terça-feira, abril 10, 2007

PELA FÉ RAABE...


“PELA FÉ A PROSTITUTA RAABE, POR TER ACOLHIDO OS ESPIÕES, NÃO FOI MORTA, COM OS QUE HAVIAM SIDO DESOBEDIENTES”. (Hebreus 11.31).
.Raabe. Seu nome não tem um bonito significado, “insolência”, no hebraico. Porém, tem registro em diferentes textos das escrituras no antigo e no novo testamento.
O que levou essa mulher está nas páginas sagradas? A sua fé!
Quando Josué enviou os espias à cidade de Jericó eles entraram na casa de Raabe, a prostituta, e passaram a noite (Josué 2.1).
O rei da cidade quando soube do fato enviou mensageiros àquela casa. Raabe escondeu os israelitas. Inventou uma história para os mensageiros do rei e despedidos que foram eles, ela chamou os espias e conversou com eles. No seu diálogo ela demonstrou algumas afirmações de fé.
“... SEI QUE O SENHOR LHES DEU ESTA TERRA...” (Josué 2.9). Ela creu em tudo quanto ouvira falar sobre o Deus dos hebreus. Tinha certeza da destruição da sua cidade. A fé de Raabe veio por ela ouvir os feitos do Senhor quando tirou o seu povo do Egito. O milagre da travessia do Mar Vermelho, e também da destruição dos reis Seom e Ogue, ainda antes de atravessar o Jordão. Não lhe restava dúvida de que o Deus dos hebreus era Deus! Ela afirmou:
“... O SENHOR, O SEU DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EM BAIXO NA TERRA”. (Josué 2.11). Quanta convicção de fé em Deus e reconhecimento da sua soberania!
Faz ela então um pedido:
“JUREM-ME PELO SENHOR QUE, ASSIM COMO EU FUI BONDOSA COM VOCÊS, VOCÊS TAMBÉM SERÃO BONDOSOS COM A MINHA FAMÍLIA”. (Josué 2.12). Que grande intercessora! Ela não pediu pela sua vida, mas pela salvação da sua família. Quanto altruísmo!
A palavra foi dada. O sinal foi estabelecido. Ela cumpriu a sua parte. O fio de escarlate esteve amarrado na sua janela até o dia em que Jericó foi destruída. A outra parte do combinado era de que todos os seus parentes deveriam estar dentro da sua casa. Eles não se comprometiam com quem estivesse fora da casa, embora fosse seu parente.
Raabe foi obediente e corajosa. Deste modo sua família foi salva.
“E JOSUÉ POUPOU A PROSTITUTA RAABE, A SUA FAMÍLIA, E TODOS OS SEUS PERTENCES, POIS ELA ESCONDEU OS HOMENS QUE JOSUÉ TINHA ENVIADO A JERICÓ COMO ESPIÕES”. (Josué 6.25).
Não sabemos como a família a tratava, mas sabemos que a sua fé levou a exercitar bondade, agindo sem egoísmo. Ela precisava amar a todos da sua família para coloca-los dentro da sua casa até o tempo determinado. A fé opera pelo amor.
Raabe foi considerada por Deus de tal maneira que casou-se com Salmon, um príncipe de Judá, dela descendeu Davi e Jesus.
Raabe foi vitoriosa na sua família.
Deus honra a fé daqueles que confiam nele! Não importa a condição em que viveu antes. O importante é se tornar parte integrante do povo de Deus, vivendo por fé.
Há uma promessa para os que crêem em Jesus:
“CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO, E SERÁS SALVO, TU E A TUA CASA”. (Atos 16.31). A Palavra de Deus se cumpre. Façamos, portanto, a nossa parte, crendo e amando os nossos colocando-os dentro do nosso coração, sentindo compaixão pela alma deles e mantendo sempre em nós (casa espiritual), a identificação do sangue do Cordeiro.
Deus tem interesse em que nossa família seja salva da destruição que está para acontecer na terra.
Crer e confiar, seja a nossa atitude hoje e sempre.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 49.15

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu nome é Rhaabe, gostei muito do seu artigo, porém já sabia a história do meu nome.
Támbém sou evangélica, ou melhor minha familía é, e meus irmãos e minha mãe também tem nomes da bíblia.
São, kallebe, hesaú, e rute que é minha mãe. nós todos somos da presbiteriana e você?
gostaria muito que respondesse
meu e-mail é rhaabe_415@hotmail.com

obrigada, pelo seu texto
que Deus lhe abençoe
tchau

Anônimo disse...

O muro de Jericó caiu e a casa de Raabe ficava bem em cima do muro, como explicar a não destruição da casa de Raabe??

Unknown disse...

a paz de cristo, Raabe fui decisiva quando teve sua oportunidade, Deus ele ama todos e pra usar ele não escolhe o mais belo mais sim aqueles que ninguém da nada por eles, ele levanta as coisas pequenas pra confundi as grandes!!!!!

Junior, RJ

Camilo Rocha disse...

Senhor "Anônimo", é natural que algumas indagações surjam ao lermos a Palavra de Deus e é necessário que isso aconteça. Acerca de seu questionamento, nas Santas Escrituras, inúmeras vezes o substantivo "casa" é utilizado para nomear não somente uma estrutura física, uma construção, mas também se faz uso dessa referida palavra para se fazer menção da nossa parentela, nossa família, os nossos.
Tomemos, por exemplo a Palavra para explicar a Palavra - metalinguagem.
Em Atos 16,31, Paulo falando ao soldado que o encerrava na prisão disse "Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa." Temos por certo que seres inanimados, como a construção na qual vivemos, não carece e nem clama por salvação. Não poderia, portanto, Paulo estar fazendo uso de substantivo para se referir a uma estrutura física, mas sim a família daquele soldado.
Destarte, amado irmão, com certeza suma, outra vez a palavra "casa" foi utilizada na passagem de Raabe referindo-se a parentela. E isso nos faz crer que pela infinita misericórida do Senhor a família de Raabe foi poupada, porém sua morada foi destruída com toda a Jericó.

Anônimo disse...

Enquanto Josué visava a cidade, a terra. Deus visava a mulher Raabe prostituta, perdida para savá-la. Deus é maravilhoso, seu principal propósito para com o mundo é a salvação dos homens sem Cristo.

Anônimo disse...

JOS. 2.15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.

AO ANONIMO QUANDO O MUROS CAIRAM NÃO FORAM TODO O MURO E SIM UMA PARTE POR ONDE ISRAEL ENTROU HOMEM DIANTE DE OUTRO HOMEM.

6.20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.

POR ISSO QUE A CASA DELA NÃO CAIU.

ELIZEU