terça-feira, agosto 28, 2012

A IMPORTÂNCIA DESER HOMEM ESPIRITUAL

 
“PORÉM O HOMEM ESPIRITUAL DISCERNE TODAS AS COISAS, MAS ELE MESMO DE NINGUÉM É DISCERNIDO.” ( 1 Coríntios 2.15).
Nunca foi tão urgente examinarmos nossa vida a fim de verificarmos se de fato somos homens espirituais. Essa auto-avaliação precisa ser constante, cada dia, para que possamos tomar alguns cuidados e, se detectarmos que não somos, imediatamente procurar a maneira bíblica de nos tornarmos homem espiritual.
Senão vejamos: será que todos quantos se chamam pelo Nome de Senhor estão conseguindo, de verdade, discernir todas as coisas a sua volta? Será que os evangélicos estão tendo discernimento dos espíritos que agem mesmo dentro das igrejas locais? E os líderes, estão sendo capazes de entender quando alguém sobe ao púlpito e fala a Palavra pelo Espírito do Senhor, ou estão sendo enganados por mercenários que só visam o leite e a lã do rebanho?
No nosso dia-a-dia como pessoas espirituais, vivemos em uma dependência plena e total do Amigo Espírito Santo, tomando muito cuidado com o que vemos e ouvimos, principalmente.
Se estamos sendo enganados constantemente; se estamos sofrendo com amizades desleais; se estamos sendo traídos por pessoas que escolhemos para estarem perto de nós, será que não é um sinal de que precisamos nos tornar espirituais?
Aqueles que são espirituais são totalmente diferentes dos crentes carnais, isto é, aqueles que vivem sob o domínio das obras da carne (Galatas 5.19-21), especialmente dos pecados da língua.
O homem espiritul não se mete em contendas como o carnal, não vive de invejas, ciúmes, grupinhos (panelinhas) no meio da igreja local. Ele tem mais o que fazer; está ocupado com os negócios do Reino de Deus e não tem tempo para as coisas que não edificam.
Tal homem vive ligado no Espírito Santo como cidadão do Reino de Deus, nascido de novo, sendo templo e morada do Espírito Santo; ele anda no Espírito e por isso não satisfaz os desejos da carne ( Gálatas 5.16) e, andando em Espírito, significa que ele também vive em Espírito ( Gálatas 5.25).
Como espirituais naturalmente oramos no Espírito Santo ( Efésios 6.18) para nos edificarmos na nossa santíssima fé ( Judas 20). Este homem espiritual tem a Unção do Santo uma vez que o Amigo Espírito Santo vive nele e como está escrito: “... TENDES A UNÇÃO DO SANTO E SABEIS TUDO.” ( 1 João 2.20). Esta afirmativa corrobora a expressão de Paulo que tomamos como base da nossa reflexão. E sabendo tudo é capaz, também, de discernir e julgar tudo, sem de ninguém ser discernido.
Uma vez que a Unção está em nós e como está escrito que ela permanece em nós ( 1 João 2.27), não somos levados facilmente por qualquer conversa bonita, por qualquer manifestação sobrenatural, por manifestações de dons espirituais, mas provamos se os espíritos são de Deus ( 1 João 4.1).
O mundo é movido pelo engano; Jesus disse que nos últimos dias os espíritos enganadores estariam agindo de modo a por em risco a firmeza dos eleitos ( Mateus 24.11.24).
Por que há tanta dificuldade em sermos homens espirituais? Uma coisa chamada má administração do tempo meus amados. Não temos tempo para uma vida de oração constante; não temos tempo para nos enchermos da Palavra de Deus e, por conseguinte, não temos como ser cheios do Espírito; falta-nos tempo para um tempo de comunhão com os irmãos, partilhando as coisas concernentes ao Reino. Isto dificulta para que sejamos espirituais.
O homem espiritual tem equilíbrio, faz todas as coisas com moderação, não parte para extremos, não é legalista, fariseu; não vive a religiosidade estagnada. O homem espiritual é frutífero porque está em Jesus (João 15.5).
Como espirituais temos sensibilidade para perceber quando um dos nossos irmãos estão em angústia, em tribulação e fazermos alguma coisa para ajuda-lo.
O homem espiritual sabe quando é tempo de falar e quando é tempo de ficar calado; quando é tempo de ajudar financeiramente alguém e quando não é, evitando assim ser lesado por aproveitadores; ele sabe investir nas coisas espirituais e granjeia amigos com as riquezas da injustiça ( Lucas 16.9). O Amigo Espírito Santo lhe dirige os passos e ele vive como o vento ( João 3.8), na dependência total de Deus!
Ajude-nos o Senhor a despertarmos enquanto é tempo, antes que sejamos levados por ventos de doutrinas e nos afastemos da simplicidade do evangelho de Cristo.
Mãos à obra na auto-avaliação!
MARANATA!

Nenhum comentário: