sexta-feira, setembro 20, 2019

ELEITO, ENTRETANTO SEM VIDA ETERNA

“... NOS ELEGEU, NELE, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO...” (Efésios 1.4).

Há muitos tipos de eleições, onde as pessoas fazem escolhas. Deus também agiu desse modo, tanto quanto em relação à Israel, como em relação à Igreja.
A grande diferença é que Israel, o povo judeu, foi escolhido em Abrão, muito tempo depois da fundação do mundo, enquanto que a Igreja, foi eleita, escolhida em Cristo.
Assim, Israel é povo de Deus, e a Igreja além de ser povo de propriedade exclusiva de Deus, é também o Corpo de Cristo, sendo Ele próprio a Cabeça, glória a Jesus.
O critério humano para eleição é buscar sempre pessoas de boas qualidades, que ofereçam o melhor, contudo não se escolhe quem não apresenta um currículo elevado.
Todavia, a maneira pela qual o Senhor nos escolheu foi bem diferente. Veja o critério da escolha:
“...NÃO FORAM CHAMADOS MUITOS SÁBIOS SEGUNDO A CARNE, NEM MUITOS PODEROSOS, NEM MUITOS DE NOBRE NASCIMENTO; PELO CONTRARIO, DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DO MUNDO PARA ENVERGONHAR OS SÁBIOS E ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DO MUNDO PARA ENVERGONHAR AS FORTES; E ESCOLHEU AS COISAS HUMILDES DO MUNDO, E AS DESPREZADAS, E AQUELAS QUE NÃO SÃO, PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO; “ (1 Coríntios 1.26-28). Dê glória a Deus comigo!
Na Antiga Aliança, ninguém que tivesse defeito, mesmo senadora família de Arão poderia exercer o sacerdócio (Levítico 21.16-21, leia).
O Senhor Jesus falou sobre o convite feito para que a casa se encha: “...TRAZE PARA AQUI OS POBRES, OS ALEIJADOS, OS CEGOS E OS COXOS.” (Lucas 14.21).
Outra classe de pessoas excluídas da congregação de Israel eram os bastardos, filhos ilegítimos: “NENHUM BASTARDO ENTRARÁ NA ASSEMBLEIA DO SENHOR. (Deuteronômio 23.2).
Louvado seja Deus que ao escolher a Igreja em Cristo não excluiu nenhuma classe de pessoas, e hoje no Corpo de Cristo, no sacerdócio real, existem aleijados, cegos, coxos, pessoas com defeito, filhos ilegítimos, todos esperando a trombeta tocar para, como UM em Cristo, subirmos ao encontro do Senhor nos ares, aleluia!
Porém, alguém sendo eleito, não significa que o tal já está na posição ou cargo para o qual fora escolhido, absolutamente!
Para que seja assuma verdadeiramente o seu lugar é necessário participar de uma cerimônia de posse, onde o eleito assina um termo de compromisso com quem o elegeu. Agora sim, eleito e empossado.
O apóstolo Paulo escrevendo a seu filho na fé, Timóteo dá uma ordem: “...TOMA POSSE DA VIDA ETERNA.” (1 Timóteo 6.12).
Tomar posse da vida eterna tem a ver com fazer uma aliança, assumir um compromisso de fidelidade,
lealdade, o Senhor Jesus que nos comprou para Deus, o Deus que nos escolheu nEle
Assim, muitos eleitos, mas sem a vida eterna, por não tomarem posse. Não têm a vida eterna, porque não vivem uma vida de intimidade com Deus (João 17.3.). Enganados, esperam a vida eterna no futuro quando não a possuem agora. Uma depende da outra, com certeza.
Jesus já nos deu a vida eterna aqui (João 10.28), vida abundante, plena da Sua graça. Nada nos falta, Ele nos supre em todas as coisas. Vivemos no Reino de Deus que é “...JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO” (Romanos 14.17).
MARANATA!

Nenhum comentário: