quarta-feira, abril 08, 2015

AUTORIDADE: TODA A DIFERENÇA

"PORQUE ELE AS ENSINAVA COMO QUEM TEM AUTORIDADE E NÃO COMO OS ESCRIBAS." (Mateus 7.29)

Jesus, meu Mestre, meu Senhor e meu Rei era um homem de autoridade, mas também um homem que respeitava autoridade. Ele nós deixou lições tremendas sobre esse assunto, até porque Ele deu à Igreja autoridade.
Todavia, é importante observar certos detalhes na vida de Jesus que justificavam a sua autoridade.
Jesus era submisso à autoridade do Pai, nada fazia sem que estivesse de acordo com o Pai e como Ele mesmo disse "... FAÇO A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU. "   Jesus de igual modo nós enviou, Ele disse: " ...ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU EU TAMBÉM VOS ENVIO." (João 20.21). Só teremos autoridade se estivermos debaixo de autoridade como Jesus.
Jesus também reconheceu a autoridade de João, o batista, e o tempo dele como profeta enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor. O tempo de Jesus ainda não tinha chegado e, portanto, Ele se dirigiu até o Jordão para públicamente reconhecer a autoridade de João quanto ao batismo em água. Embora não tivesse pecado algum para confessar como faziam os que iam sendo batizados, Ele disse que era para que se cumprisse toda a justiça (Mateus 3.15). Submissão à liderança espiritual constituída por Deus!
Como ter autoridade alguém que não se submete à vontade de Deus e tampouco se submete à liderança por Deus instituída na igreja local? Como pode ter autoridade alguém que vive buscando oportunidade de se tornar independente espiritualmente, abrir sua própria igreja, liderar sem supervisão, ou seja um líder absoluto? A Bíblia diz que todos devem estar debaixo de autoridade (Romanos 13), e ainda está escrito: "SUJEITAI-VOS A TODA INSTITUIÇÃO HUMANA POR CAUSA DO SENHOR..." ( 1Pedro 2.13).
Jesus tinha autoridade na palavra porque na sua boca nunca se achou engano. Ele era puro de lábios. Ele era um homem de palavra. Nao tinha duas palavras, a sua palavra era sim, sim, e não, não.
Se uma pessoa abre sua boa para mentir e enganar como pode ter autoridade nas palavras? E se o que tratamos não cumprimos com aquilo que prometemos, perdemos a autoridade, tendo em vista a falta de firmeza na palavra é derocedencia maligna (Mateus 5.37), e ainda "FALAI DE TAL MANEIRA E DE TAL MANEIRA PROCEDEI..." (Tiago 2.12).
Não é atoa que, quando  os inimigos de Jesus enviaram guardas para O prenderem, indagados eles porque não o t rouxeram a resposta foi contundente: " ...JAMAIS ALGUÉM FALOU COMO ESTE HOMEM." (João 7.46).
Autoridade espiritual tem a ver com uma vida cheia do Espírito, uma vida cheia da palavra, uma vida praticando da palavra, uma vida que manifesta o fruto do Espírito, uma vida que está verdadeiramente crucificada com Cristo e que dá testemunho da verdade. Um verdadeiro discípulo que vive em renúncia dia após dia, levando a sua cruz.
Do mesmo modo como Jesus que não fazia valer o seu direito de Filho de Deus para reincidiram coisas materiais, mas viveu como quem não tem aonde reclinar a cabeça, os seus discípulos devem ser como Ele (Mateus 10.25).
As coisas estão invertidas no meio dos evangélicos. Ao invés de autoridade na palavra, autoridade sobre demônios, autoridade sobre as enfermidades, somos ensinados por muitos pregadores a exercer autoridade sobre Deus! Isto quer dizer reinvidicar direitos, exigindo promessas (confira Hebreus 10.35 e veja a condição para alcançar a promessa), questionar sobre o,porquê disso ou daquilo, e ainda ficar invocado com Deus deixando de frequentar a casa de oração, como se Deus precisasse dele. Petulância exacerbada, pois não?
Jesus o Cabeça da Igreja tem toda autoridade e deu também, autoridade à Igreja, que é o Seu Corpo. Deus autoridade sobre demônios (Lucas 10.19); deu autoridade para em Seu Nome curar enfermos (Marcos 16.17); deu autoridade para pregar o evangelho..
Repensemos como anda a nossa vida para ver se de fato temos a autoridade que JESUS nós confiou. A autoridade se manifesta no respeito que o mundo tem por nós, pela nossa presença, pela nossa fala.
Chega de ser evangélicos sem autoridade, sem respeito, sem glorificar a Jesus. Tomemos uma atitude de mudança e assumamos nossa posição como igreja! a Npiva que vai subir.
MARANATA!

Nenhum comentário: