Os sinais da verdadeira santidade nos leva ao despojamento, ao fazer morrer (Colossenses 3.1 a 8).

Sejamos santos amados! Santos oram (Apocalipse 5.8); santos são participantes da vocação celestial (Hebreus 3.1); santos têm herança (Colossenses 1.12).

Mas santos também têm necessidades (Romanos 12.13); santos são pobres (cuidado com a pregação de que santos têm prosperidade material), (Romanos 15.26). O Espírito Santo intercede pelos santos (Romanos 8.27), aleluia! Jesus vem buscar os santos e os santos vêm com Jesus! (1 Tessalonicenses 3.13; Judas 14)) glória a Deus!

Não há diferentes graus de santidade; todos somos santos em Cristo.

Portanto meus amados buscamos o que diz a Palavra: “EM TODO TEMPO SEJAM ALVAS AS TUAS VESTES E NUNCA FALTE O ÓLEO SOBRE A TUA CABEÇA.” (Eclesiastes 9.8).

Santidade está diretamente associada a uma vida cheia do Espírito, uma mente dominada pelo Amigo Espírito Santo! Se a nossa mente está vazia do azeite espiritual tem que estar cheia de outras coisas. Cuidado com o que está enchendo a mente; é bom fazer uma análise e deitar fora o que não serve, lembrando que não se pode colocar nada onde está cheio.

Sede santos!

MARANATA!