quarta-feira, abril 14, 2010

DOENÇAS... MORTE... POR QUÊ?

“PORQUE O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...” (Romanos 6.23).

Certo dia um meu filho na fé perguntou-me porque tanta gente morrendo nestes dias; porque tantas pessoas com doenças graves, incuráveis, até mesmo no meio do povo de Deus, ao que eu respondi com o versículo acima escrito.
Não tem outra resposta. E ainda mais, some-se a escritura do profeta Jeremias, que diz:
“POR QUE, POIS, SE QUEIXA O HOMEM VIVENTE? QUEIXE-SE CADA UM DOS SEUS PRÓPRIOS PECADOS.” (Lamentações 3.39).
Todos os que professam a Jesus como seu Senhor sabem muito bem que toda desobediência à Palavra de Deus constitui-se pecado. Mesmo estando em Cristo Jesus ainda somos pecadores, pois não há um justo sequer. Somos justos em Cristo, porque a Sua justiça nos é imputada pela fé. Mas pecamos, e como!
Quem não sabe que não deve viver ansioso, em ansiedade e o que fazer contra a ansiedade, que, segundo a ciência é causa de diferentes males e enfermidades? ( 1 Pedro 5.7). Agora, onde estão aqueles que praticam o que diz a Palavra? Um líder certa vez conversando comigo falou-me: Tenho obesidade (obesidade é doença), porque não consigo controlar a ansiedade e portanto, como muito.
Tudo bem que há pessoas obesas por fatores hereditários, mas a grande maioria delas é por conta da ansiedade o que leva aos excessos na alimentação.
Quem não sabe que manter um espírito abatido, viver sem alegria, vendo o mundo com lentes escuras mesmo em dia de sol brilhante, faz adoecer?
“O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS.” (Provérbios 17.22).
Não entendo porquê tantos crentes mantêm um semblante carregado, testa franzida continuamente, vivem carrancudos, não conseguem estampar um sorriso de modo algum; a impressão que nos dá é que a partícula do fruto do Espírito, gozo, alegria, não está presente nesta vida. Então, se não há a alegria característica fundamental na vida de quem está no Reino de Deus ( Romanos 14.17), como essa pessoa está no Reino? Se há uma pessoa na terra para viver em alegria é o salvo em Cristo Jesus! Ele é a motivação constante da minha alegria, apesar das adversidades.
Quem não sabe que a nossa linguagem também é motivo para que fiquemos doentes?
“PALAVRAS AGRADÁVEIS SÃO COMO FAVO DE MEL: DOCES PARA A ALMA E MEDICINA PARA O CORPO.” ( Provérbios 16.24).
Os que têm a certeza de que Jesus habita em sua vida devem falar de coisas agradáveis, mas como tem sido mesmo o nosso vocabulário? Como vivemos as conseqüências dos pecados da língua: queixumes e queixas, murmurações, fofocas, fuxicos, críticas, acusações, difamações, calúnias, mexericos, lamentações; abrimos a nossa boca e usamos a nossa língua (cérebro) para amaldiçoar pessoas no trânsito, ofender a quem nos ofende quando o Senhor Jesus nos manda abençoar; e por que não falar também das revoltas com aquilo que somos o que fazemos como vivemos? E o que dizer da insatisfação eterna, não experimentamos a plenitude que está na Igreja, como está escrito:
“A QUAL É O SEU CORPO, A PLENITUDE DAQUELE QUE A TUDO ENCHE EM TODAS AS COISAS.” ( Efésios 1.23).
Bem, segundo as escrituras não há uma pessoa sequer que esteja imune às doenças e à morte, pois o pecado é parte intrínseca na nossa natureza carnal, visto que ainda vivemos no corpo do pecado.
O que poderemos fazer é tentar de alguma maneira minimizar os sofrimentos provocados pelo pecado, procurando cada dia mais obedecer à Santa Palavra de Deus em seus detalhes, muitas vezes tão pequenos que nos passam despercebidos.
Somos tendenciosos a olhar para o argueiro no olho do irmão e não enxergamos a trave que está no nosso.
Reavaliemos nossa conduta no Reino de Deus, pois como está escrito:
“AQUELE SERVO, PORÉM, QUE CONHECEU A VONTADE DE SEU SENHOR E NÃO SE APRONTOU, NEM FEZ SEGUNDO A SUA VONTADE SERÁ PUNIDO COM MUITOS AÇOITES.” ( Lucas 12.47).
Nenhum de nós poderá alegar ignorância da vontade de Deus posto que ela encontra-se explicita nas páginas das Sagradas Escrituras, e somos orientados pela mesma Palavra para que sejamos praticantes dela e não apenas ouvintes.
Como anda sua saúde neste dia? É bom reavaliar a atitude em relação à obediência a Palavra. Sabemos que não temos o direito de acusar alguém por estar doente apontando-lhe pecados, pois todos nós temos telhado de vidro e como disse Jesus:
“AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.”
O melhor mesmo é ter cuidado conosco, olhar por nós mesmo, examinar-nos a nós mesmos...
Que a graça e a misericórdia do Senhor seja sobre a nossa vida neste dia meus amados e tenham todos um dia de alegria com saúde em todos os aspectos, em nome de Jesus!
Maranata!

2 comentários:

Carlinha disse...

Irmã Lídia, foi um prazer enorme lhe conhecer na casa de Dr Antônio. Entrei hoje no seu blog e fui muito abençoada com os textos que Nosso amigo tem segredado ao seu coração. Que Ele esteja a te guiar durante essa viagem e saiba que estarei orando que seja feita a vontade do nosso Pai Celestial atraves da sua vida. Com carinho!! Carlinha Perrelli

Lidia Fernandes Da Silva disse...

010445Querida CArlinha Deus te abençoe
Agradeço pelo apoio e orações, em nome de Jesus.~
Permaneça em Cristo minha querida, até que Ele venha.~
Em tudo seja louvado o meu Senhor!
Um abraço da conserva
lidia