terça-feira, janeiro 15, 2013

PARE E PENSE ( REFLEXÃO)



“JULGAI TODAS AS COISAS; REndTENDE O QUE É BOM.”( 1 Tessalonicenses 5.21).

Creio  ser mais do que urgente para todos quantos fizeram o compromisso de seguir a Jesus de julgar os evangelhos que estão sendo pregados neste mundo.

Uma ilustração que aprendemos desde os tempos mais antigos, com relação à vida depois de termos aceitado o evangelho é que a saída do povo de Israel tem a ver com isso.

Aprendemos que o Egito simboliza o mundo; que o Faraó é o maligno, enfim. Aprendemos, também, que igualmente ao povo que Deus tirou do Egito e o levou para Canaã, nós também estamos sendo conduzidos para a Canaã celestial.

Canaã era a terra que manava leite e mel; a terra prometida; a concretização da peregrinação. Era lá que estava o descanso do povo de Deus, isto é, daqueles que obedecessem às leis, preceitos, estatutos mandamentos, juízos e testemunhos que Deus lhes ordenara

Só que entre Egito e Canaã Deus os levou pelo caminho do deserto, e haja caminhada, quarenta anos! E que tempo difícil para o povo com grandes provas e muitas tentações! Mas, também, um tempo especial onde o cuidado de Deus era real em cada detalhe das suas necessidades.

Nos nossos dias há quem pregue um evangelho mágico, por exemplo: Se você sair do Egito (mundo) e decidir seguir a Cristo, confessá-lO com Salvador, já entrou na terra prometida, isto é, agora já pode desfrutar de tudo quanto Canaã pode oferecer. Tais pregadores oferecem somente as benesses de Canaã como resultado na vida de quem segue a Jesus.

Agora pergunto: Onde fica o tempo do deserto? Para onde se foi o deserto? Será que existe uma chegada à Canaã sem deserto?

Deus levou o povo pelo deserto porque conhecia a natureza de cada um deles, como do mesmo modo nos conhece e por isso nos leva também pelo deserto desta vida, a fim de que possamos experimentar do Seu cuidado, do Seu amor, da provisão que Ele tem para nós.

O próprio Filho de Deus não foi poupado do deserto! Como é que agora vem essas pessoas oferecendo uma caminhada para a casa do Pai sem deserto?

Individualmente, pessoas que tiveram experiências profundas com Deus passaram pelo deserto, como Moisés, Elias, Davi, Paulo.

Cuidado! Se você está em uma igreja local que só lhe oferece as coisas boas da terra que mana leite e mel sem lhe preparar para enfrentar os desertos, é melhor falar com o Amigo se deve ou não permanecer nela.

O evangelho genuíno prega as bênçãos que há em Cristo Jesus, as maravilhas que desfrutamos em viver nEle, mas também nos prepara para enfrentarmos as vicissitudes do deserto, glória a Deus!

As experiências por nós vivenciadas no deserto nos fazem crescer em todos os sentidos e a conhecer melhor o nosso Senhor, aleluia!

Não esqueça: entre o Egito e a terra que mana leite e mel, o lugar de descanso existe o deserto, lembrando também, que Aquele que lhe comprou sabe muito bem o que é deserto e pode nos ajudar em todas as aflições que atravessamos nele.

MARANATA!

Nenhum comentário: