segunda-feira, fevereiro 27, 2012

A FRAGILIDADE DO HOMEM

“... NÓS TAMBÉM SOMOS HOMENS COMO VÓS, SUJEITOS AOS MESMOS SENTIMENTOS...” ( Atos 14.15).
Às vezes somos tentados a pensar que já alcançamos um patamar espiritual tão elevado que não aceitamos quando vivemos momentos nos quais sentimentos tais como ira, indignação, angústia, desapontamento e outros de ordem negativa.
Todavia, a Bíblia mostra claramente que homens e mulheres que fizeram a vontade de Deus, procurando obedecer-lhe, também vivenciaram situações onde a natureza carnal se manifestou.
“ELIAS ERA HOMEM SEMELHANTE A NÓS, SUJEITO AOS MENSMOS SENTIMENTOS...” ( Tiago 5.17)
A história desse homem é fantástica! Ele deu prova de uma fé tremenda no Deus de Israel quando desafiou os profetas de Baal e o venceu, sendo atendido na sua oração, glória a Deus! Mas isso não impediu que ele sofresse um momento de desânimo a ponto de desistir de viver. O Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó o sustentou no seu momento de fragilidade e não desistiu dele.
Paulo, o apóstolo, considerado um gigante do Novo Testamento, vivendo crucificado com Cristo, porém, demonstrou a sua fragilidade humana em algumas ocasiões. Uma delas, segundo o registro bíblico, teve uma “NÃO PEQUENA CONTENDA...” com Barnabé, aquele que lhe apoiou nos primeiros momentos de sua fé em Jesus; eles eram amigos, companheiros de missão, homens cheios do Espírito, conforme diz as escrituras, mas o velho homem ainda não está totalmente morto, pois como diz a Palavra nos despimos dele ( Colossenses 3.8). A velha natureza está em nossa humanidade, mesmo sendo co-participantes da natureza divina.
Nem um daqueles que seguiram a Cristo e até hoje os seguem podem se considerar super em nenhuma área da vida; nossa fragilidade é necessária para que não sejamos dominados pelo vírus luciferiano (orgulho).
Louvemos a Deus por nossas fraquezas; não tentemos esconder o que realmente somos, pois todos somos carentes da glória de Deus, da sua graça, da sua misericórdia, da sua compaixão e acima de tudo do seu imensurável amor, sabendo que Ele nos ama apesar das nossas limitações e vulnerabilidade, porque Ele é Deus!
O perigo está em sermos dominados por sentimentos carnais, mas jamais poderemos evitar totalmente que emoções negativas se manifestem em nossa vida. Devemos exercitar misericórdia para com os nossos familiares que servem a Deus; não exigir dele uma vida de perfeição absoluta, pois se usarmos de misericórdia para com as falhas do nosso próximo com misericórdia seremos tratados ( Tiago 2.13).
Seu marido é um homem de Deus, mas é homem; sua esposa é uma mulher de oração, de fé, mas é humana; nossos filhos são sujeitos a falhar, e assim com todos quantos vivem conosco, com os quais convivemos no nosso dia-a-dia.
Tudo vai depender da maneira como estiver o nível de amor em nós; se o “tanque” estiver cheio as falhas não aparecem, porque o amor cobre transgressões. Quanto menos amamos mais enxergamos os defeitos e cobramos do nosso próximo, atitudes que para nós é difícil. Procuremos ser misericordiosos como disse Jesus:
“SEDE MISERICORDIOSOS, COMO MISERICORDIOSO É O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” ( Lucas 6.36).
Estejamos certos meus amados que se a graça e a misericórdia de Deus não nos alcançarem, jamais entraremos na cidade santa; mas haveremos de lá chegar porque o Senhor Jesus viveu como um de nós e sabe muito bem o que significa viver neste mundo dominado pelo maligno; Ele nos ajudará como Sumo Sacerdote e o Amigo Espírito Santo nos ajudará nas nossas fraquezas. Assim, vamos andando de fé em fé sem querer mostrar aos outros que somos mais e mais e mais do que eles através de uma falsa santidade, mas “IRREPREENSÍVEIS E SINCEROS, FILHOS DE DEUS INCULPÁVEIS...” ( Filipenses 2.15), por meio de Cristo Jesus, o Homem perfeito!
MARANATA!

Um comentário:

ALEXANDRE disse...

É, O SENHOR NOS AJUDA EM NOSSAS FRAQUEZAS E POR ISTO MESMO É QUE DEVEMOS DEPENDER DELE E ASSUMIR-MOS NOSSA CULPA E VER O PRÓXIMO DE IGUAL PRA IGUAL SUJEITO A FALHAS E DEFEITOS COMO NÓS, PORÉM SABER QUE CRISTO ESTÁ DISPOSTO A NOS MOLDAR-NOS E MUDAR-NOS SEGUNDO SEU EFICAZ PODER DE SUJEITAR A SI TODAS AS COISAS.É DOLOROSO PRA NÓS, FALO ISSO POR EXPERIÊNCIA PRÓRIA MAS SE PERMITIR-MOS ELE FARÁ.