quinta-feira, fevereiro 14, 2008

POR UMA REFEIÇÃO…

“QUE NÃO HAJA NENHUM IMORAL OU PROFANO, COMO ESAÚ, QUE POR UMA ÚNICA REFEIÇÃO VENDEU OS SEUS DIREITOS DE HERANÇA COMO FILHO MAIS VELHO.” (Hebreus 12.16 - NVI)

Como é triste ler a história desse homem chamado Esaú.
Ele nasceu primeiro quando Rebeca, sua mãe, deu à luz gêmeos, portanto, era ele o filho primogênito de Isaque.
E, como filho primogênito possuía direitos especiais.
Todo primogênito deveria ser consagrado ao Senhor:
“CONSAGRE A MIM TODOS OS PRIMOGÊNITOS. O PRIMEIRO FILHO ISRAELITA ME PERTENCE, NÃO SOMENTE ENTRE OS HOMENS, MAS TAMBÉM ENTRE OS ANIMAIS... CONSAGRE-ME O PRIMEIRO FILHO DE VOCÊS... (Êxodo 13.2, 22.29 - NVI).
O primogênito herdava uma porção dobrada de tudo quanto o pai possuía, mesmo quando ele era filho da mulher aborrecida.
“ELE TERÁ QUE RECONHECER COMO PRIMOGÊNITO O FILHO DA MULHER QUE ELE NÃO PREFERE, DANDO-LHE PORÇÃO DUPLA DE TUDO QUANTO POSSUI. AQUELE FILHO É O PRIMEIRO SINAL DA FORÇA DE SEU PAI E O DIREITO DE FILHO MAIS VELHO LHE PERTENCE”. (Deuteronômio 22.17 - NVI).
O primogênito era, por via de regra, quem sucedia o rei no trono.
Este homem Esaú não valorizou todos os seus direitos, direitos estes que lhe foram ortogados gratuitamente, ele não os conquistou com a sua força, tão pouco com as suas atitudes, simplesmente ele os ganhou.
Deus o que determina a vida e todas as coisas, permitiu que ele nascesse primeiro, portanto, o direito de primogenitura dele lhe foi oferecido por Deus.
Quão insensato foi Esaú!
Além de não dá valor ao que possuía ainda teve coragem de vender aquilo que de fato não lhe pertencia, de vez que recebera da parte de Deus. Ele não tinha o direito de negociar alguma coisa que recebera de alguém sem que antes esse alguém fosse consultado.
E como diz o texto sagrado: “por uma única refeição...”
No episódio da negociação Jacó não se comprometeu a fornecer refeições especiais e saborosas a Esaú por todos os dias da sua vida, absolutamente!
Foi apenas um momento...
O prazer de satisfazer o seu apetite foi por apenas um momento, o tempo suficiente para que ele perdesse a sua bênção!
E notem bem que o autor da epístola aos Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo, coloca que ele, Esaú, era uma pessoa imoral e profana, ou seja, a atitude de desprezar o que havia recebido de Deus tinha atrás de si um comportamento imoral e profano. A causa não foi simplesmente uma fome demasiada, mas um coração que não era fiel a Deus.
A atitude de Esaú para com a herança que possuía vinda da parte de Deus foi tão grave diante de Deus que está escrito:
“... POSTERIORMENTE, QUANDO QUÍS HERDAR A BÊNÇÃO, FOI REJEITADO; E NÃO TEVE COMO ALTERAR A SUA DECISÃO, EMBORA BUSCASSE A BÊNÇÃO COM LÁGRIMAS.” (Hebreus 12.17- NVI).
Deus levou a sério o negócio feito entre Jacó e Esaú porque houve um juramento:
“... ELE FEZ UM JURAMENTO, VENDENDO O SEU DIREITO DE FILHO MAIS VELHO A JACÓ.” (Gênesis 25.33).
Esaú foi insensato em sua atitude vendendo o que havia recebido da parte de Deus. Ninguém tem o direito de negociar com aquilo que lhe foi oferecido gratuitamente.
Veja que depois ele quis voltar atrás na decisão que tomara mas não pode mais mudar o que já havia sido feito, mesmo tendo derramado lágrimas. Isso é realmente triste!
Amados, tenhamos cuidado para não cedermos às pressões do maligno quando passamos por carências sejam elas de que tipo for.
Cuidado para não perder tudo quanto recebemos de Deus a partir do momento em que nos tornamos seus filhos por Cristo Jesus, por apenas uma refeição.
Uma refeição pode representar todo e qualquer tipo de desejo carnal, ou mesmo uma necessidade premente que nos sobrevenha. Por melhor que seja a proposta para trocarmos a nossa salvação por qualquer coisa devemos nos comportar como Nabote que, ao ser abordado por Acabe para vender a vinha que herdara dos seus pais foi firme:
“... O SENHOR ME LIVRE DE DAR A TI A HERANÇA DOS MEUS PAIS.” (1 Reis 21.3 – NVI).
Não nos esqueçamos do que está escrito:“SE SOMOS FILHOS, ENTÃO SOMOS HERDEIROS; HERDEIROS DE DEUS E CO-HERDEIROS DE CRISTO, SE DE FATO PARTICIPARMOS DOS SEUS SOFRIMENTOS, PARA QUE TAMBÉM PARTICIPEMOS DA SUA GLÓRIA.” (Romanos 8.17).
Guarde-nos o Senhor de desprezarmos todas as riquezas que temos como cidadãos do reino de Deus (riquezas da graça, riquezas da glória), por uma refeição.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 60.1

Nenhum comentário: