terça-feira, outubro 22, 2013

AGRADÁVEL AOS OLHOS...


 

“VENDO A MULHER QUE A ÁRVORE ERA BOA PARA SE COMER, AGRADÁVEL AOS OLHOS... (Gênesis 3.6).

 

Quantas vezes a mulher tinha olhado para aquela árvore enquanto ficou no jardim em companhia do seu marido a desfrutar de uma comunhão plena com o seu Criador, só Deus sabe!

Enquanto o inimigo de Deus não inoculou o “vírus luciferiano” – o orgulho manifestado no desejo de ser como Deus era ela pura; não havia a semente do pecado em sua mente. Todavia, quando a concupiscência da carne entrou no seu coração o seu olhar mudou! Aquela árvore a atrai de forma que ela não consegue controlar a vontade e acaba por desobedecer ao seu Criador, perdendo a comunhão que tinha com Ele! Que desgraça! E tudo começou com um olhar!

A concupiscência dos olhos não procede de Deus (1 João 2.16), por isso muito cuidado com o que é agradável aos nossos olhos.

Aquele homem chamado Acã saíra do Egito com o povo de Deus e ao chegar em Jericó, quando a cidade foi tomada, ele viu alguma coisa agradável aos olhos; de repente saltaram aos olhos um tesouro e que tesouro: uma boa capa babilônica, duzentos siclos de prata e uma barra de ouro. (Josué 7.21) Ele então, vencido pelo desejo, pela cobiça, se apodera das coisas e esconde-os. Esconde-os dos olhos dos homens, mas dos “olhos que percorrem a terra” nada se pode esconder! E aqueles “olhos” viram a atitude de Acã e a consequência da sua desobediência prejudicou o povo de Israel. Não pense que os olhos do Senhor não têm contemplado o que tem estado diante dos seus olhos, as coisas que têm estimulado e aguçado o seu apetite carnal, e isso tem entristecido o Amigo Espírito Santo. Seja sincero com Deus, apresente a sua dependência das coisas impuras e Ele aceitará o seu arrependimento e ajudará na sua fraqueza, Ele é bom!

Nós somos ensinados a renunciar a carne, a não nos deixar vencer pela tentação, mas muitas vezes não aprendemos a lidar com o desejo, a concupiscência e isso é caminho de morte. Não é simplesmente o pecado que gera a morte; tudo começa com ela, com a concupiscência, com a cobiça; é ela quem concebe e dá à luz ao pecado (Tiago 1.15).

Meus amados irmãos (homens) muito cuidado com o que é agradável à vista, com as mulheres formosas à vista; com as delícias dos homens (Eclesiastes 2.8; Ezequiel 24.16,18). Não esquecer o exemplo desastroso de Davi; ele viu que a mulher era mui formosa e foi vencido pela concupiscência dos olhos, tal qual a Eva.

Aconselho a todos os homens que nos leem que escrevam o que a Bíblia diz sobre a atitude de Jó e o coloque em algum lugar bem visível,(tipo, o espelho): “FIZ ALIANÇA COM MEUS OLHOS; COMO, POIS, OS FIXARIA EU NUMA VIRGEM?” (Jó 31.1).

O nosso adversário tem explorado essa fraqueza humana e usado todo tipo de atrativo para fazer o homem desobedecer a Deus e se destruir de alguma maneira. Isso funciona com os alimentos, pois, em muitos casos, ao olharmos para uma comida os nossos sentidos são aguçados e até mesmo a nossa boca enche-se de água desejando experimenta-la. E assim, de guloseima em guloseima vamos intoxicando o organismo e quando não esperamos as consequências aparecem e o prejuízo: a saúde comprometida!

Tudo a nossa volta nos estimula à concupiscência dos olhos e, infelizmente a mulher, tem sido instigada pela carne para se tornar instrumento de pecado, quando se expõe provocando a cobiça nos homens (Mateus 5.27.28).

A mídia tem explorado de modo avassalador a nossa visão em todos os sentidos, e isso tem sido um meio de destruição espiritual para muitos crentes, evangélicos, cristãos; não somente destruição espiritual como familiar, financeira e outras coisas mais. As cenas sensuais e provocantes quanto à impureza, agridem acintosamente a consciência daqueles que estão buscando se manter, pelo Espírito, longe das contaminações. Só mesmo com a ajuda do Amigo Espírito Santo podemos, como Noiva, andar de branco no meio de tanta lama sem mancharmos o nosso vestido.

Mas o Senhor Jesus nos deixou uma receita para proteger os nossos olhos, aleluia! Há alguma coisa que pode ser comprada para usarmos vinte e quatro horas por dia: colírio! E esse colírio quem o vende é o próprio Senhor Jesus (Apocalipse 3.18). Não se engane pensando que é de graça, absolutamente! O colírio tem preço; tem que ser comprado; não fique aí parado esperando que alguém que oferece nas igrejas locais coisas espirituais lhe diga: receba! Levante-se, agora, e vá comprar enquanto é dia e tempo de o fazê-lo. Não deixe para depois, urge porque o perigo está por todos os lados, meus amados.

Lembrando que está escrito que “AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU...” Deus já preparou para os que O amam! (1 Coríntios 2.9) e que as coisas que não se veem é que são eternas! 2 Coríntios 4.18).

MARANATA!

 

Nenhum comentário: