quarta-feira, julho 10, 2019

O CORAÇÃO: UM ORATÓRIO

“ ...ESTES HOMENS LEVANTARAM OS SEUS ÍDOLOS DENTRO DO SEU CORAÇÃO...(Ezequiel 14.3).

Estes dias tenho pensado sobre esse assunto, pois o Amigo falou comigo a respeito.
Deus criou e fez o homem para o louvor da Sua glória, para que este O colocasse em primeiro lugar em sua vida.
Entretanto, quando o orgulho entrou no coração do primeiro casal, aquele espaço que era totalmente preenchido pelo Criador, foi substituído pelo “Eu”. Deus saiu do governo e o “Eu” passou a governar o homem. Que desgraça! O homem tomou a primeira decisão pelo seu “Eu”. Eu serei como Deus tendo conhecimento do bem e do mal.
A idolatria estava instalada. Quando qualquer coisa ou pessoa toma o lugar de Deus no nosso coração somos idólatras.
Deus não aceita dividir o seu lugar com nada e tampouco com ninguém. Ele tem que ser ÚNICO!
“ OUVE, ISRAEL, O SENHOR, NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR. AMARÁS, POIS, O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODA A TUA ALMA E DE TODA A TUA FORÇA.” ( Deuteronômio 6.4.5).
Deus não aceita metade.
Quando Jesus foi confrontado pelo intérprete da Lei acerca do grande mandamento na Lei Ele disse:
“...AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO.” (Mateus 22.37).
Por causa do orgulho que infla o nosso “eu”, somos tendenciosos a colocar ídolos no nosso coração,
deuses conforme a nossa conveniência e, tentamos fazer como o faziam os samaritanos, como está escrito: “DE MANEIRA QUE TEMIAM O SENHOR E, AO MESMO TEMPO, SERVIAM AOS
SEUS PRÓPRIOS DEUSES...” (2 Reis 17.33).
O Amigo Espírito Santo me falou sobre evangélicos cujos corações são verdadeiros oratórios (nichos usados para colocação de ídolos).
Examinemo-nos com a ajuda do Espírito Santo e vejamos se há ídolos em nosso coração. Há muitas espécies de ídolos, desde objetos, independente de ser imagem de escultura, coisas, até pessoa a quem se dá exarcebada honra (Dicionário de Aurélio).
Lendo mais uma vez a Santa Palavra, encontrei referência a um deus. Está escrito: “ENTÃO, PASSAM COMO PASSA O VENTO E SEGUEM; FAZEM-SE CULPADOS ESTES CUJO PODER É O SEUS deus. “ (Habacuque 1.11).
Cantores e cantoras, pregadores e pregadoras, templos suntuosos, e, como não podemos esquecer, o famoso deus mamom,  as riquezas.
Aqueles que amam o dinheiro, tem-no como seu deus e, segundo Jesus, quem ama mamom odeia ou aborrece a Deus. Ninguém pode servir a dois senhores ( Mateus 6.24).
O amor ao dinheiro é chamado avareza, e conforme a palavra, a avareza é idolatria.
Tudo o que toma o lugar de Deus em nossa vida é verdadeiramente um ídolo. Tudo o que ocupa mais o nosso tempo, e o tempo com Deus deixa de ser prioridade para nós é idolatria.
Ha os que cultuam ao deus corpo, pois vivem mais em função do corpo do que de coisas espirituais.
Um deus que verdadeiramente tem tomado lugar nos corações de muitos evangélicos é a mídia em geral, especialmente as redes sociais. Hoje passa - se a maior parte do tempo nas redes, e quando se pergunta quanto tempo diário em particular com Jesus fica difícil responder, visto que o celular sequer pode estremecer, já preciso ser verificado, ele não pode esperar. Não há respeito à hora das refeições, pois em todo e qualquer lugar ele é prioridade absoluta, portanto se tornou um deus para muitos.
Até mesmo durante o culto as pessoas estão conectadas, passando informações, e, pasmem, fazendo self!
Idolatria é uma forma de adultério espiritual, assim Deus tratou a Israel como nação adúltera, por te-lO deixado e se contaminado com outros deuses. PERFÍDIA!
Amados, a trombeta irá tocar a qualquer momento e se houver oratorio em nosso coração, estaremos fora da Noiva, (que nos guarde o Senhor), pois idólatras, nem impuros entrarão na cidade pelas portas!
Consultemos o Espírito Santo para saber se estamos amando ao Senhor integralmente, ou se há ídolos em nosso coração. Observemos se quem nos domina, governa nossa vida é Deus pelo Seu Espírito que em nós habita ou o nosso “eu”. É a vontade do Pai ou a nossa quem comanda nosso dia-a-dia?
Cuidado para não sermos avaliados pelo Senhor e achados com o nosso coração um oratório.
Amemos, pois, ao Senhor como nos fala a Palavra, e somente assim estaremos para sempre com Ele.
MARANATA!



Nenhum comentário: