sexta-feira, setembro 23, 2011

POR QUE NÃO TEMOS BOA SAÚDE?

“DE QUE SE QUEIXA POIS O HOMEM VIVENTE? QUEIXE-SE CADA UM DOS SEUS PECADOS.” ( Lamentações 3.39).
A Bíblia não nos permite transferir nossas desobediências para quem quer que seja, mas, infelizmente, esse é o jogo que mais os que se dizem evangélicos, cristãos, jogam diariamente – o jogo da transferência; foi assim desde o princípio; desde que o inimigo fez o casal desobedecer a Deus; foi ali, no Éden que o tal jogo começou. Confira.
Quando desobedecemos à Palavra de Deus, isso se caracteriza pecado; toda desobediência é pecado e traz consigo a conseqüência.
Lendo o artigo que transcrevo abaixo, em uma publicação da UNICORDIS, Recife, edição especial de trinta e cinco anos, conferi com o que diz a Santa Palavra de Deus e entendi o quanto sofremos as conseqüências da nossa desobediência. Por favor, leia com atenção.
“ATÉ QUANTO VALE A PENA?
Levar uma vida atribulada, estressante, pode acarretar diversos problemas emocionais com sintomas que se confundem até mesmo com os do infarto.
O dia a dia corrido, a busca por melhores resultados no trabalho, novas metas a serem alcançadas, o trânsito conturbado das grandes cidades... tudo isso junto leva o corpo humano ao limite do que ele pode suportar. Como se não bastassem as intempéries próprias da vida, o mundo capitalista e todas as suas exigências vêm tirando a saúde de muitas pessoas. O resultado desse turbilhão de coisas são indivíduos cada vez mais doentes.
O estresse é o mal do século 21, da modernidade. Com ele, normalmente aparecem patologias como depressão, ansiedade, fobias e síndrome do pânico. NAS EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS, RECEBEMOS MUITOS PACIENTES COM DOR NO PEITO, POR EXEMPLO, informa o cardiologista Edgard Pessoa de Mello Jr. COM ALGUNS EXAMES, LOGO DETECTAMOS QUE O PROBLEMA É EMOCIONAL, E NÃO CARDÍACO, revela . POR ISSO, É IMPORTANTE QUE OS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA ESTEJAM PREPARADOS PARA ESSA NOVA REALIDADE E SAIBAM IDENTIFICAR ESSES CASOS, complementa o especialista.
Segundo Edgard Pessoa de Mello Jr., o estresse pode ter seu ápice revelado na ansiedade (1). Os sintomas mais comuns desse quadro, quando acentuado , incluem aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da freqüência respiratória associados a falta de ar, sudorese, boca seca, náusea, diarréia, mal-estar abdominais, dormência no corpo, tensão muscular e tremores. Atualmente são mais de 5 milhões no País sofrendo apenas de síndrome do pânico; então, a perspectiva é de que o cenário seja ainda mais alarmante quando o assunto abrange outras fobias.
.....................................................................................................................................................
Não vale a pensa desgastar-se em vão. Manter uma rotina saudável, longe do sedentarismo... evitar o estresse são as principais dicas no combate às doenças emocionais, que interferem na vida do paciente tanto no lado pessoal quanto profissional. Nunca é tarde para iniciar uma mudança de vida. Comece a sua agora!”
(1) Destacamos a ansiedade como um agravante do estresse, e, por conseguinte, das doenças emocionais.
A Palavra de Deus nos fala sobre a ansiedade como causa de depressão:
“A ANSIEDADE NO CORAÇÃO DO HOMEM O DEPRIME...” ( Provérbios 12.25). E mais:
“NÃO ANDEIS ANSIOSOS DE COISA ALGUMA...” ( Filipenses 4.6).
Ninguém pode alegar ignorância acerca do que fazer com a ansiedade, pois está escrito:
“LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE...” ( 1 Pedro 5.7).
Os cuidados da vida, as preocupações também agravam os problemas emocionais que tantos males têm trazido à saúde dos homens em geral (dos crentes também). Jesus ensinou que não devemos nos preocupar; é só ler e por em prática o sermão do monte.
E os sentimentos ruins. Tenho acompanhado casos de pessoas que chegam a ter crises de enxaqueca em alto grau de dor por conta de tanta raiva (ira) guardada, misericórdia! Pessoas com sérios problemas estomacais provocados por ódio armazenado há muito tempo, comprometendo em tudo a saúde.
Amados, temos tudo para vivermos uma vida saudável e feliz, vivendo plenamente no Reino de Deus em obediência aos preceitos e mandamentos, orientações e exortações da Constituição do Reino. Ele, o Autor do Livro Sagrado é o Criador do homem e o conhece muito bem, por isso deixou instruções para termos uma melhor qualidade de vida, mesmo vivendo no corpo do pecado.
Repensemos nossas ações e busquemos viver “COMO FILHOS OBEDIENTES...” ( 1 Pedro 1.14).
Maranata!

Nenhum comentário: