quarta-feira, junho 17, 2015

SEGUIDORES DE JESUS OU DISCIPULOS?


 

“NISTO É GLORIFICADO MEU PAI, EM QUE DEIS MUITO FRUTO; E ASSIM VOS TORNAREIS MEUS DISCIPULOS. ” (João 15.8).

Quando Jesus viveu como Homem nesta terra, ao chegar o tempo determinado pelo Pai, iniciou o Seu ministério a partir do momento em que, após o batismo em águas e tentação no deserto, saiu pela região da Galileia e convidou pescadores para segui-lO. Convidou outros de outras profissões como Levi, o publicano.

Ao verem os milagres que Ele fazia uma multidão de pessoas começaram a seguir a Jesus, inclusive mulheres, que, segundo as Escrituras O seguiram desde a Galileia, isto é, desde o início do Seu ministério.

Assim, eram muitos os seguidores do Filho de Deus. Entretanto estavam divididos em grupos, a saber: aqueles que O seguiam por curiosidade; outros O seguiam por interesse, ( após a multiplicação dos pães e peixes); os que O seguiam por necessidade de cura; outros o acompanhavam para ver se encontravam uma oportunidade para ter de que O acusar e mata-lO (os religiosos).

Todavia, os que por Ele foram escolhidos O seguiam de modo diferente. Primeiro ao decidir ir após Jesus eles tiveram a coragem de deixar tudo, como está escrito: “...DEIXANDO TUDO O SEGUIRAM. ” (Lucas 5.11). O evangelista Marcos acrescenta a palavra “imediatamente”, isto é, sem parar para tomar a decisão, para consultar alguém.

Com o publicano Levi não foi diferente como está escrito: “ ELE SE LEVANTOU E, DEIXANDO TUDO, O SEGUIU. ” (Lucas 5.28).

Ele não pediu um tempo para se desligar do seu trabalho, não fez um comunicado explicando porque ia deixar o emprego, não consultou a família, enfim, ele O seguiu!

Aqueles que O seguiram por motivações diversas e não por estarem dispostos a deixar tudo para isso, não permaneceram quando Ele fez o discurso sobre o Pão do céu e a necessidade de se alimentarem dEle, comendo a Sua carne e bebendo o Seu sangue. Toda a multidão de seguidores se foi ficando apenas os doze, os chamados e escolhidos por Ele. Os que foram atraídos a Ele por Sua palavra de autoridade.

Na verdade, a grande diferença entre seguidores simplesmente e discípulos é a motivação e o objetivo. É isso que precisamos examinar cada dia na nossa vida. Qual a motivação que temos para sermos seguidores como discípulos, aprendizes do Mestre? E qual o nosso objetivo afinal?

A motivação correta é o reconhecimento que Ele é o Filho de Deus e o Único a quem podemos seguir para ir ao Pai. Simples assim. Sigo a Jesus por ser Ele o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Sigo a Jesus para ter a vida eterna; sigo a Jesus para glorificar ao Pai que O enviou; sigo a Jesus para ser Sua testemunha; sigo a Jesus não por medo do inferno nem tão somente para ir ao céu, mas principalmente para estar nEle e Ele em mim!

O objetivo especifico para seguir a Jesus como Seu discípulo é viver o que Ele prometeu quando disse aos discípulos (detalhe, essa promessa não é para seguidores simplesmente, mas para discípulos): “...VIREI OUTRA VEZ, E VOS LEVAREI PARA MIM MESMO, PARA QUE ONDE EU ESTIVER ESTEJAIS VÓS TAMBEM. ” (João 14.3). Existe um objetivo melhor do que esse, estar com Jesus onde Ele estiver?

Que nenhum de nós O sigamos com motivação tipo, interesse no que Ele pode oferecer, ou por conveniência, ou por ser reconhecido no meio evangélico, ou para ter saúde, enfim, mas por ama-lO e desejar estar com Ele por toda a eternidade!

Agora, cada um ande por dentro dos evangelhos e veja se nos enquadramos nas condições estabelecidas por Ele para que sejamos verdadeiramente um discípulo dEle.

Somente discípulos são membros do Seu Corpo; somente discípulos são Igreja, a Noiva do Cordeiro e somente discípulos subirão com Ele e participarão das Bodas do Cordeiro.

Que Ele mesmo nos ajude cada dia com a Sua bendita graça.

MARANATA!

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: