quinta-feira, outubro 01, 2009

FIDELIDADE: REQUISITO INDISPENSAVEL NA VIDA DO DISCIPULO DE CRISTO

“MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É: ... FIDELIDADE... “ (Gálatas 5.22).
Fidelidade é atributo comunicável de Deus. Portanto, todos os Seus filhos devem manifestar esse atributo, como uma partícula do fruto do Espírito que habita em nós.
Segundo o dicionário de português, fidelidade é qualidade do fiel. Deus é fiel. Está escrito:
“MAS FIEL É DEUS QUE VOS CONFORTARÁ E GUARDARÁ DO MALÍGNO.” (2 Tessalonicenses 3.3).
Em muitas outras escrituras a fidelidade de Deus é referida, e nós, os seus filhos, não temos nenhuma dúvida disto. É inquestionável a Sua fidelidade!
Precisamos ser fiéis, sim. Fiéis a Deus em primeiro lugar. Fiel Àquele que nos comprou do qual nos tornamos servos. E como servos precisamos ser achados agindo com fidelidade em todas as áreas da nossa vida, especialmente multiplicando os talentos que o Senhor nos entregou. Os servos que desenvolveram os talentos recebidos puderam ouvir da boca do Senhor o que está escrito:
“... MUITO BEM, SERVO BOM E FIEL; FOSTE FIEL NO POUCO, SOBRE O MUITO TE COLOCAREI; ENTRA NO GOZO DO TEU SENHOR.” ( Mateus 24.23).
Em se tratando de alguém que comunica os oráculos divinos, isto é, transmite a Santa Palavra de Deus como Seu despenseiro, está escrito:
“... O QUE SE REQUER DO DESPENSEIRO É QUE CADA DELES SEJA ENCONTRADO FIEL.” (1 Corintios 4.2).
Uma das características da mulher que atua na liderança da igreja é o que está escrito na Palavra:
“DA MESMA SORTE, QUANTO ÁS MULHERES, É NECESSÁRIO QUE SEJAM ELAS RESPEITÁVEIS, NÃO MALDIZENTES, TEMPERANTES, E FIÉIS EM TUDO.” ( 1 Timóteo 3.11).
Não está lá muito fácil encontrar crentes fiéis e ainda mais fiéis em tudo! Fidelidade total só mesmo com a ajuda do Amigo Espírito Santo, mas é bom lembrar que a Bíblia dá testemunho da fidelidade de Moisés, apesar de que ele teve suas falhas (e que falhas, especialmente no que concerne à incredulidade), mesmo assim está escrito:
“MOISÉS ERA FIEL EM TODA A CASA DE DEUS, COMO SERVO...” ( Hebreus 3.5).
Deus não exige de nós perfeição pois Ele conhece a nossa estrutura e lembra-se que somos pó, mas espera de cada um de nós fidelidade, lealdade a Ele e ao Seu evangelho.
Fiéis como cônjuges;
Fiéis como pais (nunca trair a confiança dos nossos filhos);
Fiéis nas amizades;
Fiéis nas finanças;
Fiéis não somente do ponto de vista físico, mas também emocional;
Fiéis nos negócios;
Fiéis na palavra dada;
Há muitos que chegam a dar a própria vida como prova de fidelidade a uma ideologia, a uma religião, a uma causa.
Nossa fidelidade a Deus de igual modo deve nos predispor a, se for necessário, dar a nossa vida por Ele, da mesma maneira como Jesus deu a Sua vida por nós.
Infelizmente há alguns que se dizem evangélicos que não são capazes sequer de compartilhar a salvação que dizem ter recebido do Senhor Jesus, por se envergonharem. Isto é comportamento de infidelidade para com Deus. Manifestação de falta de amor a Ele. Quando amamos alguém de verdade não nos importamos de divulgar as coisas a respeito daqueles que amamos.
Agora, é bom notar que Deus é fiel a Ele mesmo, e não a mim como dizem alguns, pois como está escrito:
“SE SOMOS INFIÉIS, ELE PERMANECE FIEL, POIS DE MANEIRA NENHUMA PODE NEGAR-SE A SI MESMO. ( 2 Timóteo 2.13).
E somente os que forem fiéis até a morte (conheço casos do malígno tentar crentes na hora em que estavam para partir para o Senhor, a blasfemarem de Deus por causa das dores terriveis que sofriam)é que terão participação na vida eterna, quando da colação de grau, como está escrito:
“... SÊ FIEL ATÉ À MORTE, E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA.” ( Apocalipse 2.10).
Em muitos casos as pessoas tornam-se infiéis a outra como retribuição a uma atitude de infidelidade. Esse não é um bom caminho para se percorrer. Um erro não pode justificar outro erro. Ser infiel é uma característica dos homens maus dos últimos tempos.
Meus amados e queridos irmãos, procuremos exercitar fidelidade para com Deus, bem como para com o próximo, e especialmente aos domésticos da fé.
Maranata!

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor, fazei-me fiel em toda minha maneira de Viver. Ainda que muitos sejam inféis para comigo, não me deixe retribuir esta infidelidade, mas que eu olhe para ti. Amigo, tu és aquele que mantém meu vínculo de fidelidade com o Meu Senhor, ajude-me hoje e Sempre Amém!

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezdo anônimo Deus lhe abençoe
Espero em Deus que tanto quanto você eu seja fiel ao meu Senhor até que Ele volte!
O Amigo Espírito Santo nos ajudará com toda certeza.
Um abraço.
No amor de Cristo Jesus. Obrigada por sua visita.
a conserva