quinta-feira, novembro 15, 2018

JEJUAMOS DESEJANDO A VINDA DO NOIVO?

"...DIAS, PORÉM, VIRÃO EM QUE LHES SERÁ TIRADO O NOIVO, E ENTÃO JEJUARÃO." (Mateus 9.15).

A prática do jejum tem sido comum entre os crentes, porém, com objetivos bem diferentes dos que a palavra ensina, especialmente na Nova Aliança.
O jejum da Antiga Aliança tinha outra conotação, e o povo de Israel chegou a irritar a Deus com motivações e objetivos errados ao jejuar. Daí, Deus usa o profeta Isaias para escrever qual o jejum que realmente agradava a Ele.(Veja Isaias 58).
Na verdade, na Antiga Aliança, jejuar se tornou uma prática religiosa, uma obrigação, e não para que o povo se humilhasse, como expiação de pecados.
Tem muita gente boa em nossos dias passando fome, fazendo sacrifício de tolo. Aliás, o Novo Testamento não se refere ao jejum como saceificio. Há outros sacrifícios que devemos fazer de acordo com a palavra de Deus. À propósito, não existe um mandamento dizendo: Jejuai.
Qual é mais fácil, jejuar ou orar sem cessar? Jejuar ou perdoar de coração na presença de Cristo aquele que nos fere? Jejuar ou ser fiel nos dízimos? Jejuar ou meditar na Palavra de Deus?
Encontrei na Bíblia de Estudo Pentecostal, uma colocação muito oportuna e completa sobre o ato de jejuar nos nossos dias, a qual transcrevo: " O JEJUM NESTA ERA É, PORTANTO:
1) um sinal de anseio do crente pela volta do seu Senhor;
2) uma preparação para sua volta;
3) um pesar por sua ausência;
4) um sinal de tristeza pelo pecado e decadência do mundo."
Quantos de nós temos jejuado com esses propósitos?
Na realidade, muitos jejuns são feitos para conseguir coisas e ainda materiais, saúde... Ainda
existem os que jejuam para pedir justiça contra quem os ofendem, misericordia !
O jejum referido por Jesus em relação a certa casta de demônios, não quer dizer que os espíritos se nos sujeitam porque jejuamos, pois os discípulos disseram a Jesus: " ... SENHOR, PELO TEU NOME, ATÉ OS DEMÔNIOS SE NOS SUJEITAM."  (Lucas 10.17). Vejam que foi o poder do Nome e não o jejum. E o Senhor Jesus quando se expressou dizendo que: "...EM MEU NOME EXPULSARÃO DEMÔNIOS..." (Marcos 16.17). Ele não acrescentou se jejuar.
O jejum tem o sentido de nos humilharmos diante de Deus, uma atitude de sujeição a Deus, porque está escrito: " SUJEITAI-VOS, POIS, A DEUS ; RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS." (Tiago 4.7).
Portanto, se alguém jejuar simplesmente sem se estar sob o senhorio de Cristo, não tem como o Diabo fugir. Jejuar em desobediência à Palavra, não nos dar autoridade sobre o Diabo. Tampouco, jejuar não nos santifica, não perdoa pecados. Pecados são perdoados com arrependimento e conversão (Atos 3.19).
Outra coisa: o jejum deve estar associado à oração. Nos humilhamos e oramos, como está escrito:
"NÓS, POIS, JEJUAMOS E PEDIMOS ISSO AO NOSSO DEUS, E MOVEU-SE PELAS NOSSAS ORAÇÕES." (Esdras 8.23). Primeiro humilhação (jejum), depois Ele moveu-se pelas orações de alguém quebrantado e humilhado diante dEle.
Amados, que o Amigo nos ensine cada dia através da palavra como podemos agradar ao Noivo amado, ansiando pela sua vinda.
A Igreja que vai subir deverá cantar cantar dia o hino 513 da Harpa Crista, desejando que o Noivo venha buscá-la para o banquete do perdão!
MARANATA!

Nenhum comentário: