sexta-feira, abril 13, 2007

A VITÓRIA DE BARAQUE


“QUE MAIS DIREI? NÃO TENHO TEMPO PARA FALAR DE GIDEÃO, BARAQUE...” (Hebreus 11.32).

Israel estava debaixo do jugo de Jabim, rei de Canaã, porque fizera o que o Senhor reprova.
O comandante do exército de Jabim era Sísera. O seu exército era poderoso e o povo de Deus foi oprimido durante vinte anos.
Mas os israelitas clamaram ao Senhor (Juizes 4.3).
Uma mulher. Uma profetisa. Uma juíza.
“ELA SE SENTAVA DEBAIXO DA TAMAREIRA DE DÉBORA, ENTRE RAMÁ E BETEL, NOS MONTES DE EFRAIM, E OS ISRAELITAS A PROCURAVAM, PARA QUE ELA DECIDISSE AS SUAS QUESTÕES”. (Juízes 4.5).
Débora manda chamar Baraque e entrega a mensagem de Deus. Ordena que ele vá à peleja, pois Deus lhe dará vitória contra Sísera.
Ele coloca uma condição: “BARAQUE DISSE A ELA: SE VOCÊ FOR COMIGO, IREI; MAS, SE NÃO FOR, NÃO IREI”. (Juizes 4.8).
Quão grande era Deus na vida desta mulher!
Baraque seguiu as instruções do Senhor através de Débora e Deus fez a sua parte.
“DIANTE DO AVANÇO DE BARAQUE, O SENHOR DERROTOU SÍSERA E TODOS OS SEUS CARROS DE GUERRA E O SEU EXÉRCITO AO FIO DA ESPADA E SÍSERA DESCEU DO SEU CARRO E FUGIU A PÉ. BARAQUE PERSEGUIU OS CARROS DE GUERRA E O EXÉRCITO ATÉ HAROSETE-HAGOLIM. TODO O EXÉRCITO DE SÍSERA CAIU AO FIO DA ESPADA, NÃO SOBROU UM SÓ HOMEM”. (Juizes 4.15,16).
E veja que eles tinham novecentos carros de ferro! Mas Deus é Deus e quando quer agir não vê grande e nem poderoso, aleluia!
O único homem que sobrou foi o comandante Sísera e este foi morto pela mulher Jael, a primeira mulher chamada bem-aventurada, ou bendita na Bíblia Sagrada.
Deus falou; Deus cumpriu. A vitória foi gloriosa!
Baraque juntamente com Débora entoaram um cântico ao Senhor exaltando sua majestade.
O Deus de Débora e de Baraque é o nosso Deus, poderoso para salvar e dá vitória nas nossas batalhas hoje. Ele quer ser glorificado em nossas vidas e na vida das nossas família, no nosso povo, glória ao seu Nome!
Exercitemos a nossa fé no Senhor e sejamos vitoriosos em o nome de Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! Rute 2.12

Um comentário:

Unknown disse...

Grandes vitórias concedidas por Deus a mulheres na bíblia sagrada de fato não são narradas geralmente, mas sabemos que são diversas, Ester por exemplo, salvou toda uma nação que se caracterizava pelo povo de Deus, que hj somos eu e vc! Maria gerou Jesus, um ato de fé e de servidão, o salvador da humanidade no ventre de uma jovem adolescente. Júnia foi a primeira apóstola, além de Rute, e todas as outras que geraram e educaram profetas de Deus! Somos eleitas pelo amor de Cristo e a Graça dele nos basta! Amém! Um abraço!
Apóstola Michelle Clarett