segunda-feira, agosto 16, 2010

NOSSAS LÁGRIMAS NO LIVRO DE DEUS

“... RECOLHESTE AS MINHAS LÁGRIMAS NO TEU ODRE; NÃO ESTÃO ELAS INSCRITAS NO TEU LIVRO?” ( Salmo 56.8).

Lembro-me bem daqueles cultos de oração em que os crentes chegavam e traziam um lenço. Era um sinal de que com toda certeza, quando dobrassem os seus joelhos, lágrimas escorreriam pela cara abaixo, enquanto falavam com o Pai celestial. Aliás, todo homem elegante deveria trazer no bolso um lenço de boa marca, por sinal.
Nos dias atuais já não se vê os evangélicos, portando lenço ao virem à casa de oração. Pra que? Chorar? Só quando estamos tristes, enfrentando algum problema, quando alguém nos fere ou a algum dos nossos, assim choramos e choramos...
A Bíblia diz que no tempo de Neemias, o escriba Esdras juntamente com a liderança e os levitas leram no livro da Lei de Deus para que o povo entendesse e, como está escrito:
“... TODO O POVO CHORAVA, OUVINDO AS PALAVRAS DA LEI...” (Neemias 8.9).
Quantos de nós temos chorado ao lermos ou ouvirmos a Palavra de Deus? Até aonde a Palavra de Deus tem produzido em nós um sentimento de arrependimento tal que nos leve às lágrimas?
O fato é que não queremos ouvir palavras que confronte o nosso pecado, mas sim palavras que massageiem o nosso ego e evoquem tão somente as promessas de Deus sem o compromisso com a obediência que Ele exige de cada um de nós.
Na vida de cada salvo há um rio de águas vivas jorrando do seu interior, pela presença do Espírito Santo, aleluia! Daí o nosso coração ser quebrantado e não ser difícil as lágrimas descerem pelos nossos olhos. Quando o rio transborda as águas têm que sair de alguma maneira.
Agora quando o rio está seco, ou com pouca água não tem como transbordar, seguindo-se um período de estiagem – as lágrimas secam.
Davi, homem segundo o coração de Deus era quebrantado e chorava muito:
“... TODAS AS NOITES FAÇO NADAR O MEU LEITO, DE MINHAS LÁGRIMAS O ALAGO.” ( Salmo 6.6).
Eliseu, o profeta chorou ao ver o mal que Hazael haveria de fazer ao povo de Deus quando fosse rei da Síria ( 2 Reis 8.11).
Neemias chorou e lamentou por causa da situação em que se encontrava Jerusalém ( Neemias 1.4).
Jeremias é conhecido como o profeta das lágrimas. Onde estão as nossas lágrimas?
Jesus, o maior homem que viveu neste mundo também chorou.
“QUANDO IA CHEGANDO, VENDO A CIDADE CHOROU.” (Lucas 19.41). E ainda:
“ELE, JESUS, NOS DIAS DA SUA CARNE, TENDO OFERECIDO, COM FORTE CLAMOR E LÁGRIMAS, ORAÇÕES E SÚPLICAS A QUEM O PODIA LIVRAR DA MORTE E TENDO SIDO OUVIDO POR CAUSA DA SUA PIEDADE,” ( Hebreus 5.7).
Temos orado e suplicado a Deus com lágrimas?
Quantas lágrimas nós temos derramado por aqueles que não conhecem a Jesus?
A Bíblia diz:
“... CHORAI COM OS QUE CHORAM.” (Romanos 12.15).
Temos obedecido a esta ordem da Palavra de Deus? Ou estamos tão envolvidos conosco que nem sequer temos tempo para observar os que estão chorando em nosso redor. Será que temos visto o irmão ou irmã que congrega conosco quando chega no culto com o semblante triste? Para que possamos chorar com os que choram é necessário estar a par da situação que eles estão passando.
O apóstolo Paulo admoestava com lágrimas à Igreja ( Atos 20.31). Por onde andam as nossas lágrimas?
Jesus falou no sermão da montanha:
“BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS.” ( Mateus 5.4).
Que quantidade de lágrimas nossas estão no odre de Deus? Quantas estão inscritas no Seu livro?
Que Deus nos ajude a não perdermos a sensibilidade, a não nos tornarmos tão duros a ponto de não ser mais possível derramar uma lágrima sequer.
Segundo os cardiologista é saudável quando exprimimos as emoções através do choro.
Não choremos como Esaú ( Hebreus 12.17) – lágrimas de revolta, lágrimas de vingança, lágrimas de inveja, enfim.
Enquanto neste mundo podemos chorar porque temos a esperança da promessa:
“E LHES ENXUGARÁ DOS OLHOS TODA A LÁGRIMA.,” ( Apocalipse 21.4).
Maranata!

Nenhum comentário: