quinta-feira, dezembro 13, 2012

CRER E NÃO CRER. QUANDO?



“... PROVAI OS ESPÍRITOS SE PROCEDEM DE DEUS...” ( 1 João 4.1).

A Bíblia é linda! E traz histórias e histórias bem interessantes como estas que estaremos trazendo em foco nesta postagem.

1.    Um profeta que recebeu uma missão; esse profeta não tem nome; seu nome não consta do registro sagrado. Ele parte em seu jumento e vai até Betel e lá profetiza contra Jeroboão, o rei de Israel que estava praticando idolatria o que é abominável diante Deus. (Cuidado, pois, com a idolatria em nossos dias! Pensando bem: o que tem se tornado um ídolo em nosso coração? ). Deus faz milagre através do profeta e todo povo vê que aquele homem é um homem de Deus.

Entretanto, Deus lhe dera uma ordem para não comer pão nem beber água naquele lugar, como ele mesmo disse ao rei.
Ele se vai cumprindo ao que Deus lhe ordenara.

Mas, naquela cidade vivia um profeta velho!Perigo! Cuidado para não sermos crentes velhos, o melhor mesmo é sermos velhos crentes.

O tal profeta velho manda que lha albardem um jumento, vai ao encontro do homem de Deus e lhe fala em nome do anjo do Senhor. Agora o profeta tinha diante de si duas mensagens: a que recebera diretamente de Deus e a que, agora, o profeta velho lhe trazia. Afinal, em qual delas acreditar? Na dúvida, ficou com a última para sua ruína. Desobedeceu a Deus, foi repreendido pelo profeta velho (mentiroso), e por fim foi morto por um leão como consequência por não ter obedecido a Deus! ( 1 Reis 13).

2.    Um discípulo dos profetas aproxima-se de um seu colega, também discípulos de profeta e lhe dá uma ordem do Senhor. A ordem era para que o seu colega o esmurra-se. Será que eu e você receberíamos essa mensagem como de Deus? Será que Deus mesmo iria mandar um servo dele esmurrar o outro? Muito esquisito, não é verdade?

O colega não acreditou e resolver não obedecer. A sentença veio imediatamente: um leão o te matará! E agora? Crer ou não crer novamente?

O homem se foi e tal qual a sentença foi pronunciada aconteceu: um leão o encontrou e o matou! (1 Reis 20).

Nos nossos dias são muitos que estão falando em nome do Senhor; nunca se viu um tempo onde tanta gente está a profetizar, por isso faz-se mais que necessário ter discernimento de espírito para não incorrer no erro dos profetas citados nos exemplos acima.

Aqueles homens da antiga aliança não tinham em si o Amigo Espírito Santo como nós, IGREJA temos hoje. Portanto, cabe a cada um de nós quando ouvirmos qualquer tipo de palavra em nome do Senhor para nós, imediatamente consultar Aquele que habita em nós.

Deus fala como quer, usa quem quer e pode ordenar coisas que aos nossos olhos pareçam absurdas como na história dos profetas. Convém a cada um de nós provar se os espírito são de Deus e não dá crédito a todo espírito, como está escrito.

Portanto, estejamos alertas para crer quando devemos crer e deixar de crer quando não é para crer, porque poderemos pagar a fatura da nossa desobediência em ambos os casos.

O profeta de Betel sofreu a consequência porque creu no profeta velho e não teve segurança na mensagem que ouviu de Deus, enquanto que o discípulo dos profetas foi penalizado porque não creu na mensagem de Deus mesmo que parecia um absurdo.

È tempo de vigiar, porém não devemos desprezar as profecias como está escrito. A sensibilidade ao Amigo Espírito Santo precisa estar aguçada mesmo, para ouvi-lo em todos os momentos e não pagar a pena por desobediência.

Ah, é bom saber que Deus pode usar alguém ´para nos esmurrar com um propósito dentro da Sua vontade. Assim, muita cautela quando somos atingidos de alguma maneira; o melhor mesmo é consultar ao Senhor para saber a procedência do ataque; é perigoso atribuir ao inimigo uma ação que foi ordenada por Deus.

MARANATA!

 

 

 

Um comentário:

Rafael Freire disse...

A paz do Senhor Jesus . tenho pedido muito para Deus me dar sabedoria e discernimento espiritual.
para caminhar e conhecer a vontade de Deus. Rafael Freire Cuiabá MT