sexta-feira, agosto 12, 2022

A HERANÇA

 


“HERANÇA DO SENHOR SÃO OS FILHOS…” (Salmos 127.3)


O significado de herança é “possessão” , “propriedade”, “quinhão “, ou seja cada um dos nossos filhos é possessão, propriedade de Deus. Já imaginou o peso dessa escritura?

Veja que a palavra não se refere apenas aos filhos dos que servem a Deus, mas abrange a todos.

Um filho deveria ser recebido com festa desde a sua concepção. A notícia de que uma mulher está grávida poderia ser motivo de um culto de ação de graças, porque aquele casal foi agraciado com uma possessão de Deus!

E a partir daí, o pai tomar o exemplo do pai de Sansão que pediu que o mensageiro viesse outra vez para lhe perguntar “…QUAL SERÁ O MODO DE VIVER DO MENINO E O SEU SERVIÇO?” (Juízes 13.12). Quantos pais agiram assim?

Acredito que entristece o coração de Deus quando um homem se revolta ao receber a notícia de que será pai. 

Há daqueles que incentivam a mulher a provocar aborto, ou seja, o desejo dele é a morte daquela criança. Há também profere ameaças tipo ou a criança ou eu! 

Ouvi no aconselhamento uma moça de dezenove anos, filha de evangélicos, que já tentara suicídio por três vezes. Na conversa, todo tempo ela dizia: pra que viver irmã, eu tenho que morrer.

O Amigo me falou que aquela história tinha a ver com a gravidez da mãe. Ao falar com a mãe, ela me disse ter três filhos homens quando engravidou a quarta vez. O marido rejeitou e mandou que ela abortasse. Ela disse não! Varias vezes eles esbravejava dizendo que aquela criança não poderia nascer, e ela, a mãe, permaneceu firme como serva de Deus (o marido evangélico!).

No final da gestação ele disse que daria a ela uma chance: se fosse menina ele criaria, mas se fosse menino ela ficaria sozinha para criar. Daí, o desejo de morrer daquela moça.

A situação foi resolvida diante do Senhor e hoje ela está casada, com filhos e liberta do desejo de se matar para glória de Deus.

A herança do Senhor precisa ser cuidada não apenas com comida e roupa, educação e saúde…

No dia da prestação de contas o Dono da herança já sabe como foi tratada a sua possessão.

O pai era presente no dia a dia dos filhos? Acompanhava o crescimento físico, emocional e espiritual? Dava exemplo de filho de Deus, que anda na verdade, ou ensinava os filhos a mentir? Fez dos filhos discípulos de Jesus, ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele mandou? 

O apóstolo Paulo se refere ao comportamento de um pai como aquele que exorta, consola é admoesta (1 Tessalonicenses 2.11,12).

Uma das causas primárias de  jovens e adolescentes rebeldes, violentos, revoltados, é que a grande maioria deles são filhos gerados sem amor, o amor atrelado ao verbo AMAR; o amor que assume compromisso, não é egoísta; 

O amor disposto a doar, a se doar; o amor que vem de Deus!

São crianças geradas apenas por impulso sexual, ou quando muito geradas por um amor ligado ao verbo gostar (apreciar, admirar, ter interesse). Esse amor facilmente se acaba e cada um parte para um novo relacionamento onde o “gostar” é a atração.

Amados pais parem por uns minutos e pensem o que irão dizer ao Dono da herança em relação à confiança dele em você. 

As escrituras descrevem o homem que teme ao Senhor como aquele cujos filhos são como plantas de oliveira ao redor da sua mesa (Salmos 128.3).

Mesa? Que mesa? Hoje raramente um pai se senta à mesa com os filhos ao redor! Cada um toma as refeições em um lugar diferente e em horários diferentes! Conversas agradáveis, risadas, descontração em juntos? Coisas de um passado distante que não mais voltará! Triste! Só resta o isolamento dos filhos, a fuga no virtual! 

Minha oração ao Pai celestial é suplicando que Ele alcance cada família com graça e misericórdia e nos ajude a resgatar alguma coisa ainda em tempo, crendo na palavra do Senhor em Atos 16.31, para que cada pai possa apresentar a herança do Senhor no meio dos indultados pelo amor!

Maranata!

Nenhum comentário: