quarta-feira, março 26, 2008

O DEUS QUE CONSOLA


“ EU, EU SOU AQUELE QUE VOS CONSOLA...” ( Isaias 51.12)

Em tempos de dores e sofrimentos nada melhor que ter a certeza de que o nosso Deus é consolador, aleluia!
Quanto pranto! Quanta angústia na terra! Quanta tristeza de alma! Quanto desgosto tem tomado conta de vidas. Porém, aqueles que têm a certeza de que são verdadeiramente filhos de Deus, não sucumbirão à tristeza, jamais! No momento mais difícil o Consolador entrará em ação e os trará consolo, aleluia!
Deus nos consola como uma mãe consola o seu filho:
“COMO ALGUÉM QUE SUA MÃE CONSOLA, ASSIM EU VOS CONSOLAREI...” ( Isaias 66.13).
A última coisa que uma mãe gostaria de ver seria o filho do seu ventre a sofrer. Quando nossos filhos ainda bebês se põem a chorar, imediatamente o instinto materno aflora e nos sentimos impulsionadas a de alguma maneira levar consolo á criança. Á medida em que eles crescem o sentimento não muda, pelo contrário, vai crescendo e somos capazes de arriscar o que temos para não vê-los a sofrer. Buscamos consolar com palavras amorosas e encorajadoras, com um abraço e um beijo carinhoso, enfim.
Mesmo um Israel obstinado e desobediente a Deus, ainda assim Ele promete consolo ao seu povo. Que Deus tão bom é esse Deus!
Jesus quando se manifestou no mundo, cumpriu a profecia que lhe dizia respeito:
“ ... A CONSOLAR TODOS OS TRISTES;” (Isaias 61.2).
Ele consolou a viúva de Naim quando da perda do seu filho, dizendo-lhe:
“Não chores!” ( Lucas 7.13)
Ele consolou Marta e Maria quando da perda de Lázaro dizendo:
“ ... SE CRERES VERÁS A GLORIA DE DEUS.” ( João 11.40).
Quando Jesus estava para partir deste mundo para o Pai, falou aos discípulos dizendo:
“ E EU ROGAREI AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO CONSOLADOR... “ ( João 14.16).
Ele não nos deixou órfãos, aleluia!
Não estamos desamparados!
Em situações até mesmo desesperadoras, quando nenhuma palavra humana possa trazer alento ao coração, temos de Deus um consolo eficaz. Só Ele poder fazer calar a dor mais forte e fazer brotar a alegria que vem do seu Espírito em nós.
E, por conseguinte, todos quantos são consolados por Deus têm a obrigação de consolar outros que estejam em sofrimento.
“BENDITO SEJA O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRITSO, O PAI DAS MISERICRÓRDIAS E O DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO, QUE NOS CONSOLA EM TODA A NOSSA TRIBULAÇÃO, PARA QUE TAMBÉM POSSAMOS CONSOLAR OS QUE ESTIVEREM EM ALGUMA TRIBULAÇÃO, COM A CONSOLAÇÃO COM QUE NÓS MESMOS SOMOS CONSOLADOS DE DEUS.” ( 2 Coríntios 1.3.4).
Deus nos tem consolado quantas vezes!
Consolado através da sua Palavra que cai como bálsamo em nosso coração atribulado nos dando alento e força para prosseguir na caminhada, aleluia!
Ele nos consola através do seu Espírito que em nós habita e traz ao nosso coração palavras de ânimo que fortalecem a nossa fé.
Ele nos consola através da comunhão dos irmãos no Corpo de Cristo. Como é bom sentirmos o consolo ministrado pelos amados irmãos em Cristo Jesus através das orações, do apoio espiritual.
E temos também a responsabilidade de observar a nossa volta aqueles que estão atribulados e levar-lhes algum tipo de consolo.
“PORTANTO, SE HÁ ALGUM CONFORTO EM CRISTO, SE ALGUMA CONSOLAÇÃO DE AMOR, SE ALGUMA COMUNHÃO NO ESPÍRITO, SE ALGUNS ENTRANHÁVEIS AFETOS E COMPAIXÕES, COMPLETAI O MEU GOZO...” ( Filipenses 2.1.2).
Assim, meus amados, não nos deixemos abater com as dificuldades e sofrimentos deste presente século, mas lembremo-nos do que está escrito:
“ ... DEUS QUE CONSOLA OS ABATIDOS, NOS CONSOLOU COM A VINDA DE TITO.” ( 2 Coríntios 7.6).
Há sempre alguém que Deus usará para nos ministrar consolação, aleluia!
E como está escrito:
“... SEDE CONSOLADOS...” ( 2 Corintios 13.11).
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 27.14

2 comentários:

Unknown disse...

gostei muito da palavra irmaõ me ajudem em oraçaõ meu nome é viviane muito obrigado pela palavra

Princesa de Cristo disse...

Amem , Deus realmente me consolou atraves dessa palavra ! Ore pela minha vida em nome de Jesus , obrigada. Aline oliveira novaes