quinta-feira, abril 11, 2019

CRESCEM AS AFLIÇÕES NO MUNDO

“... NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES...” João 16.33

Aflições, segundo o dicionário de português significa estado de ânimo perturbado por causa quero atormenta; atribulação, tormento.
O significado da palavra Grega para aflições é ato de prensar, imprensar, pressão, tribulação, angústias, tormento. Misericórdia! Nada bom não é mesmo amados?
Todavia, as aflições fazem parte da nossa caminhada em Cristo e com Cristo. Não podemos alegar desconhecimento de que uma vida em Cristo nos isenta das aflições. Elas está bem presentes, e,para isso precisamos nos firmar nas sagradas escrituras para não sucumbir diante delas.
O salmista faz a seguinte afirmativa: “ MUITAS SÃO AS AFLIÇÕES DO JUSTO, MAS O SENHOR DE TODAS O LIVRA.” (Salmo 34.19). Glória a Deus pela promessa de livramento.
Jesus nos preveniu de que teríamos aflições no mundo, ou seja, sofremos pressões , tribulações, angústias, enfim e o que fazer quando enfrentamos situações que nos deixam nesse estado de animo?
1. Manter a paz que temos em Jesus (João 16.33). Para isso vai depender do nosso relacionamento com Ele. Se estivermos nEle, a paz permanecerá apesar de, “PORQUE ELE É A NOSSA PAZ...” (Efésios 2.14). Além disso, Ele ainda nos deixou a Sua paz e também no-la deu (João 14.27).
2. Devemos ter bom ânimo (João 16.33). Não nos deixar levar pelo desânimo, pelo sentimento de fracasso, confiando em Jesus que venceu o mundo. Observe que Ele disse eu venci, antes mesmo da ir ao Calvário, porque o Cordeiro já tinha sido morto desde a fundação do mundo. A vitória sobre o mundo já havia sido conquistada, estava garantida, aleluia!
3. Suportar. “SUPORTA AS AFLIÇÕES...”(2 Timóteo 4.5). Não entendo como tantos pregadores ensinam que os que estão em Cristo não sofrem. Será que é fácil aguentar pressão, angústia, tribulação, sem se queixar, sem murmurar, sem questionar, se, se justificar? Uma natureza má e carnal, onde o vírus luciferiano do orgulho quer dominar, nos fazendo sentir cheios de direitos...
4. Sofrer. “SOFRE, POIS, COMIGO, AS AFLIÇÕES, COMO BOM SOLDADO DE CRISTO
JESUS.” (2 Timóteo 2.3). Empatia, demonstração de amor fraternal, sofrer junto, chorar com os que choram.
Quando cada um de nós é tentado a se proteger para não sofrer, a se isolar dos que estão sofrendo a nossa volta, a Palavra nos orienta a sofrer com o irmão e ainda como bom soldado de Cristo Jesus!
Em nome do bom senso, de respeitar a privacidade do outro buscamos ignorar o que o irmão ou a irmã que cultua conosco na mesma congregação está passando. Muitas das vezes sequer percebemos a dor que está estampada em seu semblante.
Procuramos não nos envolver com o que diz respeito à viúva, ao órfão, à esposa de um homem mau, ao que se passa no coração de uma mãe ou pai sofrendo com filhos.
Porém, se quisermos que nas nossas aflições outros sofram conosco, devemos obedecer ao que está escrito. “O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAÇAIS VÓS TAMBÉM.” (Lucas 6.31).
Amados, permaneçamos firmes em qualquer circunstância, sabendo que o mesmo Deus pode nos
provar na fornalha da aflição (Isaias 48.10). Por não seria sábio atribuir ao inimigo todo sofrimento que se nos apanha. É extremamente perigoso dizer que tal situação está sendo provocada por alguém usado pelo adversário, quando na realidade, é o próprio Deus quem está fazendo acontecer.
Peçamos ao Amigo Espírito Santo a sabedoria para entender o que acontece conosco, tendo sempre em mente Romanos 8.28.
E como está escrito: “...SE COM ELE SOFREMOS, TAMBÉM COM ELE SEREMOS GLORIFICADO.” (Romanos 8.17)
MARANATA!

Nenhum comentário: