quarta-feira, julho 09, 2008

AS ESCOLHAS DE DEUS

“FELIZES SÃO AQUELES QUE TU ESCOLHES...” ( Salmo 65.4)
Não dá mesmo para entender de que maneira um Deus tão Grande, Poderoso, Eterno, Soberano, atenta para o homem pecador e o escolhe para estar em sua presença. É simplesmente maravilhoso!
Veja lá que não foi da forma como os homens escolhem outros homens que Deus nos escolheu. Normalmente se escolhe o que há de melhor, o de melhor qualidade, as primícias, enfim.
Mas Deus não agiu assim, glória a Deus!
“MAS DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS, ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS FORTES, E DEUS ESCOLHEU AS COISAS VÍS DESTE MUNDO, E AS DESPREZÍVEIS, E AS QUE NÃO SÃO PARA ANIQUILAR AS QUE SÃO:” ( 1 Coríntios 1.27.28).
Que escolhas!
O apóstolo Paulo ainda escrevendo aos coríntios diz:
“... NÃO SÃO MUITOS OS SÁBIOS SEGUNDO A CARNE, NEM MUITO OS PODEROSOS, NEM MUITOS OS NOBRES QUE SÃO CHAMADOS.” ( 1 Coríntios 1.26).
Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido seja ele de que nível for de qual categoria econômica, de berço nobre ou mesmo da plebe. Ele veio para alcançar os ignorantes e não apenas os sábios, pois como Ele mesmo expressou:
“GRAÇAS TE DOU, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, QUE OCULTASTE ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS, E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS. (Mateus 11.25).
“ ...PORVENTURA, NÃO ESCOLHEU DEUS OS POBRES DESTE MUNDO PARA SEREM RICOS NA FÉ E HERDEIROS DO REINO QUE PROMETEU AOS QUE O AMAM? (Tiago 2.5).
Volto no tempo. Lembro-me bem de que quando era ainda menina, na nossa congregação, no bairro onde morávamos, os cultos eram dirigidos por irmãos que mal sabiam ler a Bíblia, e havia muitos que sequer sabiam ler coisa alguma.
O vocabulário era restrito, usavam expressões tais como: pru mode, ou pru via. Não havia discurso trabalhado com conhecimento do que dizem os originais. Faltava-lhes o conhecimento adquirido nas escolas seculares, quanto mais qualquer tipo de conhecimento teológico.
Eram pessoas muito pobres, mas pobres mesmos, a maioria dos homens era de profissão braçal, ou artistas (assim eram chamados os pedreiros, carpinteiros, barbeiros, etc).
Uma coisa, porém era real. Sem riquezas materiais, sem dominar corretamente o idioma materno, tão pouco conhecer as escrituras do ponto de vista teológico, aqueles homens conheciam o Autor do livro santo, aleluia!
Quando abriam a boca para falar um santo temor dominava os corações pela presença real do Espírito Santo. As revelações aconteciam. Havia línguas com interpretação das mesmas. Profecias que traziam edificação para a igreja. Até mesmo as crianças ficavam em reverência diante do Senhor e da sua presença inexplicável.
Não queremos com isso criticar o avanço do conhecimento dos crentes dos nossos dias, absolutamente! O que muitas vezes observamos é que com tantos cursos teológicos para todo tipo de pessoas, com freqüência diária ou mesmo à distância, o verdadeiro conhecimento de Deus está menor.
Certa vez o Amigo falou-me:
-- Hoje há tanta informação sobre Jesus, tantos livros escritos sobre Ele, tantos cursos para ensinar sobre Ele, entretanto, não são muitos os que O têm intimidade com Ele.
È mesmo assim. Passa-se mais tempo estudando sobre Deus do que tempo aos seus pés.
Glória a Deus que escolheu as coisas vis e desprezíveis e não somente os sábios e nobres.
O que seria de mim se os grandes da terra fossem escolhidos apenas? Onde estaria eu se Deus resolvesse escolher somente os nobres?
É lindo quando lemos o Senhor Jesus falando a parábola da grande ceia. O convite foi extensivo a todos os desprezados e excluídos da sociedade.
“...SAI DEPRESSA PELAS RUAS E BAIRROS DA CIDADE E TRAZE AQUI OS POBRES, E OS ALEIJADOS, E OS MANCOS, E OS CEGOS.” (Lucas 14.21).
Aleluia!
Imagine que bela igreja local! Será que alguém se candidataria a ser pastor desse tipo de gente, nos dias de hoje? Mas o Sumo Pastor não rejeita quem quer que aceite o seu glorioso convite, aleluia!
Na antiga aliança todas as pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência eram impedidas de participar do sacerdócio, mesmo que fosse descendente de Arão.
Hoje, pela graça do Senhor, todos quantos O aceitam como Senhor de suas vidas, tornam-se membros do seu Corpo, independentemente se for são ou doente, perfeito ou deficiente. Todos são bem-vindos à Igreja, a Noiva do Cordeiro.
Que boa notícia, fomos escolhidos, e isso deve ser o motivo para maior para sermos verdadeiramente felizes!
Deus nos escolheu apesar de e isso nos basta, aleluia! Sejamos agradecidos e O amemos hoje mais do que ontem e amanhã mais do que hoje meus amados.
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 18.10

Um comentário:

Unknown disse...

Amado muito obrigado... esse blog me ajudou muito, QUE DEUS te ilumine cada vez mais