segunda-feira, novembro 19, 2012

ESTRESSE OU DESCANSO? A ESCOLHA É NOSSA


“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS DESCANSO PARA A VOSSA ALMA.” (Mateus 11.28.29).

Já percebeu que para onde nos viramos encontramos pessoas estressadas? Essa coisa denominada “estresse” tem assolado a vida dos homens e mulheres na terra e até mesmo aqueles que professam o Nome do Senhor Jesus, infelizmente!

O estresse tem muitas causas desde a frustração por não conseguir o que queremos; da insatisfação com a vida que temos; as dificuldades de relacionamentos em regra geral, as dificuldades financeiras, os problemas de saúde tanto de cada pessoa como na família; sem contar também a falta de realização profissional, a falta de reconhecimento no trabalho, as incompreensões quanto aquilo que tentamos nos fazer entender. Há também os estressados por conta da vida solitária que levam, por não encontrar com quem compartilhar suas dores, sem ter um ombro amigo para chorar o seu pranto, enfim, E por aí vai; a cada dia as causas do estresse aumentam  e o resultado é a manifestação da violência em seus mais variados aspectos (veja por exemplo, o trânsito),  misericórdia!

Pais estressados criam filhos estressados; professores estressados produzem estresse nos alunos; líderes estressados provocam estresse nos liderados (e isso até na igreja local); patrões estressados funcionários estressados, parece que estamos em uma cadeia que nunca mais vai ter fim, misericórdia Deus!

CONTUDO, HÁ UMA ESPERANÇA!

Ainda hoje soa em alto e bom som a voz do Mestre Amados nos convidando para irmos a Ele quando estamos cansados, sobrecarregados (estressados); Ele promete alívio, e Ele cumpre com aquilo que promete, Ele é fiel!

Por que será que não aceitamos o seu convite? Por que será que preferimos continuar sofrendo com o nosso estresse que aumenta cada dia, após cada noite mal dormida (o estresse nos tira o sono) e dia seguinte acordamos mais cansados do que quando deitamos? Será que é porque temos que aceitar o jugo de Jesus sobre nós? Será que por conta da nossa natureza rebelde e pecaminosa no nosso subconsciente não há uma resistência ao Senhorio DELE em nossa vida? Não seria também por estarmos sob a influência do engano maligno que nos induz à insubmissão (síndrome de Lucifer)?

Vejamos, pois, que a Palavra de Deus nos garante que “AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE DESCANSARÁ.” ( Salmo 91.1.). Cristo é o esconderijo do Altíssimo; se estamos habitando nEle Ele por sua vez habita em nós (João 15.4). Se estivermos em Cristo temos descanso e não estresse, porque Ele garante cuidar de nós; Ele nos comprou e tem responsabilidade com quem lhe pertence. Estando nEle podemos dormir tranquilos e lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós ( 1 Pedro 5.7).

Em Cristo nosso esconderijo seguro  nós temos paz “PORQUE ELE É A NOSSA PAZ....” ( Efésios 2.14); temos segurança; temos proteção, temos conforto, temos alegria, temos livramento, aleluia!

Está escrito que a nossa vida está escondida com Cristo em Deus ( Colossenses 3.3), então porque estresse, medo, insegurança, pânico? O que está escondido em Cristo não será achado facilmente só se Ele mesmo permitir que sejamos atingidos, e isso para um fim específico, sempre para o nosso bem.

Analise se realmente temos motivos para viver estressados: temos um Pai celestial que supre todas as nossas necessidades; temos um Senhor que tem cuidado de nós; temos o Espírito Santo para nos guiar em toda a verdade e nos ensinar todas as coisas, inclusive as coisas concernentes a nossa vida financeira, não há exceto; temos a Santa Palavra que nos orienta como lidar com os problemas de relacionamento, desde o relacionamento conjugal, familiar, social, lideres e liderados, enfim, sobre todos os assuntos que dizem respeito ao homem, o Manual do Fabricante tem ensinamentos, que, se colocados em prática, trarão resultados que evitarão essa vida de estresse que levamos.

O nosso adversário que é destruidor usa esse tal estresse como instrumento de destruição da saúde do homem de modo geral, porque o estresse é a causa do maior número de doenças hoje em dia, senão vejamos: problemas gástricos (gastrite nervosa, pangastrite, etc); dores articulares; enxaquecas; cólicas intestinais; fibromialgias (que é uma manifestação de depressão); problemas na coluna vertebral ou mesmo na musculatura paravertebral ( os músculos absorvem a tensão do estresse); lombalgias;  labirintites; enfartos; acidente vascular cerebral, queda de cabelos, doenças da pele,  e outros que podem levar a óbito até.

Conheço uma família cuja  mãe uma serva de Cristo, recebeu a  visita de uma filha que estava fora de Cristo, e, ao se defrontar com a mãe, a tal filha extravasou todo o seu estresse em um ataque de cólera, esbravejando tudo o que pode sair dos seus lábios contra a sua mãe; ela estava furiosa com atitudes da família em relação a si. (A mãe ficou estática a ouvir todo impropério que a filha dizia, aos gritos, e, finalmente, após extravasar todo o seu estresse (ódio) a filha bateu a porta e retirou-se. Aquela mãe não suportou tamanho ataque e simplesmente caiu morta.

Amados, permaneçamos em Cristo apesar de todas as aflições deste mundo, pois, somente em Cristo teremos descanso para a nossa alma. Busquemos a ajuda do Amigo Espírito Santo para saber lidar com as situações inesperadas que acontecem para nos desestruturar emocionalmente, certamente Ele manifestará o domínio próprio em nós, nos trazendo a paz que também é uma partícula do Seu fruto, bem como a mansidão.

Uma vez que, conforme o Senhor Jesus falou, cada dia tem o seu mal, não carreguemos para o dia seguinte o mal de hoje, mas entreguemo-lo Àquele que tem todo poder no céu e na terra, o nosso Senhor  Jesus!

Como está sua vida hoje? Acordou estressado? A cabeça a mil por hora? Um turbilhão de pensamentos sem uma direção a seguir? Vá a Jesus. Pare tudo agora e vá a Jesus. Ele tem alívio imediato para essa tensão. A seguir, tome sobre si o Seu jugo, ou seja, comprometa-se a aceitar o Senhor io dEle, tudo fazendo de acordo com a Sua vontade. Procure aprender dEle (é diferente de aprender com); aprender dEle significa passar tempo em Sua companhia, ouvindo a Sua doce voz como o Bom Pastor e aprendendo com a Sua Palavra. O tempo que dedicamos ao Senhor e a Sua Palavra nos é acrescentado no restante do nosso dia, pode acreditar; Se colocarmos o Reino em primeiro lugar as outras coisas nos serão acrescentadas, fica mais fácil depois.

Há descanso para quem estar em Cristo e não estresse!

MARANATA!

Nenhum comentário: