quarta-feira, novembro 23, 2016

... E ELES NÃO ENTRARAM NA TERRA

"VEMOS, POIS, QUE NÃO PUDERAM ENTRAR POR CAUSA DA INCREDULIDADE. (HEBREUS 3.19)

Lembra desta lista? Naasson, Natanael, Eliabe, Elizur, Selumiel, Eliasafe, Elisama, Gamaliel, Abidã, Aizer, Pagiel, Aira. Lembra quem são estes? É só dar uma olhada no capítulo sete do livro de Números, eles estão lá. Todos eles eram príncipes de Israel, cabeças da casa de seus pais, príncipes das tribos e haviam presidido o censo (Números 7.2).
Todos eles eram pessoas importantes na congregação de Israel e também com capacidade para liderar,  homens da confiança de Moises e dos anciãos.
Quando Moises acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o consagrou com tudo o que nele havia, estes homens ilustres trouxeram ofertas perante o Senhor, apresentaram sua oferta perante o altar.
" ... UM PRATP DE PRATA, DO PESO DE CENTO E TRINTA SICLOS, UMA BACIA DE PRATA, DE SETENTA SICLOS, SEGUNDO O SICLO DO SANTUÁRIO; AMBOS CHEIOS DE FLOR DE FARINHA, AMASSADA COM AZEITE,  PARA OFERTA DE MANJARES; UM RECIPIENTE DE DEZ SICLOS DE OURO, CHEIO DE INCENSO; UM NOVILHO, UM CARNEIRO, UM CORDEIRO DE UM ANO, PARA HOLOCAUSTO; UM BODE, PARA OFERTA PELO PECADO; E, PARA SACRIFÍCIO PACÍFICO, DOIS BOIS, CINCO CARNEIROS, CINCO BODES, CINCO CORDEIROS DE UM ANO." ( Números 7.13-17).
Imagine que estes homens honrados diante do povo, trazendo suas oferendas diante do altar, prestando sua homenagem ao altar de Deus, celebrando a inauguração do tabernáculos. Que grande festa!
Será que entre eles alguém poderia imaginar que não entrariam na terra prometida? Eram liderança no povo de Deus, eram destaque na congregação, estavam em posição privilegiada diante dos demais, tinham tudo para estarem entre os vitoriosos, os que alcançaram a promessa que Deus fizera de que os meteria na terra que mana leite e mel.
Mas não foi assim. Todos eles, sem exceção de nenhum, ficaram prostrados no deserto! Seus cadáveres caíram durante a peregrinação. Eles não passaram na prova de fé! Foram reprovados categoricamente. Deram lugar à incredulidade em seus corações e assim desagradaram ao Deus que fez a promessa, questionaram a fidelidade de um Deus que não pode mentir, um Deus que não falha em sua palavra. É isso foi fatal.
Amados, precisamos cada dia tomar cuidado com a nossa vida é vigiarmos para não nos deixar dominar pela incredulidade. Não esquecer que os incrédulos ficarão de fora, está escrito!
Em um tempo onde a fé está desaparecendo, onde as pessoas precisam ver para crer, não está fácil permanecer vivendo pela fé. Muitos evangélicos não têm mais ânimo para orar e esperar o agir de Deus, falta-lhes fé.
Meus queridos, aproximemo-nos cada dia mais do Autor e Consumador da fé, vivendo nEle, em um relacionamento íntimo com Ele, ao mesmo tempo que devemos nos encher da Palavra, porque está escrito que "...A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS." (Romanos 10.17).
Não deixemos de maneira nenhuma o ladrão roubar a nossa fé. Mantenhamos a fé em Deus ainda que pequena, mesmo assim não nos tornemos incrédulos. Creiamos em Deus e na Sua fidelidade, para não corrermos o mesmo risco que correram aqueles príncipes, e não herdaram a promessa. Os sonhos da terra prometida ficaram enterrados na areia do deserto, contudo como está escrito: " NENHUMA PROMESSA FALHOU DE TODAS AS BOAS PALAVRAS QUE O SENHOR FALARA À CASA DE ISRAEL; TUDO SE CUMPRIU." (Josué 21.45). DEUS É FIEL!
MARANATA!

Nenhum comentário: