segunda-feira, fevereiro 09, 2009

HIPOCRISIA: UM FERMENTO

“... ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS, QUE É A HIPOCRISIA.” ( Lucas 12.1)
Hpocrisia, segundo o dicionário de português, significa afetação de virtude ou sentimento que não se tem. Fingimento, falsidade.
É o ato de representar aquilo que não se é verdadeiramente. Ator, aquele que representa um personagem.
Jesus condenou veementemente a hipocrisia dos religiosos da sua época, em particular os fariseus. A religiosidade é mestra na questão da hipocrisia.
Certa vez uma irmã me contou a seguinte história: estava ela em um culto onde se comemorava o aniversário do pastor, e, como de costume, as pessoas se dirigiam a ele para oferecer-lhe presentes, juntamente com um versículo bíblico. Em dado momento o Espírito Santo falou para ela: “Estás vendo toda essa encenação? Não passa de hipocrisia. Estas pessoas estão fazendo o mesmo que Hamã fez em relação a Mardoqueu.”
Quando ouvi o relato fiquei a pensar sobre o assunto e percebi o quanto se vive essa coisa no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor, infelizmente.
O episódio Hamã X Mardoqueu retrata muito bem aquilo que se chama hipocrisia.
Hamã detestava Mardoqueu; queria vê-lo morto enforcado na forca que ele mesmo, Hamã, mandara fazer para a ocasião.
Entretanto, para cumprir a ordem do rei Assuero, eis agora, Hamã vestindo Mardoqueu com as vestes reais que o rei costumava usar, fazendo-o montar no cavalo que o rei costumava montar, colocando na cabeça de Mardoqueu a coroa real. E ainda por cima, um nobre como ele sair pela praça da cidade apregoando:
“ASSIM SE FAZ AO HOMEM A QUEM O REI DESEJA HONRAR.” (Ester 6.9).
Hamã é, portanto, a hipocrisia personificada. Viveu ele a representação de uma coisa que jamais seria verdade no seu coração.
Precisamos tomar cuidado com esse tipo de fermento – a hipocrisia. E quando se fala de fermento sabemos que é algo que tem a finalidade de tirar a pureza, tornar a massa com mistura. Fermento na Bíblia simboliza o mal.
A hipocrisia não deixa de ser uma manifestação da mentira, do engano e tem como raiz o diabo, pois segundo Jesus, ele, o diabo, é o pai da mentira.
Quem vive na hipocrisia não tem como estar no reino da luz muito embora possa ser crente, cristão, evangélico, religioso. Está ainda no reino das trevas onde o engano e a mentira são características normais do cidadão do mesmo.
É bom repensarmos nossas atitudes e não brincarmos com esse tipo de coisas. Deus nada tem com o hipócrita, mas sim com o sincero. Como está escrito:
“NOTA O HOMEM SINCERO E CONSIDERA O QUE É RETO; PORQUE O FUTURO DESSE HOMEM SERÁ DE PAZ.” ( Salmo 37.37). E ainda:
"EIS QUE DA SINCERIDADE TE AGRADAS..." ( 1 Crônicas 29.17).
Os dias que atravessamos na terra são difíceis e quase que por gravidade somos empurrados para viver com hipocrisia, fazendo de conta, mostrando o que não somos, agindo de maneira diferente daquilo que gostaríamos de agir, pura e simplesmente com a finalidade de agradar a A, B, ou C.
Quantos vestem a “armadura de Saul” e saem por aí representando um papel que nada tem a ver com a verdade. É muita mentira, mentira, mentira!
Confiar em quem neste tempo? Somente naqueles que o Amigo Espírito Santo nos dá como amigos, e, glória a Deus que ainda existem pessoas sinceras neste mundo. Pessoas que não dão tapinhas nas nossas costas e por trás saem criticando e agindo de modo desleal.
O amigo sincero, o irmão sincero procura o companheiro e abre o coração com sinceridade mesmo que a conversa seja dolorosa, por exemplo, mostrando ao outro que ele está tomando uma direção errada ou diferente daquilo que o manual do reino diz.
O amigo sincero é capaz de provocar feridas no amigo, sim, pois como está escrito:
“LEAIS SÃO AS FERIDAS FEITAS PELO QUE AMA, PORÉM OS BEIJOS DE QUEM ODEIA SÂO ENGANOSOS.” ( Provérbios 27.6).
A hipocrisia afasta a pessoa da comunhão com Deus, pois é pecado. O hipócrita precisa se arrepender e buscar viver uma vida de sinceridade na presença do Senhor, deixando a mentira e andando na verdade diante de Deus e dos homens.
Infelizmente vemos maridos hipócritas que na presença dos outros trata a esposa como rainha, a mulher mais bela da reunião, contudo, em casa a realidade é bem diferente. Coitada da esposa que tem um marido hipócrita do seu lado. Se não for a graça de Deus ela poderá desenvolver sentimentos ruins e ficar doente tanto da alma quanto do corpo.
Pais hipócritas; irmãos hipócritas; lideranças hipócritas; patrões e empregados hipócritas, meu Deus tenha de nós compaixão!!!
Amados, vamos obedecer à ordem do Senhor Jesus e nos guardarmos dessa desgraça que é a hipocrisia.
Vivamos uma vida de sinceridade no meio onde o Senhor nos colocou pedindo ajuda ao Amigo Espírito Santo para suportar em amor aqueles de quem não gostamos, sem, contudo fingir.



Nenhum comentário: