terça-feira, julho 29, 2014

QUEM É ESTE?






“QUEM É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?” (Marcos 4.41).

 

Ouvi um pastor a ensinar e, quando falou sobre o episódio de Jesus acalmar a tempestade, fez uma colocação que nos impactou a todos quantos ouvimos. Ele disse o seguinte: os discípulos em meio à dificuldade foram acordar um homem e levantou-se um Deus! Isto é verdadeiramente fantástico!

Gosto em particular do relato do evangelista Marcos sobre o assunto. Ele escreve: “ORA, LEVANTOU-SE GRANDE TEMPORAL DE VENTO, E AS ONDAS SE ARREMESSAVAM CONTRA O BARCO, DE MODO QUE O MESMO JÁ ESTAVA A ENCHER-SE DE ÁGUA. E JESUS ESTAVA NA POPA, DORMINDO SOBRE O TRAVESSEIRO...” (Marcos 4.37.38).

Interessante que no barco havia travesseiro e nele Jesus repousou a sua cabeça, enquanto dormia. Ele estava cansado.

Louvo a Deus por que Ele nos deu o sono para descansarmos das labutas do dia; Ele nos deu um tempo no qual podemos refazer as energias dispendidas com tantos afazeres, com tanto estresse neste tempo de lutas intensas em que vivemos. É bom dormir, e o melhor ainda é poder dormir sem ajuda de remédios, que produzem efeitos colaterais no nosso organismo.

A primeira referência bíblica sobre sono é quando Deus fez cair pesado sono sobre o homem para tomar uma de suas costelas e com ela, fazer a mulher. Que bom que a mulher foi feita no momento em que o homem descansava em um pesado sono (Genesis 2.21). Ele estava tranquilo quando recebeu a sua auxiliadora. Esse é o propósito de Deus, o homem tranquilo com sua esposa, aquela que estar ao seu lado para ajudá-lo.

Jesus dormia. Os discípulos lutavam usando a experiência que tinham com o mar pois eram pescadores. E Jesus dormia. Como dormir em meio a uma tempestade? Mas Jesus dormia. E que sono!

Ele foi acordado do seu sono e não questionou o porquê de ter sido interrompido o seu momento de descanso, absolutamente! Ele simplesmente se levantou e agiu como Deus, Aquele que tem poder sobre a criação, aleluia! E foi obedecido, glória a Jesus!

Por que tanta agitação em tua vida? Por que tanta ansiedade? Por que a palpitação no coração? Por que as noites sem dormir? Por que a dor de cabeça que não passa mesmo tomando analgésicos? Por que tentar agir com sua experiência e conhecimentos seculares que até agora de nada adiantou?

É hora de se lançar aos pés do Senhor Jesus e gritar mesmo pedindo a Sua ajuda nesta situação. Não ficar com meia conversa, mas reconhecer a impotência humana e o poder que há nEle, aleluia!

Durante o tempo em que Jesus esteve neste mundo Ele era homem e era Deus. Era, portanto, como homem sujeito às limitações humanas, porém hoje, Ele não é homem, Ele é o Deus a quem foi entregue todo poder no céu e na terra, aleluia! Hoje Ele não precisa dormir por causa do cansaço físico, absolutamente! Ele está trabalhando dia e noite, atento ao nosso clamor e agindo em nosso favor, aleluia!

Ele o Sumo Sacerdote que se compadece das nossas fraquezas (Hebreus 4.15); Ele é o Advogado para nos defender quando pecamos (1 João 2.1); Ele é Aquele que vive sempre para interceder por nós que somos a Sua Igreja, o Seu Corpo na terra (Hebreus 7.25).

Busquemos com humildade a ajuda do Senhor Jesus em cada uma das situações que enfrentamos neste mundo, meus amados, Ele tem soluções inusitadas, tem saídas inimagináveis, tem plano específico para cada dificuldade, tem maneira especial para ajudar quem O busca pedindo socorro, glória a Jesus!

O grande problema é o vírus luciferiano que atua em nós a ponto de tentarmos resolver sozinhos nossas causas, esquecidos de que o nosso Mestre afirmou que sem Ele nada poderíamos fazer, e quando Ele diz “nada” é porque é nada mesmo.

Ele tem poder sobre tudo e sobre todos, todas as coisas lhe são sujeitas, não sobrou para ninguém o domínio e como cantamos naquela canção: O domínio e o poder pertencem a Jesus... Aleluia!

O que impede que Ele entre em ação é a nossa incredulidade. A Bíblia diz que em Nazaré, cidade em que Ele fora criado, Ele não pode fazer nenhum milagre por causa da incredulidade deles, do seu próprio povo (Marcos 6.5).

Usemos, pois, a nossa fé neste dia que se chama hoje e estejamos certos de que Ele não precisa mais despertar do sono do cansaço humano, Ele está glorioso, à destra da Majestade nas alturas, atento ao clamor daqueles que foram comprados com seu precioso sangue, e são, portanto, propriedade exclusiva de Deus!

Ele é Poderoso para agir e o milagre que esperamos acontecer, seja em que ordem for, seja na saúde, seja na família, seja nas finanças, seja na alma, enfim, Ele é, Ele pode, Ele faz quando quer fazer, Ele é Soberano, aleluia!

A mensagem final: PARE DE LUTAR COM SUAS FORÇAS; CLAME POR JESUS E SE PREPARE PARA VER TUDO NOS SEUS DEVIDOS LUGARES, PARA GLÓRIA DE DEUS.

MARANATA!

 

 

sexta-feira, julho 25, 2014

A PAZ DO SENHOR AMADOR
DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE NESTE DIA.

ROGO AS VOSSAS ORAÇÕES EM NOSSO FAVOR POIS ESTAMOS EM VIAGEM PARA SÃO PAULO,STO. ANDRÉ, EM NO E DE JESUS, PARA COOPERAR NA EBO DAQUELA IGREJA. PARA GLÓRIA DE DEJS.
CONTAMOS CONVOSCO COMO PARCEIROS NA SEARA DO MESTRE, E, CERTAMENTE, VEREIS NO DIA DO SENHOR O RESULTADO DO VOSSO TRABALHO NO SENBOR.
DESEJO A TODOS UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA COM MUITAS EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS, PROMESSAS CUMPRIDAS E UM DESEJO EM CADA CORAÇÃO DE SER CO O O SEU MESTRE, ENQUANTO  NESTE MUNDO DE TREVAS E DE PECADO.
"ASSIM, BRILHE A VOSSA LUZ DIA TE DOS HOMENS PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS." MATEUS 5.16

MARANATA,

terça-feira, julho 22, 2014

O QUE VÊS?


 

 

“AINDA VEIO A MIM A PALAVRA DO SENHOR DIZENDO: QUE É O QUE VÊS JEREMIAS?” (Jeremias 1.11)

 

Na Bíblia Sagrada temos registrado que o Senhor Deus fez uma pergunta semelhante a esta não somente para o profeta Jeremias, que foi abordado duas vezes pelo Senhor a perguntar o que ele via, como também o profeta Amós (Amós 7.8 e 8.2), e o profeta Zacarias (Zacarias 4.2 e 5.2).

Agora vamos nos transportar para os nossos dias e imaginar o Senhor Deus nos fazendo a mesma pergunta: -------------------------(ponha o seu nome e eu o meu), que é o que vês?

O profeta Ezequiel, também, relatou o que viu quando Deus falou com ele. Ele viu um rolo escrito por dentro e por fora e nele estavam escritas lamentações, suspiros e ais. E o Senhor mandou que ele comesse aquele rolo e depois fosse falar à casa de Israel (Ezequiel 2.8-10-; 3.1).

Você está ligado no deus desta era? Ele é o dono de “todo” conhecimento; ele pode estar em muitos lugares ao mesmo tempo; ele conhece “todos” os idiomas; ele tem respostas para “todas” as questões, enfim ele é mesmo um deus! Já está sabendo quem é ele? O deus Google!

As pessoas estão atualizadíssimas nas coisas que ele apresenta, porque elas vivem vendo, vendo, vendo, e vendo. O que elas veem oferecido por ele?

As coisas que o Youtube apresenta (não quero dizer que não há coisas boas por lá). O problema é que há muitos que ficam a ver somente os vídeos do Youtube e não veem o que está escrito no livro, não comem o livro, e por isso não falam do livro.

Há pessoas que vivem linkadas no Facebook vinte e quatro horas por dia e há casos que, mesmo estando no culto, quando percebem que há uma informação, imediatamente dá o clique que vai lhe deixar informada sobre alguma novidade. Entram pela madrugada a dentro a curtir o que leem no Facebook interessadas em dar opinião sobre assuntos e assuntos, porque ninguém deve ficar alienado do contexto virtual.

E ainda há o Twitter, os Blogs do momento com assuntos da última hora, enfim é toda uma rede de conhecimentos que acabam por enredar pessoas em caminhos que nem sempre agradam a Deus. Estou a falar principalmente daqueles que são evangélicos, cristãos, enfim.

Não podemos esquecer que foi a necessidade de ter conhecimento que levou a mulher a desobedecer a Deus e junto com o marido perdeu a comunhão plena com o Criador. É importante ter conhecimento das coisas da terra, é importante estar informado, contanto que o tempo passado na aquisição deste conhecimento não venha a preterir o tempo passado com Jesus, a Sabedoria de Deus! Que o tempo gasto para estar informado sobre as últimas coisas do mundo não venha roubar o tempo com a Palavra, porque sem o conhecimento da Palavra, não se pode conhecer o Seu Autor, não podemos estar preparados para aquele dia quando estaremos face a face com Ele.

Examinemos a nossa vida e repensemos o nosso tempo meus amados. Vejamos sinceramente quanto tempo estamos envolvidos com o deus google e as coisas que ele nos oferece, e o tempo que gastamos com o Deus verdadeiro, o Único Senhor, o Deus Onipotente, o Deus Onisciente (Ele sim, sabe todas as coisas antes mesmo que elas venham a existir!), o Deus que sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder; o Deus que dá a todos a respiração e a vida; o Deus que forma o espírito do homem dentro dele; o Deus Todo-Poderoso, aquele que é Deus de eternidade a eternidade!

O deus google foi criado pelo homem pecador e tem sido instrumento de destruição através do que está circulando nos meios que ele oferece. Nos sites e chats da vida quanto de imoralidade, de perversão, de idolatria, de feitiçaria, de mentiras, de engano, de devastação financeira e tantas coisas mais. É claro que por lá estão também algumas coisas que servem para edificação, mas se colocarmos na balança, honestamente, o que nos é oferecido de maligno sobrepuja o que poderia ser usado como bênção.

Finalmente meus amados tenhamos o firme propósito tal e qual o salmista em afirmar: “NÃO POREI COISA MÁ DIANTE DOS MEUS OLHOS...” Muito cuidado para não perdermos tempo com aquilo que não seja para edificação, mas, pelo contrário, dê legalidade ao maligno em nossa vida, na vida da nossa família, nas nossas finanças, e o que é pior nos fazendo esfriar na fé e no amor ao Senhor Jesus. E quando a fé e o amor esfriam os valores do Reino de Deus e o desejo por estar com Jesus deixa de ser prioridade em nosso dia-a-dia. Estamos tão cheios de projetos e sonhos alimentados pelo deus desta era que esquecemos que a trombeta poderá tocar ainda hoje!

Vigiemos, porquanto os dias são maus e não nos deixemos seduzir pelo deus deste tempo presente – o senhor google. Sejamos fieis e leais ao Deus que nos livrou do domínio do pecado e prometeu nos levar para si mesmo – o Senhor Jesus!

MARANATA!

domingo, julho 20, 2014

FELIZ DIA DO AMIGO

"O OLHAR DE AMIGO ALEGRA O CORAÇÃO..."  Provérbios 15.30

O olhar de amigo...
Não condena,
Não humilha,
Não acusa,
Não critica,
Não despreza
Não descarta,
Não entristece,
Não transmite ódio,
Não amedronta,
Não intimida, enfim...

O olhar de amigo...
Encoraja,
Apoia,
Estimula,
Transmite amor
Transmite carinho
Transmite força
Transmite alento
Transmite animo
Transmite esperança
Transmite alegria, enfim...

Que todos os nossos amigos recebam neste dia um especial olhar, o nosso olhar amigo.
Louvo a Deus por me ter dado como especial Amigo o Seu doce e Santo Espírito, o Amigo amado.

MARANATA!

sábado, julho 19, 2014

FUGI DA IMPUREZA

" FUGI DA IMPUREZA. QUALQUER OUTRO PECADO QUE UMA PESSOA COMETER EH FORA DO CORPO; MAS AQUELE QUE PRÁTICA A IMPRALIDADE PEÇA CONTRA O PRÓPRIO CORPO." 1 Corintios 6.18

Nesta semana, mas precisamente no dia dezesseis, a ONU publicou um relatório no qual está registrado que o índice de infectados pelo vírus HIV (AIDS), diminuiu a taxa de crescimento em todo o mundo, exceto no Brasil, que, pelo contrário, teve um aumento de onze por cento. Isso eh um dado alarmante,misericórdia!
Outra informação importante eh que o tal aumento se deu entre pessoas que se relaciona sexualmente com outra do mesmo sexo, e particularmente o sexo masculino.
Enquanto isso os nossos legisladores estão trabalhando com afinco para legalizar a união homoafetiva em nosso pais. Com certeza Deus está tentando comunicar alguma coisa aos brasileiros, mas infelizmente nem todos teem ouvidos para ouvir.
Segundo as escrituras os que se dão a uma prática da impureza e perversão recebem em si mesmos a merecida punição do seu erro (Romanos 1.27).
A cada dia o número de pessoas infectadas pelo vírus do HPV aumenta e, quando do lançamento da vacina para as meninas , como prevenção, em um programa de uma rede famosa de TV, um médico especialista em DSTs, deu uma entrevista e afirmou existirem cerca de cem tipos de vírus do HPV, sendo que a vacina só previne um único tipo deles. Realmente o espírito de engano atua pois as pessoas pensando que estão imunizadas não se abaetem da vida promiscua, e acabam sendo infectadas pelos outros noventa e nove tipos que há.
O mundo jaz no maligno,está escrito (1 João 5.19). Isso eh uma realidade bem vista por todos nós, e como!
Portanto meus amados e queridos irmãos fiquemos firmes no propósito de viver em santidade, a fim de agradarmos o nosso Noivo, que eh santo e somente, em santificação poderemos um dia ver o Senhor.
MARANATA!.


quarta-feira, julho 16, 2014

NO DIA DO MEDO O QUE FAZER?


 

“EM ME VINDO O TEMOR, HEI DE CONFIAR EM TI...” (Salmo 56.3)

O medo é um sentimento inerente a todo ser humano. Sua origem se deu no primeiro homem formado por Deus após ter desobedecido, como está escrito: “... OUVI A TUA VOZ NO JARDIM E PORQUE ESTAVA NU, TIVE MEDO...” (Gênesis 3.10).

Enquanto em comunhão perfeita com o Criador o homem não experimentara medo, portanto, o medo é o primeiro sentimento que se manifestou no homem pós-queda. E da mesma maneira como o pecado passou a todos os homens, de igual modo o medo também.

Deste modo, não há como se dizer que não tem medo; O medo faz parte da nossa história de vida. Quem não se lembra de algum momento em que foi tomado por medo? Situações em que o nível de adrenalina sobe e em consequência, o coração dispara batendo aceleradamente? Pois é, as escrituras mencionam muitas pessoas que viveram momentos de medo e até de pavor, que é uma manifestação exacerbada do medo.

Nos dias que vivemos o medo campeia por todos os lados, somos cercados por muitas coisas que provocam medo em nós. Há muitos que têm medo de doenças, outros medo de escuro, outros ainda medo de envelhecer, outros têm medo da solidão, medo de ser assaltado, medo de ficar desempregado; há os que têm medo do futuro, medo da morte, e por toda parte há expressões de medo, misericórdia!

A receita da Palavra de Deus é para no dia em que nos vir o medo, o temor, confiemos em Deus! Isto significa que ser de Jesus não nos imuniza do medo. Paulo viveu situações como ele mesmo escreve aos coríntios “...LUTAS POR FORA, TEMORES POR DENTRO.” ( 2 Coríntios 7.5). Todos temos os dias de temor (medo), porém não poderemos ser dominados por esse sentimento, pois como está escrito: “... O VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA O MEDO.” (1 João 4.18), gloria a Deus!

A receita é confiar em Deus. Mas para que possamos confiar em alguém antes de mais nada é necessário que conheçamos bem a essa pessoa, porque confiança não se ganha tão facilmente, é preciso conquista-la cada dia de convivência.

Muitos que se dizem evangélicos, cristãos não podem confiar em Deus porque não O conhecem. E não O conhecem porque não conhece a Palavra que revela quem Ele é; não O conhecem porque que não tiveram uma experiência pessoal com Ele; não O conhecem porque não passam tempo com Ele, e, portanto, não conhecem a Sua voz.

E assim vão vivendo dominados pelo medo, vendo nas pessoas inimigos que lhe trazem insegurança. Não devemos confiar em nós mesmos (Jeremias 17.5), mas confiar no Senhor, pois o meio da Bíblia em português é exatamente o Salmo 118.8 que diz “É MELHOR CONFIAR NO SENHOR DO QUE CONFIAR NO HOMEM.”. Glória a Deus!

Porque confiar no Senhor, “...PORQUE O SENHOR DEUS É UMA ROCHA ETERNA...” (Isaias 26.4); porque “DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE MINTA...” (Números 23.19); porque “... ELE PERMANECE FIEL...” ( 2 Timóteo 2.13); porque “...O QUE CONFIA NO SENHOR A MISERICÓRDIA O CERCARÁ.” ( Salmo 32.10); porque “... O QUE CONFIA EM MIM HERDARÁ A TERRA...” (Isaias 57.13); e “OS QUE CONFIAM NO SENHOR SÃO COMO O MONTE SIAO QUE NÃO SE ABALA, MAS PERMANECE PARA SEMPRE”.(Salmo 125.1). Temos que confiar, sim, no Senhor porque Ele não “... DORME NEM TOSQUENEJA...” (Salmo 121.4).

Logo meus amados e queridos irmãos vamos confiar no Senhor no dia em que o medo nos assaltar, pois “ELE TE COBRIRÁ COM AS SUAS PENAS, E DEBAIXO DAS SUAS ASAS ESTARÁ SEGURO...” (Salmo 91.4).

NO DIA EM QUE EU TEMER, HEI DE CONFIAR EM TI

PORQUE TU ÉS O MEU ESCUDO, O MEU GRANDISSIMO GALARDÃO. (Genesis 15.1).

MARANATA!

 

 

 

sábado, julho 12, 2014

A IGREJA E SUAS COLUNAS


 

“ ... TIAGO, CEFAS E JOÃO QUE ERAM REPUTADOS COLUNAS, ME ESTENDERAM, A MIM E A BARNABÉ, A DESTRA DE COMUNHÃO...” (Gálatas 2.9).

 

Deus mandou Moisés fazer colunas no tabernáculo. A Igreja é um tabernáculo e de igual modo precisa de colunas, mas como em todo edifício (a Igreja é também um edifício), a quantidade de colunas não é assim tão grande, em comparação com o restante da construção. Elas são sempre em número bem inferior, contudo, sem elas toda a construção poderá vir abaixo certamente.

O que fez daqueles três homens pescadores colunas na Igreja primitiva? Dentre todos os discípulos de Jesus, como também dentre a multidão de novos convertidos em Jerusalém, a Bíblia não refere a outras pessoas senão a estes três.

Se pararmos um pouco para observar a narrativa dos evangelhos veremos que eles foram os primeiros chamados por Jesus, quando passava na praia do mar da Galileia. Eram pescadores e estavam trabalhando quando, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Daí em diante, esses três homens simples e indouto foram estreitando a sua amizade com o Mestre.

Esse relacionamento cresceu ao ponto de em ocasiões especiais, tais como, na transfiguração de Jesus (Mateus 17), na ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5), somente eles tiveram tamanho privilégio. Dos três, havia um que privava de maior intimidade com o seu Mestre, a ponto de reclinar a cabeça no seu seio (João 13.23).

Esse mesmo apóstolo escreveu com muita propriedade: “...AS NOSSAS MÃOS APALPARAM COM RESPEITO AO VERBO DA VIDA. ” (1 João 1.1.).

O apóstolo Pedro escreveu: “ ... ESTA VOZ VINDA DO CÉU, NÓS A OUVIMOS QUANDO ESTÁVAMOS COM ELE NO MONTE SANTO” . (2 Pedro 1.18).

Imagine a experiência ímpar que esse homem vivenciou! O momento foi tão extraordinário que ele propôs fazer três tabernáculos para Jesus, Elias e Moisés e sequer lembrou de si mesmo e dos seus amigos que ali estavam.

Dá para entender que não é qualquer um que se diz seguidor de Cristo que pode ser denominado coluna na Igreja, ou coluna da Igreja de Cristo.

Uma finalidade específica da coluna é sustentar peso, suportar sobre si a estrutura edificada. As pessoas que são colunas na casa de Deus estão dispostas a pagar a fatura em ajudar os irmãos, levando a carga dos outros verdadeiramente através de uma vida de oração.

É indispensável para aqueles que são colunas viver em intimidade com Jesus! Ter proximidade com Ele, ou seja, viver uma vida de comunhão plena com Ele. Isso tem preço e não é tão fácil. Não são muitos os que estão interessados em passar tempo aos pés de Jesus em oração, ouvindo a Sua voz. Não são muitos os que querem viver em total dependência do Seu Santo Espírito em todas as coisas que fazem. Não são muitos que sentem uma necessidade premente de conhecer as escrituras, de se dedicar ao estudo da mesma, a fim de conhecer melhor o seu Autor.

Não é para estranhar porque as reuniões de oração na igreja são pequenas em comparação com os cultos de avivamento, de libertação, de milagres, enfim. No dia a dia normalmente os círculos de oração não são tão frequentados como no dia da festa de aniversário. Vê-se muito grandes corais de mulheres cantando com entusiasmo na comemoração, porém, não são todas aquelas mulheres que estão semana após semana ajoelhadas na reunião de oração a interceder pela Igreja e suas necessidades.

Não sabemos o que seria do ministério da Igreja, das lideranças de modo geral se as colunas não assumissem o seu lugar na casa de Deus.

O que nos entristece é que a geração de pessoas que aprenderam a andar de joelhos está se indo; em seu lugar está se levantando uma geração que não prioriza muito a oração e sim o louvor e o que chamam de adoração. Mas, e a intimidade com o Noivo? E a prioridade de estar a sós com Ele? E o desejo que Ele venha para buscar os fiéis?

A intimidade faz com que a pessoa se pareça com aquela com quem desenvolve intimidade. Será que todos os evangélicos ou cristão se parecem com Jesus? Será que quando as pessoas do mundo olham para nós percebem algo que nos identifique com alguém que anda com Jesus?

Espero que Jesus não demore e venha logo nos levar antes que já não se encontre mais colunas nas igrejas locais, antes que aqueles que esquecem de si para se colocar no lugar do outro sejam tomados da terra.

Já em 1994 quando estivemos em um país da Europa, conversando com um pastor sobre a oração na igreja que ele liderava, ele nos respondeu: Acho que na nossa igreja tem algumas duas ou três irmãs que ainda oram por nós. Louvo a Deus por aquelas colunas!

Portanto, meus amados e queridos leitores, nos coloquemos na posição para que o Senhor encontre em nós condições de nos reputar como colunas na Igreja, Seu Corpo.

MARANATA!

 

segunda-feira, julho 07, 2014

FERMENTO, NÃO!






“LANÇAI FORA O VELHO FERMENTO, PARA QUE SEJAIS NOVA MASSA, COMO SOIS, DE FATO, SEM FERMENTO. ” (1 Coríntios 5.7).

Como é interessante a Palavra de Deus! Ela tem muitas lições a nos ensinar através de símbolos e um deles é o fermento.

Quando lemos no livro de Levítico, o terceiro livro do pentateuco, logo no capítulo dois, vemos como Deus normatiza as ofertas de manjares, o que para nós hoje é o nosso sacrifício de louvor. Nas exigências de Jeová para o Seu povo quando trazia oferta de manjares é que a farinha da oferta seria sem fermento, e como está escrito: “NENHUMA OFERTA DE MANJARES, QUE FIZERDES AO SENHOR, SE FARÁ COM FERMENTO; PORQUE DE NENHUM FERMENTO E DE MEL NENHUM QUEIMAREIS POR OFERTA AO SENHOR. ” (Levítico 2.11).

O fermento introduzido na farinha da oferta tiraria a pureza da mesma, já não era pura, estava misturada e de modo algum, aquela oferta com fermento seria aceita por Deus.

A Palavra de Deus afirma o seguinte: “PORQUE NÓS, EMBORA MUITOS, SOMOS UNICAMENTE UM PÃO...” (! Coríntios 10.17). Da mesma maneira como Jesus se revelou como PÃO, assim o Espírito Santo compara a IGREJA, Corpo de Cristo também como pão, um só corpo. E nós como pão Corpo de Cristo não podemos ter em nós qualquer fermento que venha a contaminar afastando de nós a pureza devida a Cristo. A IGREJA é pura tanto quanto o Noivo é puro, aleluia!

Portanto, cada um deve examinar-se a si mesmo e ver o quanto há necessidade “de lançar fora o velho fermento para poder celebrar festa ao Senhor. A Palavra diz que devemos celebrar festa “...NÃO COM O VELHO FERMENTO, NEM COM O FERMENTO DA MALDADE E DA MALICIA, E SIM COM OS ASMOS DA SINCERIDADE E DA VERDADE. ” (1 Coríntios 5.8).

Jesus falou aos seus discípulos: “... ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS, QUE É A HIPOCRISIA. ” (Lucas 12.1). Quantos de nós precisamos lançar fora esse fermento!  Jesus verberou fortemente contra os fariseus por conta desse fermento em suas vidas, no que diz respeito a apresentarem uma religiosidade exterior quando o interior estava cheio de rapina.

Amados, a nossa luta constante contra esse tipo de fermento não é brincadeira. A hipocrisia está por toda parte, nas palavras, nas ações, no trato, e até no “serviço a Deus”, infelizmente.

Temos que ser de verdade uma nova massa, sem fermento, sem hipocrisia, sem maldade, sem malícia no nosso cotidiano. Devemos primar por viver em sinceridade e em verdade, porque somente assim poderemos ser agradáveis a Deus.

Imagine que Deus não aceita oferta onde esteja qualquer mistura. Nossa oferta para Ele tem está pura, sem oferecida com uma vida em santidade diante dEle. Jamais será aceita uma oferta que provem de uma vida corrompida, corrupta, misturada com o mundo. Deus exige da Igreja de Cristo Jesus uma vida pura, separada exclusivamente para o Noivo.

Precisamos também está atento para as doutrinas que recebemos para ver se nelas não há fermento. Jesus mandou que os discípulos se acautelassem da doutrina dos fariseus e dos saduceus. Nos dias que vivemos o que não falta ao nosso redor são doutrinas contaminadas, pessoas que usam a Bíblia segundo as suas conveniências, torcem as escrituras e, enganando incautos, arrastam após si muitos seguidores. Sejamos, portanto, como os crentes de Beréia (Atos 17) que tudo quanto ouviam conferiam nas escrituras, para ver se era mesmo assim.

Para que tenhamos o cuidado de passar tudo o que ouvimos de doutrina (ensino) no crivo das Sagradas Escrituras, devemos examina-las, conhece-las, e isso só acontece com aqueles que se dedicam ao estudo da mesma. Como estamos com uma geração de evangélicos, cristãos, que não têm intimidade com a Palavra, como poderão discernir a farinha se é pura ou se tem fermento? Em um tempo onde as pessoas se alimentam de enlatados espirituais e não buscam o seu alimento direto da fonte – a Palavra, como poderão sobreviver ao engano que tão assustadoramente atua no mundo?

Agora, é bom prestar atenção que a atitude de deitar fora o fermento velho é nossa, e não de Deus. Não adianta jejuar e orar sem atitude de renúncia e de verdadeira conversão com arrependimento sincero. Em um contexto onde tudo nos empurra para a contaminação e a hipocrisia não é fácil viver vida pura diante de Deus. Somente com a ajuda do Amigo Espírito Santo, recebendo diariamente a graça (que só é dada aos humildes), poderemos viver vitoriosamente para glória de Deus.

Mas vale a penas meus queridos, a esperança que nos está proposta compensa todo sacrifício, toda renúncia, todo morrer diário para agradar Aquele que entregou a Sua vida por nós, e prometeu nos levar para Si mesmo, glória a Jesus.

Então, nos convém com diligência, nos colocarmos diante do Senhor com sinceridade e inteireza de coração e deixar que o Espírito Santo nos mostre o que devemos lançar fora para que sejamos de fato uma nova massa, um único pão, participantes do verdadeiro PÃO que dá vida ao mundo. Com fermento estaremos fora do PÃO e isso é bastante perigoso na atual conjuntura da iminência da vinda de Jesus ou mesmo da nossa chamada para nos apresentarmos a Ele pela morte. Quem sabe se amanhã já não estará na casa do Pai? Mas para lá ficarmos temos que está em santidade, sem fermento algum, em nome de Jesus.

MARANATA!