sexta-feira, abril 19, 2019

A ALMA VIRÓTICA

“...TAMBÉM DA SOBERBA GUARDA O TEU SERVO,  QUE ELA NÃO ME DOMINE...”
(Salmo 19.13).

Um dia como outro qualquer no jardim que Deus plantara e nele colocara o homem e sua mulher (mulher sem nome).
Homem e mulher estavam distantes um do outro.
De repente, a mulher é surpreendida com uma voz que lhe dirige a palavra. Meio que surpresa, ela descobre que é a serpente. Poxa, ela nunca vira antes a serpente falar. Que passa, então?
O diálogo se inicia, com a serpente fazendo uma pergunta ao que a mulher responde, não do modo que Deus dissera ao seu marido, mas acrescentando uma frase.
A serpente, o diabo, então, abrindo a boca solta a frase que age como um vírus de  ação imediata: “SEREIS COMO DEUS...”
A iniquidade, o vírus luciferiano do orgulho, que foi achada no diabo, manifestada no desejo de ser semelhante ao Altíssimo, entra imediatamente na mente da mulher, contaminando, assim, o seu espírito, sua alma e o seu corpo. Ação tríplice. Pecado consumado por ambos.
A partir daquele momento o vírus passou a todos os homens, e com ele a morte, como está escrito: “ENTRETANTO, REINOU A MORTE DESDE ADÃO, ATÉ MOISÉS, MESMO SOBRE AQUELES QUE NÃO PECARAM À SEMELHANÇA DA TRANSGRESSÃO DE ADÃO...” (Romanos 5.14).
O orgulho é pecado do espírito, contudo, a alma foi também contaminada e até hoje sofremos os efeitos do vírus em nós, mesmo os que estamos em Cristo. Enquanto nesse corpo do pecado, o pecado habita em nós (Romanos 7.17,20), ninguém pode nos livrar dele. Nossa esperança é que um dia que está próximo, esse corpo onde a natureza carnal tenta dominar, será transformado em um corpo glorioso, sem mais resquícios de pecado, aleluia!
Portanto, todo cuidado é pouco para nossa alma manifestar o vírus, o que acontece com muitos, até mesmo os que professam o Senhor Jesus.
Quando o vírus domina a razão, ao invés de vivermos por fé, ficamos a questionar tudo, querendo entender logicamente as coisas que nos acontecem. E aí, ficamos a indagar: por que isso? Por que aquilo? Não entendo para que isso, ou aquilo? Dai, só agimos a partir da razão, e nunca por fé. Se não andarmos por fé, desagradamos Àquele que é o Autor e Consumador da fé.
E, o que dizer quando o tal vírus entra em ação na nossa vontade? Aí, a pessoa fica tão “poderosa” que só faz o que quer, não se submete a ninguém. Tem problemas com figura de autoridade, porque entende que pode fazer o que quer.
As pessoas que estão na terceira idade precisam ter muito cuidado, pois somos tentados a não aceitar o que, principalmente os filhos dizem. O vírus nos leva a pensar que temos mais experiência, e não temos necessidade que nos dirijam a vida, e nos digam o que fazer.
Uma vontade insubmissa à vontade dAquele que nos comprou, caracteriza insubmissão ou rebelião e isso  extremamente grave, pode levar a óbito espiritual.
Conheço alguém, já na terceira idade que diz assim: pensam que vão mandar em mim? Ninguém vai-me governar. Dai, eu li para ela o que Jesus disse a Pedro, escrito em João 21.18. Fazer o que?
Humildade para não entrar em virose.
Quanto às emoções e sentimentos, o vírus age nos fazendo entender que podemos ser controlados por eles, e nos mostramos extremamente sensíveis a tudo o que ouvimos ou recebemos de alguém.
Quando o vírus domina as emoções, somos pessoas muito sensíveis, nos magoamos com tudo, nossa tolerância é zero, tudo é motivo para ficar os chateados, magoados, sofrendo como vítimas.
Certa vez, fui me queixar ao Amigo sobre algo que alguém fez e me feriu. Ele me perguntou: você não está morta? Morto sente alguma coisa? Eu respondi não. Ele me lembrou Colossenses 3.3.
Ainda me disse o seguinte: quanto maior a sensibilidade humana, menor a sensibilidade espiritual e quanto maior a sensibilidade espiritual menor a sensibilidade humana.
Por isso, devemos deixar que o Amigo assuma plenamente o controle das nossas emoções, vivendo sempre em comunhão com Deus, com os irmãos e em paz com todos os homens.
Amados, somente cheios do Espírito poderemos manter a nossa alma livre da virose luciferiana, que
ja tem infectado tantos que se dizem evangélicos, cristãos, e muitos até, têm o nome de que vivem mas estão mortos!
Vigiemos, pois!
MARANATA!

Nenhum comentário: