terça-feira, fevereiro 25, 2014

AO CLAREAR DA MADRUGADA...


 

“MAS, AO CLAREAR DA MADRUGADA, ESTAVA JESUS NA PRAIA...” (João 21.4).

Sei que neste dia alguma pessoa que irá ler este texto está vivendo um momento de noite na vida; disto não tenho dúvida, e o Amigo Espírito Santo me trouxe esta meditação que escrevo abaixo.

Jesus havia ressuscitado. Alegria para os discípulos. Mas, por onde andava Jesus? O que teria acontecido ao Mestre que não estava com eles como antes?

Sem uma motivação maior para estarem sem fazer nada na profissão, resolvem pescar junto com Pedro. Pedro, aquele que nem mais se considerava um discípulo do Mestre, aquele que tinha se comportado negativamente quando o Mestre mais precisou da sua ajuda, a começar no Getsêmani quando nem uma hora ele pode vigiar e orar com o Mestre. Pedro, que antes disposto até a dar a vida pelo Cristo, o nega miseravelmente e não somente uma vez, mas três vezes, como Aquele que o conhecia o tinha vaticinado. E agora, o que fazer? O melhor mesmo é voltar para a profissão que ele sempre teve, nada seria novo, afinal, de volta ao que era antes, Pedro, o pescador.

Só que agora o pescador jamais poderia apagar da sua memória os bons momentos passados com o Rabi da Galileia, momentos que marcaram a sua história, momentos inesquecíveis e também difíceis de serem colocados em palavras; somente a eternidade poderia revelar o que foi para o pescador ter convivido com o Filho de Deus como Deus-Homem.

Para trás ficaram aqueles dias... Que dias! Quanta superação! Haja coração para tanta coisa boa e maravilhosa acontecendo!

Agora, vamos à luta; vamos pescar. Era noite, é melhor pescar à noite? Não sei; sei que era noite e como está escrito, aqueles homens discípulos do Mestre Jesus passaram toda a noite lutando, jogavam a rede e ao puxa-la, nada havia nela. Entrou pela madrugada, cansaço, desânimo, frustração... Por onde será que andam os peixes? Homens experientes em pescaria nada conseguem apanhar. Os peixes sumiram todos, incrível!

Mas ao clarear da madrugada uma agradável surpresa os esperava. Jesus estava na praia. Não precisou que eles clamassem por Sua presença, Ele chegou! E chegou em uma hora difícil na vida daqueles homens especialmente na vida de Pedro. Mas Ele chega, glória a Jesus!

Ele chega quando os recursos se esgotam; Ele chega quando a experiência falha; Ele chega quando só resta frustração; Ele chega quando estamos tal qual Pedro estava, decepcionado consigo mesmo; Ele chega quando estamos cansados de tanto lutar em vão; Ele chega! E quando Ele chega algo maravilhoso acontece, aleluia!

Não foi diferente no clarear daquela madrugada; Ele estava lá pronto para fazer mais um milagre. Ele sabia o que passava, sim, contudo fez a pergunta: “...FILHOS, TENDES AÍ ALGUMA COISA DE COMER? RESPONDERAM-LHE: NÃO.” (João 21.5).

Então o Mestre dá a ordem, o comando: ‘LANÇAI A REDE Á DIREITA DO BARCO E ACHAREIS. ASSIM FIZERAM E JÁ NÃO PODIAM PUXAR A REDE, TÃO GRANDE ERA A QUANTIDADE DE PEIXES.” (João 21.6).

Imagine a alegria dos discípulos e João reconheceu que era o Senhor, o seu amado. Milagre! Provisão! Esperança! Recomeço para Pedro, aleluia!

De igual modo o Senhor Jesus irá chegar e logo; o clarear da madrugada está chegando na sua noite e com a aurora Ele estará pronto para fazer o milagre que está sendo necessário na sua vida. Ele, Jesus, não está alheio ao que se passa consigo, absolutamente! Ele está vendo a sua luta, parece que está lutando contra o vento; o esforço é enorme para conseguir o objetivo e tudo em vão; mas Ele está chegando e todo o tempo dispendido será recuperado com a provisão feita por Ele.

Entretanto, é preciso obedecer quando Ele dá a ordem e não tentar questionar alegando a impossibilidade, o quanto já tentou, falar da experiência no assunto, qualquer coisa; na obediência está a vitória; na obediência o milagre acontecerá. E não será de pouca monta, será um milagre grande como Grande é o que faz o milagre, aleluia!

Se houve fracasso no relacionamento com o Mestre a hora do recomeço é agora, aproveite a oportunidade para declarar o seu amor por Jesus, um amor sem interesse, um amor sincero, um amor disposto a renunciar tudo por Ele, e receba uma nova chance para cumprir o propósito que Deus estabeleceu para sua vida. Agarre a oportunidade, não a deixe passar, aproveite porque enquanto você está lendo Ele está bem aí, pronto a estender Sua mão para firmar uma nova aliança consigo; há esperança, sim. Ele está vivo tal qual naquela madrugada na praia do mar de Tibiríades e jamais deixou de entrar com providência para solucionar problemas seja em qual for a área da vida dos seus discípulos.

Acredite. Obedeça a Sua Palavra, e viva um novo tempo experimentando mais um milagre feito pelo Todo-Poderoso – Jesus! “É ME DADO TODO PODER NO CÉU E NA TERRA...” (Mateus 28.18).

 

MARANATA!

Um comentário:

Nal Pontes disse...

Parabéns pelo blog e pela abençoada reflexão. Deus abençoe esse lindo ministério. Já seguindo aqui.