quinta-feira, janeiro 28, 2010

E O EPITÁFIO, QUAL SERÁ?

“...FEZ ELE O QUE ERA RETO PERANTE O SENHOR...” ( 2 Reis 22.2).

Alguns dias atrás, ouvi de uma amiga minha que exerce liderança na casa de Deus, a seguinte frase:

-- Quando o Senhor me tomar eu quero que escrevam como epitáfio: aqui jaz fulana. E ela fez o que era reto aos olhos do Senhor.

Fiquei meditando naquela expressão que me pareceu muito sincera e avaliei comigo mesmo. E quanto a mim? O que vou deixar de lembrança para os que comigo conviveram? Que testemunho darão de mim? E o meu Senhor, que testemunho dá de mim?

Lembrei-me de Jó, um homem de quem Deus deu testemunho de retidão e fidelidade a Ele diante do adversário das nossas almas, aquele que espreita todas as coisas que fazemos e dizemos (graças a Deus que não o que pensamos).

Fazer o que é reto significa andar em retidão diante de Deus e não somente diante dos homens, pois podemos até nos mostrar retos aos olhos dos homens, porém aos olhos de Deus a coisa é bem diferente!

Não poderá existir maior glória do que Deus dá testemunho de alguém. Os anciãos deram bom testemunho acerca de Jairo (Lucas 7.3,4); todos davam bom testemunho de Timóteo ( Atos 16.2); o discípulo Ananias, todos davam bom testemunho dele ( Atos 22.12).

Entretanto, por exemplo, que glória para João, o batista, por Jesus ter dado um tão belo testemunho a seu respeito.

“ELE ERA A CANDEIA QUE ARDIA E ALUMIAVA...” ( João 5.35).

O que Jesus diz de mim e de ti? Qual a avaliação do conselho secreto de Deus a nosso respeito?

O Senhor nos avalia sim. Lembra que Ele falando para as igrejas da Ásia dizia: “CONHEÇO AS TUAS OBRAS...”

No Seu livro todo o meu histórico vai sendo escrito dia após dia. No Reino de Deus, como anda o nosso currículo? Há muita gente boa preocupada com o seu currículo na terra, correndo atrás de títulos para fazer crescer o currículo e assim ostentar maior capacidade intelectual e até mesmo no que diz respeito ao estudo das escrituras, mas o Amigo me desperta a atenção para que eu busque enriquecer o meu currículo espiritual!

O currículo material tem a ver com conhecimento adquirido, com cursos e mais cursos freqüentados ou mesmo não freqüentados (existem diplomas comprados sem que a pessoa jamais freqüentasse uma universidade, ou mesmo um curso teológico, misericórdia Deus!). Quanto maior a quantidade de títulos colocados na parede de um gabinete maior a capacidade daqueles que os possuem.

No Reino de Deus é diferente! Tem a ver com humildade, com a manifestação do fruto do Espírito, com uma profunda comunhão e intimidade com Deus, e tudo isso provém da nossa obediência a Sua Palavra.

João, o batista, não possuía um bom currículo diante dos homens, aliás, ele nem era bem aceito pela liderança da sua época, era um homem rude, de vestimenta simples, alimentação simples, vivia no deserto e não no palácio, porém Jesus disse acerca dele:

“...ENTRE OS NASCIDOS DE MULHER, NINGUÉM APARECEU MAIOR DO QUE JOÂO BATISTA...” ( Mateus 11.11). Que testemunho fantástico! E hoje após a morte de João o seu epitáfio ainda está vivo, pois as palavras dele foram proferidas pelos lábios sacrossantos do Senhor Jesus Cristo!

O testemunho dos homens sobre João era bem diferente, como o Senhor Jesus disse:

“POIS VEIO JOÃO QUE NÃO COMIA NEM BEBIA, E DIZEM: TEM DEMÔNIO!” (Mateus 11.18).

Sobre Jesus os fariseus, saduceus e outros também davam testemunho negativo, chegando mesmo a dizer que Ele era um glutão e bebedor de vinho ( Mateus 11.19); que Ele tinha demônio ( João 8.48). Enquanto isso, o Pai dava um testemunho impar do Filho:

“... ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO.” ( Mateus 3.17). Aleluia!

Meus amados e mui queridos leitores, pensem comigo neste dia acerca dos que escreverão a nosso respeito quando o Senhor nos levar para o Seu Reino celestial e procuremos enriquecer o nosso currículo espiritual através de uma vida de obediência à Palavra de Deus em amor.

E, o testemunho acerca de Josias, (texto em pauta acima) é do Amigo Espírito Santo que inspirou o escritor do livro dos Reis.

Maranata!

2 comentários:

Cíntia Mara disse...

Texto muito verdadeiro. Um epitáfio maravilhoso citado nas escrituras é a respeito de Davi: um homem segundo o coração de Deus. Acho que é esse que eu gostaria de ter, rs.

Bjos

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Deus te abençoe prezada Cintia, a paz do Senhor
Na verdade, há muita coisa bonita a respeito de pessoas que serviram a Deus com fidelidade apesar das suas fraquezas e limitações humanas.
Particularmente gostaria muito de que o meu Senhor falasse a meu respeito como alguém que O amou profundamente!
Um abraço
a conserva
lidia