quinta-feira, agosto 14, 2008

JOÃO, IRMÃO E COMPANHEIRO DE REINO

“EU, JOÃO, IRMÃO E COMPANHEIRO DE VOCÊS NO SOFRIMENTO, NO REINO E NA PERSEVERANÇA EM JESUS...” (Apocalipse 1.9).
Ele era o discípulo amado.
Ele era o apóstolo do amor.
Ele era o único que reclinava a cabeça no seio de Jesus para perguntar o que os outros queriam saber.
Ele era da extrema confiança do Mestre, pois no Calvário, mesmo em extrema agonia, o Senhor Jesus confiou a sua mãe – Maria, aos cuidados do amigo.
Ele estava entre as colunas da igreja primitiva.
Enfim, ele era alguém que tinha um currículo invejável; alguém que tinha acompanhado Jesus desde o início do seu ministério até quando foi assunto ao céu.
E por que não falar das coisas que sofreu por amor do Nome do Senhor Jesus? Mas em tudo ele podia alegrar-se achando-se digno de padecer pelo Senhor.
Agora, já idoso, colocado na ilha de Patmos para morrer de solidão, abandonado, ele escreve aos irmãos se apresentando apenas como João. Nada menciona do seu currículo, não se auto-promove, mas se coloca apenas como irmão e companheiro dos santos no sofrimento, no reino e na perseverança em Jesus.
Que grande lição de humildade!
João é nosso irmão e companheiro no sofrimento. Como é bom saber que o sofrimento faz parte da vida dos que amam ao Senhor Jesus. João amava o Senhor Jesus e mesmo assim não foi isento de sofrer.
Há nos nossos dias cartazes exibindo frases tais como: pare de sofrer, ou não sofra mais. Esse é um falso evangelho, e como Paulo escreve aos gálatas, que se alguém anunciar outro evangelho seja anátema, é um grande perigo entrar por esse caminho. Na verdade, é um caminho onde os espíritos enganadores dominam as mentes dos incautos.
Amados, tenhamos cuidado com manifestações de orgulho em nossa vida, como auto-reconhecimento e autopromoção.
O Senhor Jesus falando à igreja em Tiatira se refere a uma mulher chamada Jezabel dizendo o seguinte:
“... TOLERAS
JEZABEL, MULHER QUE SE DIZ PROFETIZA...” ( Apocalípse 2.20).
Não devemos ceder à tentação de louvarmos a nós mesmos, pois como está escrito:
“POIS NÃO É APROVADO QUEM A SI MESMO SE LOUVA...(2 Crotíntios 10.18).
Infelizmente há pessoas que estampam os seus nomes e sua titulação, mostrando seus conhecimentos, e seu trabalho desenvolvido nacional e internacionalmente.
Que o Senhor nos ajude a despojar-nos de toda a pretensão!
O apóstolo Paulo apesar de todo o seu conhecimento intelectual e escriturístico, declara reputar tudo como esterco para ganhar a Cristo.
A impressão que se tem é de que pessoas nas igrejas locais estão em pé de competitividade umas com as outras, medindo os conhecimentos adquiridos nas escolas seculares, universidades e escolas teológicas.
É lamentável saber que pessoas são capazes de adquirir diplomas de teologia e até de doutor em divindade, sem sequer freqüentar um dia de aula naquela instituição. Parece que mentira deixou de ser mentira para muitos. O fato é que o maligno colocou em mentes de crentes que a mentira não faz mal desde que não prejudique a ninguém. Grande mentira! Toda mentira é filha do diabo, e não se pode conceber um filho de Deus andando de mãos dadas com a filha do diabo.
Grande coisa é ser irmão e companheiro daqueles que têm os seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro; daqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro; que estão esperando a volta de Jesus para participarem das bodas do Cordeiro!
É tempo de obedecer ao que está escrito:
“PELO QUE DEIXAI A MENTIRA E FALAI A VERDADE CADA UM COM O SEU COMPANHEIRO...” ( Efésios 4.25).
Amados, revistamo-nos de humildade para não sermos conhecidos de longe por Deus. Revistamo-nos de humildade se quisermos ser honrados, pois como está escrito:
“... DIANTE DA HONRA VAI A HUMILDADE.” (Provérbios 18.12).
Nada temos de que nos gloriar, como escreveu Paulo:
“... AQUELE QUE GLORIA-SE, GLORIE-SE NO SENHOR.” ( 1 Corintios 1.31)
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 23.6

Nenhum comentário: