terça-feira, maio 14, 2013

ATITUDES QUE SÓ DEUS PODE FAZER POR NÓS


 

“... ELE MESMO VOS HÁ DE APERFEIÇOAR, FIRMAR, FORTIFICAR E FUNDAMENTAR.” ( 1 Pedro 5.10).

Às vezes somos enganados pelo nosso adversário no sentido de que devemos fazer o que somente Deus tem poder para fazer. E assim, nos desgastamos tanto emocionalmente como espiritualmente e não conseguimos lograr êxito em nossos esforços.

Conforme está escrito no texto acima, na primeira frase “...O DEUS DE TODA A GRAÇA...” que maravilha! Saber que o nosso Pai é o Deus de toda a graça, aleluia! É também o Deus de toda a graça que “... EM CRISTO VOS CHAMOU Á SUA ETERNA GLÓRIA...”

Preste atenção: não foi por nossa atitude simplesmente que fomos chamados a Sua eterna glória, foi uma ação direta e exclusiva de Deus. E esse Deus que em Cristo nos chamou se compromete a nos aperfeiçoar.

Em nossa natureza carnal e pecaminosa estamos muito longe de chegarmos á estatura de varão perfeito, por isso, Deus conhecendo a nossa estrutura resolveu intervir nesse particular.

Portanto, todos os nossos esforços para produzir em nós o aperfeiçoamento será em vão; temos que realmente depender dEle se quisermos ser de fato aperfeiçoados no nível que Ele mesmo deseja de nós.

Ele também promete nos firmar. Em tempos em que a instabilidade é grande em todos os sentidos, não temos como ter firmeza espiritual sem ser por intermédio dEle. Só Ele tem essa capacidade de fazer com que nossos pés não vacilem (Salmo 121.3). Confiemos, pois, em Deus para nos firmar!

De igual modo o processo de nos fortificar é de Deus. Se a Bíblia diz que devemos nos fortificar (2 Timóteo 2.1), mas na graça que o próprio Deus manifestou – Cristo Jesus.

Ainda temos a garantia que Ele, Ele mesmo nos há de fundamentar. Sabemos que precisamos permanecer no fundamento dos apóstolos até o fim, sem negociar nosso alvo, a salvação das nossas almas.

O detalhe da palavra é que para Ele cumprir a Sua parte na aliança nós precisamos sofrer por um pouco.

Irmãos amados, soframos com paciência as tribulações e aflições desta vida, sabendo que vale a pena tudo quanto passamos, e sermos trabalhados nas coisas que por nós mesmos somos incapazes de realizar, sem esquecer de que Deus cumpre sempre a Sua parte no acordo, glória a Deus!

Na dependência desse Deus bondoso, clemente, piedoso, benigno, compassivo, trabalhador, amoroso, e tantos outros atributos que não temos vocabulário para expressar a Sua natureza, prossigamos firmes na fé, sem desfalecer em nossas lutas.
E, por favor, não vamos querer tomar sobre nós as responsabilidades que Deus escolheu para que Ele assumisse em nosso favor. Aproveitemos, enquanto isso, e nos dediquemos àquelas coisas que são da nossa alçada e que se for com a ajuda do Senhor jamais conseguiremos. Dependamos, pois, de Deus!
MARANATA!

 

Nenhum comentário: