sexta-feira, maio 24, 2013

APLAUDIDO E APEDREJADO, PODE SER?



APLAUDIDO E APEDREJADO, PODE SER?

“QUANDO AS MULTIDÕES VIRAM O QUE PAULO FIZERA, GRITARAM EM LÍNGUA LICAÔNICA, DIZENDO: OS DEUSES, EM FORMA DE HOMENS, BAIXARAM ATÉ NÓS. SOBREVIERAM, PORÉM, JUDEUS DE ANTIOQUIA E ICÔNIO E, INSTIGANDO AS MULTIDÕES E APEDREJANDO A PAULO, ARRASTARAM-NO PARA FORA DA CIDADE, DANDO-O POR MORTO.” (Atos 14.11,19).

Quem pensar que os homens mudaram está laborando em grande erro. Tudo continua como antes; tudo igual; natureza humana é sempre a mesma, carnal, egoísta (vírus luciferiano), maldosa, enfim, e passível de mudar de um momento para outro de uma situação de ovação e delírio (idolatria) para uma situação de agressividade e violência.

Ao ler mais uma vez o texto acima, hoje pela manhã, o Amigo Espírito Santo me mandou escrever esta mensagem que tem endereço certo, tenho absoluta certeza disto. Alguém que viveu momentos de aplausos, de tapinhas nas costas, de altos elogios a sua pessoa, bem como ao seu desempenho ministerial, ou serviço na casa de Deus, e agora está passando por um tempo em que os que se diziam amigos voltaram-lhe as costas e, o pior atiram-lhe pedras!

Em nome de Jesus não desanime; não se deixe vencer pelas adversidades, lembrando que as coisas permanecem como no princípio, está escrito, “NADA HÁ NOVO DEBAIXO DO SOL.” (Eclesiastes 1.9). Os homens continuam sendo movidos por inveja, e isso até mesmo entre os que se chamam evangélicos, crentes, cristãos.

Amados, não tem para onde correr: ou nos enchemos do Espírito para vivermos nEle e nEle andarmos, ou seremos dominados pelas obras da carne, andando sem agradar a Deus, insensíveis à voz do Amigo Espírito Santo, agindo como se nunca tivéssemos recebido o amor de Deus em nossos corações.

Lembra que não foi diferente com Moisés? O mesmo povo que dançou de alegria, aplaudiu o líder Moisés e celebrou com ele a passagem pelo meio do mar, um pouquinho depois do grande acontecimento de celebração, volta-se contra ele e começa a murmurar; e que murmuração!

O apóstolo Paulo acabara de ordenar que o coxo da cidade de Listra ficasse em pé e ele ficou; foi curado instantaneamente pelo poder de Deus. O povo, a multidão entrou em êxtase dizendo que tanto ele quanto Barnabé, eram deuses que se tinham feito homens e estavam na terra; queriam até fazer-lhes sacrifícios. Imagine a euforia, a alegria, o entusiasmo. Pense um pouquinho na emoção que estava sentindo aquele homem que fora curado, enfim, tudo era festa, eram aplausos!

Seria muito bom que momentos assim em nossa vida se perpetuasse; seria muito compensador para o nosso “ego”, mas com toda certeza inflaria a manifestação do vírus luciferiano (PERIGO!).

A situação mudou de repente. Foi somente chegarem alguns judeus da Antioquia e Icônio, eis que a mesma multidão que há pouco queria sacrificar aos apóstolos, agora apedrejava a Paulo, arrastando-o para fora da cidade e até mesmo dando-o como morto. Será que foi pequena a violência contra o apóstolo?

Não dá para entender pessoas que ao mesmo tempo estão alegres se transformarem em instrumentos de violência contra alguém que fizera um benefício ao patrício deles. Incrível!

Bastaram apenas pessoas do mesmo povo do apóstolo (judeus) incitarem a ira deles para que a sessão de violência acontecesse. Mas Paulo não morreu! Ainda não era a hora; Deus tem um tempo determinado para tudo na nossa vida. Paulo ainda precisava fazer muita coisa até chegar o momento do “COMBATI O BOM COMBATE...”, aleluia!

Consigo não será diferente. Por mais difícil que esteja a situação, por mais pedras e pedras que lhe atirem a cada dia, não hás de perecer; não morrerás! Ora pedindo a graça de Deus para perdoar aqueles que te apedrejam; eles o fazem movido por inveja; o agir de Deus em tua vida tem sido notório e Deus tem sido glorificado nisso. Isso tem instigado o ciúme espiritual em muitos, que, usando a língua conseguem aliciar pessoas que antes se diziam amigos, mas agora somam com os invejosos no apedrejamento.

Essa situação vai passar. Listra não vai permanecer em sua história para sempre. Há muitos outros lugares onde a Palavra precisa ser conhecida e milagres acontecerem para glória de Deus. O maravilhoso é que tanto tem que apedrejem como tem quem ajude a levantar, glória a Deus! Há discípulos nesta terra, aleluia! Aqueles que praticam o novo mandamento que Jesus deixou ( João 13.34.35).

Levante-se, entre na cidade de cabeça erguida; as pedras irão servir de testemunho da ação de Cristo através da sua vida na terra. As marcas irão sair, pois o tempo se encarrega de apaga-las, associando-se a isso a ação do Amigo Espírito Santo.

O que realmente importa é estar fazendo o que o Senhor nos comissionou para fazer, custe o que custar, sabendo com certeza que os inimigos existem, os falsos irmãos existem, os traidores existem, mas não poderão nos destruir porque Aquele que nos chamou e nos comissionou é o Todo-Poderoso! Nada acontecerá sem que Ele tenha um propósito para Sua glória.

Não estejamos nós entre os que incitam à violência seja ela de que modo for, mesmo espiritual, mas sejamos como o nosso Mestre, sempre prontos a estender a mão e levantar, ajudar, encorajar os que estão sofrendo. Guarde-nos o Senhor de atirarmos pedras contra quem quer que seja, pois corremos o risco de um dia elas nos serem devolvidas, e, talvez com mais violência do que a atiramos em outros, meu Deus, misericórdia!

Portanto, exercite o perdão apesar de, porque Jesus está voltando e quem não perdoa não é perdoado; sem perdão jamais ouviremos o som da trombeta.
MARANATA!

Um comentário:

Flávio Moreira disse...

Mãinha Deus lhe abençoe!
Já vivi isso e ainda recebo pedradas, pelos mesmos que me aplaudem, por isso não me iludo com elogios, sempre lembro da Escritura que meu Mestre falou: Ai de vós, quando todos vos elogiarem, pois assim faziam vossos pais aos falsos profetas. Sei o quanto custa a angústia impingida por aqueles que estão perto de você e comem na sua mesa, mas aprendi com Jesus que o perdão nos liberta; por conta das mágoas, do ódio fui parar em uma cadeira de rodas para aprender jogar fora o orgulho; louvado seja o Senhor. Quando liberei perdão verdadeiramente fui livre da prisão e curado da paralisia. ALELUIA! A Palavra de Deus é fiel e Ele velou sobre ela para a cumprir em minha vida. GLÓRIA A DEUS