segunda-feira, julho 07, 2014

FERMENTO, NÃO!






“LANÇAI FORA O VELHO FERMENTO, PARA QUE SEJAIS NOVA MASSA, COMO SOIS, DE FATO, SEM FERMENTO. ” (1 Coríntios 5.7).

Como é interessante a Palavra de Deus! Ela tem muitas lições a nos ensinar através de símbolos e um deles é o fermento.

Quando lemos no livro de Levítico, o terceiro livro do pentateuco, logo no capítulo dois, vemos como Deus normatiza as ofertas de manjares, o que para nós hoje é o nosso sacrifício de louvor. Nas exigências de Jeová para o Seu povo quando trazia oferta de manjares é que a farinha da oferta seria sem fermento, e como está escrito: “NENHUMA OFERTA DE MANJARES, QUE FIZERDES AO SENHOR, SE FARÁ COM FERMENTO; PORQUE DE NENHUM FERMENTO E DE MEL NENHUM QUEIMAREIS POR OFERTA AO SENHOR. ” (Levítico 2.11).

O fermento introduzido na farinha da oferta tiraria a pureza da mesma, já não era pura, estava misturada e de modo algum, aquela oferta com fermento seria aceita por Deus.

A Palavra de Deus afirma o seguinte: “PORQUE NÓS, EMBORA MUITOS, SOMOS UNICAMENTE UM PÃO...” (! Coríntios 10.17). Da mesma maneira como Jesus se revelou como PÃO, assim o Espírito Santo compara a IGREJA, Corpo de Cristo também como pão, um só corpo. E nós como pão Corpo de Cristo não podemos ter em nós qualquer fermento que venha a contaminar afastando de nós a pureza devida a Cristo. A IGREJA é pura tanto quanto o Noivo é puro, aleluia!

Portanto, cada um deve examinar-se a si mesmo e ver o quanto há necessidade “de lançar fora o velho fermento para poder celebrar festa ao Senhor. A Palavra diz que devemos celebrar festa “...NÃO COM O VELHO FERMENTO, NEM COM O FERMENTO DA MALDADE E DA MALICIA, E SIM COM OS ASMOS DA SINCERIDADE E DA VERDADE. ” (1 Coríntios 5.8).

Jesus falou aos seus discípulos: “... ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS, QUE É A HIPOCRISIA. ” (Lucas 12.1). Quantos de nós precisamos lançar fora esse fermento!  Jesus verberou fortemente contra os fariseus por conta desse fermento em suas vidas, no que diz respeito a apresentarem uma religiosidade exterior quando o interior estava cheio de rapina.

Amados, a nossa luta constante contra esse tipo de fermento não é brincadeira. A hipocrisia está por toda parte, nas palavras, nas ações, no trato, e até no “serviço a Deus”, infelizmente.

Temos que ser de verdade uma nova massa, sem fermento, sem hipocrisia, sem maldade, sem malícia no nosso cotidiano. Devemos primar por viver em sinceridade e em verdade, porque somente assim poderemos ser agradáveis a Deus.

Imagine que Deus não aceita oferta onde esteja qualquer mistura. Nossa oferta para Ele tem está pura, sem oferecida com uma vida em santidade diante dEle. Jamais será aceita uma oferta que provem de uma vida corrompida, corrupta, misturada com o mundo. Deus exige da Igreja de Cristo Jesus uma vida pura, separada exclusivamente para o Noivo.

Precisamos também está atento para as doutrinas que recebemos para ver se nelas não há fermento. Jesus mandou que os discípulos se acautelassem da doutrina dos fariseus e dos saduceus. Nos dias que vivemos o que não falta ao nosso redor são doutrinas contaminadas, pessoas que usam a Bíblia segundo as suas conveniências, torcem as escrituras e, enganando incautos, arrastam após si muitos seguidores. Sejamos, portanto, como os crentes de Beréia (Atos 17) que tudo quanto ouviam conferiam nas escrituras, para ver se era mesmo assim.

Para que tenhamos o cuidado de passar tudo o que ouvimos de doutrina (ensino) no crivo das Sagradas Escrituras, devemos examina-las, conhece-las, e isso só acontece com aqueles que se dedicam ao estudo da mesma. Como estamos com uma geração de evangélicos, cristãos, que não têm intimidade com a Palavra, como poderão discernir a farinha se é pura ou se tem fermento? Em um tempo onde as pessoas se alimentam de enlatados espirituais e não buscam o seu alimento direto da fonte – a Palavra, como poderão sobreviver ao engano que tão assustadoramente atua no mundo?

Agora, é bom prestar atenção que a atitude de deitar fora o fermento velho é nossa, e não de Deus. Não adianta jejuar e orar sem atitude de renúncia e de verdadeira conversão com arrependimento sincero. Em um contexto onde tudo nos empurra para a contaminação e a hipocrisia não é fácil viver vida pura diante de Deus. Somente com a ajuda do Amigo Espírito Santo, recebendo diariamente a graça (que só é dada aos humildes), poderemos viver vitoriosamente para glória de Deus.

Mas vale a penas meus queridos, a esperança que nos está proposta compensa todo sacrifício, toda renúncia, todo morrer diário para agradar Aquele que entregou a Sua vida por nós, e prometeu nos levar para Si mesmo, glória a Jesus.

Então, nos convém com diligência, nos colocarmos diante do Senhor com sinceridade e inteireza de coração e deixar que o Espírito Santo nos mostre o que devemos lançar fora para que sejamos de fato uma nova massa, um único pão, participantes do verdadeiro PÃO que dá vida ao mundo. Com fermento estaremos fora do PÃO e isso é bastante perigoso na atual conjuntura da iminência da vinda de Jesus ou mesmo da nossa chamada para nos apresentarmos a Ele pela morte. Quem sabe se amanhã já não estará na casa do Pai? Mas para lá ficarmos temos que está em santidade, sem fermento algum, em nome de Jesus.

MARANATA!

Um comentário:

Flávio Moreira disse...

PENSANDO... QUAL NOSSA REALIDADE? (Apocalipse 2 e 3)
Fazer boas obras é fácil, agora ter de verdade compromisso com Jesus nem tanto, mas é possível; segundo as Escrituras existiam vários grupos na Igreja primitiva, espalhadas pela região da Ásia, que vivam assim: "Os que haviam deixado o primeiro amor"; "Os que seguiam a doutrina de Balaão e ensinavam ao povo a idolatria, a fornicação e a doutrina dos nicolaítas que Jesus odiava"; "Os que Toleravam Jezabel que se dizia profetiza e enganava e ensinava aos servos do Senhor a praticarem imoralidade e comer coisas sacrificadas aos ídolos"; "Os que tinham nome de que viviam, mas estava mortos, obras imperfeitas achadas pelo Senhor, vestes contaminadas"; "Os que nem eram frio, nem quente, mas morno e além disso: miserável, desgraçado, pobre, cego e nu"; Mas o Senhor não deixava de fazer uma análise completa de toda situação em todas elas e achar alguns fiéis e afinal os grupos que estavam em Esmirna e Filadélfia tiveram elogios da parte do Senhor que mesmo em meio às crises não se deixaram contaminar; peço e penso: meu Deus tenha de nós misericórdia, porque o contexto hoje é o mesmo achado outrora sem mencionar que Jesus já havia expulsado cambistas que haviam tornado a casa do Senhor em covil de ladrões e salteadores (Lc 19.46); oremos pra Deus nos ajude a todo momento, pois a hora é de fazer o que está escrito: Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia (1 Co 10.12). Há muito sino que tine e amor que é bom nada, mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças e jamais deixarão que o amor se esfrie em seus corações. Vamos amados, rumo ao céu, nosso destino final! MARANATA!