terça-feira, abril 08, 2008

UMA ALMA PRONTA A AMAR A DEUS APESAR DE

“AME O SENHOR, O SEU DEUS, DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A SUA ALMA...” ( Mateus 22.37).
Segundo o dicionário Aurélio, “a alma é a sede dos sentimentos.”
A alma (psique) é a dimensão do indivíduo que diz respeito a todos os processos psíquicos conscientes e inconscientes, tais como: pensamentos, emoção, pecepçcão...
A alma pode sofrer de muitos males e a Bíblia Sagrada nos mostra quantas coisas podem atingir a nossa alma, trazendo sérios problemas inclusive para o corpo físico.
O apóstolo João associa a saúde do corpo ao bem-estar da alma.
“AMADO, ORO PARA QUE VOCË TENHA BOA SAÚDE E TUDO LHE CORRA BEM, ASSIM COMO VAI BEM A SUA ALMA.” ( 3 João 2).
Nos tempos trabalhosos em que vivemos nossa alma é cotidianamente atacada por situações que lhe provocam sentimentos dolorosos.
A angústia é um sentimento terrível que pode nos assomar em certas circunstâncias que passamos. Temos exemplos bíblicos de pessoas que experimentaram situações de angústia, tais como:
“...VIMOS COMO ELE ESTAVA ANGUSTIADO, QUANDO NOS IMPLORAVA POR SUA VIDA, MAS NÃO LHE DEMOS OUVIDOS...” ( Genesis 42.21).
Será que dá para imaginar a angústia vivida por José quando os seus irmãos intencionavam matá-lo, jogá-lo em um dos poços?
Como deve ter sido terrível para aquele adolescente se sentir totalmente impotente no meio de homens fortes que lhe queriam tirar a vida. Mas eram seus irmãos, seu sangue.
O medo de ser morto trouxe a angústia que seus irmãos dela falaram quando encontraram-se com José como governador do Egito, no texto que está como base da nossa meditação.
Contudo, apesar da angústia de José Deus não mudou os planos que tinha para a sua vida, aleluia! O que estava determinado estava e pronto, porque Deus é Deus e “nenhum dos seus planos podem ser frustrados.”, como está escrito.
A alma de José sofreu angústia. Não se sabe quantas vezes esse sentimento tomou conta de sua alma, mas apesar destas situações José amava a Deus com a sua alma. Deus leva em consideração nosso sentimento de amor a Ele embora atravessando circunstâncias difíceis, em que a nossa alma é tomada literalmente pela angústia. Aquele sentimento que nos aperta o peito, quase a nos deixar com dificuldade de respirar. Parece que chegamos ao nosso limite extremo, porém, ainda assim amemos ao Senhor nosso Deus. Amemos mesmo com as nossas fragilidades e fraquezas. Ele atenta para a intenção do nosso coração.
O grande rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, viveu momentos de extrema angústia em vários momentos da sua vida, mas o Senhor lhe acudiu.
“EU CLAMO PELO SENHOR NA MINHA ANGÚSTIA, E ELE ME RESPONDE.” (Salmo 120.1).
Quando a família de Asafe estava vivendo angústia o Senhor assim lhes disse:
“... CLAME A MIM NO DIA DA ANGÚSTIA; EU O LIVRAREI, E VOCË ME HONRARÁ.” (Salmo 50.15).
Ainda o salmista Davi louva a Deus dizendo:
“EXULTAREI COM GRANDE ALEGRIA POR TEU AMOR, POIS VISTE A MINHA AFLIÇÃO E CONHECESTE A ANGÚSTIA DA MINHA ALMA.” ( Salmo 31.7).
Somos sujeitos a ter nossa alma angustiada, porém essa circunstäncia jamais nos poderá separar do amor de Deus, como está escrito:
“QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO? SERÁ TRIBULAÇÃO, ANGÚSTIA...” ( Romanos 8.35).
Cristo sempre nos amará, independente da nossa alma está ou não livre da angústia! Como é bom saber disto, meus amados! Saber que somos amados por nosso Senhor e Salvador nos trás felicidade em qualquer situação, aleluia!
Alegremos nossa alma com essa palavra: Ele nos ama como ninguém jamais nos poderá amar.
Ele nos ama sem interesse, sem cobranças, sem ignorar nossa fragilidade humana.
Ele mesmo viveu angústia de morte no Getesëmani. Ele, portanto, pode nos ajudar quando enfrentamos sentimentos que nos fazem sofrer. Mesmo em angústia o Senhor Jesus se dispôs a obedecer ao Pai.
De igual modo todos quantos experimentarem esse sentimento devem estar prontos a submeter-se à vontade de Deus para as suas vidas.
Firmados em Jesus, amparados por seu amor, mantenhamos firmes a nossa fé naquele que suportou todas as coisas por nós para que por ele nós fossemos mais do que vencedores.
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 3.1,2

Nenhum comentário: