domingo, abril 03, 2011

ORDEM É ORDEM E DEVE SER OBEDECIDA

“ASSIM TAMBÉM VÓS, QUANDO FIZERDES TUDO O QUE VOS FOR MANDADO, DIZEI: SOMOS SERVOS INÚTEIS, PORQUE FIZEMOS SOMENTE O QUE DEVÍAMOS FAZER.” ( Lucas 17.10). Quando leio as palavras do Senhor Jesus neste texto fico a me perguntar que categoria de servo sou eu, pois fazendo uma análise sincera chego á conclusão de que estou muito longe de me enquadrar na categoria de servo inútil, visto que não tenho feito tudo quanto me foi mandado, e agora? Espero na graça e na misericórdia do Senhor tão somente e sei que Ele, Aquele que por mim morreu e ressuscitou irá me ajudar a chegar na Sua presença com a Igreja. Partindo dessa premissa não tenho, jamais o direito de julgar quem quer que seja, pois todos, tanto quanto eu, estamos na mesma situação: dependente inteiramente da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Por exemplo: o Senhor Jesus deu algumas ordens específicas quando do sermão do Monte. “SEDEVÓS, POIS, PERFEITOS, COMO É PERFEITO O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” (Mateus 5.48). A palavra “perfeitos” no grego quer dizer: completo em conformidade com as leis de Deus. Isso jamais seria possível a qualquer pessoa que não estivesse em Cristo; a nossa perfeição vem através dEle, por estamos no Seu Corpo – a Igreja; assim e somente assim Deus poderá nos ver perfeitos, completos. Agora, a minha parte é buscar cada dia estar em Cristo; examinar-me para ver se permaneço na fé, como está escrito: “EXAMINAI-VOS A VÓS MESMOS SE PERMANECEIS NA FÉ; PROVAI-VOS A VÓS MESMOS. OU NÃO SABEIS QUANTO A VÓS MESMOSS, QUE JESUS CRISTO ESTÁ EM VÓS? SE NÃO É QUE JÁ ESTAIS REPROVADOS.” ( 2 Coríntios 13.5). Temos que nos examinar e provar para saber se Jesus Cristo está em nós, e, segundo Ele mesmo falou: “ESTAI EM MIM E EU EM VÓS...” ( João 15.4). Ou seja, se eu não estiver em Jesus, Ele, por sua vez não está em mim. Jesus também ordenou: “SEDE, POIS, MISERICORDIOSOS, COMO TAMBÉM VOSSO PAI É MISERICORDIOSO.” ( Lucas 6.36). Até aonde temos cumprido essa ordem do Mestre? Será que usamos de misericórdia com o nosso próximo, especialmente com os da nossa família, quanto às suas fraquezas, da mesma maneira como o Pai usa de misericórdia todos os dias para conosco? Temos exercitado misericórdia com os pecadores ou os excomungamos e os mandamos para o inferno antes do tempo? É bom não esquecer do que está escrito: “PORQUE O JUÍZO SERÁ SEM MISERICÓRDIA SOBRE AQUELE QUE NÃO FEZ MISERICÓRDIA; E A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO.” ( Tiago 2.13). Todos nós queremos alcançar misericórdia quando dela precisamos, mas quantas vezes deixamos de ser misericordiosos com o nosso próximo, todavia o Senhor Jesus disse: “E COMO VÓS QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, DA MESMA MANEIRA FAZEI-LHES VÓS TAMBÉM.” ( Lucas 6.31). A Palavra de Deus ainda nos diz: “...SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO.” ( 1 Pedro 1.15). Fomos chamados santos ( Romanos 1.7); estando em Cristo temos que ser santos; ninguém pode ser santo fora do Corpo, por isso não há crente mais santo que outro; todos somos santos em Jesus. Deus nos vê como Igreja e a Igreja é santa ( Efésios 5.27). Precisamos permanecer em santificação diariamente; não descuidar um dia sequer dos meios de santificação que nos são disponíveis: uma vida no Espírito, andando no Espírito; lendo, ouvindo, meditando e praticando a Santa Palavra de Deus; buscando a aspersão do sangue de Cristo; vivendo uma vida de fé. A oração santifica os alimentos ( 1 Timóteo 4.5). O jejum não é meio de santificação, mas demonstração de renúncia; uma pessoa em pecado pode jejuar. Infelizmente há muitos evangélicos “jejuando” , sem, contudo exercitar perdão, alimentando rancor no coração. Nunca alguém poderá ser santo com um coração contaminado por sentimentos ruins, principalmente o ódio! Amados meus, procuremos com mais diligência atentar para as ordens que nos foram dadas e, peçamos ao Amigo Espírito Santo que nos ajude a obedecê-las, e por meio da graça do Senhor Jesus Cristo chegar ao final da carreira tendo guardado a fé, na certeza de que estaremos para sempre na casa do Pai.

Maravilhosó é saber que o Senhor Jesus está interessado em nossa reunião com Ele; Ele mesmo nos ajudará intercedendo por nós como Sumo Sacerdote da nossa confissão.

Confiemos, pois, na Sua maravilhosa graça e sejamos perfeitos; sejamos misericordiosos; sejamos santos! Maranata!

Nenhum comentário: