quarta-feira, agosto 26, 2015

PENSAR? NO QUE PENSAR...

"... SEJA ISSO O QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO." (Filipenses 4.8).

Quem seria capaz de quantificar os pensamentos que nos advêm? A nossa mente não para. Todo o tempo a trabalhar elaborando pensamentos e pensamentos. É mesmo uma parte do nosso corpo que não descansa, pense que trabalha sem parar mesmo quando as outras partes estão desçansando, a mente está em ação e os pensamentos se sucedem.
Imaginemos se fosse possível elevarmos todos os nossos pensamentos durante um dia e depois os projetássemos emu a tela para que nós mesmos pudéssemos analisá-los. Quanta decepção teríamos conosco, com toda certeza. Louvo a Deus porque sómente Ele tem o atributo da Onisciencia, aleluia! Se porventura o nosso adversário pudesse saber o que pensamos estaríamos todos completamente perdidos, misericórdia!
Bem, quando o apóstolo Paulo escreve aos filipenses especialmente no capítulo quatro, ele aborda um assunto que verdadeiramente inçomoda os homens em todos os tempos: a ansiedade.  Também nos é dada uma receita para que possamos ter o nosso coração e a nossa mente guardados em Cristo Jesus. E por fim, ele nos dá uma ordem que, se for obedecida, certamente vivermos um melhor tempo tanto do ponto de vista espiritual quanto emocional e físico.
Primeiramente, o enfoque é dado para que o nosso pensamento esteja ocupado com o que é verdadeiro.
Amados, havemos de convir que não está nada fácil pensar no que é verdadeiro em um mundo onde o seu príncipe é mentiroso e pai da mentira, conforme palavras do Senhor Jesus (João 8.44). Para onde nós viramos a mentira nos rodeia em todos os segmentos da sociedade, inclusive no segmento religioso. O engano esta infiltrado e arraigado nas conversas, nas atitudes, nos negócios, nos relacionamentos, nas famílias, sinceramente falando, não sobra nada que não esteja contaminado com o engano ema mentira, exceto a Noiva do Cordeiro, porque ela é coluna e firmeza da verdade, gloria a Deus.
Priorizar o pensamento em tudo o que é verdadeiro só será possível para os que estiverem em Jesus, o Verdadeiro. Apesar de não sermos imunes à mentira (ninguém poderá afirma que nunca mentiu e nunca irá mentir, somos todos sujeitos, enquanto natureza carnal), a única maneira de não sermos dominados pela mentira e andarmos pensando no que é verdadeiro é enchendo a nossa mente da Verdade, da palavra de Deus, o único antídoto contra os pensamentos mentirosos.
A palavra de Deus verbera veementemente contra todos os mentirosos, os que cometem a mentira, os que a aprovam. Deus abomina os lábios mentirosos (Provérbios 12.22).
Partindo da premissa de que as palavras expressam os pensamentos, se os nosso pensamentos não são ocupados com o que é verdadeiro, naturalmente não há parâmetro para que a mentira flua da nossa boca.
Um pensamento dominado pela palavra da verdade deixará escapar dos nossos lábios palavras de encorajamento, palavras de ânimo, palavras de fé, palavras de esperança, que produzirão efeito salutar tanto em nós mesmo como nos nossos ouvintes.
Pensar no que é verdadeiro tem a ver com pensar em Jesus, mas coisas de cima, nas coisas do Reino de Deus, mesmo lidando com os nossos afazeres terrenos, isso é possível. O Amigo Espírito Santo jamais daria uma ordem que não nos fosse possível obedecer.
Amados meus, pensemos em tudo quanto tem a ver com a verdade; não emprestemos os nossos ouvidos para acolher a mentira; passemos tudo quanto ouvimos no crivo da palavra de Deus e do Espírito Santo para não sermos enganados, e, chegarmos até a espalhar mentira, guarde-nos o Senhor, em nome de Jesus. É como está escrito: " MAS, SEGUINDO A VERDADE EM AMOR, CRESÇAMOS EM TUDO NAQUELE QUE É A CABEÇA, CRISTO." (Efesios 4.15).
Pensar no que é verdadeiro é um privilégio dos que têm a mente de Cristo.

MARANATA!

Nenhum comentário: