quinta-feira, dezembro 09, 2010

O BOM COMBATE

“COMBATI O BOM COMBATE...” (2 Timóteo 4.7)

Quão glorioso é para um servo de Cristo Jesus chegar ao final da jornada e poder se expressar como o apóstolo Paulo. Que segurança pela certeza do dever cumprido como bom soldado!
Cada um de nós sabe muito bem como é sério este combate que Paulo escrevendo a Timóteo diz:
“COMBATE O BOM COMBATE DA FÉ...” ( 1 Timóteo 6.12).
Essa luta diária que enfrentamos enquanto estamos no corpo do pecado, sujeito às paixões da carne, é o conflito da carne militando contra o Espírito como está escrito:
“PORQUE A CARNE MILITA CONTRA O ESPÍRITO, E O ESPÍRITO CONTRA A CARNE, PORQUE SÃO OPOSTOS ENTRE SI...” ( Gálatas 5.17).
Estamos na guerra; uma guerra espiritual e nossas armas não podem ser carnais como está escrito:
“PORQUE AS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA NÃO SÃO CARNAIS, E SIM PODEROSAS EM DEUS...” ( 2 Coríntios 10.4).
O bom combate da fé exige abnegação e neste particular necessitamos da armas específicas tais como “ARMAS DE JUSTIÇA, QUER OFENSIVAS, QUER DEFENSIVAS.” ( 2 Coríntios 6.7).
Tendo em vista que o dia da colação de grau se aproxima, o apóstolo Paulo recomenda-nos que:
“... DEIXEMOS, POIS, AS OBRAS DAS TREVAS E REVISTAMO-NOS DAS ARMAS DA LUZ.” (Romanos 13.12).
Todo aquele que permanece na prática das obras das trevas, os hábitos, costumes do reino das trevas, jamais poderá combater o bom combate. Também não adianta passar a noite inteira na vigília, ou fazer quarenta dias de jejum pedindo para Deus lhe revestir, pois isso é atitude de cada um de nós.
O bom combate da fé passa pelos conflitos com os desejos da carne e para que sejamos vitoriosos neste particular precisamos fazer o que está escrito:
“MAS, REVESTI-VOS DO SENHOR JESUS CRISTO E NADA DISPONHAIS PARA A CARNE NO TOCANTE ÁS SUAS CONCUPISCÊNCIAS.” ( Romanos 13.14). Não se pode vencer a carne sem estar revestido do Senhor Jesus Cristo.
Também temos sérios combates e situações conflitantes nos relacionamentos interpessoais tanto no que diz respeito à família quanto no meio onde estamos inseridos na igreja local.
Para lidarmos com essas situações precisamos obedecer ao que diz a Palavra, quanto à convivência com o nosso próximo:
“REVESTI-VOS, POIS, COMO ELEITOS DE DEUS, SANTOS E AMADOS, DE TERNOS AFEITOS DE MISERICÓRDIA, DE BONDADE, DE HUMILDADE, DE MANSIDÃO, DE LONGANIMIDADE. SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS, PERDOANDO-VOS MUTUAMENTE, CASO ALGUÉM TENHA MOTIVO DE QUEIXA CONTRA OUTREM. ASSIM COMO O SENHOR VOS PERDOOU, ASSIM TAMBÉM PERDOAI VÓS; ACIMA DE TUDO ISTO, PORÉM, ESTEJA O AMOR, QUE É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO.” ( Colossenses 3.12-14).
Se não pusermos em prática essas virtudes, isto é, se não nos revestimos diariamente delas, a luta deixa de ser o bom combate da fé para ser uma batalha contra os que estão ao nosso redor, misericórdia!
Há muitas pessoas que usam a armadura de Deus de Efésios 6.10-18 para qualquer tipo de combate, mas segundo as escrituras, tal armadura com todos os seus componentes é para ser usada na luta contra as potestades espirituais das trevas. E como Jesus mesmo falou, não podemos esquecer da jejum, associado à oração, como arma para ser usada contra certa casta de demônios.
Tudo quanto diz respeito a Deus para sermos ajudados neste combate Ele já fez; cada um de nós é que precisamos diariamente fazer a nossa parte.
Não podemos arrear as armas; não podemos vacilar; temos que estar sempre vigilantes, porque não sabemos a que hora poderá vir o ataque fatal contra nós, sem esquecer de que não podemos ignorar os ardis do nosso adversário.
Não devemos temer, pois como está escrito “MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO.” Aleluia!
Ei, não pare de lutar, lute, mas lute sem medo; lute com confiança, com segurança, pois temos suporte para vencer em nome de Jesus. E como está escrito:
“AINDA NÃO RESISTISTES ATÉ O SANGUE, COMBATENDO CONTRA O PECADO.” ( Hebreus 12.4).
Um coisa que precisamos nos firmar é nas profecias para combatermos, como está escrito:
“ESTE É O DEVER DE QUE TE ENCARREGO, Ó FILHO TIMÓTEO, SEGUNDO AS PROFECIAS QUE ANTECIPADAMENTE FOSTE OBJETO: COMBATE, FIRMADO NELAS, O BOM COMBATE.” ( 1 Timóteo 1.18).
Há prêmios para os vencedores, glória a Deus!
Por isso não desista, não volte atrás, continue, mesmo com pouca força nesse glorioso combate, porque o dia da vitória final se aproxima!
Maranata!

Nenhum comentário: