quarta-feira, novembro 23, 2022

OS AMIGOS DE JESUS

 OS AMIGOS DE JESUS

“DIGO-VOS, POIS, AMIGOS MEUS… (Lucas 12.4).


Mais de uma vez está registrado nas escrituras que Jesus chamou os seus discípulos de amigos. Quem, contudo, eram esse amigos?

Bem comecemos a observar:

Simão, chamado Pedro - até a maneira de chamar por ele era diferente em algumas ocasiões. Quando a colocação era positiva Jesus o chamava Pedro; do contrário, era chamado Simão. Esse cidadão tinha um defeito de temperamento terrível - a covardia. Até mesmo depois de ser cheio do Espírito ainda assim se comportava com pusilanimidade. (lembrar o episódio de Gálatas).

Tiago e João, os Boanerges, eram vingativos pois queriam fazer cair fogo do céu para destruir os samaritanos; sectários, intolerantes, ambiciosos (sentar aos lados de Jesus rsrsrsrs), enfim…

Felipe que andou todo tempo com Jesus não O conhecia e pediu para que Jesus lhes mostrasse o Pai, simples assim! Que triste!

Tomé, além de incrédulo ainda por cima sarcástico. Lembra o comportamento dele antes de Jesus ir para ressuscitar Lázaro?

Como se não bastasse, ainda tinha um que era ladrão (imaginem ter coragem de roubar a Jesus! - você pensa que hoje é diferente? Absolutamente! Tipo: Jesus é o Dono de tudo o que temos, porque somos escravos, assim, quando ficamos com o dinheiro que deveríamos entregar para o Seu Reino, somos…);

O mesmo cidadão Jesus o denominou “diabo” que quer dizer traidor, o que realmente aconteceu.

Eles eram arengueiros, viviam discutindo entre eles para saber quem era o maior (haja vírus luciferiano); não tinham sensibilidades, pois, após Jesus informar que iria ser entregue aos judeus, iria sofrer… Qual foi a atitude deles? Nenhuma demonstração de empatia, mas questionar quem era o maior. Sem esquecer que quando a mulher ungiu Jesus com o nardo puro, reclamaram, criticaram-na. Não mostraram concordância com a atitude dela, entendendo que o Mestre merecia não somente aquela demonstração de amor, carinho, porém, muito mais! Valorizaram mais os pobres do que Jesus! 

Tudo bem que não eram convertidos, não tinham nascido de novo, não tinham recebido o Espírito Santo, mas… tire suas conclusões.

Com todas as mazelas da natureza carnal que eles apresentavam mesmo assim está escrito: “JESUS…TENDO AMADO OS SEUS QUE ESTAVAM NO MUNDO, AMOU-OS ATÉ AO FIM.” (Joao 13.1).

Não esqueça que Jesus é o mesmo é-nos ama da mesma maneira que amou a eles, apesar de, e Ele não acaba o noivado, porque nos comprou como somos para que um dia sejamos a Esposa do Cordeiro!

MARANATA!

Nenhum comentário: