quinta-feira, julho 16, 2020

IDENTIFICANDO O TEMPLO

“...TEMPLO DO SENHOR, TEMPLO DO SENHOR, TEMPLO DO SENHOR É ESTE.” (Jeremias 7.4).

O Amigo me tem levado a refletir sobre esse assunto nos últimos dias. A importância da identificação do templo.
A Bíblia se refere a “templo” como um lugar onde se cultua a divindade, por isso é mencionado vários deles tais como: El Bertie, Astarote, Aserá, Dagon, Baal, Artemis...
O Deus de Israel mandou Moisés construir o Tabernáculo como um lugar separado onde Ele manifestaria Sua Presença mas especificamente na Arca da Aliança, no lugar Santíssimo.
Durante anos a Arca de Deus andou em tendas, até que Deus falou para Davi que o seu filho edificaria um lugar - Templo. E como está escrito: “...ESCOLHI E SANTIFIQUEI ESTA CASA, PARA QUE NELA ESTEJA O MEU NOME PERPETUAMENTE; NELA, ESTARÃO FIXOS OS MEUS OLHOS E O MEU CORAÇÃO TODOS OS DIAS.” (2 Crônicas 7.16).
Deus se refere a esse lugar, o templo, como “casa do sacrifício” ; “casa de oração “; “ casa do Senhor”. Era um lugar sagrado, lugar de reverência, jamais deveria ser profanado, principalmente pela presença de ídolos.
Todos quantos chegavam em Jerusalém podiam identificar de quem era aquele templo. O templo do Senhor fora edificado segundo as orientações do próprio Deus! No capítulo vinte e oito de primeira Crônicas, Davi entrega a Salomão a planta da casa e afirma que a mesma lhe foi dada pelo Senhor, o Grande Arquiteto do Universo, glória a Deus!
“PUSERAM OS SACERDOTES A ARCA DA ALIANÇA DO SENHOR NO SEU LUGAR, NO SANTUÁRIO MAIS INTERIOR DO TEMPLO, NO SANTO DOS SANTO, DEBAIXO DAS ASAS   DOS QUERUBINS.” (2 Crônicas 5.7).
O mais precioso no Templo era a Arca da Aliança, a Presença de Deus! Sem a Arca, não havia a manifestação da glória do Senhor. Quando a Arca foi levada pelos filisteus foi-se a glória de Israel - ICABÔ, ou ICABODE!
O templo era, portanto, um lugar da Presença e da Glória de Deus!
Jesus se referiu ao Seu Corpo como Templo (João 2.19, 21). Assim, a IGREJA seu Corpo é o templo de Deus na terra é cada um de nós, individualmente, somos templo, santuário como está escrito ( 1 Coríntios 3.16, 17 - IGREJA; 1 Coríntios 6.19 - nosso corpo).
Como disse Estevão em seu discurso: “...NÃO HABITA O ALTÍSSIMO EM CASAS FEITAS POR MÃOS HUMANAS...” (Atos 7.48).
Como templo, santuário, morada de Deus (o Amigo esta em nós), a Presença de Deus tem que ser uma realidade em nossa vida. Afinal, a Arca não podia sair do templo! Templo sem Arca não era templo de Deus!
A glória do Senhor também estava no Templo, e isso o próprio Senhor Jesus se encarregou de fazer, como está escrito: “Eu dei a eles a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um.”
(‭‭João‬ ‭17:22‬ ‭NVT‬‬). Ele já nos deu a glória, aleluia!
Paremos e pensemos um pouco meus amados: verdadeiramente somos templo de Deus? A Sua presença, a Sua glória está em nós? Somos casa de oração? (1 Tessalonicenses 5.17: Efésios 6.18);
Temos sido casa de sacrifício? Estamos oferecendo os sacrifícios que agradam a Deus (Hebreus 13.15,16; Filipenses 4.18; 1 Pedro 2.5; Romanos 12.2), ou ainda fazendo jejum como sacrifício para conseguir coisas?
Quando o templo em Jerusalém foi inaugurado, a glória do Senhor encheu a casa, e todo o povo se curvou com o rosto em terra, adoraram e louvaram ao Senhor ( 2 Coríntios 7.3). Portanto, o templo é lugar de adoração.
Nós, de igual modo, adoramos a Deus no nosso espírito, louvamos com nossa alma e servimos com o nosso corpo. A diferença é que hoje podemos exercer essas coisas em qualquer lugar, aleluia! Independe de estar ou não no templo material, onde reunimos para vivenciar comunhão com os irmãos. Deve ser muito triste para alguém que só adora, louva e serve quando se reúne no templo.
O Amigo também me lembrou que podemos identificar os diferentes templos quando passamos nas ruas da nossa cidade. Sabemos de qual religião é cada templo, até qual a denominação evangélica que se reúne ali.
E aí vem a pergunta: será que estamos sendo identificados como templo do Deus Vivo? Ou somos templo de ídolos, dos ídolos que estão em nosso coração, deuses tipo, Mamom (Mateus 6.24); poder ( Habacuque 1.11); ventre (Filipenses 3.19)? Ou o nosso “eu” está entronizado em nosso coração?
Deus não divide o espaço com ninguém e tampouco com nada. Ou Ele tem o trono em todo espaço ou se vai...
Quando a trombeta tocar os templos que formam o TEMPLO o edifício espiritual -  A IGREJA o Corpo, organismo vivo e não organização eclesiástica, se reunirão como uma majestoso TEMPLO para adorar, louvar e servir ao Rei dos reis e Senhor dos senhores pelos séculos dos séculos, amém!
MARANATA!



Nenhum comentário: