quinta-feira, abril 03, 2014

IMAGEM... IMAGENS... A IMAGEM


 

“CRIOU DEUS, POIS, O HOMEM À SUA IMAGEM, Á IMAGEM DE DEUS O CRIOU...” (Gênesis 1.27).

Que Deus maravilhoso! Um dia Ele resolveu fazer algo extraordinário e, reunido o Seu Conselho Secreto, tomou a decisão: “FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM...” (Gênesis 1.26). A seguir, mãos à obra da criação da Sua obra prima, o homem, a coroa da criação.

Este homem (e mulher, claro!), foram feitos à imagem de Deus, fantástico! Segundo o dicionário, imagem é a representação de alguém ou de algo, assim o homem representava Deus; era sua semelhança moral; tinha plena comunhão com Ele e fisicamente já era uma perspectiva do Seu Filho que se tornaria homem para cumprir o plano estabelecido antes da fundação do mundo (Efésios 1.4).

Deus está verdadeiramente avançado em tudo, até no assunto de imagem. Nos nossos dias, aliás, já de muito antes, os homens conheceram a importância da imagem e até usaram esse conhecimento para criarem as imagens de esculturas que a Bíblia fala contra essa atitude. Deus aborrece a idolatria, está claro (Exodo 20.1-5).

Os homens, entretanto, instigados pelo inimigo de Deus se deram ao luxo de desobedece-lo e criar religiões onde o culto(adoração) a imagens de esculturas é praticado.

Na medicina, há imagens para tudo e para todos, enfim e a partir da imagem os tratamentos são deliberados para os homens.

E por que não falar das imagens transmitidas pela mídia de modo geral. As câmaras fotográficas, as filmadoras, os celulares todos os meios usados para captar imagens e imagens para todos os gostos; a internet nem se fala...

E temos a fartar imagens de pessoas, da natureza, dos animais, de coisas belas, de coisas feias, do que é moral, do que é imoral, de violência, de cenas de carinho, enfim, imagens, imagens, imagens!

E a principal imagem como anda ela? A imagem que um dia foi feita à semelhança de Deus? Infelizmente está maculada, corrompida pelo pecado, destituída da glória de Deus, sem comunhão com Ele; o homem desde o ca

 SEMELHANÇA, CONFORME A SUA IMAGEM, E LHE CHAMOU SETE. (Genesis 5.3). Sete não era mais a imagem de Deus e sim de Adão! A essência de Deus já estava bem longe do homem, daí para frente é somente pecadores gerando pecadores e assim tem sido até os nossos dias.

Mas Deus é bom e não deixou ficar assim. E como está escrito: ‘PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMAO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO...” (Romanos 8.29). Aleluia! O plano da restauração da imagem de Deus no homem em Cristo Jesus, glória a Deus!

E deste modo, Ele enviou o Seu Filho, o Unigênito do Pai cheio de graça e de verdade! E Ele veio, se tornou um de nós sendo Deus se fez homem para que o homem tivesse a oportunidade de ser semelhante a Ele, semelhante a Jesus!

A imagem do terreno – Adão é passada a cada geração, de pai para filho; o vírus luciferiano do pecado (orgulho), também vai passando e tudo fica contaminado, corrompido. Em Adão todos estão mortos, sendo cidadãos do reino das trevas, tendo como senhor o inimigo de Deus – o diabo.

A imagem do celestial – Jesus é implantada na vida do novo homem, aquele que nasce de novo, após ter sido convencido pelo amigo Espírito da sua condição de pecador, entrar pelo arrependimento e fé e experimentar o verdadeiro novo nascimento.

E como está escrito:” E, ASSIM COMO TROUXEMOS A IMAGEM DO QUE É TERRENO, DEVEMOS TRAZER TAMBÉM A IMAGEM DO CELESTIAL.” (1 Corintios 15.49).

Segundo as escrituras já nos revestimos do novo homem (Colossenses 3.10); agora somos novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5.17) e como está escrito: “E TODOS NÓS, COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLANDO, COMO POR ESPELHO A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS, DE GLÓRIA EM GLÓRIA, NA SUA PRÓPRIA IMAGEM, COMO PELO SENHOR, O ESPÍRITO.” (2 Coríntios 3.18). Aleluia!

Todos quantos estão em Cristo estão sendo transformados de glória em glória ao contemplar a glória do Senhor. E a glória do Senhor nos santifica (Exodo 29.43). Essa glória já foi dada à IGREJA, (João 17.22). Os que são membros do Corpo de Cristo – a IGREJA, têm a glória em si, porque somos tabernáculo e templo de Deus e morada do Espírito Santo, e do mesmo jeito que a glória do Senhor encheu o tabernáculo e o templo em Israel; como IGREJA também temos a glória do Senhor em nossa vida, e estamos sendo transformados na imagem do Senhor.

Assim, meus amados, vamos cada dia buscar ser cheios do Espírito Santo, dando-lhe a liberdade necessária para que Ele nos transforme na imagem de Cristo, aquela para a qual Deus nos predestinou.

E um dia que está muito perto seremos semelhantes a Jesus, em um corpo glorioso como o dEle e como está escrito: “ ...QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMLEHANTES A ELE, PORQUE HAVEREMOS DE VE-LO COMO ELE É. E A SI MESMO SE PURIFICA TODO O QUE NELE TEM ESTA ESPERANÇA, ASSIM COMO ELE É PURO.” (1 João 3.2.3).

Somente em pureza e santidade poderemos refletir a imagem do Senhor! E mais uma coisa: cuidado com as imagens para não contaminar a IMAGEM que porventura esteja sendo trabalhada em nós.
Para pensar: Que imagem estamos refletindo?

MARANATA!

Nenhum comentário: